domingo, setembro 24, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Frescos do tecto da Capela dos Ossos em Évora

IMAGEM DO DIA

É proibido virar à direita, Évora

JUMENTO DO DIA


Será piada?

O editor da coluna dos "altos e baixos" do Expresso tem um refinado sentido de humor, enquanto dedica uma extensa notícia a explicar que Durão Barroso preparou uma reunião em Lisboa porque está a preparar o seu futuro em Portugal (ninguém o quer lá fora...), o editor daquela coluna escolhe Durão Barroso como um dos "altos" porque: «A vinda a Portugal de Durão Barroso acompanhado pelo seu «staff» e as reuniões que manteve com diversas personalidades ressuscitaram a sensação de que os portugueses têm um representante em Bruxelas. Ou Portugal está a marcar pontos na UE ou o comissário está a reapresentar-se ao país.»

Ou está a dizer uma piada ou tem muito pouca consideração pela inteligência dos leitores do Expresso.

QUEM QUER SER ESPANHOL?

O Sol fez uma sondagem bombástica como convém a um 24 Horas intelectual, foi saber quantos portugueses gostariam de ser espanhóis e ficou a saber o que se sabia de antemão, um quarto deles trocava a nacionalidade. Aposto que se o Sol perguntasse aos portugueses se gostavam de ser suíços a percentagem aumentaria, isto é, para uma boa parte dos portugueses a nacionalidade é uma questão de preço, sempre o foi e é graças a isso que Portugal existe, se os Filipes tivessem cuidado devidamente dos interesses dos nobres portugueses estes teriam deixado o Duque de Bragança descansado no seu palácio de Vila Viçosa, em evez de estarmos a aturar as sondagens do Sol estaríamos a ler o El Pais, e só ficaríamos a ganhar!

BARCELOS, CAPITAL DO PS

Depois da maternidade e do Gil Vicente, agora as manifestações em Barcelos são por causa de um infantário, se todas as vilas do país fizessem o barulho que Barcelos faz o melhor seria ir morar para Espanha. Já é tempo de Marques Mendes agradecer a ajuda que os seus companheiros dauela localidade lhe estão a dar e declarar a terra do galo como capital do PSD.

O SOL

Ainda não percebi se o Sol está a tentar chamar a atenção com a sua primeira página, ou será um misto entre o 24 Horas e o Independente de Paulo Portas, quer o primeiro, quer o segundo número trouxeram notícias rascas para a primeira página, primeiro foi a casa de Isaltino e agra foi uma história com barbas, a saída de Proença de Carvalho do Processo Casa Pia. Ambas as notícias para além da busca do sensacionalismo dão a impressão que as primeiras edições do Sol estão a ser feitas com o caixote do lixo do Expresso.

PORQUE RAZÃO O MINISTÉRIO PÚBLICO GOSTA TANTO DE SOUTO MOURA?

Terá sido pela sua eficácia? Não foi, o mandato de Souto Moura só deu despesa, os processos arrastam-se, ão sendo arquivados ou mesmo esquecidos.

Foi pela competência? Não pode ter sido, Souto Moura ficou conhecido pelas suas intervenções desastrosas e conclui de forma vergonhosa o processo do Envelope n.º 9.

Foi pela defesa da democracia? Não foi, o processo Casa Pia teve as mesmas consequências que uma tentativa de golpe de estado quase bem sucedida.

O apego a Souto Moura só se entende porque o ainda Procurador-Geral defendeu o MP até às últimas consequências, inclusive em domínios, como as fugas ao segredo de Justiça, em que houve muitos indícios de crimes, quer crimes do domínio do penal, quer crimes contra a emocracia. Esse apego justifica-se porque o MP confundiu o seu papel na democracia e Souto Moura deu cobertura aos que protagonizaram um dos períodos mais negros da democracia portuguesa no pós-25 de Abril.

OS ESTADOS GERAIS DA DIREITA

O Compromisso Portugal analisado por Marina Costa Lobo:

«Mas estranho é a forma como este movimento nega o seu carácter eminentemente ideológico. O Compromisso Portugal afirma não querer saber nada de partidos e também não querer governar. A "única" coisa que pretende é contribuir de forma isenta para o debate de ideias em Portugal, e, como não se cansam de repetir, de apresentar medidas concretas para a resolução de problemas concretos. Como qualquer pessoa poderá constatar pelo breve elenco das propostas que fiz acima, nada está mais longe da verdade. Esta tentativa de apresentação de propostas claramente ideológicas como soluções técnicas tem uma razão prática, nomeadamente costuma favorecer a adopção das mesmas. Basta olhar para a forma como tem decorrido o processo de integração europeia, que vive disso há mais de 50 anos. Mas no nosso caso julgo que também resulta da incapacidade da direita de se apresentar como tal. Hoje em dia não se pode atribuir culpas ao contexto político em que vivemos, portanto deverá relevar sobretudo da mentalidade das elites.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se, ainda que se receie que o interesse pelas patacoadas de Carrapatoso se tenha esgotado no dia da peregrinação do Beato.»

REGRESSO ÀS CRUZADAS

A opinião de Miguel Sousa Tavares a propósito das afirmações do Papa:

«Inadvertidamente ou não, o Papa não disse nada sobre o Islão que nenhum ocidental não pense. Quando citou o Imperador bizantino Manuel II, dizendo “mostra-me aquilo que Maomé trouxe de novo e encontrarás só coisas más e desumanas”, como “o direito de difundir a fé pela espada”, o Papa disse exactamente aquilo que todos nós pensamos hoje sobre o que significa fundamentalmente a corrente dominante no Islão: o direito a mandar, a aterrorizar e a matar em nome de Deus. Porém, ao contrário do que os seus defensores se apressaram depois a dizer, a citação feita por Bento XVI não foi interpretada por excesso ou fora de contexto. Pelo contrário, julgo que ficou aquém do seu significado.

Não se fizeram apenas coisas más e desumanas em nome de Alá, fizeram-se coisas boas e deslumbradamente humanas, mesmo quando em nome do divino, e, durante muito tempo, foi infinitamente mais tolerante, mais livre e mais avançado o Islão do que a Cristandade. No fundo, o erro de Ratzinger (que não é inocente) é que ele faz exactamente a mesma leitura actual do Corão que fazem os fundamentalistas islâmicos. E, lido hoje literalmente, o Corão não faz nenhum sentido humano. É apenas um código penal onde o Profeta Maomé fala em nome de um Deus que não tem nada de bom para propor, a não ser o “Paraíso” depois da morte, para os que lhe obedecerem cegamente, até ao ponto do “martírio”, da fé transmitida à espadeirada. E o Paraíso é, aliás, uma imagem simbólica lindíssima mas que, em si mesma, circunscreve a mensagem do Corão aos limites políticos, sociais e históricos da época: o Paraíso é “um jardim atravessado por um rio” - ou seja, um oásis. É assim inteiramente lógico que o terrorismo islâmico, alicerçado na leitura jamais “aggiornata” do Corão ensinado nas escolas corânicas da Irmandade Islâmica, privilegie como alvos os símbolos da modernidade “ímpia” dos ocidentais: as torres de Manhattan ou os aviões que cruzam o espaço entre os homens e Deus.

Mas o que o Papa disse sobre o Islão, fingindo que não queria dizer, é exactamente o mesmo que se poderia dizer sobre qualquer outra religião, incluindo a católica. Se é certo que, em nome do Islão, existem hoje milhões de muçulmanos privados de acesso à educação, à ciência e ao conhecimento, milhões de seres humanos arrastados para guerras que não desejaram e condenados a viver na miséria e no subdesenvolvimento a mando dos seus teólogos, também é verdade que o mesmo se passou durante séculos com os católicos a quem a Igreja ensinou apenas a esperar pela justiça e pelo Paraíso depois de mortos. E não foi a Igreja que mudou, mas a Revolução Francesa que ensinou os homens a mudar, contra a Igreja. Se olharmos para os dois mil anos de história depois do Novo Testamento, desde as Cruzadas à legitimação da escravatura e do morticínio dos índios das Américas com a justificação da sua “conversão a Cristo”, passando pela Santa Inquisição e pela conivência da Santa Sé com o nazismo e com as ditaduras latino-americanas da última metade do século XX, encontraremos as mesmas “coisas más e desumanas”, a mesma apologia de divulgar a fé através da espada. Foram os Jesuítas, que dominavam o jovem e imbecil Rei D. Sebastião, que o arrastaram para a trágica aventura nacional de Alcácer-Quibir, com o piedoso fito de ir matar “infiéis” a Marrocos. É, aliás, curioso que a citação de que se socorreu Bento XVI pertença a um teólogo ortodoxo e antipapista, S. Manuel II Paleólogo, antepenúltimo imperador bizantino, morto em 1425. Na continuação desta passagem dos ‘Diálogos com um muçulmano’, que o Papa cita, S. Manuel II explica a sua afirmação sobre a natureza desumana do islamismo com um argumento que é historicamente aplicável por igual ao cristianismo: “Deus não se poderia regozijar com o sangue e não agir segundo a razão é contrário a Deus”.

João Paulo II, que era um Papa conservador e retrógrado, identificou como inimigo principal do cristianismo o ateísmo cívico de raiz europeia, herdeiro da Revolução Francesa, que defende os direitos individuais de cada homem, o laicismo do Estado e do ensino, a liberdade como valor absoluto e direito natural de todos. Por isso, ele foi um Papa profundamente ecuménico, condenando todas as manifestações anti-religiosas, fossem contra que religião fossem, e promovendo o diálogo entre todas as igrejas, não hesitando para tal e quando necessário, em pedir perdão a todos - protestantes, ortodoxos, judeus, muçulmanos. Só não perdoava aos ateus: aos que defendiam a pílula, o direito ao aborto, à eutanásia, à prevalência da ciência e da razão sobre a fé.

Ratzinger é diferente. Não foi em vão que, durante décadas, lhe coube chefiar a Congregação da Doutrina e da Fé, a herdeira da Inquisição. É muito mais inteligente, culto e “revolucionário” do que Woytila. A sua longa e meditada intervenção escrita na Universidade de Ratisbona (onde antes havia sido professor), revela o pensamento subliminar de alguém que tem o desígnio de fazer renascer a fé, e a fé cristã, como fundamento cultural e político da Europa de hoje.

atzinger, um alemão genuíno, sente que, perante a ameaça crescente que o fundamentalismo islâmico coloca à preservação dos valores democráticos europeus, de raiz anglo-francófona, talvez este seja o tempo adequado para propor uma outra via de salvação: o regresso aos bons velhos valores cristãos, como forma de organização político-social dos povos. Mas, ao fazê-lo, ele não se pode limitar a propor o Novo Testamento contra a Declaração Universal dos Direitos do Homem: propõe-nos Roma e Bizâncio contra Teerão e Damasco. A Cristandade contra a Barbárie. Enfim, o regresso ao espírito das Cruzadas, dos Reis Católicos e do Sacro Império Romano-Germânico.

Não, o Papa não foi mal interpretado. Infelizmente para todos nós, ele foi demasiadamente bem interpretado pelos «ullemas» islâmicos. Era isso mesmo que eles queriam ouvir para legitimarem a sua «jihad», e agarraram com ambas as mãos a inesperada oferta papal: em lugar de um obscuro cartunista dinamarquês, agora têm o próprio chefe da Cristandade a desafiá-los.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PALEÓLOGO

Rui Tavares recorda ao Papa a sua posição da publicação das caricaturas de Maomé:

«Quando no início do ano rebentou a polémica das caricaturas dinamarquesas, o Papa tomou uma posição clara: a liberdade de expressão não inclui o direito a blasfemar. O Vaticano e toda a hierarquia católica foram unânimes em considerar que o jornal dinamarquês não deveria ter publicado as caricaturas porque, como disse então o patriarca de Lisboa, "com o sagrado não se brinca", ou melhor ainda, "o respeito pelo sagrado é algo que a cultura não pode pôr em questão, mesmo em nome da liberdade". Quando a maior parte dos intelectuais defendia que a liberdade de expressão é sagrada, a Igreja Católica veio pôr as coisas nos seus termos: nem pensar; o sagrado é que é sagrado.Vemos pois que Ratzinger não defendeu a liberdade de expressão dos caricaturistas. Porém, tal não é razão para lhe fazer o mesmo seis meses depois. A ética da liberdade de expressão implica que ela valha tanto ou mesmo mais para as opiniões de que discordamos e até para aqueles que a combatem.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se»

A NOTÍCIA DO DIA

Osama Bin Laden voltou a morrer:

«Si elle était prochainement confirmée, l'information tomberait à pic pour le président américain Georges Bush fortement malmené par les sondages à moins de deux mois des élections.

L'information que nous révélons aujourd'hui résulte d'une note de renseignement classifiée « confidentiel défense » émanant de la Direction générale des services extérieurs (DGSE). Les services secrets français l'ont transmise jeudi 21 septembre au Président de la république, au Premier ministre, au ministre de l'Intérieur et de la Défense. Nous vous en livrons le contenu in-extenso. :

« Selon une source habituellement fiable, les services saoudiens auraient désormais acquis la conviction qu'Oussama Ben Laden est mort. Les éléments recueillis par les saoudiens indiquent que le chef d'Al-Qaïda aurait été victime, alors qu'il se trouvait au Pakistan le 23 août 2006, d'une très forte crise de typhoïde ayant entraîné une paralysie partielle de ses membres inférieurs. Son isolement géographique, provoqué par une fuite permanente, aurait rendu impossible toute assistance médicale. Le 4 septembre 2006, les services saoudiens de sécurité ont recueilli les premiers renseignements faisant état de son décès. Ils attendraient, d'obtenir davantage de détails, et notamment le lieu exact de son inhumation, pour annoncer officiellement la nouvelle ».

Les informations recueillies par la DGSE sur la mort de Ben Laden ont été jugées suffisamment fiables pour qu'il soit décidé d'en informer les plus hautes autorités françaises. Une première note avait été rédigée et diffusée le 19 septembre dernier. Elle était intitulée : « Les services saoudiens cherchent à confirmer la mort d'Oussama Ben Laden ».» [L'Est Républicain Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se mais uma coroa de flores.»

MINISTÉRIO PÚBLICO TEME O NOVO PROCURADOR

O argumento é o mesmo de todos os qu defendem interesses corporativos, o novo Procurador-Geral não conhece a instituição:

«Apesar dos elogios públicos à nomeação, procuradores influentes salientam, sem dar a cara, que Pinto Monteiro não conhece o MP, nem tem experiência de crime. E mesmo os juízes classificam a escolha como “uma machadada no MP”, que pode reacender conflitos.» [Expresso Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ensine-se o endereço da PGR ao novo Procurador, é quanto basta para dirigir o MP num país democrático, competência, isenção e valores democráticos.»

DIRECTORES VITALÍCIOS

Só mesmo na EPUL:

«A nomeação para os cargos - criados por Sequeira Braga, ex-secretário de Estado dos Transportes e Comunicações no 1º Governo de Cavaco Silva, quando este assumiu a presidência da empresa e Santana Lopes dirigia a autarquia - foi feita em regime de comissão de serviço. Contudo, como não foi definido o período de cessação dessa comissão, ficaram sujeitos ao regime comum do contrato individual de trabalho. Para serem demitidos ou perderem regalias só com justa causa ou com o seu consentimento.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Verifique-se quantos dos vitalícios são do PSD.»

DURÃO PREPARA REGRESSO

O inútil está já a preparar o seu futuro:

«A reunião que Durão promoveu sábado passado em Sintra, entre o seu «staff» europeu e várias personalidades portuguesas para dar visibilidade à realidade lusa, é apenas umas das iniciativas que o seu gabinete confirma estar a preparar com o intuito de reforçar a ligação entre Portugal e a União Europeia. E que não deixarão de contribuir para um segundo objectivo: ir quebrando o gelo entre o ex-primeiro-ministro (PM) e os portugueses, sobretudo os que nunca perceberam o que é que ganharam com a sua ida para Bruxelas.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao ministro da Economia que promova um investimento numa fábrica de pão-de-ló para lá meter Durão Barroso.»

SERÁ DESTA

Que a questão do aborto fica resolvida?

«A determinação de José Sócrates em entrar na campanha pelo ‘sim’ no referendo do aborto está a deixar apreensivos os adeptos do ‘não’. Ao contrário do que aconteceu com António Guterres em 98 - quando o então primeiro-ministro socialista evitou uma posição oficial do PS mas assumiu ser pelo ‘não’ -, Sócrates é pelo ‘sim’, vai fazer campanha activa, e os ‘pró-não’ receiam que tal contribua para alterar as regras do jogo.

O novo quadro registado no PSD ajuda a reforçar estas apreensões. É que enquanto Marcelo Rebelo de Sousa, o líder do partido em 98, lutou activamente pelo ‘não’, desta vez Marques Mendes não tenciona participar na campanha e decidiu mesmo que não haverá uma posição oficial do seu partido. Mendes não afasta a hipótese de, a título individual, vir a assumir que é pelo ‘não’, mas num registo moderado que defenda a suspensão dos julgamentos às mulheres que abortam. Politicamente, porém, não se envolverá na campanha, o que deixará o campo mais livre ao líder socialista. Sócrates assumiu, após o fim do guterrismo, que ‘‘o PS tem hoje uma posição oficial’’ que é pela despenalização e, cinco anos depois, estará activo a favor do ‘sim’, embora sem se expor em demasia, para não melindrar a Igreja.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apoie-se a decisão de Sócrates.»

ENCONTRO À BEIRA-MAR

Entre o procurador do julgamento do Processo Casa Pia e uma testemunha problemática:

«O advogado José Maria Martins, considerou ontem "inaceitável" que o procurador do Ministério Público se tenha encontrado com uma testemunha do processo antes de esta depor em tribunal. "É uma situação que viola claramente o princípio da igualdade de armas entre acusação e defesa. O Ministério Público não pode ser parte do processo, tem de ser parcial e isento", disse o advogado no fim da 223.ª sessão, que voltou a decorrer à porta fechada.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acompanhe-se a indignação de José Maria Martins.»

FINALMENTE

Boas notícias na economia portuguesa:

«A actividade económica em Portugal voltou a dar sinais de aceleração em Agosto, com a quase totalidade das suas componentes a registarem uma aceleração face ao ritmo de crescimento verificado nos meses anteriores. A excepção continua a ser, no entanto, o sector da construção onde os dados quantitativos continuam a dar mostras de um abrandamento.

Os indicadores de conjuntura divulgados ontem pelo Banco de Portugal dão conta de mais uma aceleração do seu indicador coincidente, algo que acontece pelo sétimo mês consecutivo. Este indicador, que permite avaliar a tendência actual da actividade económica, atingiu em Agosto uma taxa de crescimento de um por cento face a igual período do ano passado e constitui o valor mais alto desde Janeiro de 2005. Estes dados vêm, assim, dar mais um contributo para a confirmação das revisões em alta que têm vindo a ser efectuadas para a economia nacional. Recorde-se que o Banco de Portugal, desde meados do ano, estima que a economia venha a crescer 1,2 por cento, mais uma décima de ponto percentual que a própria previsão do Executivo. Este crescimento, a confirmar-se, não será, no entanto, suficiente para produzir efeitos significativos sobre a criação de emprego, uma vez que, tal como é sublinhado pela generalidade dos economistas, tal só é possível com taxas de crescimento da economia superiores a dois por cento.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Marques Mendes.»

TVE DESPEDIU APRESENTADORA

Porque estava grávida e gorda:

«Ella se llama Raquel Gilabert Fuster, tiene 31 años, es azafata de imagen y modelo y desde 1997 presentaba diversos concursos en el programa matutino de TVE que actualmente presenta Inés Ballester. El último, el concurso de la pirámide. Su trabajo: coger una llamada y hablar mientras la cámara la inmortaliza de cuerpo entero.

Un buen día, Raquel se quedó embarazada. Fue en octubre del 2005 y aunque mide 1,76 cm. y pesa sesenta kilos y el embarazo apenas se le notaba en el cuarto mes, intentaron echarla. "El director Alfonso Yunta y el productor Fernando Paredes me dijeron que no podía salir, que se me veía gorda y fea y no podía salir embarazada en pantalla ".» [20 Minutos Link]

PORTUGAL FOI NOTÍCIA EM ESPANHA

Graças a uma sondagem do Sol:

«A sólo dos días de la visita a España del presidente de la República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, que realizará su primer viaje de Estado entre el lunes y el jueves, el nuevo semanario lisboeta Sol promete atizar un poco más una polémica eterna en Portugal con una encuesta que determina que un 28% de los portugueses estaría dispuesto "a formar un solo país con España".

Aunque el 70% preferiría no hacerlo, y un 2% no sabe no contesta, los motivos de este repentino ataque de amor por el vecino parecen claramente económicos: un 97% responde que sí cuando les preguntan si Portugal se desarrollaría más si se uniera a España. Los portugueses, además, confían en que serían tratados con equidad: en el remotísimo supuesto de que ambos países se convirtieran en uno solo, el 68% cree que los portugueses recibirían un trato de igualdad, mientras un 24% cree que serían discriminados.

La encuesta de Sol, que dirige José Antonio Saraiva, ex responsable del histórico Expresso, con quien compite por los lectores de los sábados, va más lejos en su intento de pulsar las simpatías que despierta el iberismo. La encuesta pregunta cuál debería ser la capital de ese hipotético Estado, y el 42% elige Madrid mientras el 41% opta por Lisboa.» [El Pais Link]

CARTAZES SOVIÉTICOS COM PROPAGANDA ANTI-EUA [Link]


ANTIGOS CARTAZES DE PROPGANDA A MARCAS DE TABACO [Link]



CHRISTELLE LAURENT [Link][via]


FÁTIMA SERRÃO GOMES [Link]


LISICA LACHUDRA [Link]


KALINOWSKI [Link][via]


TVU [Link]

Para ver canais de televisão online.

ANÚNCIO INDIANO DA HAPPYDENT

LITTLE SUPERSTAR

A EU

ANÚNCIO ORIGINAL [via]

Está numa página de anúncios [Passagen Link]

«I'll Fix Your Computer if You Let Me Feel Your Boobs»

Ou seja "reparo-te o computador se me deixares apalpar as mamas."

«Cute/nice IT guy/PC specialist will fix your computer in exchange for a gentle feel of your boobs. I'm a totally non-creepy (really) professional who will repair your hard drive, back up files, install software and peripherals, whatever, for an innocent grope. I have a lot of tech knowledge in my life and regrettably no boobs. Serious inquiries only and thanks. »

WWK

[2]

MISSING LINK


RIPSEY'S