terça-feira, novembro 14, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Reflexos, Terreiro do Paço, Lisboa

REPÓRTER JUMENTO: "AQUELE OLHAR ..." [n.º 2]

José Sócrates

JUMENTO DO DIA


Não melhorou nada

Santana Lopes, o político português que mais usa o termo "eu" ainda não conseguiu perceber que a sua demissão foi um acto de saneamento do país, ainda continua a dizer que foi um erro a demissão do seu Governo. Santana Lopes ainda não entendeu que nem no PSD o seu governo deixou saudades.

ONTEM NÃO OUVI O MARCELO

Achei que os comentários do professor não mereciam atrasar a bica, pelo que não o ouvi. Mas ao ler um dos seus comentários no jornal não posso deixar de tecer um breve comentário. A propósito das medidas anunciadas por Sócrates para cobrar mais impostos à banca rezou:

“Isto são só umas cócegas. Não pode fazer muitas porque sabe que amanhã tem a Ota”

Quem lê isto fica a pensar que Marcelo Rebelo de Sousa sofreu uma metamorfose e se transformou num adepto do BE, defendendo o endurecimento de posições em relação à banca, um discurso diametralmente oposto ao da direita, que aproveitou o discurso de Sócrates para tratar dos financiamentos para as próximas campanhas eleitorais.

É evidente que Marcelo não deseja mais ataques à banca, mas está convencido que com tais ataques Sócrates desencadearia uma dos banqueiros, que, como se tem visto nestes dias, levaria dezenas de jornalistas a criticar Sócrates. A banca conseguiria o que Marques Mendes já mostrou que não conseguirá.

A vaidade e a ignorância justificam que Marcelo pense que a banca portuguesa tem dinheiro para pagar a OTA e que Sócrates depende neste projecto da simpatia da banca portuguesa. Trata-se de um argumento para papalvos, que esquece que o Estado português tem credibilidade internacional suficiente para que a finança internacional apoie os bancos portugueses numa operação onde vais interviria como intermediária, e que se saiba os pequenos bancos portugueses apenas são intermediários. Aliás, nem a banca internacional nem a nacional avançaria com os capitais necessários para a OTA sem quaisquer garantias.

O ATRASO DE MARQUES MENDES

Quando o Governo decidiu retirar algumas Scut, argumentando que as regiões por elas servidas tinham atingido determinados patamares de desenvolvimento, Marques Mendes desprezou a importância dos argumentos e perdeu a oportunidade de iniciar um debate sobre o desenvolvimento das regiões periféricas. Optou pelo oportunismo politiqueiro, preferindo argumentando que Sócrates não cumpriu uma promessa, dando a entender que estava irritado por ter perdido um dos seus argumentos preferidos, ou dar relevância ao custo do estudo que fundamentou a decisão.

Agora vem anunciar que vai propor medidas para o desenvolviemento do interior, o equivalente a "favas depois de almoço". Quase um mês depois percebeu que errou e uma sombra de oposição tenta transformar-se em governo sombra.

JERÓNIMO DE SOUSA PÕE EM CAUSA LEGITIMIDADE POLÍTICA DE SÓCRATES

Porque prometeu uma coisa e faz outra:

«“As pessoas não se enganaram a votar no PS: o PS é que enganou as pessoas com as suas políticas” acrescentou o líder comunista, respondendo ao discurso de Sócrates no Congresso do PS, no qual o socialista relembrou a confiança dos portugueses dada ao PS nas últimas eleições. Jerónimo avisou Sócrates de que “o Governo agride e reduz essa legitimidade eleitoral quando promete uma coisa e faz outra”.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa o que pretende, ou se acha que Sócrates foi eleito para executar o programa do PCP.»

MARQUES MENDES ANDA ADIANTADO

Esquece que não é governo e vai propor medidas para o interior do país:

«O PSD está "a ultimar um programa próprio para o desenvolvimento do interior do País que irá ser apresentado já em Janeiro", garantiu este fim-de-semana em Viseu Marques Mendes, durante a abertura dos trabalhos de preparação do Congresso do Interior, a realizar em Fevereiro, no Penedono.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lembre-se MM que em Portugal cabe ao governo governar e que o momento adequado para apresentar propostas de governação é antes das eleições, daqui a dois anos.»

MILITÂNCIA CLÍNICA

Uma boa parte dos grevistas são, afinal, doentes:

«A suspeita já é antiga, mas os números do Ministério das Finanças, a que o DN teve acesso, vêm agora confirmá-la. Uma grande parte dos funcionários públicos que se associam às greves convocadas pelos sindicatos optam por justificar a falta, designadamente através de atestados médicos. Dados coligidos pelo Ministério das Finanças relativamente a duas greves da função pública realizadas em 2005 revelam que, em média, só cerca de metade dos funcionários contabilizados pelos serviços como estando ausentes sofrem um efectivo desconto no respectivo vencimento. Daqui se conclui que os restantes justificaram a sua falta.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao bastonário da Ordem dos Médicos quanto é que os seus associados ganham com os falsos atestados.»

ESPERANÇA PARA OS DEMOCRATAS CUBANOS

Do encontro dos partidos comunistas saíram propostas para lutar pela defesa da liberdade:

«A responsável pela secção internacional do PCP referiu que saíram deste encontro "várias propostas para iniciativas dos partidos comunistas e revolucionários a nível mundial, nomeadamente, a luta pela solidariedade dos povos, o combate ao militarismo e à guerra e a defesa da liberdade e da democracia". » [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se as propostas também se aplicam aos países que estavam representados no encontro por governantes, como o caso de Cuba.»

OS NEGÓCIOS DO REI JUAN CARLOS

«Los intereses financieros del jefe de estado se han visto envueltos en numerosas irregularidades. Los negocios del rey, así como su relación "carnal" con la clase empresaria, contrasta con la figura mediática de "el rey de todos los españoles". Su intermediación a favor de los intereses de las multinacionales españolas y de las cúpulas de la CEOE han marcado su labor como máximo representante del Estado en el exterior Con inmunidad penal ante cualquier delito y sobreprotegido como una delicada planta de invernadero, se han publicado muy pocas cosas con un mínimo de objetividad sobre el monarca y sobre sus actuaciones políticas. En el artículo 490.3 del Código Penal se puede leer: "el que calumniare o injuriare al Rey (...), será castigado con la pena de prisión de seis meses a dos años si la calumnia o injuria fueran graves, y con la de multa de seis a doce meses si no lo son". » [IBL News Link]

ESCLARECIDO O CASO DAS NOTAS QUE SE DESFAZEM NA ALEMANHA

Parece que a culpa é da cocaína:

«El llamativo caso de los billetes que se deshacen en Alemania podría estar resuelto. La edición de hoy del semanario alemán Der Spiegel informa de que la policía del Estado federado de Renania-Palatinado y el Bundesbank (banco central alemán) tienen ya indicios sobre el posible origen del misterio. Y la pista conduce al consumo de drogas.

Desde junio pasado se han producido en Alemania más de 1.700 casos de billetes de hasta 100 euros que, recién salidos del cajero automático, se desintegraban al contacto con la piel humana. Cuando se conoció la noticia, a primeros de noviembre, el Bundesbank la confirmó con una nota de sorpresa: "Un caso como éste no lo habíamos tenido nunca".» [El Pais Link]

AFINAL NÃO PAGAM TANTO IRC QUANTO ISSO

E quanto maiores são as empresas menos IRC elas pagam:

«Mais de um terço das empresas que integram o PSI--20, índice que agrupa as maiores cotadas na Euronext Lisboa, apresentam uma taxa de IRC inferior a 20%, nível médio de tributação que o Governo quer impor à banca com as medidas anunciadas na semana passada (ver página ao lado). Deste grupo de sete sociedades, cinco apresentam uma taxa de imposto implícita nos resultados consolidados inferior a 15%. Ou seja, dez pontos percentuais abaixo da taxa de IRC em vigor no final de 2005 (25%). E entre estas cotadas, encontram-se duas das maiores empresas da Bolsa: o Banco Comercial Português (10,39%) e a EDP (12,49%).» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos representantes dos empresários porque motivo estão sempre a pedir descidas no IRC.»

SERÁ MESMO BURACO NA LEI?

O "buraco" que permitiu à banca fugir a mais uns impostos:

«Várias operações praticadas por instituições de crédito lesaram o Estado em mais de seis milhões de euros ao aproveitarem um "buraco" na lei que permitia comprar prédios sem pagar o Imposto Municipal sobre a Transmissão onerosa de Imóveis (IMT), o imposto que substituiu a antiga Sisa. A falha legislativa foi detectada e a proposta de Orçamento do Estado para 2007 já consagra normas que apertam a possibilidade de prosseguir com estas práticas abusivas.O Código do IMT em vigor isenta do pagamento do imposto todas as aquisições de imóveis feitas por instituições de crédito sempre que essa aquisição resulte de uma dação em cumprimento. Isto é, sempre que determinada pessoa deixa de pagar as prestações de um empréstimo que contraiu junto de uma instituição financeira e entrega a essa instituição um imóvel para pagamento do crédito, a instituição financeira não tem de pagar IMT por ter ficado na posse do imóvel. Acontece que a administração fiscal detectou que esta isenção de imposto consagrada na lei estava a ser utilizada abusivamente. Terão sido detectados casos em que eram as próprias instituições financeiras que, quando pretendiam adquirir um determinado imóvel, sugeriam ao seu proprietário que contraísse um empréstimo de montante igual ao valor pelo qual estaria disposto a vender esse mesmo imóvel. O proprietário do imóvel contraia o empréstimo, recebia o dinheiro da instituição financeira, não pagava as respectivas prestações e dava o imóvel como dação em pagamento desse mesmo empréstimo. A instituição financeira recebia o imóvel e, nos termos da lei, não pagava o imposto que teria de pagar caso adquirisse o imóvel normalmente.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se para se apurar quem cavou o oportuno buraco.»

O BURACO DO IMT

Seria muito interessante compara os projectos de códigos que vão para os gabinetes ministeriais com os que de lá saem, assim como seria bom saber que entidades e personalidades vão ao "serviço de finanças do Terreiro do Paço" alterar as leis (quando não as entregam prontas para publicação de forma a defenderem alguns interesses.

Acreditar que a lei tinha um buraco é pura ingenuidade, as situações de transmissões de imóveis estão mais do que rastreadas e tipificadas e se alguma se escapou ao IMT o mais provável é que alguém tenha adaptado a lei com esse objectivo.

A corrupção tem muitas formas de se manifestar.

O SEU TELEFONE DE AMANHÃ [Link]

Uma revista que em 1956 quase descreveu os actuais telemóveis 3G.

GLOBAL ORGASM [Link]

«GlobalOrgasm.org Mission Statement

The mission of the Global Orgasm is to effect change in the energy field of the Earth through input of the largest possible surge of human energy. Now that there are two more US fleets heading for the Persian Gulf with anti- submarine equipment that can only be for use against Iran, the time to change Earth’s energy is NOW! Read more about the fleet buildup here.

The intent is that the participants concentrate any thoughts during and after orgasm on peace. The combination of high- energy orgasmic energy combined with mindful intention may have a much greater effect than previous mass meditations and prayers.

The goal is to add so much concentrated and high-energy positive input into the energy field of the Earth that it will reduce the current dangerous levels of aggression and violence throughout the world.

Global Orgasm is an experiment open to everyone in the world.

The results will be measured on the worldwide monitor system of the Global Consciousness Project.

This is the First Annual Winter Solstice Synchronized Global Orgasm for Peace, leading up to Winter Solstice of 2012, when the Mayan Calendar ends with a new beginning. »

GONZALO J. FUENTES [Link]

JANUSZ MILLER [Link]

EDDY BRIERE [Link]

SOFTWARE DA MICROSOFT TRATA GMAIL COMO SENDO UM VÍRUS

«It seems that Microsoft has started flagging Gmail as a virus in their virus scanning software Windows Live OneCare. Many people are reporting that every time they open Gmail, a warning is displayed telling the user they are infected with "BAT/BWG.A".» [ZD Net Link]

PIKEO [Link]

Um servidor para alojar fotografias gratuitamente (até 1GB).

PIXER.US [Link]

Para editar imagens online.

PERSONALIZA O TEU PORSHE [Link]

FINALLY A POLITICIAN YOU WANT TO BE SCREWED BY !!! [Link]

Artista por artista se eu fosse californiano não teria tido dúvidas em escolher Mary Carey [Wikipédia Link]

PAMOL F

t

POCKET PIES

[2]

RODASOL

[2]