segunda-feira, dezembro 18, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

SONDAGEM DO DIA: COMO VAI VOTAR NO REFERENDO DO ABORTO?


Create polls and vote for free. dPolls.com

PS: o servidor não permitiu a utilização dos caracteres portugueses.

FOTO JUMENTO

Montra (Zara) da Rua Augusta, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[AFP/Roslan Rahman]

« ASIAD-CLOSING - Whieling dervishes twirl during dhe closing ceremony of the Asian Games in Doha.»» [AFP Link]

JUMENTO DO DIA


Subsídio de auto-desemprego

Soube-se agora que Jorge Vasconcelos, o presidente demissionário da ERSE, é um desempregado de luxo, que durante dois anos vai ganhar 12.000 euros mensais com direito a subsídio de férias e de Natal, não terá que fazer qualquer apresentação periódica num qualquer centro de emprego, nem aceitar qualquer emprego que lhe seja proposto.

O que vai receber não é um subsídio de desemprego, será antes um subsídio de auto-desempego, pois o senhor não foi demitido, a "fábrica" não fechou nem se deslocalizou, e que, se saiba, o patrão não fugiu para o estrangeiro. Jorge Vasconcelos só defendeu a sua honra muito tempo depois de o Governo ter achado que o aumento que havia proposto para a energia eléctrica era exagerado, não foi nem despedido nem empurrado para a demissão, dois meses depois chegou à conclusão de que se deveria demitir, decisão que não terá sido difícil pois não vai para nenhum quadro de excedentários.

E aquele que queria aumentos gigantescos a pagar por muita gente que ganha o ordenado mínimo vai receber uma pequena fortuna na qualidade de auto-desempregado, porque se demitiu. Um mínimo de dignidade implicaria prescindir do subsídio pornográfico.

TAMBÉM SOMOS A PERSONALIDADE DO ANO NA REVISTA TIME

Para os que desvalorizam, esquecem, achincalham ou diabolizam a importância crescente de fenómenos como os blogues, aí está a resposta dada precisamente por um órgão de comunicação social de referência à escala mundial, a revista Time, a web 2, a web que é a voz doscidadãos de todo o mundo, foi eleita a personalidade do ano de 2006.

Quer alguns jornalistas queriam ou não e por mais que olhem de soslaio para os blogues, estes estão a mudar a forma de o cidadão comum se manifestar. Os blogues poderão não ter vindo para ficar, mas o que eles representam enquanto expressão de cidadania não só marca a sociedade como tenderá a afirmar-se no futuro.

HÁ LAMAS NA ALDEIA DE CANELAS (ESTARREJA)

Parece que o desenvolvimento chegou à aldeia de Canelas sob a forma de lamas, curiosamente lamas de etars do Porto transportadas por uma empresa de Setúbal, um pequeno exemplo da globalização à escala nacional, uns sujam, outros ganham com negócios sujos, as autoridades assobiam para o ar, e a Aldeia de Canelas ficou com o lixo.

Enquanto os ambientalistas anda muito incomodados com a co-incineração, os autarcas (alguns ali para os lados de Canelas) empaturram os Tribunais Administrativos com processos e impugnações, e até houve em Coimbra que proibiu a utilização das estradas do concelho por camiões transportando resíduos tóxicos (pelos vistos as lamas não terão passado por aquelas bandas), há um negócio subterrâneo no país, a colocação em locais mais ou menos discretos, dos resíduos das grandes cidades. É mais barato despejar as lamas das etars junto de uma qualquer aldeia, até porque os seus habitantes são tidos por idiotas, do que assumir todos os custos, desde as análises à destruição em local adequado, passando pelo seu transporte em condições adequadas.

Com aldeias como Canelas os conhecidos ecologistas da capital estão pouco preocupados, para os organismos oficiais as aldeias como Canelas nem existem e a regra é o vale tudo, e alguns dos nossos políticos nem precisam de fazer grandes discursos ou declarações de voto.

Mas desta vez tiveram azar, em Canelas há um blogue (quem diria...) e graças a esse mesmo blogue [Notícias da Aldeia Link] o país ficou a saber que há resíduos para além dos que dão votos, resíduos que não dão notícias mas dão muito dinheiro a quem se envolve no negócio, das etars aos transportadores e, não me admiraria nada, aos que com a sua negligência permitem a violação de todas as regras que o país adoptou para incómodo de alguns serviços jurídicos, que de quando em vez lá são forçados a aplicar a coima da praxe.

Aqui ficaremos à espera das decisões da Comissão Coordenadora e Desenvolvimento Regional do Centro, e essas decisões não se podem limitar a uma multa, cujo montante está mais do que acautelado no negócio feito pelo infractor. A CCDR do Centro deveria:

  • Mandar analisar as lamas depositadas em Canelas e apurar os prejuízos ambientais e patrimoniais.
  • Mandar investigar a empresa envolvida para apurar que descargas tem feito, a que etars pertencem e que tipo de resíduos envolveram.
  • Exigir da empresa que depositou as lamas a indemnização correspondente aos prejuízos ambientais delas resultantes.
  • Dar conhecimento do caso ao Ministério Público, bem como aos ministérios do Ambiente e da Agricultura.

Um mero processo de contra-ordenação do qual resultará uma multa que será reduzida graças ao pagamento voluntário é muito pouco, é brincar com os habitantes de Canelas, os seus habitantes devem saber o que por ali foi depositados e, como todos os portugueses, exige garantias de que o infractor não repete a brincadeira. Ou será que uma notícia na Andaluzia sobre camiões portugueses são mais importantes do que os crimes ambientais que são cometidos em Portugal?

MARCELO REBELO DE SOUSA

Poucos comentários, desta vez Marcelo pareceu-me um Rei Mago que chegou adiantado para entregar uma prenda natalícia a Sócrates, foi macio para o governo, lá voltou a criticar o ministro da Saúde arriscando-se a que o acusem de ter algum interesse no sector, ignorou Marques Mendes, Luís Filipe Menezes e Morais Sarmento e nem assumiu o papel de conselheiro tv-evangelista de Cavaco Silva:

  • Ao ouvir Marcelo dizer "pareceu-me a mim e pareceu a Cavaco Silva" que a Lei das Finanças Locas continha uma inconstitucionalidade, fiquei que havia uma grande diferença entre Pensar em ter dúvidas, Marcelo acha, mas Cavaco mandou a lei para o TC por ter dúvidas. Para um professor de direito esta diferença deveria merecer alguma importância.
  • Fiquei a saber que Marcelo sabe o que por cá se passa pelo "Classificados"e, pior ainda (credo!), que lê blogues.

Este Marcelo rendeu pouco ao Palheiro, nem deu para meio fardo de palha.

O DRAMA DE MARQUES MENDES

Se tem uma postura responsável favorece Sócrates, se faz oposição sistemática acaba por ter que criticar o que já fez ou propôs no passado, se faz pactos apaga-se e não assina mais do que um. Resta-lhe ir ler a comunicação para que dia a dia encontre algo para dizer.

COISAS DO EGO

Nuno Brederode dos Santos casca no Alberto:

«No encerramento do debate sobre o Plano e Orçamento para 2007, o Presidente do Governo Regional da Madeira falou do seu distanciamento em relação ao Governo da República. Respiguei da imprensa os seguintes e principais argumentos, por ele dirigidos, ora ao primeiro-ministro, ora ao Governo de Portugal: aldrabão, cambada, criminoso, hipócrita, mentiroso, patifarias, tontos e tresloucado (o leitor notará o meu esforço para ordenar alfabeticamente o valioso argumentário). Mais direccionado para a bancada socialista, o discípulo Jaime Ramos ainda enriqueceu este rol: aldrabões--mentirosos (não sei se a redundância leva hífen), bando, ignorantes, mafiosos, medíocres, psicopatas e traidores.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SÓCIOS EM MARVILA

Será que o Procurador-Geral da República vai fazer um pequeno intervalo na leitura do livro da Carolina, para ler este editorial do DN da autoria de Eduadro Dâmaso?

«É pela multiplicação de ambiguidades pelo país inteiro em matéria de conflito de interesses, sobretudo em lugares estratégicos para a decisão urbanística, e por atitudes como a da vereadora, que prefere lançar o ónus sobre quem pede explicações a averiguar, que a ocupação do solo está como está. E como é que está? Segundo os investigadores Mário Caetano, Hugo Carrão e Marco Painho, que escreveram o livro Alterações da Ocupação do Solo em Portugal Continental: 1985-2000, o chamado "território artificializado" - ou seja, o tecido urbano, as áreas em construção, os grandes equipamentos industriais e comerciais e os transportes - aumentou 42,2 por cento (dados disponíveis no site da Ordem dos Arquitectos). Na maioria dos casos esta realidade tem um nome: especulação imobiliária!» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se e mande-se cópia para a PGR.»

AS PULGAS

Num dos seus bons momentos Vasco Pulido Valente acha que há mais pulgas no PSD do que num cão vadio. Só discordo num pormenor, Sarmento e Santana que ora aparecem, ora desaparecem, são mesmo como as pulgas, já o comportamento do Luís de Gaia é mais próprio de uma carraça:

«Não se percebe como o homem de Gaia, Luís Filipe Menezes, criou a convicção extravagante de que tudo o indicava para presidente do PSD e primeiro-ministro. Nunca teve no governo um lugar de verdadeira importância, não está associado a nenhum acto político memorável, não representa nenhuma ideia ou programa que se distinga da banalidade ideológica corrente. Nada disto, no entanto, o desanima ou acalma. Com certeza que lhe dizem lá por cima que ele é a Maria da Fonte e ele acredita. Pior ainda, aproveitando vigorosamente o seu democrático direito à liberdade de expressão, nunca cala. Marques Mendes tem de viver com ele como quem vive como uma pulga, ou seja, com muita paciência e sempre à espera de uma ferroada. No PSD, há hoje mais pulgas do que num cão vadio.

Outra pulga é o dr. Morais Sarmento, que se julga um pensador, um génio e um estadista. No seu tempo, o dr. Sarmento foi ministro do dr. Barroso (nº 2, como ele gosta de notar com uma encantadora vaidade) e, a seguir, foi também ministro do dr. Santana, um episódio glorioso da sua carreira. Qualquer pessoa pensaria que, depois destas tremendas provas de perspicácia e juízo, o dr. Sarmento andava agora pelos cantos para não o notarem. Ilusão e engano. O dr. Sarmento, que se orgulha das suas façanhas, julga apropriado avisar o país que não vê em Marques Mendes "nem causas, nem carisma". O discernimento de que ele deu tantas provas no passado torna esta acusação terrível. Tão terrível que um grupo de "barrosistas" (a etiqueta deriva de "Barroso"), em que sobressai o admirável Arnaut do "Euro", resolveu jantar para discutir a "crise".

Claro que Marques Mendes não corre qualquer risco com esta "agitação" jantante e jornalística. É sempre fácil criticar o chefe da oposição, quando a maioria e a propaganda do governo quase não o deixam mexer. Marques Mendes serve de pretexto e alvo a toda a pequena ambição e presunção, que anda por aí à solta. Até o dr. Júdice (José Miguel), quer saber se ele vai ao cinema, ao teatro e aos concertos da Gulbenkian e (palavra de honra!) se "passeia na praia de mão dada com a mulher". Mas não vale a pena levar a sério este fino senso estratégico, nem o frenesim do filho dilecto da cidade de Gaia, nem as pretensões póstumas do "barrosismo". De Sarmento a Menezes, nenhum deles conta. Aproveitam, como de costume, a oportunidade para se exibir. É um circo de pulgas. Mordem, não matam.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se e sugira-se a Marques Mendes a utilização de uma coleira anti-parasitas.»

DESEMPREGADO DE LUXO

Agora percebo muito bem porque motivo o presidente da ERSE apresentou o pedido de demissão muito tempo depois de o assunto do aumento dos preços da energia eléctrica ter sido esquecido:

«Segundo apurou o Correio da Manhã, o salário do presidente da ERSE era de 18 mil euros mensais (vezes 14), a que acresciam ajudas de custo. Segundo o que estabelecem os estatutos do próprio regulador (que é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio), no seu artigo 29, n.º 5, “após o termo das suas funções, os membros do conselho de administração ficam impedidos, pelo período de dois anos, de desempenhar qualquer função ou prestar qualquer serviço às empresas dos sectores regulados”. Trata-se de um compreensível “período de nojo”, que impede a existência de promiscuidades entre reguladores e regulados.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se uma máquina de calcular a Jorge Vasconcelos a título de prenda de Natal, para que da próxima vez não leve tanto tempo a fazer as contas.»

AGORA É QUE O SANTANA VAI DEIXAR DE ANDAR POR AÍ

Sondagem dá menos voos ao PSD do que aqueles que Santana Lopes conseguiu nas últimas legislativas:

«A sondagem, efectuada nos dias 5 a 7 do corrente mês, dá aos sociais-democratas o valor mais baixo de intenção de voto legislativo entre Outubro do ano passado e Dezembro deste ano. Ou seja, um ano e cinco meses. Neste período de tempo, o PSD só subiu nas sondagens nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2005, mês em que se aproximou mais do PS (34,9% contra 35,2%). A partir daí foi sempre a descer, até atingir agora os 28,6%. Um valor inferior ao conseguido por Santana Lopes nas eleições legislativa de 20 de Fevereiro de 2005 (28,77%).» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Marques Mendes e a Santana Lopes»

MIC DE ALEGRE VAI REFERENDAR O ABORTO

Internamente:

«O Movimento Independente de Cidadãos (MIC), do socialista Manuel Alegre, vai fazer um referendo interno para decidir a posição pública a assumir sobre a despenalização do aborto, foi hoje anunciado.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «E se o sim perder?»

CÃO ANTI-DROGA COM ESCOLTA POLICIAL PERMANENTE

Depois de uma ameaça por parte dos traficantes de droga na Colômbia:

«La policía colombiana ha asignado un escolta permanente para 'Ágata', la perra antidrogas destacada como 'agente' en el aeropuerto de la capital amazónica de Leticia, y amenazada de muerte por los narcotraficantes.

"Ágata", de la raza labrador, ha detectado 300 kilos de cocaína, 20 kilos de heroína y 113 kilos de marihuana, solo en los tres años y medio que lleva en la terminal aérea de Leticia, según publica el diario El Tiempo, de Bogotá. » [20 Minutos Link]

CONSUMO DO VIAGRA GENERALIZA-SE NA JUVENTUDE

Para evitar figuras tristes devido ao consumo de álcool:

«Según Raúl, uno de estos pequeños traficantes -mencionado por El País-, el perfil de los consumidores de Viagra de fin de semana oscila entre quienes han ligado una noche y temen hacer el ridículo en la cama, los que comparten la pastilla como si fuera una droga más o los que se la toman al principio de la noche "por si cae algo". » [20 Minutos Link]

PERSONALIDADE DO ANO 2006 DA REVISTA TIME

Desta vez a escolha não recaiu sobre apenas uma única personalidade, foi para muitas pessoas. a maioria das quais anónima, a personalidade de 2006 escolhida pela revista Time [Link] foi a Web 2, a rede social da internet:

«.But look at 2006 through a different lens and you'll see another story, one that isn't about conflict or great men. It's a story about community and collaboration on a scale never seen before. It's about the cosmic compendium of knowledge Wikipedia and the million-channel people's network YouTube and the online metropolis MySpace. It's about the many wresting power from the few and helping one another for nothing and how that will not only change the world, but also change the way the world changes.

The tool that makes this possible is the World Wide Web. Not the Web that Tim Berners-Lee hacked together (15 years ago, according to Wikipedia) as a way for scientists to share research. It's not even the overhyped dotcom Web of the late 1990s. The new Web is a very different thing. It's a tool for bringing together the small contributions of millions of people and making them matter. Silicon Valley consultants call it Web 2.0, as if it were a new version of some old software. But it's really a revolution. » [Time Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se os blogues estão incluídos então O Jumento terá direito a um pixel»

ANO NOVO VIDA NOVA NO FISCO?

Ou o governo substitui o dr. Paulo Macedo urgentemente ou o poder no fisco cai em pela Rua da Prata, o director-geral está cada vez isolado no seu desespero perante a queda das receitas do IVA, O passatempo dos funcionários da DGCI é fazerem apostas quanto ao nome do sucessor ou ao momento da sucessão, até o secretário de Estado se diverte nos almoços dos amigos a coleccionar os candidatos da sua preferência, dando consistência ao clima de instabilidade.

Nestas condições não resta outra alternativa ao governo do que de substituir o dr. Macedo, Ano Novo, vida nova. A alternativa é a paralisação da máquina fiscal, se é que já não está já parada, e o consequente aumento dos impostos para compensar a sua ineficácia. Porque, como o secretário de Estado confirmou, ao afirmar que a elevada taxa do IVA é um resultado da evasão fiscal, quando esta aumenta os que pagam impostos têm que pagar ainda mais.

WET T-SHIRT WORLD CUP [Link]

VERBOTOMY [Link]

Uma página para criar novas palavras:

«DEFINITION: To enjoy, or derive physical pleasure from, the eating of sweets and other sugared substances -- often leads to over-consumption.»

CALENDÁRIOS 2007: KYLIE MINOGUE [Link]

TRIBAL BODY ART [Link]

WOOSTER COLLECTIVE - A CELEBRATION OF STREET ART [Link]

Imagens no Flickr: Link

IVANOV SERGEY [Link]

BEAU BRASHARES [Link]

OLGEIR ANDRESSON [Link]

MASSILIANO UCELLETTI [Link]

NAVAL AVIATOR - US PRESIDENT GEORGE W. BUSH [Link]

«On May 1st, 2003 US President George W. Bush selected the USS Abraham Lincoln (CVN-72) in the Pacific Ocean as the venue to officially announce the end of hostilities in Iraq. While at the controls of an S-3B Viking aircraft designated “Navy One” he over flew the carrier before handing over to the pilot for the landing. Attired in full navel aviator flight equipment, the President then took the salute on the deck of the carrier. The aircraft used for this historic event was from the “Blue Sea Wolves” of Sea Control Squadron Three Five (VS-35). »

MONSTERPOD [Link]

SOLIDARIEDADE À PORTUGUESA

(Agradecimento a Link)

STALIN E BORAT

JORNAL 'PÚBLICO'

[2][3][4]

XPRESS DIRECT

[2][3][4]

FORD LOBO (MÉXICO)

BOCAGE SHOES

[2]