quinta-feira, agosto 31, 2006

A direita ainda está viva?


Se a direita beneficiasse de uma pensa de sobrevivência estaria na hora de lhe exigir uma prova de vida, não porque receemos que esta morta mas há tanto tempo que não sai à rua que o mais provável é que esteja acamada.

Excluindo a pretensa elite intelectual que escreve nalguns blogues, cujas estatísticas vão sendo animadas (ou reanimadas) pelos links do Abrupto, a síntese do que lê nos jornais americanos, colocando aqui ou acolá uns excertos dos livros em destaque na Bulhosa, a verdade é que a direita não dá sinais de vida. Não estando morta nem acamada resta-nos pensar que se meteu no frigorífico por causa das temperaturas deste Verão ou então enganou-se no calendário e entrou em hibernação antes de tempo.

E o argumento de que a esquerda governa com um programa de direita não é suficiente, se há algo que os governos de direita apreciam é adoptar as medidas que são supostamente da esquerda, Durão Barroso e Santana Lopes não resistiram a essa tentação, e não me recordo dos dirigentes de esquerda, mesmo com a perseguição desencadeada com o Processo Casa Pia, terem que andar nos rescaldos dos incêndios para conseguirem tempo de antena.

Bem, o Marques Mendes lá vai aparecendo de rescaldo e rescaldo o que poderá ser uma prova de que existe direita, mas se é para dizer que a solução para os incêndios está na adopção de penas mais pesadas para os incendiários, então é melhor que morra, talvez ressuscite com novas ideias.

Manuel Monteiro tem razão, é necessário discutir o que é isso da direita e da esquerda, mesmo que o debate tenha que ser iluminado com faróis de nevoeiro, porque se à esquerda não são poucos os que constroem sociedades nas nuvem, à direita persiste o sebastianismo, pouco importando que o nevoeiro seja junto a uma qualquer bomba de gasolina do Algarve ou, o que seria mais provável, à porta da Goldman Sachs, em Londres.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura



FOTO JUMENTO


Açoteia, Vila Real de Santo António

IMAGEM DO DIA



[Pedro Armestre / Efe][+]


«Protesta ecologista. Una veintena de activistas de Greenpeace procedente del buque Rainbow Warrior, durante la simulación de un "cementerio" de atunes para la que colocaron cruces frente a una granja de engorde de atún situada en el Gorguel, en la costa de Cartagena.» [20 Minutos Link]


JUMENTO DO DIA



Depois dos caixotes, os incêndios

Depois de ter passado a temporada política nos caixotes do lixo de São Bento em busca de motivos para fazer política, Marques Mendes continua com essa terrível tendência para fazer política do acidente e foi ver incêndios. A iniciativa até seria meritória se revelasse preocupação com um fenómeno de que o governo do PSD foi a grande vítima, e o líder do PSD tivesse um discurso que fosse além de defender o aumento da pena, proposta que quando era ministro e Portugal ardia não fez, talvez porque nenhum popular lhe propôs essa solução ou porque enquanto governante evitou a estratégia mais populista para resolver este tipo de problemas.

TROPAS PORTUGUESAS NO LÍBANO

Já me manifestei contra a presença na fronteira do Líbano e esta mania dos governos portugueses falarem como se fossem uma grande potência. Mas reconheço que o ministro da Defesa esteve à altura e que a a opção por uma companhia de engenharia é uma boa opção, do mal o menos, sempre se faz alguma coisa de útil, ainda que se saiba que um dia destes os israelitas vão voltar para destruir as pontes.





PROSA COM ENDEREÇO CERTO

Baptista Bastos afirma-se como sendo de esquerda sem emblema:
«Aquilino Ribeiro, de quem fui amigo, costumava dizer: «Todo aquele que quer ser lido e escutado tem de escrever e falar com endereço». Procuro seguir a norma. Independente de partidos, a minha liberdade não se conclui na assinatura do que escrevo: continua-se no comportamento ético e na exigência de não ceder a pressões, sem abdicar das convicções que me acompanham desde a juventude. Pertenço a uma Esquerda sem emblema.» [Jornal de Negócios Link]
Despacho do director-geral d'O Jumento: «Afixe-se»




MONTEIRO REGRESSOU AO LARGO DAS CALDAS

Para entregar correio:

«O antigo dirigente do PP, que em Março de 1998 deixou a sede para só ontem voltar com a missão de ser uma “espécie de carteiro” – segundo anunciara ao CM –, disse ainda que a direita depois de Sá Carneiro “deixou de existir”. E insistiu no discurso de que “as meias tintas são favoráveis ao centrismo, ao centralão que domina este País”. Razões para Monteiro levar consigo o manifesto “da direita em Portugal”, que apresentou esta semana em Vila Praia de Âncora.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do director-geral d'O Jumento: «Pergunte-se a Manuel Monteiro se tem a certeza de que Ribeiro e Castro vai entender o que lhe escreveu.»

UM SEGREDO BEM GUARDADO

A visita que a PJ fez à CML em 2005:

«Foi no dia 26 de Agosto de 2005 que a Polícia Judiciária (PJ) a mando do DIAP apreendeu, na Câmara de Lisboa, o processo relativo ao empreendimento em construção na Avenida Infante Santo. A data da visita da PJ, verificada mês e meio antes das autárquicas, foi omitida, até hoje, do executivo municipal.» [Correio da Manhã
Link]

Despacho do director-geral d'O Jumento:
«Mandem-se os parabéns ao Carmona pelo único caso em que foi respeitado o segredo de justiça, o que, aliás, foi de grande conveniência para as suas ambições já que quanto à imagem de Santana Lopes de pouco serviu como se viu depois, a sua acção ainda foi mais desastrada do que o processo Casa Pia.»

O DÍZIMO PARTIDÁRIO NÃO É DEDUTÍVEL NO IRS

Ao contrário do que pensavam alguns deputados do PS:

«Alguns deputados do PS foram notificados pelas Finanças para procederem a uma correcção nas respectivas declarações de IRS referentes a 2005. Em causa está a inclusão nas despesas de uma contribuição para o partido, canalizada através do grupo parlamentar. No final do ano, a direcção da bancada emite uma declaração dando conta dessa retenção. Mas, devido à entrada em vigor da nova lei de financimanto dos partidos, as Finanças entendem que tal despesa não tem qualquer efeito fiscal.» [Diário de Notícias
Link]

Despacho do director-geral d'O Jumento: «Poderemos concluir que os partidos não são instituições de utilidade pública sem fins lucrativo?»

SÓCRATES VAI DE NOVO À FILÂNDIA

Mas não se trata do "segundo semestre" do curso de plano tecnológico:

«O primeiro-ministro, José Sócrates, participa em Helsínquia, nos próximos dias 10 e 11 na VI Cimeira ASEM (Encontros Ásia-Europa), organização que reúne os chefes de Governo e de Estado dos 25 da União Europeia (UE) e de 13 países asiáticos. A notícia é avançada pela Agência Lusa.» [Portugal Diário
Link]

Despacho do director-geral d'O Jumento: «Sugira-se ao primeiro-ministro que aproveite os intervalos da cimeira para tirar as dúvidas.»




MAIS UMA BARRACADA DO FISCO

Do mesmo homem que divertiu o país durante o país, com a santanice do imposto municipal sobre veículos:

«Muitos contribuintes por conta de outrem estão a receber notas de cobrança com o quantitativo a pagar em IRS, já depois de ter expirado o prazo de pagamento. As Finanças afirmam que são "situações com carácter residual", mas o DN sabe que, por todo o País, existem casos de contribuintes que já são alvo de processos de execução fiscal por falta de pagamento do IRS.» [Diário de Notícias
Link]

Despacho do director-geral d'O Jumento:
«Pergunte-se ao ministro das Finanças se não demite o subdirector-geral responsável por tanta asneirada porque espera que o homem entre para o Guiness como o recordista das asneiras fiscais, ou se está à espera que a SIC o contrate quando o Herman José se for embora.»


PORTUGUESES PAGAM MAIS IRS DO QUE OS ESPANHÓIS

É a conclusão de um estudo da direcção-geral de Estudos e Previsões:

«As taxas nominais do Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares (IRS) são mais elevadas em Espanha do que em Portugal, mas quando a comparação é feita em termos implícitos verifica-se que estas são mais pesadas por cá. Esta é uma das conclusões a que chega a Direcção-Geral de Estudos e Previsões (DGEP) do Ministério das Finanças numa análise comparativa do sistema fiscal dos dois países desde a adesão à UE.» [Jornal de Notícias
Link]

Despacho do director-geral d'O Jumento: «Dê-se conhecimento ao ministro das Finanças, pedindo-lhe uma justificação para esta diferença.»




HOJE É O BLOG DAY [Link]


«O que acontecerá no BlogDay?Durante o dia 31 de Agosto, bloggers de todo o mundo farão um post a recomendar a visita a novos blogs, de preferência, blogs de cultura, pontos de vista ou atitude diferentes do seu próprio blog. Nesse dia, os leitores de blogs poderão navegar e descobrir blogs desconhecidos, celebrando a descoberta de novas pessoas e novos bloggers.»
A minha sugestão vai para dois blogues que aprecio na sua totalidade, nos seus posts e nos seus autores, escolho dois dos amigos que tenho via blogosfera, um dos primeiros, o Fumaças [Link], e um dos últimos, o Macroscópio [Link].




TRUQUE DE CARTAS


PIXEL STAMP [Link]


«PixelStamps is a collection of stamps pixelated by the pixelartists of the world. Stamp price represents popularity of the stamp.»

ESTÁTUAS INVULGARES [Link]

THE CONDOM COLLECTION

«That's the message at the International AIDS Conference in Toronto, where the aim is to destigmatize the humble prophylactic by turning them into brooches and pins as part of a movement called "The Condom Project." The initiative is aimed at fighting the spread of HIV by making people comfortable with condoms.» [MSN Link]

UNUSUAL XRAYS [Link]


DMITRY BARANOV [Link1][Link2]


[
+]

GRAHAM BECK [Link1]


[
+]

CHIP FORELLI [Link]


[
+]

MARTIN ZURMUEHLE [Link]


[
+]

VIKAS DUTT [Link]


[
+]



GOOGLE BOOKS [Link]

Já e possível descarregar livros.



BOEING A HIDROGÉNIO

«BOEING is developing a light aircraft powered by fuel cells and electric motors, making it potentially the greenest plane ever to fly.» [Times Online Link]




CAMPANHA DAS AUTORIDADES FRANCESAS


[
+][2][3]


LAKEHEAD UNIVERSITY [Link]

Campanha da Lakehead University para captar estudantes.

NOVA SCHIN


[
+][2][3]

SWISS WORLD OF EROTICA


[+]