quinta-feira, novembro 23, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Oceanário de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Jason Reed / Reuters]

«Bush el Clemente. El presidente estadounidense, George W. Bush, acaricia a Flyer, el pavo que ha indultado este año con motivo del Día de Acción de Gracias, que se celebra en EEUU este jueves.» [20 Minutos Link]

"AQUELE OLHAR ..." (n.º 9)

JUMENTO DO DIA


O reconhecimento público da incompetência

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais afirma que se fosse cobrado um terço dos impostos que se escapam à malha do fisco poder-se-ia baixar imediatamente o IVA, isto é, o infeliz diz-nos que estamos a pagar mais impostos devido à ineficácia da DGCI. É bom lembrar que Amaral Tomaz gosta que lhe chamem o pai do IVA e que foi subdirector-geral dos impostos com o dossier dos impostos sobre o rendimento, isto é, tem grandes responsabilidades naquilo que o fisco é hoje.

Pela forma como o governante fala parece que os cidadão estão a ser penalizados porque se portam mal, como se a culpa da evasão fiscal fosse dos que cumprem, e, pior do que isso, admite que o fenómeno da evasão fiscal é normal ou aceitável. Mas não é assim, a Administração Fiscal tem os meios, tantos ou mais meios quanto qualquer outra administração fiscal europeia, tem os recursos financeiros, conta com mais de 13.000 funcionários e usa uma das redes informáticas mais poderosas do país.

A evasão fiscal não é aceitável e só se entende pela gestão incompetente do fisco, começando pela nomeação de incompetentes, e neste capítulo o actual secretário de Estado já nomeou ou reconduziu alguns cromos seus amigos. Ou será que Amaral Tomaz consegue justificar a recondução de um seu amigo no cargo de director de finanças de Lisboa com os resultados ruinosos obtidos pela maior DF do país? Quanto da taxa do IVA poderá ser atribuída à gestão desastrosa daquela direcção de finanças?

AS AULAS DE SUBSTITUIÇÃO

Vejo um aluno que protesta afirmar na TV que nas aulas de substituição os professores lhes perguntam se querem jogar às cartas ou ao dominó. Que treta de professores são esses? Talvez fosse oportuno ouvir um dirigente da Frenprof explicar melhor porque isso sucede.

PROIBIÇÃO IDIOTA

Proibir os militares de se manifestarem só porque o requerimento entrou no Governo Civil umas horas depois do termo do prazo foi uma decisão idiota.

A CRISE NO PSD LISBOA

Aquilo que está a suceder na CML de Lisboa mostra que Carmona Rodrigues não está à altura do cargo para que foi eleito e que o PSD-Lisboa de António Preto e agora de Paula Teixeira Pinto é uma estrutura partidária sem capacidade nem dimensão para servir de retaguarda aos seus autarcas. Do que o país se livrou...

A EU

Três:

  • George Bush já terá temperado o peru de plástico que vai servir às tropas americanas estacionadas no Iraque?
  • Quem terá sugerido aos estudantes que se manifestam para que exijam o fim da privatização das papelarias das escolas? Não será exigência demasiado política para manifestações espontâneas?
  • Foi impressão minha ou alguns dos "putos" das manifs dos estudantes do ensino básico e secundário que falaram às televisões, para além de vestirem algumas peças de roupa típicas da Festa do Avante, apresentavam um discurso demasiado politizado para o que é habitual nessas idades? Fiquei com a sensação que se tratava da primeira grande batalha de uma geração de pioneiros.

PAULA TEIXEIRA DA CRUZ

Deputado social-democrata critica a primeira-dama do Millennium:

«Na opinião do social-democrta, os vários deputados do PSD têm de defender o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carmona Rodrigues, e “não pactuar com protagonismos e egos pessoais”. Para Henrique de Freitas, o protagonismo da presidente da AML “põe em causa o cumprimento do mandato” de Carmona Rodrigues.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se opinião a Marques Mendes.»

O COMENTÁRIO MAIS CÍNICO

Ao apoio de Cavaco ao governo de Sócrates foi de Morais Sarmento:

«Também contactado pelo DN, o ex-ministro Nuno Morais Sarmento escusou-se a comentar a entrevista e respectivo impacto no PSD: "Os factos autoexplicam-se", disse. » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se telegrama para a praia de Copacabana.»

OS MILITARES VÃO PASSEAR PARA A BAIXA

E a crer nas previsões meteorológicas é caso para dizer que chuva civil não molha militares:

«A comissão organizadora do "passeio de descontentamento" dos militares decidiu manter a iniciativa prevista para amanhã, na baixa de Lisboa, apesar da proibição do Governo Civil, que consideram “ilegal, injusta e sem fundamento”.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se aos passeantes que com a idade é melhor prevenir e levarem guarda-chuva.»

AVALIAÇÃO PERMANENTE - CONCURSOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO TIBUTÁRIA

Página de apoio : FORMAÇÃO NO SAPO [Link]

COMO É BOM OUVI-LOS

Divirto-me a ver Saldanha Sanches e Lobo Xavier fazerem fila para aparecerem na SIC Notícias a garantirem aos portugueses que qualquer aumento dos impostos será repercutido nos preços e, portanto, serão os clientes a pagar esses impostos. Ora, que se saiba isso é verdade para qualquer produto ou serviço e é ciência exacta quando os vendedores dos bens ou serviços actuam em cartel ou beneficiam da protecção do sistema, e que se incluem os opinion makers como aqueles dois conhecidos gestores de opiniões.

Seguindo a lógica dos dois gestores de opiniões seríamos levados a concluir que concluir que uma redução dos impostos traduzir-se-ia numa redução dos custos do crédito, pelo que ficamos a aguardar que nos provem esta conclusão. Entretanto, e enquanto o João Salgueiros não lhes envia o draft com os dados, sempre poderiam mandar-nos as listas dos seus clientes para termos a certeza de que não estão a opinar em causa própria.

O QUE SE ESTARÁ A PASSAR NO FISCO?

Sempre que o Dr. Macedo sente uma dificuldade reage com propaganda, pede aos serviços que lhe arranjem algo para mandar para os jornalistas amigos e desencadeia mais uma campanha publicitária gratuita à custa da informação fiscal.

É mais do que evidente que a campanha em curso, com notícias diárias que não dizem nada, tem que ver com os rumores da sua substituição, ninguém na DGCI acredita que seja reconduzido e são muitos os que acham que vai ter o mesmo destino do peru guardado para a consoada.

Mas como o ano está a chegar ao fim e os sucessos não se referem às cobranças de impostos, desconfio que o Dr. Macedo está a tentar iludir-nos antes de conhecermos a receita fiscal de 2006. Será que o Governo vai mesmo cumprir a meta do défice sem recurso a truques e golpes baixos? Tenho dúvidas quanto aos resultados, já que no que se refere aos truques e golpes baixos começam a ser um hábito.

DMITRY GRUNIN [Link]

FOXXXY [Link]

SERGGAVRILOV [Link]

YURI KOLTSOV [Link]

FILME DE QUEDA DE METEORITO

CRASH TEST: AVIÃO A JACTO A CHOCAR COM UMA PAREDE A 500 MPH

O MOUSE QUE LEVITA [Link]

Está anunciado, tem preço mas foram muitos os que caíram, meia blogosfera [Link] fez referência ao novo rato. Moral da história: devem ler-se as informações com o devido cuidado.

PARA DECORAR A ARVORE DE NATAL [Link]

«The "Glitter Gun Ornament" is one of several "dark humor items" the company is selling this year, it said in a statement. There are devil sock monkeys and light-up skull ornaments - a roguish companion to the light-up Jesuses - and shiny cheeseburgers. "This specific 'Glitter Gun Ornament' is by no means condoning the violence that we face in our city, or any city, for that matter, and is not meant to celebrate guns or gun violence," the Philadelphia-based company said in a statement. "It is meant only to ironically celebrate the holidays."» [Philadelphia Inquirer Link]

TENTE SEGUIR ESTE POLÍCIA ITALIANO

QUE SORTE!

OS 51 ERROS QUE OS HOMENS COMETEM

Quando fazem amor:

«7- Hacerle un chupetón en el cuelloSi tienes más de 16 años esto no se debe hacer… si necesitas saber porqué es que tienes menos de 16. Dejar marcas sobre el cuerpo en zonas visibles sólo lo hacen los ganaderos con las vacas… respeta a tu pareja. (jaja, parece un slogan: “respeta a tu pareja y… no toméis drogas“)» [Link]

MOTO-REBOQUES [Link]

Imagens não recomendáveis à polícia municipal de Lisboa, não vão querer também passar a rebocar carros mal estacionados com motas Honda.

ATLAS ATB

[2][3]

WAXX

[2][3]

DDB PORTUGAL

[2][3][4]