domingo, novembro 05, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Parque das nações, Lisboa

IMAGEM DO DIA


[Lee Jin-man, AP]

«South Korean police officers spray fire extinguishers as activists burn of North Korean lader Kim Jong-il and flagsin Seoul during an anti-North Korea anda pro-U.S. rally against North Korea's recentnuclear test. North Korea will return to the table for international arms talks sometime before the ende of the year.» [Usa Today Link]

JUMENTO DO DIA


Idiota

A forma como Marques Mendes está a manifestar solidariedade com Alberto João.

O EXEMPLO DE MONTE GORDO

Desta vez o "azar" chegou a Monte Gordo, onde as cheias atingiram os mais pobres, vimos ruas inundadas e pequenos negócios afectados, as também vimos um bom exemplo de cidadania. Ao contrário do que é costume nestas circunstâncias, onde os afectados se unem para pedir subsídios e os autarcas buscam o protagonismo, desta vez vi as vítimas agradecerem às televisões a oportunidade de agradecer aos vizinhos, anónimos, bombeiros e autarcas que os ajudaram, vimos o autarca (do PSD, que aqui critiquei) ser solidário com as populações. Cidadãos, bombeiros e autarcas estão de parabéns.

CHEIAS: AFINAL A CULPA NÃO É SÓ DOS INCÊNDIOS

Quando ocorreram as cheias em Pombal ouviu-se especialistas a atribuir a responsabilidade do fenómeno aos incêndios. Talvez seja, mas tanto quanto sei a serra de Santiago de Cacém não ocorreram grandes incêndios, digamos que as cheias podem ocorrer muito simplesmente quando chove muito e as ribeiras (o caso da Abela) ou mesmo os esgotos (o caso de Monte Gordo) não conseguem escoar todo o caudal.

PS RETIROU CONFIANÇA POLÍTICA A VEREADOR

Aquilo a que assistimos com o PCP em Setúbal sucedeu agora com um vereador do PS na CM de Lisboa, só que enquanto em Setúbal substituiu-se um presidente enfraquecido e foi feito tudo em segredo, em Lisboa saneou-se alguém que criticou em público alguém que os lisboetas já condenaram ao esquecimento e houve peixeirada em público. Os métodos foram os mesmos e os crimes foram semelhantes, mas enquanto o militante do PCP teve a sua face salvaguardada, no PS o julgamento foi público e o saneamento foi decidido com votação de braço no ar.

Foi o PS no seu pior e para defender alguém a quem os lisboetas nem confiariam uma junta de freguesia.

PAIXÃO ASSOLAPADA

Aquela que assistimos entre Alberto João e Marques Mendes, de quem o Alberto ainda há pouco tempo dizia cobras e lagartos. Marques Mendes borrifou-se para todos os valores e princípios e abraçou a causa do dinheiro da Madeira e agora já estou à espera de o ouvir dizer que foi ele que salvou a unidade nacional.

A LIÇÃO VINDA DE ESPANHA

Não faz sentido que a PJ manifeste disponibilidade para colaborar com as autoridades espanholas no âmbito da operação Sueter dirigida pelo juiz Garzón, o que se espera da nossa polícia é que investigue o que se passa na Zona Franca da Madeira e que leve até ao fim a operação Furacão.

Se alguma conclusão imediata se pode concluir do pouco que se passou é que a Zona Franca da Madeira pode estar a ser usada para fuga ao fisco e branqueamento de capitais, algo de que todos os portugueses têm percepção, e que, a confirmar-se que estão envolvidas empresas criadas pelo BES naquela zona franca pode recear-se que a banca portuguesa pode estar a abusar das facilidades de que beneficia.

Note-se que o alvo das investigações da operação Furacão era a gestão de fortunas e que a melhor fora destas escaparem ao fisco é precisamente através do seu branqueamento através dos paraísos fiscais. É caso para dizer: do que estão à espera?

SORTE OU AZAR?

Qual será a sensação de ter ganho o segundo prémio no Euromilhões? Lembra-me o Palio, a famosa corrida de cavalos de Siena em que a grande vítima da violência dos adeptos é o cavaleiro que perde a corrida, isto é, o que fica em segundo lugar.

"GOD BLESS AMERICA"

Miguel Sousa Tavares "vota" contra os republicanos de Bush:

«E George W. Bush perverteu a América, sem pudor nem consciência. Dinamitou todos os programas sociais e de integração de Clinton. Reduziu aos ricos o direito à saúde e à educação. Baixou os impostos às empresas, para que elas acumulassem lucros milionários, enquanto ele desbaratava o superavit recebido de Clinton. Recusou-se a ratificar o Protocolo de Quioto, já assinado pelos Estados Unidos, fazendo com que a nação mais poluente do mundo dê uma imagem de indiferença perante os problemas de aquecimento global do planeta. Autorizou a exploração de petróleo na zona altamente sensível do Alasca, de acordo com os interesses dos seus amigos e sócios da indústria petrolífera do Texas. Denunciou o tratado ABM, que tanto tinha custado a ser negociado com a Rússia, e acaba de declarar o espaço “zona de interesse militar e estratégico dos Estados Unidos, tal como a terra e o mar”. Recusou a admissão ao Tribunal Penal Internacional, promovendo o julgamento dos outros como réus de “crimes contra a humanidade”, mas excluindo os americanos acusados. Fez tábua rasa da centenária Convenção de Genebra sobre o tratamento dos prisioneiros de guerra, instaurando em Guantánamo a primeira prisão mundial onde os presos não gozam de qualquer estatuto nem direito, nem sequer o de se saber que estão presos. Instituiu países aliados como territórios de tortura livre para os seus prisioneiros, que para lá são transportados em aviões dos Estados Unidos, a fim de serem interrogados e torturados livremente por oficiais americanos, em total impunidade e clandestinidade. Promoveu a invasão do Iraque, depois de inventar e forjar provas de que o Iraque tinha armas de destruição maciça, para melhor servir os interesses do seus amigos da Ali Burton, entre os quais o vice-presidente, Dick Cheney, e o maquiavélico secretário de Estado, Donald Rumsfeld. E, na semana passada, por instruções directas de Bush, os Estados Unidos foram o único país que votou nas Nações Unidas contra o comércio livre de armas de guerra.

Esta semana Bush vai a julgamento nas eleições legislativas americanas. Será uma ocasião decisiva para perceber se os americanos já realizaram finalmente os danos causados por este Presidente, que representa o que de pior e mais obscuro a América tem. Já vai sendo tempo de os Estados Unidos se reconciliarem com o mundo e nós com eles.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OS PIRATAS DA INTERNET

Um excelente artigo de Pedro Oliveira sobre a questão dos direitos de autor na internet:

«Existem hoje, acessíveis através da Internet, infindáveis conteúdos que nos são disponibilizados pelos autores, mas que não podem ser usados sem autorização explícita. Já o início da aviação tinha levantado problemas semelhantes, pois a lei americana da época indicava que um proprietário de um terreno era dono de todo o espaço circunscrito, desde o centro da terra até ao infinito.
Alguns agricultores processaram a força aérea pela utilização indevida do seu espaço aéreo e ganharam. A lei era absurda, mas os aviões desse tempo podem ser comparados à Internet, pois também ela nos permite navegar em domínios privados.»
[Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O REALISMO SOCIALISTA

Um excelente artigo de Helena Matos sobre os sindicatos:

«Os sindicatos, seus dirigentes e também grande parte da função pública vivem, neste início do século XXI, o drama que afectou os aristocratas nos séculos XVIII e XIX, drama esse que Hannah Arendt, recuperando algumas das conclusões de Tocqueville, descreve em As Origens do Totalitarismo: "Enquanto os nobres dispunham de vastos poderes, eram não apenas tolerados mas respeitados. Ao perderem os seus privilégios, e entre eles o privilégio de explorar e oprimir, o povo descobriu que eles eram parasitas sem qualquer função real na condução do país. Por outras palavras, nem a opressão nem a exploração em si constituem a causa principal do ressentimento; mas a riqueza sem função palpável é muito intolerável, porque ninguém pode compreender - e consequentemente aceitar - por que deverá ser tolerada.

"Os sindicatos estão a perder poder e, nesse plano de queda, não só se questiona cada vez mais a sua utilidade como se assiste a uma enfatização indignada naquilo que agora se define como vergonhoso privilégio mas que até há pouco era apresentado como um direito inquestionável desses mesmos sindicatos. Por exemplo, quantos anos foram necessários para que se falasse do número de funcionários públicos destacados em funções sindicais?» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A SEMANA NEGRA

Vasco Pulido Valente questiona-se sobre o que é o "estado de graça":

«Nunca percebi muito bem o que era esse impalpável "estado de graça", que aparentemente na última semana Sócrates perdeu. O "estado de graça" pode ser, em primeiro lugar, a aprovação pública do Governo. Mas, nesse caso, Sócrates já perdeu o "estado de graça" há muito tempo. Tanto as locais como as presidenciais, duas claríssimas derrotas, foram com certeza sinais de um descontentamento profundo, mesmo sem contar com a candidatura de Alegre. E, no entanto, consta que o "estado de graça" continuou e até resistiu a manifestações de milhares de pessoas, de uma virulência acima do comum. Melhor ainda, ou pior ainda, de acordo com a tese em curso, nem a hostilidade de uma dúzia de corporações, de agentes do judicial a professores, chegou para tocar no intocável Sócrates.Posto isto, o "estado de graça" pode ser, em segundo lugar, a solidez política do Governo. Mas, nesse caso, nada o afectou. No partido, Sócrates ganhou a eleição para secretário-geral por mais de 90 por cento dos votos, sem qualquer espécie de concorrência, e vai ser entronizado no congresso. Cá fora, o PSD não se tornou por enquanto uma alternativa séria, o CDS não conta e a extrema-esquerda, o PC e Bloco, não têm destino. Quanto a Belém, sempre um problema potencial, tudo indica que o dr. Cavaco não tenciona criar, ou deixar que se crie, no futuro próximo a menor dificuldade a Sócrates. O Presidente prefere com certeza que o PS arrume um pouco a casa antes de se mexer, se por acaso se vier a mexer. Por aquele lado, o Governo está perfeitamente seguro.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LÁ VAMOS TER QUE ATURAR O MACÁRIO

O Governo pretende reavaliar as portagens na Via do Infante:

«O secretário de Estado das Obras Públicas admite que a decisão de isentar do pagamento de portagens a Via do Infante deverá ser reavaliada em função da melhoria das vias alternativas. Em declarações ao DN, Paulo Campos não exclui que essa reavaliação seja feita ainda na actual legislatura. "O Governo não pode ficar indiferente a todas as estradas alternativas às Scuts (vias sem custos para utilizadores)". Neste momento, acrescenta, "já está em curso um conjunto de investimentos naquela zona que, esperamos nós, venham a beneficiar essas alternativas. O Governo, sublinha, "não pode ficar indiferente à Estrada Nacional 125, tal como não pode ficar indiferente a todas as estradas alternativas às Scuts. Nesse sentido, "vamos trabalhar no sentido de poder melhorar as vias alternativas às Scuts. Vamos ter de olhar para a Nacional 125 e trabalhar no sentido de que ela seja, a prazo, uma alternativa eficaz. Quando se verificar que essa alternativa é eficaz e adequada, então com certeza que terá de ser feita uma reavaliação dos critérios", conclui.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Macário.»

INACEITÁVEL

A posição do presidente da Mota-Engil que defende que é muito difícil que em 2007 seja possível instalar portagens nas Scut, é evidente que para estas empresas é mais cómodo e lucrativo cobrar ao Estado sem custos adicionais:

«"A minha opinião pessoal é de que dificilmente esses prazos serão concretizáveis. Mas, se existir uma saída, estaremos disponíveis para a adoptar e teremos que dar os parabéns ao Governo por ter encontrado soluções que nós próprios não conseguimos achar", afirma António Mota em entrevista hoje publicada do semanário Sol. » [ Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente da Mota-Engil quanto vai perder devido à instalação de portagens.»

PND É O ÚNICO PARTIDO DE DIREITA, DIZ MANUEL MONTEIRO

Pelo menos é o único que não tem vergonha de o assumir:

«"Não existe direita em Portugal: o CDS-PP é um partido de centro-direita e o PSD não é, de todo, de direita." É por partir desta premissa que o líder do Partido Nova Democracia (PND), Manuel Monteiro, quer fazer do terceiro congresso, que hoje se inicia, no Hotel Altis, em Lisboa, o "momento da clarificação": afirmar o partido como "a verdadeira e única direita portuguesa, patriótica e soberana".Mas terá de pensar também no seu reverso, já que um membro do conselho geral do PND pretende discutir a extinção do partido. Miguel Félix António considera que o que faz sentido é a criação de um bloco unitário de direita, que promova os consensos e a convergência partidária, com elementos do PND, do CDS, de "alguns sociais-democratas e muitos dos independentes que se encontram profundamente descontentes com a total ausência de direita em Portugal".» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário a Ribeiro e Castro e Manuel Monteiro.»

ESPANHA VAI RECUPERANDO A MEMÓRIA

Não é só no Iraque e na Bósnia que há valas comuns por descobrir:

«"Yo siempre he sabido dónde estaban, pero nunca me lo habían preguntado antes", explica Alfonso Gómez, de 63 años, la persona que ha permitido a la Asociación para la Recuperación de la Memoria Histórica (ARMH) encontrar en Ciudad Rodrigo (Salamanca) la fosa donde están enterrados 14 miembros de la corporación municipal de un pueblo cercano, Fuenteguinaldo, fusilados en octubre de 1936.

"Al parecer, los falangistas le pidieron al cura del pueblo que les hiciera una lista de rojos y ateos", explica Bonifacio Sánchez, coordinador de la exhumación. "El 7 de octubre de 1936 fueron a buscarlos casa por casa. A las nueve de la noche ingresaron en la cárcel de Ciudad Rodrigo, y a las cuatro de la mañana les dijeron que les ponían en libertad, pero en la puerta les esperaba un camión que en lugar de llevarlos a casa, los trajo aquí para matarlos", explica Bonifacio.» [El Pais Link]

CORRIDA AO NUCLEAR NO MUNDO ÁRABE

No mundo árabe:

«Algeria, Egypt, Morocco, Tunisia, UAE and Saudi Arabia seek atom technology

THE SPECTRE of a nuclear race in the Middle East was raised yesterday when six Arab states announced that they were embarking on programmes to master atomic technology.
NI_MPU('middle');

The move, which follows the failure by the West to curb Iran’s controversial nuclear programme, could see a rapid spread of nuclear reactors in one of the world’s most unstable regions, stretching from the Gulf to the Levant and into North Africa.» [Times Online Link]

MINI-SAIAS VÃO SER LEGALIZADAS

Na Coreia do ... Sul:

«The country is in the final stages of revising an indecency law that prohibits people from wearing revealing outfits and was once enforced by ruler-wielding police during authoritarian governments in the 1970s, officials said.

"The law for excessive exposure does not match our current society," said Kim Jae-kwang, an official with the Korea Legislation Research Institute.» [Reuters Link]

ESTIVAL VEGETARIANO DE PHUKET [Link][Mais imagens: Link]

«Though the origins of the festival are unclear, it is thought that perhaps the festival was bought to Phuket by a wandering Chinese opera group who fell ill with malaria while performing on the island. They decided to adhere to a strict vegetarian diet and pray to the Nine Emperor Gods who would ensure purification of the mind and body. On recovery, the people celebrated by holding a festival that was meant to honour the gods as well as express the people's happiness at surviving what was, in the nineteenth century, a fatal illness.»

JOGO: LUNAR LANDER [Link]

O PERIGO DA ELECTRICIDADE ESTÁTICA

I HATE CILANTRO [Link]

Uma página dos que não gostam de coentros.

SVEN JACOBSEN [Link]

TINE VERHEYDEN [PBase][Blog]

IAN CAMERON [Link]

CAVACO [Link]

GOOGLE EARTH 4 [Link]

Já está disponível para download.

SENTIDO DE HUMOR

NO PARQUE

CANFAR: CANADIAN FOUNDATION FOR AIDS RESEARCH [Link]

JOHNNIE WALKER