quarta-feira, setembro 06, 2006

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Montra no Chiado, Lisboa

IMAGEM DO DIA


[Mainichi Shimbun/AP]

JUMENTO DO DIA


A estratégia dos pactos

Se até aqui Marques Mendes não fez oposição, a partir de agora e graças à sua estratégia dos pactos em vez de fazer oposição afirma-se como pretendente a co-governar. Ao apresentar pactos para todos os dossiers como o próprio parece pretender, o PSD só não quer decidir as despesas correntes. Lá que é original a estratégia de Marques Mendes lá isso é, um pouco ridícula mas original.

112

Comentário de um leitor:

«Acabo de ver no Jornal Nacional da TVI que alguns funcionários que efectuam o atendimento telefónico do 112 o fazem através de auscultadores vulgares e não os profissionais que além de lhes permitirem ter as mãos livres não lhes provocam as doenças profissionais inerentes a segurarem o auscultador com o ombro e a cabeça, etc etc
Tanto mais grave que o INEM depende do Ministério da Saúde.
É esta a Administração Pública que dizem estar a mudar??
É aasim que tratam as pessoas a quem recusaram unilateralmente aumento de vencimento 2 anos consecutivos e lhe cortam direitos em nome do défice público??»

ESTA CONFUSÃO NO FUTEBOL TRESANDA A PSD

Marcelo Rebelo de Sousa não resistiu de incentivar o Gil Vicente a lançar a confusão, até lhes deu duas consultas jurídicas gratuitas transformando o seu tempo de antena na RTP num consultório virtual. José Luís Arnaut quase pediu um levantamento nacional contra a chantagem da FIFA e não resistiu a abrir um pacote Pescanova para distribuir postas de pescada sobre as relações entre a FIFA e a UEFA. O facto é que esta confusão, como todas as confusões que vão rebentando aqui e acolá, pelo mundo da província do PSD, começa a cheirar a PSD, na ausência de um maremoto ou da queda de uma ponte, então que venha a suspensão do futebol português nas competições internacionais para animar as hostes.

ATRIBULAÇÕES DE UM VIAJANTE NO AEROPORTO DE LISBOA

Parece que a ANA está impaciente por gerir o futuro aeroporto da OTA e já começou a tratar os seus clientes por "otários". Aqui fica a crónica do sofrimento infligido pela ANA aos clientes do Aeroporto de Lisboa:

«Recomeçar o trabalho, depois de férias, é um exercício penoso e difícil... e mais penoso ainda quando se tem de viajar... e pior ainda se a viagem implicar serviços prestados pela ANA - Aeroportos e Navegação Aérea.
Desta vez só meia hora de atraso, graças à recuperação feita em voo, mas deve ter sido um dos exercícios mais surrealistas dos últimos tempos. Dou-lhes a oportunidade de apreciar devidamente:
O check-in está transformado numa espécie de feira com uma fila que ultrapassa em muito as "tristes" barreirinhas que instalaram. Logo, com toda a gente armada em "chica esperta" a tentar passar à frente. (Very civilised: os únicos aeroportos que eu conheço neste estilo são Istambul e Varsóvia, que não são nenhuma referência positiva).
Bom, a partir daqui a coisa começou a correr melhor (sem filas ou stress) até chegar à entrada do avião. Já nem comento o facto de o quadro indicador do voo da porta 9 estar "morto" pelo menos desde o princípio de Julho. É lógico, é período de férias e aumentaria substancialmente os custos de exploração mandar arranjá-lo, para além de que os passageiros não se perdem...
E tanto assim é que quando abriram a porta, lá estávamos nós com o cartão de embarque e o passaporte na mão. Só que o autocarro estava atrasado. Vá Deus saber porquê mas lá ficaram os pobres passageiros a fazer a 3° fila da tarde. Cerca de 10 minutos depois (não me perguntem onde chegava a fila porque só conseguia ver até ao cimo das escadas), lá chegou o dito cujo autocarro. Instalámo-nos, tão comodamente quanto é possível com 36° lá fora e sem o ar condicionado e recomeçámos nova espera (com uma parte dentro do dito autocarro e os outros ainda em fila porque 1 autocarro é manifestamente insuficiente par a 1 avião cheio). Após mais 10 minutos, quando uma senhora teve de sair porque estava a desmaiar, iniciou-se um pequeno período de "revolta na Bounty" com o pessoal todo a sair do autocarro uma vez que a sauna não estava incluída no preço do bilhete. Finalmente após mais uma certa espera (com os passageiros mais atrasados ainda no terminal à espera do 2° autocarro), lá iniciámos a viagem terrestre até ao avião. Eis senão quando para grande surpresa das hostes transpiradas estava outro autocarro a despejar passageiros para o avião! Como seria possível??? Logicamente iniciou-se mais um período de espera (desta vez à torreira do sol) até resolver o imbróglio! Afinal era simples: o primeiro autocarro não era para aquele avião. Logo, toda a gente teve de sair (o que é um exercício rápido...). Finalmente, o condutor decidiu que já estávamos KO e abriu 1 (uma) porta do autocarro! Imagine que desatou tudo aos "guinchos" e o pessoal accionou a abertura de emergência das outras portas... Para completar o desenho, uma hospedeira extremamente "simpática" não queria deixar usar a porta da frente porque a senhora Comissária da Agricultura estava no "aparelho". Imaginem a importância que lhe ligámos... (sobretudo porque o bilhete dela custou o mesmo que o nosso e ela não estava no mesmo estado de transpiração que nós). O resto foi calmo e normal e até a malas chegaram!
Como vêm foi uma boa experiência e que talvez sirva para justificar os atrasos recorrentes de que a TAP tem sido, nem sempre justamente, acusada pelos jornais nacionais! Só não percebo porque é que a ANA nunca é responsável pelos atrasos... Ah, pois é, não voa!»

DEZ

António Gomes Mota usa a vitória da Espanha no mundial de basquetebol para escrever sobre o trabalho em equipa:

«E este conceito de espírito de grupo está ainda longe de merecer a atenção devida a nível do dia-a-dia das organizações. Não se trata de desenvolvimento da cultura de empresa, nem tão pouco de arremessar o jargão de vestir a camisola. É antes uma atitude que parte do indivíduo para o colectivo que lhe é mais próximo que terá de ser tão natural quanto essencial para o seu próprio desenvolvimento e sucesso. Não surpreende e voltando ao basquetebol que Yannakis e Hernández tenham ainda uma outra afinidade: são cada vez mais requisitados nos seus países para realizarem em grandes empresas «workshops» sobre liderança e desenvolvimento não de trabalho de equipa mas antes, como Yannakis refere, de explorar plenamente o potencial de cada grupo.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SOBREVIVÊNCIAS CORPORATIVAS

Depois de ler este artigo de Vital Moreira vou passar a agradecer a Salazar sempre que tomar uma aspirina com comparticipação da ADSE:

«O Governo resolveu actualizar, aliás em montantes geralmente despiciendos, alguns encargos da ADSE, o "subsistema de saúde" específico dos funcionários públicos, suscitando a ira dos seus beneficiários. Mas o remédio para os problemas daquele serviço deveria ser bem mais radical. Tratando-se de um serviço constitucionalmente problemático, financeiramente oneroso e socialmente iníquo, a solução está em extingui-lo.De facto, o sistema de saúde privativo dos funcionários públicos começa por ser constitucionalmente duvidoso (para dizer o menos). Tendo sido criado ainda nos anos 60 do século passado, no contexto profissional-corporativo do Estado Novo, a ADSE manteve-se como sistema obrigatório após a criação do SNS, apesar de isso contrariar a vocação universal e geral deste (assim o define a Constituição). Tal como os demais regimes privativos de segurança social e de saúde de base profissional, a ADSE constitui um resquício do corporativismo, sendo, portanto, anómala num sistema de serviços públicos universais de segurança social e de saúde, cuja criação após a Constituição de 1976 deveria ter levado à sua extinção como esquemas alternativos obrigatórios, ou à sua transformação em regimes suplementares facultativos. » [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que contrate Vital Moreira para porta-voz do governo, designadamente, para explicar as medidas mais impopulares.»

PSD DENUNCIA NOVA ESTRATÉGIA POLÍTICA

Pretende mandar no governo através de pactos:

«Luís Marques Mendes não se vai ficar pela proposta de um pacto para o sistema de Segurança Social, avançado este fim-de-semana, ou para a Justiça, que lançou no ano passado. Ao DN, Luís Paes Antunes assume que "é importante propor pactos, como estes. O País não tem muitas tradições de consensos políticos, tirando a revisão constitucional".» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Paes Antunes que dá o exemplo de Espanha, que enumere os domínios em que o governo de Zapatero fez pactos com o PP, incluindo a luta anti-terrorista.»

NO TUGIR [Link]

Um bom exemplo do que a blogosfera por fazer pela liberdade de Ingrid Betancourt, uma democrata prisioneira das FLARC, um dos modelos de luta pela liberdae exibidos pelo CP na festa do Avante. Ainda assim, registe-se que esperava fossem em maior número os blogues que usassem as suas páginas em favor da liberdade.

NO MACROSCÓPIO [Link]

O tema é a esquerda/direita, um debate que promete aquecer, ainda que alguns prefiram andar de sobretudo com o calor que por aí vai:

«A intenção e o projecto político de equacionar a nova direita em Portugal vingará se ele for capaz de articular bem esta formulação entre segurança e risco, estabilidade e mudança. Uma das dificuldades latentes neste processo é que Portugal - por razões culturais, sociais e tecnológicas, a possibilidade de ficarmos para trás comparativamente a outras sociedades europeias é enorme, já que esses outros espaços sociais conseguem desencadear processos de crescimento rápido beneficiando dos novos equipamentos, da sua incorporação de dispositivos de auto-aprendizagem e até da maior flexibilidade das cadeias de produção na escala global. »

O tema está agendado aqui n'O Jumento para a próxima segunda-feira.


DG28.COM [Link]

Uma excelente página sobre fotografia digital.

A MELHOR FOTOGRAFIA DA LUA (?)


[+]

ELO PERFIDO [Link]

SACHA HUTTENHAIN [Link1][Link2]


[+]

RÚVEN AFANADOR [Link][via]


[+]

NARCIS VIRGILIUS [Link1][Link2][via]


[+]

MAIS UM GERADOR DE TATUAGENS [Link][via]


[+]

Não resisti à tentação de oferecer uma a um velho amigo ali da Rua da Prata, se a DGITA der uma ajuda até pode usar a imagem maior para fundo do computador, até as receitas fiscais vão ter uma erecção:


[+]

ANEDOTA SOBRE MARCELO REBELO DE SOUSA

Não resisto à tentação de reproduzir uma anedota que me chegou por mail:

«O famoso comentador da TV, Marcelo Rebelo de Sousa, seguia a bordo de um avião, de Lisboa para o Porto. Ao seu lado, reparou num garoto de uns 10 anos, de óculos com ar sério e compenetrado. Assim que o avião descolou, o garoto abriu um livro, mas Marcelo Rebelo de Sousa puxou conversa.
- Ouvi dizer que o voo parece mais curto se conversarmos com o passageiro do lado. Gostarias de conversar comigo? O garoto fechou calmamente o livro e respondeu:
- Talvez seja interessante. Qual o tema que o Sr. gostaria de discutir?
- Ah, que tal política? Achas que devemos reeleger Pedro Santana Lopes ou dar uma chance a José Sócrates? O garoto suspirou e replicou:
- Pode ser um bom tema, mas antes preciso de lhe fazer uma pergunta.
- Então manda! - Encorajou Marcelo Rebelo de Sousa.
- Os cavalos, as vacas e os cabritos comem a mesma coisa, certo? Pasto, ervas, rações. Concorda?
- Sim. - Disse Marcelo Rebelo de Sousa.
- No entanto, os cabritos excrementam bolinhas, as vacas largam placas de bosta e os cavalos grandes bolas... Qual é a razão para isto?
Marcelo Rebelo de Sousa pensou por alguns instantes, mas confessou que não sabia a resposta... E o garoto concluiu:
- Então como é que o senhor se sente qualificado para discutir quem deve governar Portugal, se não entende de merda nenhuma?»

QUE INVEJA...

DIY


[+][2][3][4][5][6]

REVISTA "CHE"


[+][2][3]

FIRST SCENE


[+][2][3]