terça-feira, outubro 03, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Barco de pesca na Praia de Monte Gordo

IMAGEM DO DIA


[Kham / Archivo Reuters]

«Víctimas de la guerra. Dos niños de cinco y seis años de edad con deformidades causadas por el agente naranja, un gas tóxico usado como defoliante por el Ejército de EEUU durante la guerra de Vietnam (1958-1975), en un hospital de Ho Chi Minh. Tres décadas después del final del conflicto, los residuos de esa sustancia tóxica siguen provocando daños cerebrales y malformaciones entre los bebés vietnamitas. Las autoridades advierten a la población que no consuma agua ni cultive en los alrededores de las instalaciones militares.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Evocação do Almirante Pinheiro de Azevedo

A atitude de Alberto João, que decidiu vingar-se da Lei das Finanças Regionais cobrando rendas ao Estado depois de sucessivos perdões das dívidas do seu governo com dinheiro dos contribuintes do Continente merece uma resposta à Pinheiro de Azevedo, o Alberto João que vá à "barda...".

DÚVIDA EXISTÊNCIAL

Porque será que personalidades como Paulo Portas gastam tantas energias com a luta contra a despenalização do aborto e não levantam a voz contra a corrupção? O desenvolvimento económico resultante da luta contra a corrupção levaria muitas mulheres a recusar o aborto e o dinheiro poupado pelo Estado não só poderia poupar muitas vidas com melhores cuidados sociais como poderia ser usado em apoios sociais.

Porque será que querem lutar contra o aborto apenas com prisões?

O SOL, ANTÓNIO PRETO E MARQUES MENDES

Se o que o semanário SOL disse de António Preto na sua última edição for verdade só resta a Marques Mendes exigir ao ainda deputado que se demita de todos os cargos políticos e abandone a vida política activa no PSD. Pouco importa se as malas e sacos de plástico tinham dinheiro de honorários ou não, se as escutas foram ou não legais, se presume a inocência ou não, não é aceitável que um dirigente consiga um cargo eleito no partido pagando as quotas dos militantes. Isso é corrupção mafiosa ainda que por aí a lei não o incómoda. Mas se a lei não incómoda Marques Mendes não se pode esconder atrás da presunção da inocência para não tomar posição, a corrupção de valores num partido democrático é mais do que suficiente para Marques Mendes ter a obrigação ética de tomar posição. Não foi assim que fez com Valentim Loureiro e Isaltino Morais? Ou será que os seus bons princípios não se aplicam aos seus apoiantes mais íntimos?

DURÃO BARROSO NO DARFUR

Gostava de acreditar que o gesto de Durão Barroso foi sincero, mas deste Durão eu espero tudo menos solidariedade seja com quem for.

QUERO IR PARA ÁRBITRO

Mas infelizmente já não dá:

«Os árbitros que se deslocavam à Madeira para dirigir jogos do Nacional (2003/2004) terão participado em orgias e bacanais com prostitutas, de acordo com o que consta no processo ‘Apito Dourado’.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se o nome dos que visitam o Elefante Branco.»

MARQUES MENDES QUER UM 2009 DESCANSADO

Se ganhar as legislativas:

«“Eu não quero em 2009 ter a responsabilidade de ter de chefiar o Governo e herdar um País e uma Economia de rastos, com uma Justiça desprestigiada, com uma Segurança Social falida ou com escolas ingovernáveis. Não, eu quero o melhor para o meu País”, declarou ontem num almoço com militantes em Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Marques Mendes que fique descansado, os eleitores vão poupar-lhe, a ele e aos amigos como o António Preto, tão penosa tarefa»

EU TAMÉM QUERO UM ESTANDARTE

Não sou eu, é o Jaime Gama:

«O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, propôs, na passada quarta-feira, que o Parlamento tenha um estandarte próprio, tal como o primeiro-ministro, a Presidência da República e a generalidade dos municípios.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elabore-se um projecto.»

PRACE VAI ESPERAR PELA PRESID^NCIA PORTUGUESA DA UE

Já era de esperar:

«A presidência portuguesa da União Europeia, que Portugal assume a partir de Junho de 2007, tem prioridade face ao actual processo de reestruturação da administração pública, apurou o DN. Quer isto dizer que a concretização do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE) poderá ser suspensa nalguns organismos públicos, sempre que colida com os objectivos da presidência. É o caso da Direcção-Geral dos Assuntos Comunitários, considerada o "cérebro" de toda a operação de preparação da presidência portuguesa. Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Miguel Lobo Antunes, foi salvaguardada nessa direcção-geral a "possibilidade de fazer a reforma depois, para não desestabilizar o seu corpo de funcionários e de dirigentes".» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «É elementar caro Sócrates.»

COMEÇOU A PRESSÃO SOBRE CAVACO

A propósito da Lei das Finanças Locais:

«Com Cavaco Silva colocado bem no centro da polémica, a revisão da Lei de Finanças Locais entra esta semana numa fase absolutamente decisiva, depois da azeda troca de acusações e do voltar de costas entre os dirigentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e os responsáveis pela revisão da lei no Governo: António Costa, ministro da Administração Interna, e Eduardo Cabrita, o secretário de Estado que tem o dossier na secretária.

O PSD iniciou um discurso de apelo ao chefe do Estado para que não deixe "passar" a lei em Belém, se entretanto não for alterada, e agora outros partidos da oposição juntam-se ao coro que quer ver Cavaco ter uma palavra decisiva na matéria.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se vai ceder aos seus velhos amigos»

RACIOCÍNIO LÓGICO

O presidente da PT considera que se a Autoridade para a Concorrência admite a fusão entre a Optimus e a TMN, também admitirá que no caso de a opa falhar a PT possa comprar a Optimus:

«O projecto de decisão da Autoridade da Concorrência "consente um grau de concentração em certos mercados que se a OPA falhar pode ser muito útil para o crescimento da PT no mercado interno", disse o presidente da PT reforçando a ideia já transmitida pelo Grupo de que se a Optimus pode comprar a TMN, o inverso é igualmente válido.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se o parecer de Abel Mateus.»

O ALBERTO VINGOU-SE

E vai cobrar rendas ao Estado:

«O despacho governamental, ontem divulgado pelo Diário de Notícias funchalense, insere-se no prometido contra-ataque de Jardim contra normas previstas na nova Lei de Finanças das Regiões Autónomas que exigem maior rigor e transparência à administração regional, penalizam a violação de limites de endividamento e definem novos critérios para as transferências do Estado que, tendo em conta os índices de riqueza e custos de ultraperiferia, favorecem os Açores. A medida de retaliação ordenada por Jardim é justificada para arrecadar novas receitas que compensem o corte nas transferências do Estado. Mas isenta de custos os serviços do representante da República, Monteiro Diniz, que, enquanto representante do Presidente da República, o governante madeirense não pretende envolver neste litígio com o governo de José Sócrates. Isto porque pretende, numa fase posterior, pedir a Cavaco Silva a não promulgação da nova lei. O diploma, sobre o qual as regiões devem emitir o respectivo parecer até hoje, deverá ser aprovado esta semana pelo Conselho de Ministros.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que evoque Pinheiro de Azevedo na resposta ao Alberto.»

ESPECTÁCULO BÁRBARO

Na China:

«The brutal scenes, reminiscent of the bloodthirsty displays in Rome's colosseum where animals were pitted against one another for the crowd's amusement, are being played out at a wildlife park in China.
According to officials at Changchung Wildlife Park, staff are training the big cats to kill live prey in order to hone their hunting skills. »
[Daily Mail Link]

COMO FAZER DINHEIRO COM UM BLOGUE

Um artigo interessante:

«I’ve done a bit of an update on this post so am putting it back on the front page as there are quite a few first time readers on the blog today as a result of the Australian Blog Awards (welcome if that’s you).
I’ve been reflecting this week about the amazing diversity of opportunities that are opening up for bloggers to earn an income from or through their blogging.
I’ve long advised that bloggers seeking to earn an income from blogging spread their interests across multiple revenue streams so as not to put all their eggs in one basket.
The wonderful thing is that this is becoming easier and easier to do 2005 has seen many options opening up. I thought I’d take a look at some of the ways that bloggers are currently making money through blogs.»
[Problodger Link]

VESPA PIN-UP GIRLS FROM THE 50'S & 60'S [Link]

CHRISTOPHE KUTNER [Link]


VOSTOK IN PARIS [Link]


GEORGE BURBA [Link1][Link2]


MANUAL DE COPY LEFT (ESPANHOL) [PDF]

BOTAS [Link]

MOSCOVO [Link]

UM SORRISO LINDO

A SUCCESSFULL HALLOWEEN SUPPER PARTY [Link]


Sugestões gastronómicas.

GARAGEM [Link]

LAVAGEM DA RUA


WHO'S FAULT IS IT?

EINSTEIN - AMAZING PARROT

MEMBRILLO


CAMPANHA ANTI-SIDA


[2]