domingo, dezembro 31, 2006

Os piores de 2006



O pior político:

Paulo Portas, o grande derrotado das últimas eleições legislativas, transformou a velhacaria em arte de fazer política, depois de abandonar a liderança de um CDS derrotado transformou o seu grupo parlamentar num canil de cachorros abandonados onde os bichanos não se cansam de ganir com saudades do dono. Para Portas o poder sobrepõe-se a valores e princípios.

O pior comentador político:

Ao fim de anos de escrita inútil Luís Delgado ainda não entendeu que quem concorda com ele não o lê e quem o lês não consegue concordar com ele. Luís Delgado, a voz do dono nos tempos de Santana Lopes, não chega ser um opinion maker, é um autêntico opinion desmaker.

O pior jornal:

Dirigido por alguém tão vaidoso que ainda sem obra literária conhecida já era candidato a Prémio Nobel, o Sol nasceu cinzento, não resistiu à ambição de ser o maior jornal semanário e optou pelo caminho do sucesso fácil, não passa de uma versão do 24 Horas para a classe média da direita.

O pior governante:

Manuel Pinho era a vedeta do BES que com pergaminhos universitários garantidos por universidades americanas vinha salvar Portugal do atraso tecnológico. Afinal, revelou-se vulgar a governar e desastroso a falar, as suas intervenções têm uma levada correção com os índices da imagem do Governo, quando o Pinho desaparece o Governo está em alta, quando Pinho fala a confiança no Governo entra em crise.

O pior dirigente da Administração Pública:

Quando regressar ao Millennium é muito provável que o dr. Paulo Macedo, o director-geral dos Impostos, vá dirigir o seu departamento de marketing, à frente da propaganda do banco é certo que mesmo que este esteja à beira da falência as suas acções continuarão em alta na Bolsa. O problema é saber se o dr. Macedo poderá manipular os resultados do banco da mesma forma que faz com os do fisco.

O pior partido:

Seria de esperar que o PSD ao deixar o governo se assumisse como partido da oposição, mas não foi isso que sucedeu. Com Marques Mendes o PSD reinventou a vida partidária e transformou-se num partido sem abrigo, com um líder abandonado pelos que o apaparicavam nos tempos de fortuna e a andar nos caixotes de São Bento em busca de argumentos políticos para o dia seguinte. Abandonado por todos, até por Cavaco Silva, o PSD começa a assemelhar-se um canil de cães abandonados onde já nem os cães vadios querem ficar.

O pior deputado:

Tirando aquele penteado que o transforma num misto de político e rapaz da noite nada mais há a avaliar em Nuno Melo, um deputado que se comporta como se tivesse sido eleito pelo círculo eleitoral da residência de Paulo Portas.

O pior banqueiro:

Em pouco mais de um ano a imagem do BES afundou-se, o seu nome aparece associado a todos os negócios estranhos, está envolvido em tudo quanto é investigação a crime económico e acabou 2006 em negociações com a SONAE a propósito da OPA sobre a PT, numa clara tentativa de obter ganhos à custa de todos os princípios. É difícil ser pior banqueiro do que Ricardo Salgado.

O pior sindicato:

É certo que os professores têm algumas razões de queixa da ministra da Educação, mas não tantas como as que os sindicatos dos professores pretendem fazer crer. O sindicato dos professores (da CGTP) não luta apenas pela defesa dos interesses dos professores, joga tudo contra o Governo seguindo as directivas do PCP e mais do que com a qualidade do ensino está preocupado com a sobrevivência de um modelo de ensino que assegure o seu próprio poder.
O pior na Justiça:
Raramente alguém termina um cargo público da forma que sucedeu a Souto Moura, deixou a PGR sem glória com todos, incluindo muitos dos que teriam que lhe agradecer, a deixá-lo partir quase no anonimato.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Pormenor dos andaimes natalícios do Millennium-BCP, Terreiro do Paço, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Wikipedia Link]

JUMENTO DO DIA


Será candidato presidencial?

A campanha lançada pelo dr. Paulo Macedo do Millennium-DGCI na comunicação social foi tão vasta que me interrogo se o objectivo do opus director-geral é segurar-se no lugar, ou se não será chegar a Presidente da República. Durante a semana foi o Diário Económico e ao fim de semana o Expresso e o Sol que elogiam mais o dr. Macedo do que os jornais de Bucareste elogiavam Ceausescu. Só não entendo porque motivo um homem do Millennium luta de forma tão desesperada para se manter à frente da DGCI e com apoios na comunicação social que só um ditador poderia ter, ou é um homem muito dedicado à causa pública ou o Millennium tem mesmo interesse em que o dr. Macedo mande na DGCI.

COMO É POSSÍVEL?

Um país que desde há séculos está virado para o mar deixa morrer seis pescadores agarrados a um barco a meia dúzia de metros da praia. Como é possível? A verdade é que quando ouvimos falar os almirantes e generais apenas lhes ouvimos pedir mais aviões de combate, fragatas e Mercedes, apenas reivindicam meios para a guerra e para o penacho militar, esquecem-se de adquirir os meios necessários para evitar tragédias como a que se assistiu na Nazaré. Uma vergonha!

A IGNORÂNCIA AMERICANA

Os americanos ainda não perceberam três coisas, que o Iraque não é o mundo árabe e que os xiitas são uma corrente mironitária do islamismo e que o mesmos xiitas que lhes agradecem por os terem livrado de Saddam são os que já se manifestam nas ruas do Iraque a pedir a sua saída. O enforcamento de Saddam por emigrantes xiitas dos EUA só foi bem recebido pelo Irão que não vai deixar de ser o inimigo número um dos EUA e as imagens divulgadas para gáudio de xiitas e de americanos incultos só servirão para aumentar o ódio do mundo muçulmano pela América. A captura e agora o enforcamento de Saddam poderão ter sido dois momentos de prazer para George Bush e familiares, mas irão custar a vida a muitos árebes e americanos.

Não deixa de ser estranho que a Casa Branca não esconda a alegria pela morte de Saddam no mesmo mês em que morreram 107 americanos no Iraque.

DOIS DIAS DE CARINHO

A Sara foi uma menina que viveu dois anos em sofrimento, vítima de uma das faces da falta de cultura do nosso povo, mas teve dois dias de carinho depois de morta. Agora as autoridades multiplicam-se em esforços como se estivessem a resolver um problema que infelizmente já não existe, a justiça é célere, o hospital analisa os irmãos e os mesmos vizinhos que durante muito tempo ignoraram o sofrimento da criança foram ao funeral.

2006: MORRERAM TRÊS CANALHAS

Em 2006 morreram três canalhas: Pinochet no Chile, Separmurad Niazov no Turquemenistão e Saddam no Iraque. Dos três só Saddam não morreu deitado, mas podemos dizer que todos morreram de doença, os primeiros dois devido a problemas cardíacos e o terceiro devido a uma doença chamada George Bush.

OS EQUÍVOCOS DA ADMIRÁVEL NOVA WEB

É uma pena que João Morgado Fernandes não aplique à comunicação social os mesmos critérios que usou para criticar a web2:

«Por último, a tão exaltada Web 2.0 é, de um ponto de vista meramente quantitativo, um amontoado de lixo. O facto de cada um se poder exprimir não quer dizer que tenha, necessariamente, algo de útil a dizer à comunidade. O YouTube é disso um excelente exemplo.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se mais pelo que de mau tem o artigo do que pelas suas qualidades.»

CRISE QUAL CRISE?

A lucidez irritante de Miguel Sousa Tavares:

«A primeira conclusão a tirar deste Natal português é simples: ganham os comerciantes, os importadores, os operadores de telefones móveis. Perde a economia do país, os nossos filhos, que ficaram a perceber de uma vez por todas aquilo a que chamamos o ‘espírito natalício’, e perdemos nós: dinheiro e ilusões. A segunda conclusão também é óbvia. Quem voltar a falar na ‘crise’ deve ser repudiado como aldrabão e caluniador. Qual crise? Somos o país mais próspero do mundo, nunca fomos tão ricos, nunca nos sobrou tanto dinheiro, nunca as preocupações com o dia de amanhã foram tão despiciendas (ou, como explicou a um jornal uma dessas «vox populi» entrevistadas na rua, “como não antecipamos nada de bom para o futuro, tratamos de gastar agora”).

Eis o que derrota qualquer teoria económica que se pretenda racional, qualquer sabedoria doméstica presumida. Em matéria de decisões económicas, os portugueses funcionam igual em ciclo e em contraciclo, ou, melhor dito, funcionam em quadratura do círculo: se os tempos são de abundância, gastam; se são de contenção, gastam também. Se não produzem, importam; se não têm dinheiro, têm vícios; se já gastaram tudo, endividam-se. Não há crise que possa atingir tamanha fé de que alguém há-de pagar a conta. E, se forem as criancinhas a quem hoje submergimos de inúteis e caríssimos presentes, é bem feito: no fundo, pensando bem, são elas as responsáveis por esta histeria consumista: é para não as ouvirmos mais, para que nos dêem ao menos tréguas para comer o peru em sossego, que as enchemos de iPOD’s, de Play Stations, de jogos imbecis a 60 euros cada, ou, em desespero final, de viagens ao Brasil.

(...) Mas a verdade é que tanto Cavaco como Guterres foram eleitos e reeleitos pelos portugueses. Seguramente, porque nenhum deles lhes prometeu sangue, suor e lágrimas. Porque ambos convenceram os portugueses que, afinal, essa empreitada de passar directamente de país pobre e periférico para o “pelotão da frente” era coisa fácil e indolor. E, como se viu neste Natal de 2006, não há nada mais difícil de desmentir para os portugueses do que uma boa notícia. Resta-nos essa consolação: um povo tão optimista que acha que tudo se consegue sem trabalho, sem mérito e sem risco, tem de ter um amanhã feliz. Nós somos a cigarra que finalmente irá desmentir a formiga.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MORRER NA PRAIA

Foi o que sucedeu a seis pescadores:

«Seis pescadores perderam ontem a vida a 50 metros do areal. A tragédia ocorreu na praia da Légua. Agarrados à ‘Luz do Sameiro’, lutando contra a força das ondas e do vento, aguentaram até ao limite pela ajuda, que chegou tarde. Um a um foram engolidos pelo mar. Três corpos já foram resgatados, os outros estão desaparecidos. O único sobrevivente chora a morte dos companheiros. Veja fotos exclusivas da tragédia, apenas disponíveis na edição do ‘Correio da Manhã’ em papel.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se explicação cabal ao Chefe do Estado-Maior da Marinha.»

JARDIM NÃO LIGA PÍFIA AO QUE SE DIZ EM LISBOA

Na comunicação social:

«"Acabei agora mesmo a minha última reunião de Governo deste ano e tomou-se uma decisão: não ligar mais ao que se diz na Comunicação Social em Lisboa. Nós já não ligamos pífia ao que se diga de nós em Lisboa, não nos interessam para nada”, declarou ontem o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, quando confrontado com a notícia ‘Jardim vai buscar 500 milhões por baixo da mesa’, que desmentiu.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o idiota do Alberto de quem em Lisboa já há muito que também não se liga pífia ao que ele diz, se assim não fosse já alguém o teria mandado tomar banho no Tejo.»

AFINAL NÃO VAMOS À EUROPA SÓ PARA PEDINCHAR

Também vamos para suplicar:

«A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) vai recorrer ao Conselho da Europa para que verifique se a Lei de Finanças Locais cumpre os princípios da Carta Europeia de Autonomia Local, uma vez que o Tribunal Constitucional (TC) declarou a constitucionalidade da lei.» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «No caso de o Conselho da Europa não dar razão à ANMP sugira-se a Fernando Ruas que não desista, ainda pode esperar pelo 13 de Maio para ir a Fátima pedir a intervenção da Nossa Senhora.»

ESTÁ O CALDO ENTORNADO

Para os militares portugueses que estão no Líbano:

«O movimento radical libanês suspeita da identidade dos passageiros do Falcon português que transportou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Telavive para Beirute e sugere um suposto envolvimento de Portugal no atentado que matou o ministro libanês da Indústria, Pierre Gemayel.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao ministro dos Negócios Estrangeiros que comece a preparar o regresso dos militares portugueses.»

DURÃO BARROSO PROCURA PROTAGONISMO

E escolheu os seis meses da presidência portuguesa:

«O gabinete de Durão Barroso está a preparar uma iniciativa ‘‘de envergadura’’ para o semestre da presidência portuguesa e a importância que tem dado a Portugal far-se-á ‘‘sentir ainda mais’’ nessa altura, segundo o Expresso apurou. Sócrates e Durão parecem querer, assim, disputar o protagonismo europeu. Ao primeiro, enquanto chefe do Executivo, compete-lhe o papel de grande anfitrião e presidente do Conselho de Ministros da UE; mas o segundo, na sua qualidade de Presidente da Comissão, não pretende deixar os seus créditos por mãos alheias.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se a Durão que tenha juízo.»

O REGRESSO DA ETA

Ao terrorismo:

«Segundo as últimas informações oficiais, duas pessoas, ao que tudo indica imigrantes equatorianos, estão desaparecidas desde a explosão, que provocou ainda cinco feridos ligeiros. A detonação foi antecidida por dois telefonemas, feitos em nome da ETA, alertando para a iminência do atentado no aeroporto.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Condene-se.»

FRACA RECOMPENSA PARA GEORGE BUSH

O enforcamento de Saddam:

«O comando militar norte-americano no Iraque anunciou hoje a morte de seis soldados, o que eleva para 107 o número de baixas sofridas em Dezembro, transformando o último mês no mais mortífero para as tropas dos EUA no país em mais de dois anos.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a George Bush como se sente.»

FIDEL REAPARECE

Provavelmente foi a execução de m ditador que deu forças a outro para sair da cama:

«"Sobre mi recuperación siempre advertí que sería un proceso prolongado, pero está lejos de ser una batalla perdida. Colaboro como paciente disciplinado con el consagrado equipo de nuestros médicos que me atiende", indica Castro en un mensaje de felicitación al pueblo cubano por el 48 aniversario de la revolución, que se celebra el 1 de enero.

El líder cubano, convaleciente desde que el pasado 31 de julio delegara sus cargos en su hermano Raúl y seis hombres de su confianza tras ser operado por una enfermedad que se mantiene como "secreto de Estado", señaló que ha estado al corriente de los temas más importantes.» [20 Minutos Link]

AS CONSEQUÊNCIAS DE UM ERRO TIPOGRÁFICO NO BILHETE DE AVIÃO

Um turista alemão que pretendia visitar a sua namorada em Sydnei, na Austrália, foi parar a Sidney, nos EUA:

«A 21-year-old German tourist who wanted to visit his girlfriend in the Australian metropolis Sydney landed 13,000 kilometers (8,077 miles) away near Sidney, Montana, after mistyping his destination on a flight booking Web site.» [CNN Link]

ESTE PAULO MACEDO É MUITO ENGRAÇADO

Tudo serve, desde o que ele fez ao que não fez, para fazer campanha:

«Em 2007 todos os serviços actualmente disponíveis nas repartições de Finanças vão estar «on-line», à distância de um «click» no rato. O número de funcionalidades do portal do Fisco aumentou exponencialmente durante este ano, graças a uma aposta estratégica nas novas tecnologias, encabeçada pelo director-geral dos Impostos, Paulo Macedo. Nos próximos meses vão continuar a aparecer novidades, até que as deslocações às Finanças acabem por ser dispensáveis.

O princípio é o mesmo da banca «on-line» e a ideia consiste em proporcionar valor acrescentado aos utilizadores registados na Internet. A Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros está a trabalhar para personalizar o portal do Fisco, de forma a que de cada vez que um contribuinte se autentique lhe seja disponibilizada informação relevante.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao dr. Macedo porque motivo está tão nervoso.»

TENHO MUITAS DÚVIDAS

Sobre os números e as explicações desta notícia:

«As Finanças justificam a arrecadação de uma receita do Imposto sobre o Valor Acrescentado abaixo do orçamentado para este ano com a antecipação do pagamento dos reembolsos. Segundo fonte oficial do ministério de Teixeira dos Santos, os montantes pagos à data de 20 de Dezembro cresceram dos 3260 milhões em 2005 para 3693 milhões este ano. Mais de 400 milhões de euros que ajudam a explicar o facto das metas para 2006, inscritas em Outubro no Orçamento do Estado para 2007, não serem atingidas. O Despacho Normativo dos Reembolsos entrou em vigor no mês de Agosto, precisamente quando as receitas de IVA começaram a apresentar quebras em relação ao ano passado. O Governo previa uma subida do encaixe com o imposto de 904 milhões para um total de 12565 milhões de euros. Ou seja, um crescimento de 7,76% face ao montante arrecadado em 2005. Para a maior cobrança de IVA este ano contribuiria não só a passagem da taxa normal de 19% para 21% - que corresponderia por si só a uma subida de 5,25% - mas também o crescimento económico de 1,4% projectado pelo Governo e a taxa de inflação. O Ministério das Finanças recusa, no entanto, atribuir ao agravamento da fraude e evasão os números aquém do esperado. Fonte oficial refere que “a DGCI não dispõe de informação que possa conduzir a essa conclusão. Ao contrário, hoje verifica-se um cumprimento voluntário generalizado superior ao do passado face aos mecanismos de controlo que têm vindo a ser implementados”. Não deixará, no entanto, de haver transferência de procura, principalmente nas regiões fronteiriças, para Espanha, onde a taxa está actualmente nos 16%. Entre Janeiro e Novembro, a cobrança de IVA ascendeu a 11437 milhões de euros, mais 7,3% que em igual período do ano passado. Para atingir os valores projectados, as entradas durante o mês de Dezembro teriam que atingir quase dois mil milhões. Um nível de receita que nunca aconteceu antes, nem nos meses dos pagamentos trimestrais - Fevereiro, Maio, Agosto e Novembro. Nos restantes meses do ano, o montante mais elevado que o Estado já conseguiu encaixar nunca chegou aos 1000 milhões. » [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Expresso quais são as fontes da DGCI com base nas quais se desculpabiliza a incompetência do dr. Macedo. É que para além do dr. Macedo são muitos poucos os que têm acesso aos números e temos muitas dúvidas de que a maioria deles se tenha disponibilizado para os dar ao jornalista do Expresso. Poderíamos fazer um palpite, mas é tão evidente o objectivo da notícia que nem uma casa de apostas de Londres aceitaria um cêntimo.»

FISCO ESPANHOL RECORRE À FOTOGRAFIA AÉREA

Para identificar urbanizações que não constam dos cadastros:

«Un ejército de aviones está fotografiando el país por orden de Hacienda para comprobar si los proyectos urbanísticos que se observan desde el aire se ajustan a la legalidad. La proliferación del ladrillo en los últimos años ha llevado a la Dirección General del Catastro a intentar detectar los posibles fraudes en su fase más temprana. A mediados de 2007, Hacienda contará con una imagen aérea precisa de España que descubra las urbanizaciones de las que no tiene constancia el Catastro. Los alrededores de las ciudades más dinámicas, como Madrid, concentran buena parte de los proyectos sin identificar.» [El Pais Link]

A MEGALOMANIA E O NARCISISMO DO QUARTETO DA DESGRAÇA [Link]

A execução de Saddam vista pelo Macroscópio:

«Por mais teoria e factualidade política que se debite à propos das condições que prepararam e executaram a guerra ao Iraque só se pode, com bom senso, chegar a uma conclusão: a megalomania e narcisimo destes quatro cáfilas fizeram a insegurança internacional (com a consequente crise económica) em que hoje o mundo vegeta. Vivemos hoje todos de forma mais insegura, temos todos mais medo e vivemos também com menos investimentos e somos mais pobres. »

BBC: OFFBEAT PHOTOS OF THE YEAR 2006 [Link]

JOGO: GATEWAY




PETROS LABRAKOS [Link]

KENNETH PARKER [Link]

MARLENA BIELINSKA [Link]

ANDY TASHER [Link]

1.000.000 FREE [Link]

Uma página semelhante à The Million Dollar Homepage, mas gratuita. O Jumento já se candidatou ao seu cantinho.

VIRTUAL TOUR OF 10 DOWNING STREET [Link]

Uma visita virtual à residência oficial do primeiro-ministro britânico.

TUOL SLENG - IMAGENS DAS PRISÕES DE POL POT [Link]

CATTY SHACK CREATIONS [Link]

Encomende um acessório feito com o pêlo do seu gatinho.

PÁGINAS AMARELAS ESPANHOLAS

Vale a pena ver a imagem ampliada.

VONTADE DE RIR

A "Concejal del Ayuntamiento de La Coruña" apresenta os investimentos em segurança.

STORE WARS

O filme que nos conta como o jovem Luke resgatou a princesa das garras de Drth Potato.

FOTÓGRAFO

STENA LINE

[2]

MAISON DE LA FRANCE

[2][3][4]

PHILIPPINE DAILY INQUIRER - THE POWER OF KNOWING

[2][3][4]