quinta-feira, novembro 30, 2006

Um Sim Que É Um Não

Capela dos Ossos, Évora
O próximo refendo sobre a questão da interrupção voluntária da gravidez, tal como o anterior, enferma de um erro de base, a ordem da pergunta que é colocada aos eleitores. Eu vou votar sim, quando na verdade estou a votar não, e os que votam não estão, de facto, a votar sim.
uem vota não está a votar sim ao aborto clandestino, sim à prisão de mulheres que fazem em condições desumanas o que as mulheres de quase todos os países desenvolvidos fazem em hospitais e com o apoio de pessoal clínico qualificado. Manter a actual lei é um sim ao actual estado de coisas, em que nenhuma vida é protegida, nem a das mães, nem a dos filhos como defendem os defensores da manutenção das penas de prisão.
Não vou votar sim a nada, não vou votar sim ao aborto porque não há lei que obrigue quem quer que seja a abortar, o que está em causa neste referendo não é um sim ao aborto, é um sim ou um não à situação actual, e eu sou pelo não à condenação das mulheres, pelo não ao aborto clandestino, pelo não á imposição à sociedade de convicções individuais. O que se vai decidir neste referendo não é se as mulheres devem ou não fazer abortos, é se devem ou não ser condenadas se optarem por essa decisão.
Quem vai votar no não está a dizer sim à condenação das mulheres, sim à manutenção de uma lei anacrónica, sim à humilhação das mulheres forçadas ao aborto clandestino ou a viajar para a fronteira em busca de uma lei que respeite a sua decisão. Os que votam sim não desejam que hajam abortos, não estão a dizer sim ao aborto, estão a dizer não à prisão, não à pena de morte executada a frio em quartos de “parteiras”, não estão a dizer sim a nada. Por isso o meu sim é um não ao que actualmente se passa para protecção das “boas consciências”.
Votar sim ao aborto é o que muitos dos que votam não têm feito ao longo dos anos opondo-se a todas as mudanças na sociedade que possam reduzir as situações que conduzem muitas mulheres ao beco escuro do aborto clandestino.

Voto sim porque mas estou a dizer não.

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

A Última Ceia, artesanato

IMAGEM DO DIA

[Marcos Delgado / EFE]

«Cuadrilátero legislativo. Varios diputados del Partido Acción Nacional tratan de impedir a un diputado del Partido de la Revolución Democrática (PRD) subirse a la tribuna, en el salón de plenos de la Cámara de Diputados en Ciudad de México. Ambos grupos se enfrentaron tras la toma de la tribuna por parte de miembros del Partido de izquierda PRD, que se oponen a la toma de posesión del presidente electo, Felipe Calderón, el próximo viernes» [20 Minutos Link]

"AQUELE OLHAR ..." (n.º 15)

JUMENTO DO DIA


GANDA COITO

Para o Coito do PSD-Madeira José Sócrates é o Vasco Gonçalves do século XXI. Estou na dúvida entre dizer "Ganda Coito!" ou concluir "Coitado!".

O PSD MADEIRA ESTÁ CONFUNDIDO

Em mais um acto de raiva o PSD. Madeira desafia Cavaco Silva a convocar eleições na Região Autónoma da Madeira para que se fique a saber o que os madeirenses pensam da nova Leia das Finanças Regionais. Neta posição idiota há dois equívocos, um porque se o PSD-Madeira que novas eleições então o governo regional deve demitir-se primeiro, e um segundo porque não são o madeirenses que suportam os custos dos desvarios financeiros de Alberto João, o lógico seria perguntar aos que financiam a indústria dos sifões do PSD-Madeira.

AS AUTARQUIAS RECORREM AOS TRIBUNAIS PARA IMPEDIR A CO-INCINERAÇÃO

É um direito que lhes assiste, ainda que se saiba que não cabe aos tribunais decidir sobre qual a melhor solução para resíduos que se vão acumulando, enquanto alguns opinion maker vão pressionando a opinião pública no sentido de serem adoptadas as soluções que mais lhes interessa, não se sabe bem porquê. Todos sabemos que mais cedo ou mais tarde uma ou outra decisão será adoptada, já que o que está em causa não é uma questão de ilegalidade, e não vai ser o presidente do Supremo Tribunal de Justiça a fazer opções que são do domínio do executivo.

Entretanto é o Estado que vai entretendo os tribunais com processos inúteis, gastando com isso os dinheiros dos contribuintes, para impedir que o próprio Estado adopte uma solução que algumas autarquias não querem só porque os respectivos concelhos estão envolvidos, já que se assim não fosse estariam caladas.

Como o problema é de todos os portugueses e a não ser que se mande o lixo para o mar nalgum local o problema vai ter que ser resolvido, talvez seja tempo de os cidadãos deste país deixem de ser solidários para com os concelhos que se comportam com egoísmo sempre que em vez do interesse da autarquia é o interesse do país que está em causa. Parece que o princípio de alguns concelhos e regiões é o "venha a nós o Vosso Reino".

DEPOIS QUEIXEM-SE

Não é só a gasolina que é mais barata em Espanha do que em Portugal, por lá as concessionárias de algumas marcas de automóveis não se aproveitam da venda de peças para obterem os lucros que não conseguem na venda de veículos. Só que, pelo comentário que recebi por mail, no caso do exemplo da Mercedes não estamos a falar de preços mais altos em Portugal, à diferença deve aplicar-se a palavra roubo:

«No Algarve está a acontecer uma coisa assaz interessante:

As pessoas possuidoras de automóveis Mercedes Benz estão a ir fazer as revisões a Huelva, pois para além de ser mais barato, são bem atendidos e não se sentem roubados.

Um colega meu, possuidor de um Mercedes Benz 220 CDI, pediu à Mercedes portuguesa, concessionário no Algarve, orçamento para uns espelhos rebatíveis, estes apresentaram o valor de 6.000,00 euros, quando os espanhóis, por igual artigo e montagem incluída, apresentaram o preço de 1.500,00 euros. Na minha terra chamam a isto ROUBO!»

AINDA HÁ ALGUM JOGADOR PORTUGUÊS NA SELECÇÃO?

Não deixa de ter graça saber que o brasileiro Pepe foi falar com o Brasileiro Scolari (que até tem passaporte brasileiro e já se ofereceu para treinar a Itália) para poder jogar na selecção portuguesa. Se não fosse a qualidade do Deco (que escapou aos seleccionadores brasileiros) poder-se-ia dizer que a selecção portuguesa tende a ser a equipa B da selecção brasileira.

UM DESERTO DEMOCRÁTICO

Vicente Jorge Silva questiona a deputada Luísa Mesquita, que não aceitou ser subtítuída no parlamento:

«Não consta que a deputada tivesse reagido a outros processos de exclusão política, bem mais impiedosos, em que se celebrizou o seu partido, impedindo quaisquer veleidades de debate interno e expulsando sem apelo nem agravo os que se atreviam a desafiar a infalibilidade do Comité Central e do secretário-geral. Luísa Mesquita devia saber que, no PCP, nenhum deputado é dono do seu mandato e responsável perante aqueles que o elegeram: o mandato é do partido, não do eleito. O PCP não tem poderes suficientes para expulsar a deputada "rebelde", mas tem os poderes bastantes para reduzi-la à condição de pária e, na prática, obrigá-la a cortar os laços com a família de origem se insistir em querer ficar no Parlamento. » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AI OS OUTROS!...

Joaquim Fidalgo diverte-se à conta da típica pontualidade portuguesa:

«Se há inquérito de opinião que dá um engraçado retrato cá da nossa gente, dos portugueses, é um sobre pontualidade que há dias veio nos jornais.Na sua esmagadora maioria (quase 90 por cento), os inquiridos afirmavam que eram habitualmente pontuais. Mas, ao mesmo tempo, afirmavam também que um dos mais generalizados defeitos dos portugueses era não serem pontuais.Como diria o saudoso Guterres, basta fazer as contas, não é?... Se 90 por cento dos portugueses garantem ser pontuais, ficam a sobrar apenas 10 por cento que não o são. Ora 10 por cento não é uma grande percentagem - é até uma minoria. Se, por hipótese, 10 por cento das pessoas de um país são louras, nunca se dirá que aquele povo "é louro". Da mesma maneira, se só 10 por cento dos portugueses tendem a não cumprir horários, é injusto proclamar que "os portugueses não são pontuais". E, no entanto, todos estaremos de acordo em que a nossa gente, de facto, não prima pela pontualidade. Em que ficamos, então?... Cá para mim, ficamos nisto: os tais 90 por cento de inquiridos que dizem ser habitualmente pontuais são mas é uns grandes mentirosos. Porque se eles fossem mesmo pontuais, como dizem que são, nunca "os portugueses" poderiam ser acusados de pouco pontuais. Porque os portugueses são eles, precisamente eles: 90 por cento de portugueses são quase todos os portugueses...» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM NÃO SEI QUANTOS PITA DO PSD-MADEIRA

Desafia Cavaco Silva a convocar eleições antecipadas na R.A. da Madeira:

«"Se o senhor Presidente da República tiver dúvidas sobre o que pensam os madeirenses e porto-santenses sobre esta lei, há uma solução prevista na Constituição, que é a dissolução dos órgãos de governo próprio e consequentes eleições regionais antecipadas", afirmou o vice-presidente do PSD-Madeira, José António Couto Pita.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Siga-se o raciocínio do senhor Pita e pergunte-se aos clientes da sopa dos pobres o que acham de passarem a pertencer à administração da CGD,»

METRO DO PORTO ESTÁ A SER INVESTIGADO

Por gestão danosa:

«A empresa Metro do Porto está a ser alvo de uma investigação por suspeitas de gestão danosa. O inquérito corre no Depar-tamento de Investigação e Acção Penal do Porto (DIAP), mas desco-nhece-se se alguns dos actuais administradores foram constituídos arguidos. Em causa estarão eventuais práticas de gestão que possam causar danos patrimoniais importantes. A última auditoria do Tribunal de Contas (TC) demonstrou que, apesar do passivo, os administradores mantiveram um conjunto de regalias inexplicáveis.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estava-se mesmo a ver o que ia dar o modelo de gestão adoptado para o Metro do Porto.»

UNIVERSIDADES DIVULGAM COLOCAÇÃO DOS SEUS LICENCIADOS

Uma medida prevista no Simplex:

«As universidades portuguesas vão passar a disponibilizar ao público informação sobre o percurso profissional dos seus licenciados, com o objectivo de tornar mais clara aos futuros candidatos à entrada no estabelecimento de ensino quais as oportunidades de emprego e carreira que podem vir a ter com o seu diploma. » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estudem-se as consequências perversas desta medida.»

VAI ANDAR TUDO LOUCO

30% dos portugueses vão sofrer de perturbações psiquiátricas:

«Estima-se que 30% da população geral corre risco de sofrer de perturbações psiquiátricas e aproximadamente 12% são perturbações psiquiátricas graves. Patologias que estão, desde ontem, em debate no Porto, no II Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, subordinado ao tema "A Clínica Psiquiátrica na Interface do Biológico e do Psicossocial".» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Já se nota, o problema é convencê-los a ir ao médico.»

HÁ UMA CORRELAÇÃO ENTRE LOUCURA E VOTAR GEORGE BUSH

A conclusão é de um estudo de um estudante americano, quanto mais doidos mais votam Bush:

«Lohse says his study is no joke. The thesis draws on a survey of 69 psychiatric outpatients in three Connecticut locations during the 2004 presidential election. Lohse’s study, backed by SCSU Psychology professor Jaak Rakfeldt and statistician Misty Ginacola, found a correlation between the severity of a person’s psychosis and their preferences for president: The more psychotic the voter, the more likely they were to vote for Bush.» [New Have Advocat Link]

O ESTADO DO KANSAS FOI CRIADO POR DEUS

E foi proibida a teoria da evolução das espécies:

«"From now on, the streets, forests, plains, and rivers of Kansas will be safe from the godless practice of evolution, and species will be able to procreate without deviating from God's intended design," said Bob Bethell, a member of the state House of Representatives. "This is about protecting the integrity of all creation." » [The Onion Link]

A TELEBS N'OS DEDOS [Link]


BABES WITH BOOKS [Link]

HÁ ALGO DE ERRADO NESTE TÚNEL

NOS EUA PODE-SE DOAR LEITE MATERNO [Link]

Recorrendo à International Breast Milk Project.

O QUE SUCEDE QUANDO UM HUMMER CHOCA COM UM AUTOCARRO? [Link]

DONNIE MACKAY [Link]

ELENA KULIKOVA [Link]

TIAGO ESTIMA [Link]

GRAEM HIRD [Link]

VW TIGUAN CONCEPT [Link]

GERADOR DE ANÚNCIOS [Link]

BANCADAS CHEIAS

NÃO TENTES FAZER O MESMO

Pode estar alguém a fotografar.

É MUITO POUPADINHA ESTA BRITNEY SPEARS [Link]

DESCANSANDO NAS BOXES

KIDSTONED

DR. HOUSE ESPANHOL

CONSELHO PORTUGUÊS PARA OS REFUGIADOS [Link]

[2][3]

FABRICARE

[2][3]

ORANGE BABIES [Link]

[2][3][4]

Para celebrar o dia 1 de Dezembro a organização Orange Babies, uma organização de beneficencia que nasceu no mundo da moda e apoia grávias portadoras de HIV em África, vai cobrir algumas igrejas alemãs com um preservativo cor de laranja.