sexta-feira, dezembro 15, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Linhas

IMAGEM DO DIA

[Leo Lang / Reuters]

«Al matadero. Un perro saca la cabeza del saco en un camión que transporta a canes a un matadero en Nanjing, China. Su carne será vendida en mercados locales.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Imaginem

Que os comandantes das esquadras da polícia também fossem directores de empresas de segurança, que os chefes dos serviços de finanças pudessem ser directores de contabilidade, ou que os responsáveis a DG das florestas também fossem administradores das fábricas de papel. É evidente que não faz sentido, da mesma forma que ninguém compreende como um responsável por um hospital público possa exercer as mesmas funções numa clínica privada. Mas nem todos os portugueses percebem algo tão elementar, o bastonário da Ordem dos Advogados não só não entende como ainda diz que o fim desta promiscuidade vai destruir o SNS, É preciso ter lata.

HISTÓRIAS DA APFN - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS FAMÍLIAS NUMEROSAS

Um encanto de histórias, as que nos são contadas na página da APFN, quase nos levam a substituir as pílulas por Smarties:

«Auto-Upgrading

O nosso “upgrading” automóvel levava sempre uma quantidade de anos a acontecer…os filhos, pelo contrário, não demoravam lá muito a chegar ao nosso colo graças a Deus!

Já tínhamos na altura cinco filhos e tivemos uma carrinha Peugeot daquelas de três bancos. No Sábado a seguir ao carro nos ter chegado a casa fomos dar um passeio para fazer a estreia do carro e do consequente “rearrumo” com alguma comodidade das crianças todas!

Cada um deles fazia a sua apreciação! A certa altura a nossa filha mais nova virou-se para nós toda contente e disse : “Agora já cabe aqui mais um mano, já podemos ter mais um !”

E Deus deu-nos mais um filho!» [Link]

O PROVEDOR DO INTERIOR

Quando li no Jornal de Notícias [Link] que a Comissão Nacional de Coordenação (CNC) do Plano de Acção Nacional de Combate à Desertificação tinha proposto a designação do "Provedor do Interior" ainda pensei que aquele jornal tinha criado uma página de humor, mas não, era mesmo verdade. Se a moda pega ainda vamos ter provedores para tudo e mais alguma coisa, estou a lembrar-me, por exemplo, do tão conhecido como nunca visto lince ibérico, das francesinhas, das aldeias históricas, do ninhos de cegonha, das pinturas rupestres, da sandes de courato, enfim, das mil e uma coisas que não existem na capital de um dos países mais pequeno da Europa, ma onde o seus pensantes insistem em criar estruturas como se vivessem na imensa tundra siberiana.

LIXO EDITORIAL

Num artigo publicado no Público o jornalista Luís Costa manifesta-se indignado porque chegou ao conhecimento público que o Procurador-Geral ia ler o livro de Carolina Salgado, esquecendo que o PGR lê com frequência processos que pelo seu conteúdo são lixo editorial.

E as entrevistas aos dirigentes da bola não são lixo editorial? Não são porque representam uma elevada percentagem das vendas de jornais e porque dão muito dinheiro aos órgãos de comunicação social, dinheiro que tão sujo como aquele que circula nos negócios do futebol.

OPORTUNISMO POLÍTICO

O comunicado com que o sindicato dos magistrados do Ministério Público abriu os telejornais é puro oportunismo político, quando esperava que os magistrados iam tomar posição sobre o combate à corrupção ou a necessidade de haver uma separação entre o mundo da justiça e o da bola, eis que vieram usar alguns incidentes com magistrados para fazer acusações ao Governo. E pior ainda, os termos em que o comunicado foi escrito revela mais ódio do que crítica política. Senti ali muito ressentimento por outros acontecimentos do passado recente de Portugal, pareceu-me que há quem ainda não tenha digerido o resultado das últimas eleições legislativas, quando se supunha que o PS já não fazia parte do mapa político português.

Foi um mau serviço prestado à independência da justiça.

LIXO EDITORIAL

Parece-me que o Luís Costa acha que a descrição de factos que indiciam crimes deveriam aparecer em obra de Eça de Queiroz, porque são estas as obras dignas de ler por um Pocurador-Geral:

«Mesmo sem formalização acusatória, sem pressupor a queixa explícita da vítima ou da parte directamente interessada numa concreta acusação, há casos em que o mero conhecimento oficioso de determinadas situações obriga o Ministério Público a actuar. E muito bem. Isso não implicava, contudo, que o novo procurador-geral da República, ainda pouco habituado a lidar com a impertinência profissional dos jornalistas, assumisse que anda a ler o pouco edificante "livro" de Carolina Salgado. E que é para coisas destas, inclusive, que o Estado lhe paga o vencimento...» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se e informe-se que o PGR não faz outra coisa senão ler lixo editorial, se assim não fosse seria ministro da Cultura.»

PROCURADORES PERSEGUIDOS

Por causa do Apito Dourado:

«A Procuradoria-Geral da República vai investigar a perseguição de que foi alvo o magistrado titular do processo ‘Apito Dourado’, Carlos Teixeira, em 2004, nas ruas de Gondomar.

“Quando um magistrado do Ministério Público é perseguido, o próprio Estado fica em causa”, disse ontem ao CM o procurador-geral da República, Pinto Monteiro. minutos depois de se ter reunido com Carlos Teixeira, em Lisboa, durante pouco mais de duas horas.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Até são "perseguidos" para pertencerem aos órgãos sociais da FPF...»

TRAPALHADA À CARMONA

A do loteamento de Marvila:

«O loteamento de Marvila foi revogado. A Câmara Municipal de Lisboa iniciou ontem o processo legal que vai revogar a aprovação do polémico empreendimento. Em causa está um erro da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR), que enviou à câmara um parecer desfavorável e vinculativo quanto a uma segunda fase do loteamento, indicando que seria sobre uma primeira fase.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à Zezinha porque motivo o CDS se absteve na votação.»

É DIFÍL DE ENTENDER

O presideente da FPF deve ser o único português que não percebe porque motivo os magistrados não se devem meter no mundo da bola:

«"O que é normal e lógico é que as pessoas tenham plena honestidade, isenção e independência. Não compreendo a discriminação em relação ao desporto, uma vez que um magistrado não é impedido de exercer funções em outras entidades. O futebol não tem lepra!", argumenta Madail.» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Madail porque em vez de advogados, médicos ou arquitectos, foi logo escolher um magistrado ligado ao Apito Dourado.»

O MOMENTO DE HIPOCRISIA DO DIA

O bastonário da Ordem dos Médicos acha que o ministro da Saúde está a destruir o SNS porque proibu os médicos que ocupam cargos dirigentes em hospitais públicos acumulem com idêntica funções no sector privado:

«O bastonário da Ordem dos Médicos acusou ontem o ministro da Saúde de "matar o serviço de saúde" ao determinar "ilegalmente" a incompatibilidade de funções de direcção em instituições públicas e privadas e alertou para a "destabilização do sector".» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao bastonário se acha que os portugueses são parvos»

MARIA JOSÉ MORGADO VAI MOSTRAR O QUE VALE?

Vai ficar à frente do processo Apito Dourado:

«O Procurador Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, nomeou esta quinta-feira uma equipa chefiada pela procuradora do Tribunal da Relação de Lisboa, Maria José Morgado, para conduzir as investigações ao processo «Apito Dourado».» [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Boa escolha, até os inocentes vão ter medo.»

ACUAÇÃO OPORTUNA

Pinto da Costa acusa a Carolina de extorsão:

«Carolina Salgado estará a braços com uma queixa de Pinto da Costa, que a acusa de tentativa de extorsão. A notícia foi divulgada ontem pela Antena 1, revelando que a ex-companheira do dirigente portista alegadamente teria reclamado meio milhão de euros para se manter calada.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a pinto da Costa se não percebe que mesmo que seja verdadeira esta acusação feita depois da publicação do livro cheira a tentativa de desviar a atenção para os factos nele descritos.»

O EINO DO ALGARVE JÁ TEM HINO

E bobos da corte também não faltam:

«A ideia de criar um hino da região partiu da Área Metropolitana do Algarve (Amal), há cerca de dois anos, que lançou um concurso público para o efeito. Desde o princípio ficou assente que caberia à Orquestra do Algarve interpretar a peça musical. Quanto à letra, o presidente da Amal, Macário Correia, entendeu que esta seria, também, uma oportunidade de descobrir novos poetas, o que acabou por suceder. O antigo vice-presidente do Parque Natural da Ria Formosa e actual vice-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, José Carlos Barros, inspirado nas musas da terra mourisca, foi o premiado, com um cheque de 2500 euros. Macário Correia, entusiasmado com o feito, na entrega do galardão, em Julho do ano passado, terminou a cerimónia lendo versos de João Braz, em homenagem aos poetas populares: "Algarvios duma figa/Que ninguém vos leva a palma" foi o refrão que fez eco na sala.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Macário o que vai fazer a seguir.»

DEZ MIL CIENTISTAS PROTESTAM CONTRA BUSH

Dez mil cientistas americanos, incluindo cinquenta laureados com o Prémio Nobel, protestam contra a intromissão de Bush na ciência:

«Some 10,000 US researchers have signed a statement protesting about political interference in the scientific process.

The statement, which includes the backing of 52 Nobel Laureates, demands a restoration of scientific integrity in government policy.» [BBC Link]

A ESPANHA ANDA COM AS HORAS TROCADAS

E vai realizar-se o I Congreso Nacional para Racionalizar los Horarios Españoles [Link]:

«En España se come tarde, se duerme poco, se tienen horarios interminables y es dificilísimo conciliar la vida familiar con la laboral.

Con estas afirmaciones como telón de fondo, Madrid acoge este jueves y viernes el I Congreso Nacional para Racionalizar los Horarios Españoles, un encuentro que pretende concienciar sobre los inconvenientes del "Spain is different".

Echando por tierra el tópico de la calidad de vida de los españoles, Ignacio Buqueras, empresario
y presidente de la asociación que promueve desde hace tres años un cambio en los hábitos del país, defiende la necesidad de pasar "de la cultura de la presencia a la cultura de la eficiencia".»
[Yahoo
Link]

PRIMEIRO-MINISTRO AUTO CASTIGA-SE

E vai prescindir de três meses de ordenado por causa de uma marotice do seu governo:

«El primer ministro japonés, Shinzo Abe, anunció este miércoles que se privará de tres meses de salario como autocastigo tras el reconocimiento de su gobierno de que hubo personas que cobraron por hacer determinadas preguntas a dirigentes políticos en reuniones públicas ciudadanas.El gobierno japonés ha organizado desde 2001 hasta 174 reuniones locales en las que los ciudadanos pueden plantear las preguntas que deseen a sus dirigentes políticos.

Diversos altos funcionarios han confesado recientemente que varios espectadores habían sido pagados previamente para que hicieran las "buenas" preguntas en estos actos, instaurados a iniciativa del anterior primer ministro, Junichiro Koizumi.» [Yahoo Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates o que acha de meia dúzia de meses.»

DEMOCRATAS PODEM PERDER MAIORIA NO SENADO

Devido a doença de um dos eleitos:

«Johnson sufrió una embolia y se encontraba esta mañana en condición crítica después de ser sometido a cirugía, indicaron los medios de prensa estadounidenses.
El senador mostró el miércoles síntomas de un infarto cerebral, cuando quedan pocas semanas para que su Partido Demócrata, que ganó una mayoría de apenas un voto en las elecciones del 7 de noviembre, tome el control del Senado.»
[20 Minutos Link]

BRINCADEIRA DE NATAL?

A televisão estatal belga informou que o Parlamento da Flandres tinha declarado unilateralmente a independência:

«RTBF, la televisión pública de Valonia ha provocado un escándalo sin precedentes en Bélgica al informar de que el Parlamento de Flandes acababa de votar su independencia.» [20 Minutos Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Devem ter confundido com a Madeira.»

ALGUNS TROCOS

Recuperados com a publicação da listas dos devedores ao fisco:

«Do universo de devedores notificados desde o início da operação "lista de devedores", mais de 1700 contribuintes já regularizaram as dividas, num montante de 40 milhões de euros. Ontem, as Finanças actualizaram a lista negra do fisco - aber- ta no site da DGI -, mas em muitos casos bastou a recepção das notificações para levar centenas de contribuintes singulares e empresas a procederem ao pagamento das dívidas.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro porque motivo os PDFs das listas impedem a cópia.»

AS LISTAS DOS DEVEDORES AO FISCO

Não entendo nem porque motivo as lista dos devedores ao fisco forma publicada em formato PDF e muito menos a razão porque a opção copiar foi intencionalmente bloqueada. Se o texto fosse editável seria mais fácil a utilização da ferramentas de busca e tentar encontrar informação acerca dos devedores.

Mas como estas operações impedem a cópia para o clipboard do computador, a informação tem que se digitada manualmente, o que complica qualquer utilização da lista. Nestas condições só os primeiros nomes da lista são penalizados pela divulgação, ninguém tem paciência para correr toda a lista manualmente. Se as listas são para os próprios saberem quanto devem foi um esforço inglório, não era necessário tanto trabalho e tanta intervenção do ministro das Finanças.

A ANEDOTA DO DIA

O presidente da ARESP diz que a fuga ao fisco é uma excepção:

«A Associação de Restauração e Similares de Portugal (ARESP) reagiu ontem à operação da PJ contra o uso de programas de gestão pirateados em dezenas de restaurantes considerandoque "os justos não podem pagar pelos pecadores" e que não se identifica com estas práticas, que apelidou de concorrência desleal. » [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Excepção a quê?»

MEGA FRAUDE NO IVA DAS EXPORTAÇÕES

Em França:

«O Ministério francês da Economia e Finanças está a investigar operações de fraude referente ao pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de exportações, face à queda das vendas francesas no estrangeiro nos últimos meses, noticiou ontem o jornal Les Echos.Até agora, as autoridades encontraram falsas declarações no montante de 300 milhões de euros, embora os investigadores considerem que a fraude poderá ser muito superior e situar-se entre 13.000 milhões e 19.000 de milhões de euros, o equivalente a 0,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) da França, segundo o diário económico avançava ontem.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais se já lhe passou pela cabeça que o mesmo pode ocorrer em Portugal.»

O DEZ BRINQUEDOS MAIS PERIGOSOS QUE JÁ FORAM ALGUMA VEZ CONSTRUÍDOS [Link]

EXPLOSÃO DA BATERIA DE UM NOTEBOOK

ANIMAÇÃO EM FLASH [Link]

Quando "boneco" se revolta contra o desenhador.

DMITRY POPOV [Link]

ZOSIA ZIJA [Link]

LEPET [Link]

ALEXANDER MEDVEDEV [Link]

PRIMEIRA COMUNICAÇÃO LASER ENTRE AVIÃO E SATÉLITE

Feita por cientistas franceses:

«La tasa de transmisión de datos del "Liaison Optique Laser Aéroportée" (LOLA) fue de 50 megabit por segundo, informó hoy el Ministerio de Defensa francés. Esto representa alrededor del doble de la velocidad de la tecnología ADSL.» [Cadena Global Link]

SIEMENS 64 SLICE CT SCANNER [Link]

O novo scanner da Siemens para uso em diagnósticos médico.

GOOGLE PATENT SEARCH [Link]

SCENEMAKER [Link]

Para editar vídeos obtidos na internet.

SIGA O PAI NATAL NO GOOGLE EARTH [Link]

«On December 24th, Santa will load his sleigh, take the reins and soar into the skies, delivering presents to good children all over the world. And now you can follow his fabled flight. First, you must download the latest version of Google Earth. Then download the Santa Tracker/Toy Hunt file. You're done! Google Earth will automatically refresh each day. What are you waiting for?»

CEREAL BOWL LIGHT [Link]

CONFORTO MATERNAL

OS TRÊS PORQUINHOS

CARTOON

CARS.GUIDR.CO.AU

[2][3]

HARD ROCK - OSLO

LANDMINE DISABILITY SUPPORT CAMBODJA [Link]

[2][3][4]