quinta-feira, dezembro 14, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Uma flor na calçada da Rua Augusta, Lisboa

Algumas (muito poucas) das figuras geométricas da calçada da Rua Augusta apresentam uma pequena flor no seu interior. Quem terá sido o calceteiro que deixou a sua marca naquela calçada, acrescentando-lhe algumas figuras não previstas no desenho? Sempre que por ali passo faço o mesmo exercício, encontrar a flores ali deixadas por alguém que fez a calçada com prazer.

IMAGEM DO DIA

[Darko Vojinovic / AP]

«Apocalipsis. Un helicóptero Black Hawk sobrevuela la zona verde de Bagdad, donde se encuentra el cuartel general del Ejército de EEUU.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Só por curiosidade

A Federação Portuguesa de Futebol tem um presidente que diz que talvez vá ler o livro de Carolina Salgado, ma só por curiosidade. Cuide-se senhor Madail (como ele disse a propósito da namorada de Pinto da Costa, não sei se o senhor é ou não doutor), a curiosidade matou o gato!

E como se tudo isto fosse pouco, ficámos a saber que o senhor (ou será doutor) Madail convidou um dos magistrados responsáveis pelo processo Apito Dourado para integrar os órgãos dirigentes da FPF. Num tempo em que se tanto se fala da necessidade de afastamento dos magistrados do mundo da bola, é mesmo preciso alguma lata para se ir convidar um magistrado ligado ao processo que mais incomoda do dirigentes do futebol.

MALDITA GAJA!

Não deixam de ser curiosas as opiniões de algumas personalidades que de alguma forma fazem um esforço no sentido de descredibilizar o livro da ex-namorada de Pinto da Costa:

  • Romance de cordel, chamou-lhe um responsável da Ordem do Advogados para justificar a não adopção de qualquer medida contra um conhecido advogado do Porto visado no livro.
  • Lobo Xavier diz que o presidente do FCP assegura que tudo o que ali está é falso, o mesmo é dizer assunto encerrado.
  • Gilberto Madail baralha-se, não sabe se a Carolina é doutora ou não, sabia que era namorada do Pinto da Costa, ou qualquer coisa assim.
  • Valentim Loureiro acha que é um problema entre namorados.
  • O jornalista Pedro Rolo Duarte foi mais subtil e escreve uma crónica com o título "Um livro que alterna..." (teria escrito coisa do género quando a Carolina era a senhora do senhor Pinto da Costa?) onde diz preto no branco que "a autora e o estilo da obra descredibilizam tudo o que nele se revela".

Quase todos estes senhores são juristas, alguns deles até são jurista de renome, e se não são causídicos são altos responáveis de instituições públicas ou jornalista, mas nenhum deles disse que a ex-namorada de Pinto da Costa é uma cidadã de pleno direitos, cuja palavra vale tanto quanto a deles e que em direito os factos são factos e que, por coincidência, há uma grande correlação entre que está no livro e algumas coisas que se tem vindo a saber de alguns processos.

Esta era a abordagem que no passado os polícias de giro faziam quando se viam confrontados com queixas de violência doméstica. Qualquer amblíope em direito de um país desenvolvido defenderia a investigação dos factos referidos no livro e perceberia que por menos recomendável que a senhora se tenha tornado depois da zanga com Pinto da Costa o que ele afirma tem que ser considerado pela justiça, até porque o faz com uma coragem que raramente se vê naqueles que se consideram testemunhas de primeira classe,

DIAK KA LAE?

Confesso que não consegui traduzir a frase, mas percebi muito bem um apelo que veio de Timor:

«Manuais para Timor Leste - Uma prenda original...»

«Diak ka lae?

Sou a Cláudia que está em Timor, lembrei-me de escrever a todos que queiram tornar este natal mais especial, enviando manuais (do 1º e 2º ciclo - 1º ano ao 6º ano) para cá, onde há pessoas a andar 6 horas para aprenderem a nossa língua. Partilha a ideia.

Por correio económico 2kg são 3euros, a minha morada é:

Cláudia Pinto (SUAI)
Embaixada de Portugal em Dili Timor Leste»
ludovicus.rex[arroba]gmail.com

DÚVIDAS DO DIA

Duas:

  • O convite do presidente da FPF a um dos magistrados responsáveis pelas investigações do Apito Dourado terá resultado do facto deste magistrado ter adquirido experiência no mundo da bola?
  • Porque motivo a lista (PDF) dos devedores ao fisco não permite a cópia? Será para tornar mais difícil a manipulação dos dados?

OS ÓDIOS DE ESTIMAÇÃO

A opinião ou, para ser mais exacto, o desprezo de Vicente Jorge Silva por Pinochet:

«Essa hipocrisia repelente só podia casar-se na perfeição com o cinismo sinistro dos "Chicago Boys" e o neoliberalismo selvagem de Milton Friedman, que utilizaram a ditadura de Pinochet como campo de ensaio pré-globalização. Não por acaso, essa hipocrisia reper- cute-se hoje nas reacções oficiais americanas, com o porta-voz de Bush evocando os infortúnios que Pinochet infligiu ao povo chileno. Só a sra. Thatcher, confessadamente triste pelo desaparecimento do seu velho amigo, foi coerente consigo mesma e com o retrato fiel de uma herança política para a qual os direitos humanos representam uma irrelevância histórica. Se eu fosse crente, desejaria a Pinochet uma instrutiva estadia no inferno. » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MILHÕES & TOSTÕES

Joaquim Fidalgo comenta os lucros da banca:

«Sobre o primeiro ponto não deixo de me espantar com a capacidade revelada por todos os bancos portugueses para ganharem dinheiro, muito dinheiro, e tanto mais dinheiro quanto maiores são. O país é pequeno, a economia cresce pouco, as empresas queixam-se quase todas de que "isto está mau", mas vamos a ver os bancos e é o que se sabe (li no Sol do último sábado): em 2005, o BCP teve um lucro líquido de 753 milhões de euros, a CGD um lucro de 538 milhões, o Totta/Santander um lucro de 297 milhões, o BES um lucro de 280 milhões, o Banco BPI um lucro de 251 milhões... Lucros líquidos, note-se: já com impostos pagos, já com provisões retiradas, essas coisas todas, ou seja, ganhos limpinhos. Peço desculpa se pareço tacanho de vistas, mas isto é mesmo muita massa... » [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao dr. Salgueiro se já mandou retirar o nome de Joaquim Fidalgo das listas de prendas dos bancos para os jornalistas simpáticos e amigos.»

O ENSINO DA GRAMÁTICA E A TERMINOLOGIA

Um excelente artigo de Maria Helena Mira Mateus, Professora da Faculdade de Letras de Lisboa, sobre o ensino da gramática:

«Por tudo o que fica dito sinto grande admiração pelo trabalho dos professores que, perante os fenómenos da linguagem e das línguas, tão diversos e complexos, e conhecendo explicações sofisticadas, conseguem transmitir aos alunos o entusiasmo pelo conhecimento do funcionamento da língua que falam, que aprenderam sem disso terem consciência e que os ajudou a delimitar o seu universo pessoal. Estes professores saberão, na sua prática pedagógica, levar os alunos a perceberem os aspectos particulares da língua que utilizam, ensinando, quando tal for necessário, os termos considerados úteis para a compreensão e referência aos conceitos gramaticais que fazem parte dos programas em vigor. E não devemos temer que o estudo assim conduzido tenha consequências graves no desenvolvimento das nossas crianças, porque o trabalho intelectual, o rigor e o conhecimento são indispensáveis para a formação dos indivíduos. » [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PROCEDIMENTO JURÍDICO MUITO ORIGINAL

O que deu origem à cassete n.º 9:

«Ontem ouvido no Parlamento, Pedro Sá Saraiva, funcionário da PT que em 2003 integrava o departamento jurídico - e a quem cabia a resposta aos tribunais em casos de pedidos de facturação detalhada -, afirmou que o pedido do MP referente às chamadas de Pedroso "foi formulado por um ofício do delegado procurador, com autorização do juiz de instrução". Referindo um despacho do juiz (à data Rui Teixeira) indicando que "deveria ser fornecida aos procuradores a informação que fosse pedida", Pedro Saraiva afirmou que "o procurador tinha uma delegação de poderes do juiz de instrução criminal". Um cenário contestado por vários deputados. "Não há memória de um juiz delegar poderes num procurador", afirmou Fernando Negrão, do PSD. "Também não tenho memória, mas enfim, parece que aconteceu", sustentou também Vera Jardim, socialista que preside à comissão .» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Souto Moura se tinha ouvido falar disto.»

CASA PRONTA

Uma dor de cabeça para os notários que estavam convencidos que com a privatização iam ganhar dinheiro em fardos:

«O projecto, anunciado ontem pelo primeiro-ministro a um grupo de empresários, denomina-se "Casa Pronta" e pretende adoptar para a aquisição de habitação o mesmo tipo de simplificação assumida, por exemplo, na "Empresa na Hora".» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprovado.»

REESTRUTURAÇÕES AOS MOLHOS

As novas leis orgânicas dos serviços da AP vão ser adoptadas em bloco, por ministério:

«O Governo estabeleceu a nível interno um calendário para conclusão e aprovação das novas leis orgânicas dos serviços públicos, no qual optou por tratar cada ministério de forma agregada. Esta aprovação por blocos justifica-se pela necessidade de cumprir os objectivos estabelecidos no Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE) ao nível da redução do número de dirigentes, por um lado, e da determinação do número de funcionários que serão encaminhados para o regime de mobilidade. Só desta forma agregada é que o Governo pode aferir o cumprimento das metas fixadas para cada ministério, designadamente a nível orçamental.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vem aí mais bagunça e excelentes oportunidades para boys de segunda escolha.»

O ALBERTO ANDA DANADO COM CAVACO SILVA

Ainda por cima o Presidente da República falou-lhe bem do ministro das Finanças:

«Alberto João Jardim está "decepcionado" com o comportamento do Presidente da República face à Lei das Finanças das Regiões Autónomas e o apoio dado por Belém ao Governo de José Sócrates. Cavaco Silva terá elogiado o ministro das Finanças na última conversa com Jardim, na audiência em Belém, o que "irritou" o líder madeirense, garantiu ao DN uma fonte do PSD.» [Diário de Notícia Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Alberto se já se esqueceu das chantagens que fez com Cavaco quando as maiorias absolutas deste dependiam dos "seus" deputados na AR. Pois é Alberto, cá se fazem, cá se pagam.»

UM ESTUDO QUE IRRITOU OS "NÃO"

Parece que a realidade os deixa muito incomodados, ou será que acham que a vida é protegida se o aborto for clandestino?

«Cerca de 350 mil portuguesas entre os 18 e os 49 anos fizeram pelo menos um aborto ilegal. E, dessas interrupções voluntárias de gravidez, quase três quartos aconteceram até às dez semanas de gravidez (IVG), o que significa que a alteração da legislação que vai ser sujeita a referendo no dia 11 de Fevereiro conferiria um carácter de legalidade a mais de 260 mil delas. Somadas às IVG feitas até às 12 semanas - prazo pedido para a despenalização em diversas propostas de lei - representam quase 90% dos abortamentos clandestinos.» [Jornal de Notícias Link]

«É o primeiro estudo de base científica que tenta traçar uma fotografia do fénomeno do aborto clandestino em Portugal. E permite perceber, sem margem para dúvidas, a dimensão do problema. Entre 346 e 363 mil mulheres em idade fértil já terão interrompido voluntariamente a gravidez e, só no ano passado, o número de abortos oscilou entre os 17.260 e os 18 mil, a crer nos resultados do trabalho promovido pela Associação Portuguesa para o Planeamento da Família (APF), que defende a despenalização da interrupção voluntária de gravidez (IVG).Das duas mil mulheres inquiridas, 14,5 por cento admitiram já ter feito um aborto em algum momento da sua vida. Quando se restringe a pergunta ao universo daquelas que já engravidaram, porém, a percentagem das que afirmam ter interrompido a gravidez sobe para 20 por cento, ou seja, uma em cada cinco mulheres que engravidou em algum momento da sua vida fez um aborto. Mais de metade são mulheres até aos 24 anos, apesar de a percentagem na faixa etária entre os 25 e os 34 anos ter um peso significativo (35,6 por cento).» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente da Associação das Família Numerosas se leu o estudo antes de afirmar que o mesmo não é credível..»

DURÃO VAI VER O SEU PAI ESPIRITUAL ADOPTIVO (O PRIMEIRO FOI MAO)

Vista o George Bush:

«O Presidente norte-americano George W. Bush recebe a 8 de Janeiro próximo o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, para discutirem questões internacionais, anunciou a Casa Branca, esta quarta-feira. A informação é avançada pela agência Lusa» [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que tenha boa viagem e mande cumprimentos ao Baney, o elemento da família Bush que melhor o entende.»

AR AINDA ESTÁ A EQUACIONAR A HIPÓTESE DE FAZER ESTUDO OBRE O ABORTO

E eu gostaria de saber quais as competência da secretária-geral para se manifestar em público, chamando a si a decisão de fazer um estudo a dia do referendo:

«A Assembleia da República (AR) está ainda a ponderar se pretende avançar com a realização do estudo sobre o aborto clandestino em Portugal, proposto por Helena Roseta e Francisco Assis há quatro anos. "Estamos a reapreciar a necessidade do estudo, tendo em conta que o referendo já está marcado. Trata-se de saber se no contexto actual ainda se justifica que o estudo seja realizado", afirmou ao PÚBLICO Adelina Sá Carvalho, secretária-geral da AR. A verba destinada a este trabalho consta do orçamento da AR para 2007 (tal como aconteceu no orçamento para este ano), porque o Parlamento "ainda não tem uma decisão definitiva" sobre o assunto. Esta fase de "reapreciação", prosseguiu a responsável, baseia-se nas previsões de que o "estudo complexo" não "estará concluído antes de 2008".» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à senhora que talvez seja mais adequado estudar a hipótese de apresentar o pedido de demissão do cargo.»

O AR ESTÁ A FICAR MAIS LIMPO NO CHILE

O neto do canalha foi expulso do Exército por ter pronunciado um discurso sem autorização:

«El Ejército de Chile ha resuelto dar de baja de la institución al capitán Augusto Pinochet Molina, quien pronunció sin autorización un discurso político durante el funeral de su abuelo, el ex dictador Augusto Pinochet, informaron fuentes militares.

El comandante en jefe del Ejército, general Oscar Izurieta, solicitó a la presidenta Michelle Bachelet la tramitación de la baja y ésta la aprobó de inmediato, precisaron las fuentes.» [20 Minutos Link]

PROGRAMAS INFORMÁTICOS PREPARADOS PARA A EVASÃO FISCAL

Há muito qu aqui se denunciou a existência de programas de facturação preparados para viciar as contas e desta forma fugir ao fisco, não só existem como a sua utilização se tem generalizado no sector da restauração. É mesmo um caso de sucesso do país pois estão mesmo a ser exportados para outros países:

«Centenas de programas informáticos que executavam contabilidades paralelas que permitiam a criação de verdadeiros ‘sacos azuis’ no sector da restauração foram ontem apreendidos pela Polícia Judiciária (PJ). A Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF), em colaboração com a Inspecção Tributária, realizou 13 buscas e fiscalizou 25 restaurantes por todo o País no âmbito da ‘Operação Self-service’.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais por ter sido ele a descobrir a fraude.»

AUTOMÓVEIS SÃO 28% MAIS CAROS EM PORTUGAL

Em Portugal os impostos só sobem, nenhum ministro das Finanças tem a coragem necessária para os reduzir:

«O preço dos automóveis novos em Portugal aumentou, até Setembro, cerca de 3,5% face a igual período do ano passado. Dados que contribuíram para que o preço médio dos veículos no nosso país seja 28% superior ao da média europeia. Os números fazem parte do mais recente Euro Index, estudo elaborado pela Road to Data, empresa britânica que analisa a evolução de preços de novos veículos em 19 países europeus.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro quanto gastou em carros nos últimos anos.»

AGRADECIMENTO AO "CARTUNES E BONECOS" [Link]

O agradecimento ao amigo do Cartunes e Bonecos pela imagem que dedicou a'O Jumento, bem como pelas palavras simpáticas que nos dirigiu. Aproveito para lhe retribuir o desejo de boas festas que dirigiu ao Palheiro, comentadores incluídos.

E SE TODAS AS ALDEIAS TIVESSEM UM BLOGUE?

Não seria nada de anormal, aqui por Lisboa começa a haver um em cada esquina. Mas se todos esse blogues tivessem a qualidade do "Notícias da Aldeia" um blogue dedicado à aldeia de Canelas? Bem, teríamos que reequacionar alguns dos nossos conceitos, o conceito de Aldeia Glogal teria que passar a Aldeias Globais. Duvidam? Visitem-no seguindo este [Link].

TANGENTE

IMAGENS DE UM ARRASTÃO A AFUNDAR-SE [Link]

TIME - OS MELHORES FOTÓGRAFOS DE 2006 [Link]

BBC: O GRANDE TUBARÃO BRANCO

ROBERT MINNICK [Link]

PIEJAM [Link]

STUDIO 42 [Link]

NESHEFF [Link]

SKYPE 3.0 [Link]

Já está disponível para download.

GOOGLE PLANIMETER [Link]

Para medir áreas recorrendo ao Google Maps.

PINTURA IMÁN [Link]

Dará para colar cientistas à parede?

SERÁ DOR DE CABEÇA?

[Autor]

DESCOBERTA ATRAVÉS DO GOOGLE EARTH

Uma obra de arte pintada no tecto de uma escola:

«PRANKSTERS drew a willy on the roof of a top school that was so large it could be spotted from SPACE. But it went unnoticed until it was seen on Google Earth.» [The Sun Link]

MENSAGEM DE NATAL DO REI DE ESPANHA

LOUIS VUITTON

[2][3]

MOTOROLA

GOICOECHEA

[2]