sexta-feira, dezembro 01, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Torre Vasco da Gama, Parque das Nações, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Stephen Morrison / EFE]

«Pobreza mundial. Una callejuela de Kibera, el mayor suburbio africano, a las afueras de Nairobi. Según Naciones Unidas, 315 millones de personas -una de cada dos en África Subsahariana- sobrevive con menos de un dólar al día.» [20 Minutos Link]

"QUELE OLHAR ..." (n.º 16)

JUMENTO DO DIA


Cortesas, visitas particulares e intimidades incompreensíveis

O presidente do Millennium pode fazer as visitas de cortesia que entender, o PGR pode ir almoçar com os amigos ao restaurante que quiser, mas quando um presidente de um banco, que está a ser alvo de uma investigação, pede uma audiência ao Procurador-Geral da República, não faz sentido que o primeiro falasse de cortesia e o segundo diga que foi um encontro particular. Nada justifica que um banqueiro seja cortês com o Procurador-Geral, nem que nos faça perceber que este último tenha encontros particulares com tal personagem no seu gabinete. Nem as visitas de cortesia são matéria para que o Millennium mande a informação para o jornal, ou que os encontros no gabinete do PG possam ser considerados particulares.

Se eu fosse um dos investigadores da Operação Furacão ou um funcionário da DGCI colocado no MP a colaborar com aquela operação, pediria para que fosse colocado imediatamente noutro trabalho. Não é por nada, é só porque a partir daquele momento eu não sentiria qualquer segurança.

TAMBÉM CAÍ NO LOGRO!

Circulam nas caixas de mail mensagens que supostamente mostram veículos da marca Skoda debaixo de agua no entreposto da VIVA na Azambuja, alertando para uma eventual promoção na venda destes veículos. O Jumento também recebe e como o remetente era credível e as imagens eram inéditas caiu no logro.

Mas não é verdade as imagens não foram obtidas em Portugal, nem são recentes, são imagens obtidas na Alemanha há quatro anos. Portanto não esperem nem promoções nem descontos nos veículos Skoda ou VW.

Este é um bom exemplo como o correio electrónico pode levar-nos a cair, como sucedeu com O Jumento. Aqui fica o pedido de desculpa à SIVA, aos seus gestores e aos seus trabalhadores.

DÚVIDAS DO DIA

Cheguei ao fim do dia cheio de dúvidas:

  • O deputado Manuel Alegre terá a intenção de publicar um livro em três volumes com as declarações de voto que está a entregar na Assembleia da República?
  • Marques Mendes não vai insinuar que o Millennium está a tentar interferir no processo Operação Furacão com a visita do seu presidente ao PGR, tal como fez quando o primeiro-ministro reuniu com o Procurador-Geral?
  • O ministro das Finanças acha que a banca se limita aos planeamentos fiscais agressivos para se escapar ao pagamento de impostos? E as benesses concedidas pelos secretários de Estado dos Assuntos fiscais enquadram-se nesse conceito de planeamento fiscal agressivo, ou a classificação é outra?
  • Se os testes de co-incineração que estão o vão ser realizados servem para medir as consequências da co-incineração porque motivo algumas autarquias em vez de exigirem rigor e o acompanhamento destes testes, recorrem aos tribunais para impedir a sua realização? Se estão certas das sua convicções não seria a melhor oportunidade para mostrarem aos seus cidadãos que a sua oposição à co-incineração está devidamente fundamentada?
  • O que achará a presidente da CM de Setúbal da possibilidade de os resíduos produzidos no seu distrito ficarem depositados na sua autarquia, sendo ela a decidir o método de eliminação suportando a CM a diferença entre os custos da co-incineração e os custos pelo método por ela defendido? È uma proposta equilibrada, não é?
  • O Procurador-Geral da República caracterizou a reunião com o presidente do Millennium como sendo particular, pelo que lhe perguntamos se é seu hábito receber formalmente os seus amigos no gabinete oficial e com conhecimento prévio da comunicação social?

A FIRMA BALSEMÃO

Um excelente artigo onde Baptista Bastos analisa as posições de Balsemão e Pacheco Pereira no debate do programa do PSD:

«O famoso patrão dos media, militante número um do PSD, proferiu aquela e outras afirmações numa reunião, no Porto, na qual se discutiu a "revisão do programa" daquele partido. A imprensa, sempre em lufa-lufa de imagética, atribuiu escassa importância ao discurso de Balsemão, embora o que este disse tivesse significado e peso. Dedicou-se, a confusa imprensa, a abrir espaço mais amplo a Pacheco Pereira, também falante na reunião, que nada adiantou ao que, desde há décadas, de sobejo se sabe: "o PSP violou a programa e a matriz identitária". » [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SENTIMENTOS MISTURADOS

Um momento de nostalgia de Pacheco Pereira:

«Na entrevista, Jorge Silva Melo fala do mundo que ambos conhecemos nos últimos anos da década de 60 em Lisboa, no movimento estudantil, na oposição, na Kulturkampf entre o neo-realismo e a pop, entre a Sylvie e os Beatles. Ainda havia "cidade", dizia Jorge Silva Melo, ainda havia bairros, ainda havia cafés, teatros, cinemas. Nos cafés, o lugar emblemático do convívio permitido no tardo-salazarismo, descreve-se o ambiente do Monte Carlo, da Grã-fina, do Vavá, com os seus grupos diferenciados e as suas hierarquias, a que podia somar nos mesmos precisos termos no Porto o Piolho, o Ceuta e o Majestic. Tudo me era familiar naquela conversa, a mesma nostalgia, os mesmos mixed feelings, os sentimentos misturados de um mundo ao mesmo tempo perdido na nossa juventude e tenebroso, porque era o mundo da ditadura, da censura e da PIDE. Nesses mesmos cafés estava a PIDE, como todos nos lembramos, numa mesa próxima, da qual ninguém se queria aproximar, mas que se aproximava de nós pelos ouvidos, e pelo ar improvável dos disfarces do agente em funções, meio amanuense, meio rufia, gente que o próprio salazarismo fino não queria por perto, mas que lhe fazia a sale besogne. Havia muita paranóia, mas, descontada toda a obsessão pela perseguição, sobrava um grão imenso de realidade violenta, bafienta, claustrofóbica, mesquinha e provinciana, que contaminava tudo. Quem o vive, não o esquece nunca.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TERCEIRO-MUNDISTA

A recepção dada pelo Procurador-Geral ao presidente do Millennium:

«Segundo um porta-voz de Fernando Pinto Monteiro, o encontro do procurador-geral da República com Paulo Teixeira Pinto foi de carácter particular. Por tal motivo, não foram debatidos temas como a ‘Operação Furacão’ (investigação policial sobre eventuais fugas ao fisco e branqueamento de dinheiro).» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Procurador-Geral qual a fortuna pessoal de que deve ser feita prova para que se possa ser recebido.»

EU JÁ TINHA DESCONFIADO

O juiz relator do relatório do Tribunal de Contas é o Mestre Armindo Ribeiro, um velho admirador aqui d'O Jumento:

«O juiz conselheiro Armindo Sousa Ribeiro, relator do acórdão do Tribunal de Contas (TC) sobre a Metro do Porto, solicitou à administração desta empresa a identificação dos autores de um comunicado, emitido ontem, no qual são lançadas algumas insinuações sobre a auditoria do TC à Metro do Porto. Num texto que pretendeu desmentir a notícia avançada ontem pelo DN, a administração acabou por confundir a decisão do Ministério Público no TC com o inquérito em curso no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avise-se os administradores do Metro do Porto que se preparem para o pior!.»

A MADEIRA ESTAVA À VENDA?

É o que se conclui das palavras do Alberto:

«Reagindo a uma sondagem publicada esta quinta-feira pelo jornal ‘Diário de Notícias’, segundo a qual 60 por cento dos portugueses apoiam a nova Lei de Finanças das Regiões Autónomas que prevê um corte das verbas atribuídas à Madeira, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, acusou os portugueses do Continente de quererem ser donos do arquipélago sem gastar dinheiro.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Consulte-se um psiquiatra.»

ANDAM-NOS A VENDER GATO POR LEBRE

Os produtos vendidos em Portugal por algumas multinacionais são de qualidade inferior:

«Em Portugal, a McDonald's serve hambúrgueres com mais 20 a30% de gordura e mais 30% do sal do que em outros países. Os cereais Weetos têm quase o dobro de sal dos vendidos na Bélgica. O Kinder Bueno espanhol tem menos 60% de açúcar. Quer isto dizer que "o mercado português vende produtos menos saudáveis", conclui um estudo comparativo realizado em Espanha, Bélgica, Itália e Portugal, publicado na Teste Saúde.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Promova-se o boicote destas empresas.»

A MAIORIA DOS PORTUGUESES É CONTRA A INDEPENDÊNCIA DA MADEIRA

É uma pena:

«A maioria dos inquiridos desta sondagem da Marktest para o DN e a TSF está contra a independência da Madeira. Se fossem chamados a participar num referendo, 59,2% votariam "não" à independência, contra apenas 23,5 a favor. De notar, no entanto, que o universo do estudo abrange apenas eleitores do Continente. O grupo "não sabe/não responde" ronda os 17%.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esclareça-se os portugueses sobre as vantagens de mandarmos o Alberto, o Coito e outros coitos para a Organização de Unidade Africana.»

A LISTA ETERNA

A dos doentes que aguardam cirurgia:

«São 227 143 os portugueses inscritos nas listas de espera para cirurgia. Num ano - de Outubro de 2005 a Outubro de 2006 -, esse número teve uma redução de 12 138 pessoas. No entanto, mais de metade (56,03%) dos utentes do Serviço Nacional de Saúde continua a aguardar mais de seis meses pela intervenção cirúrgica. Um balanço de dois anos de funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), criado como principal objectivo de diminuir o tempo médio de espera para valores clinicamente aceitáveis.» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

ALUNA ENTRA EM MEDICINA CONTRA A VONTADE DOS MINISTÉRIOS

Depois de recorrer aos tribunais:

«Os recursos apresentados não têm efeitos suspensivos e ambos os ministérios pretendem respeitar as decisões dos tribunais. Ou seja, a sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra será cumprida imediatamente, independentemente do resultado posterior dos recursos. "Se o ministério tivesse dado esta oportunidade a milhares de outros alunos, certamente que muitos teriam entrado nos cursos desejados", desabafa Joaquim Lopes, pai da aluna. Pais do Amaral lembra que a petição inicial já pedia a criação da vaga especificamente na Faculdade de Medicina de Coimbra e lamenta apenas que a nota do exame só tenha chegado ontem e após um requerimento de protesto pelo atraso na correcção.» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Verifique-se se o ministério da Educação tratou o processo com a maior celeridade possível.»

DEPUTADA COM PROBLEMAS DE MEMÓRIA

A deputada Luísa Mesquita não se lembra de ter assinado o papel:

«"As legislativas foram muito próximas das autárquicas. Nas autárquicas não me foi apresentado o documento, para as legislativas não me recordo se me deram a declaração", afirmou ao PÚBLICO a deputada, que é também vereadora em Santarém. Mas a comunista faz questão de frisar que essa declaração de princípios não é um dado adquirido ou uma exigência aos candidatos. "A declaração de princípios que transcreve excertos dos Estatutos do PCP, relativamente à obrigatoriedade o que posso dizer é que não é verdade. Já houve imensas vezes que concorri sem assinar esse papel."» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Puxe lá bem pela memória senhora deputada.»

PRETO NO BRANCO

Ministro das Finanças acusa banca de "má-fé" nas relações com o fisco:

«O ministro das Finanças, no debate de encerramento da discussão do Orçamento do Estado para 2007, que foi aprovado na Assembleia da República, disse que o Governo não critica os lucros da banca, mas era altura de acabar com as práticas de "má-fé" que a banca mantinha com a Administração fiscal.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se quantos ex dirigentes do fisco e ex secretário de estado dos Assuntos Fiscais são actuais empregados da banca.»

DIREITOS DE DEFESA DOS CONTRIBUINTES FORAM DIMINUÍDOS

Confesso que não entendo:

«A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2007 que deverá ser hoje aprovada no Parlamento dá mais um forte corte nos meios de defesa que os contribuintes têm ao seu dispor na relação com a administração fiscal. Uma tendência que se acentuou a partir de 2002, que afecta sobretudo os contribuintes mais desprotegidos e que surge num período em que a pressão do fisco é particularmente intensa. Medidas que, conjugadas, constituem um forte desincentivo para que as decisões do fisco sejam contestadas pelos contribuintes."Um prémio à ineficiência da administração fiscal"; "duvidosa conformidade com o princípio do Estado de direito"; "bizarrias e aberrações jurídicas sem paralelo"; "contra-reforma fiscal" ou "fuga irreflectida para a frente" são algumas das expressões utilizadas pelos fiscalistas contactados pelo PÚBLICO para avaliarem as propostas fiscais do Orçamento (ver página 4).

Na linha da frente das contestações estão duas propostas de alteração apresentadas pelo Partido Socialista em coordenação com o gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais à versão inicial do Orçamento: a primeira aumenta o período de tempo necessário para que as dívidas fiscais possam ser consideradas prescritas. A segunda impede os contribuintes que tendo dado bens à penhora ou prestado garantias para poder contestar dívidas, as possam levantar mesmo que o processo se arraste. Em ambos os casos as medidas não levam sequer em linha de conta o facto de os atrasos nos processos serem da responsabilidade da administração fiscal.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Explique-se aos fiscalistas que quanto maior for o prazo de prescrição mais tempo têm para explorar os contribuintes faltosos. Ou será que a maior parte das suas estratégias de defesa é fazer com que as dívidas prescrevam?»

EM CASA DE FERREIRO

Espeto de pau:

«Os casos são muitos. E as histórias repetem-se. Por trás da melhoria inequívoca da actual máquina fiscal escondem-se vários casos de "horror" na relação do fisco com os contribuintes. Com receio de retaliações os contribuintes preferem não dar a cara pelos seus casos, mas há de tudo um pouco: contribuintes que ainda não receberam a devolução do Imposto Municipal sobre Imóveis que pagaram em excesso aquando da entrada em vigor da reforma de tributação do património (em 2004), contribuintes penhorados sem terem qualquer dívida fiscal ou contribuintes impedidos de pagarem o Imposto Municipal sobre a Transacção onerosa de Imóveis pela aquisição de uma casa pelo facto de o vendedor ter dívidas ao fisco.É o caso do contribuinte António Duarte (nome fictício): foi chamado à repartição de finanças da área da sua residência e foi avisado de que corria o risco de ver suspensos os benefícios fiscais de que usufruía, e ver congelado o reembolso de IRS a que tinha direito. Na base da ameaça estava o cruzamento de dados que a administração fiscal faz entre as retenções na fonte efectuadas pelas várias entidades patronais e aquilo que os trabalhadores dependentes declaram que já lhes foi retido na fonte. No caso em concreto não havia registo de qualquer entidade patronal ter feito descontos ao contribuinte António Duarte. O problema ficou resolvido: afinal, a entidade patronal era a própria Direcção-Geral dos Impostos.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Dr. Macedo o que já fez além de insistir com os funcionários para que lhe arranjem matéria para mais comunicados para a imprensa.»

DESCOBERTA A MAIOR REDE DE FRAUDE DO IVA

Em Espanha:

«Agentes de Aduanas y personal de la Agencia Tributaria han hecho una treinta de registros en empresas implicadas en la mayor red de fraude con facturas falsas de IVA descubierta hasta ahora en España, según ha adelantado la Cadena SER. El director de la Agencia Tributaria, Luis Pedroche, ha asegurado que el fraude asciende a unos 400 millones de euros -por encima de los 66.000 millones de pesetas- y que hay más de cuarenta detenidos.» [Cadena Ser Link]

COMO SE PRODUZ UMA PEÇA DE LEGO [Link]

OLEG NOVOJILOV [Link]

SUE ANNA JOE [Link]

GAVIN DAVIES [Link]

PAUL BANNER [Link]

NASA: TO THE MOON AND BEYOND NASA

PAGE BULL [Link]

Um motor de busca visual.

O WINDOWS VISTA BENEFICIARÁ 200.000.000 DE PESSOAS

O pai do Windows Vista defende que o novo sistema operativo terá um impacto no crescimento económico que beneficiará duzentos milhões de pessoas:

«Johnson, considerado el padre de Vista, mantiene en una entrevista concedida a Cinco Días, que el nuevo Windows va a tener el mismo impacto económico que tuvo en su día Windows 95. El famoso sistema operativo ayudó a que la productividad de EE UU alcanzase un ritmo de crecimiento del 2,9% en la década posterior a su lanzamiento, cuando en los 20 años anteriores a la aparición de Windows 95 este ratio se situaba en el 1,4% anual.» [El Pais Link]

SOFA GUARD [Link]

Para evitar que o cachorro suba para o sofá.

MAHIR CARI [Link] É O VERDADEIRO BORAT?

Portugal Diário [Link]

THE COMP?TER DOCTORS

O TOP TEN DAS MULHERES DA BANDA DESENHADA DA DISNEY [Link]

PARTI RHINOCÉROS [Link]

Um partido canadiano:

«Promesses du Parti Rhinocéros:

  • Abroger la loi de la gravité.
  • Éliminer la faim et l'obésité en donnant les gros à manger aux pauvres.
  • Abolir l'environnement: il est trop difficile de le garder propre et il prend trop d'espace.
  • Adopter le système britannique de la conduite à gauche: ceci devant être mis en place graduellement, en cinq ans, en commençant avec les gros camions lourds d'abord, puis les autobus, et les petites voitures et bicyclettes en tout dernier.
  • Ouvrir davantage la région du Saguenay aux nouveaux arrivants pour faire en sorte que son arbre généalogique soit plus qu'un tronc.»

O PERIGO DA MÁQUINA DOS LIMPA-NEVE

DE STANDAARD ONLINE [Link]

[2]

MOBBING OP DE WERKLOER [Link]

O que é o "mobbing"? Ver Wikipedia [Link].

PARONDOTAX

[2][3]