sábado, dezembro 09, 2006

Aldeia da Roupa Branca (Suja)


Ó rio não te queixes,
Ai o sabão não mata,
Ai até lava os peixes,
Ai põe-nos cor de prata.

Três corpetes, um avental,
Sete fronhas, um lençol,
Três camisas do enxoval,
Que a freguesa deu ao rol.

Água fria, da ribeira,
Água fria que o sol aqueceu,
Velha aldeia, traga a ideia,
Roupa branca que a gente estendeu.
Um lençol de pano cru,
Vê lá bem tão lavadinho,
Dormindo nele, eu e tu,
Vê lá bem, está cor de linho.

Ainda não passou um mês que Santana Lopes lançou o seu best-seller e já Portugal vai ter outro sucesso de vendas nas bancas, o livro da Carolina. O que têm em comum as duas “obras”, para que se tornem sucessos editoriais? Ambos tratam de um assunto querido dos portugueses, a peixeirada.

A roupa suja não é o único ingrediente que torna os dois livros tentadores para os portugueses, são as personalidades que estão em causa, o primeiro foi escrito por uma e o segundo visa outra personalidade que, contra todas as probabilidades foram bem sucedidas em Portugal.

Alguém consegue imaginar o guerreirinho social-democrata em primeiro-ministro de Espanha, ou Pinto da Costa a ter o mesmo sucesso na liga inglesa? Em Espanha o mais a que Santana Lopes poderia aspirar seria um cargo de vereador no ayuntamento de Maiorca, o que lhe daria acesso a uns shots na mesa a equipa B do jet set espanhol. Em Inglaterra Pinto da Costa não seria perseguido pela comunicação social não daria entrevistas em prime-time não teria admiradoras na BBC e muito provavelmente, nem teria dinheiro para comer.

A verdade é que os portugueses apreciam as fórmulas de sucesso assentes na trafulhice, no expediente, na lei do menor esforço admiram os que chegam ao topo com truques e sem grandes sacrifícios pessoais, quase 30% ainda votaram em Santana Lopes e não faltam os que não se identificando com os valores de Pinto da Costa lhe agradecem os sucessos desportivos.

E não percebem que onde cresce a erva daninha nada mais cresce.

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Castelo dos Mouros, Sintra

IMAGEM DO DIA

[Javier Echezarreta / EFE]

«Fuertes vientos en la costa. El temporal que azota a media España ha dejado rachas de hasta 130 km/h en las costas del norte. En la imagen, un paseo de San Sebastián.» [20 Minutos Link]

"AQUELE OLHAR ..." (n.º 18)

AS PRENDAS DE NATAL D'O JUMENTO

Seria uma perda irreparável para o país se Pedro Santana Lopes se perdesse, e esse é um risco que se corre desde que o ex-líder do PSD optou por andar por aí. Até agora isso não sucedeu, ele vai aparecendo de vez em quando, mas como não queremos correr esse risco vamos oferecer-lhe um GPS, para que não fique atrás do Rei de Espanha que recebeu um de Cavaco Silva, precisamente Aquele que deu corda aos andantes de Pedro Santana Lopes.

JUMENTO DO DIA


É óbvio Marques Guedes

O líder paramentar do PSD anda muito irritado porque Jaime Gama não permitiu a utilização da sala do Senado para que Carlos Coelho, o representante do PE ouvisse os deputados. Marques Mendes esquece que o PE é uma instituição Europeia e o facto de o deputado que lidera a Comissão ser do PSD não o dispensa de cumprir as formalidades diplomáticas, já basta o episódio do juiz Rui Teixeira que entrou por ali a dentro de mandato na mão. Carlos Coelho deveria ter preparado a viagem respeitando a soberania do parlamento português, requisitando a sua colaboração pelas vias adequadas, e solicitando a devida autorização para usar o espaço, ou, o que também não seria errado, solicitar à representação da União Europeia para que criasse as condições adequadas à realização da missão.

Mas como Carlos Colho é militante do PSD e tudo serve para incomodar o Governo, até as eventuais tropelias diplomáticas de Durão Barroso, o líder do grupo parlamentar do PSD, e nem percebe que realizar uma reunião nas instalações do grupo parlamentar só com a presença de deputados do PSD é algo pouco próprio.

COINCIDÊNCIAS

Sempre que damos um pontapé numa pedra (para não dizer outra coisa) sai de lá o BPN, por este andar está em mais locais do que o Espírito Santo. Como se explica que um banco de reduzidas dimensões tenha tanto protagonismo, desde a Operação Furacão aos negócios do Albarrã?

DESCE, DESCE PSD, DESCE

Algo de muito errado está a suceder com o PSD de Marques Mendes, por mais que o líder mude de estratégia política o partido desce nas sondagens, desce se faz oposição pura e dura e desce se faz pactos, desce se Marques Mendes fala em Portugal e volta a descer quando o presidente do partido vai falar para o Brasil, desce quando o PS sobe e desce quando o PS desce, desce continuamente. O que se passa com o PSD?

DÚVIDAS DO DIA

Só uma:

  • Porque será que alguns senhores do Porto estão a fazer tanta pressão sobre o Governo para que este não tome em mãos a gestão do Metro do Porto?

IMOBILISMO E REFORMA

A opinião de António Vitorino a propósito da flexisegurança:

«Sucessivos relatórios de organizações internacionais assinalam que um dos problemas centrais da competitividade europeia se prende com a rigidez dos mercados laborais. Esta questão normalmente é identificada com os entraves de ordem legal ou processual aos despedimentos, sobretudo individuais. Mas o panorama das condições dos despedimentos é muito diversificado nos vários países europeus. Para a rigidez dos mercados laborais contam igualmente outras questões como a falta de mobilidade da mão--de-obra, os entraves à livre circulação de trabalhadores (mesmo dentro da mesma empresa), aspectos atinentes às condições de prestação do trabalho (horários de trabalho, trabalho por turnos, organização das folgas e das férias) e ainda as condições de acesso ao mercado de trabalho dos trabalhadores imigrantes.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM MINISTÉRIO COM MUITO DINHEIRO PARA AVENÇAS

O ministério da Defesa:

«O Ministério da Defesa Nacional (MDN) contratou onze pessoas em regime de tarefa e avença com a justificação de “insuficiência de funcionários ou agentes para o exercício das funções”, apesar de a Administração Directa e Indirecta do Estado contar com cerca de 569 mil empregados.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Severiano Teixeira se não tem uma avençazita aqui para o pessoal amigo do Palheiro.»

OUTRA VEZ O BPN

Desta vez na mira da IGF:

«Um negócio de compra e venda de acções da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) à Euroamer, de Artur Albarran, intermediado pelo Banco Português de Negócios (BPN), foi considerado suspeito pela Inspecção-Geral de Finanças (IGF), que remeteu o caso para o Banco de Portugal e para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
O relatório foi analisado pelas entidades de supervisão e enviado para a Procuradoria-Geral da República. Está junto ao processo de fraude fiscal que tem como único arguido Artur Albarran, ainda sem acusação.
Segundo o relatório nº 1283/ 2003 da IGF, a que o Expresso teve acesso, “as operações inscritas na contabilidade da Euroamer não correspondem a qualquer transacção real, o que nessas circunstâncias teria subjacente uma conduta altamente censurável por parte da instituição de crédito que teria assumido falsamente dois actos de intermediação”. De acordo com o mesmo relatório, a 12 de Abril de 1999, a Planeta das Casas, controlada pela Euroamer, comprou 3.778.280 acções da SLN, accionista maioritário do BPN. Pagou por cada uma um euro. Durante um aumento de capital da SLN, adquiriu mais 1.135.158 acções, também por um euro. Em Dezembro de 2000, a Planeta das Casas vendeu à Euroamer as acções pelo mesmo valor que tinha comprado - cerca de 4,9 milhões de euros. Mas esta empresa registou contabilisticamente uma venda das acções por um valor de 11,7 milhões de euros, recomprando-as logo a seguir, pelo mesmo valor.»
[Expreso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário ao senhor senador Dias Loureiro, o modesto advogado de Coimbra que simboliza o sucesso económico da classe política.»

A ZEZINHA FAZ-SE CARA

Para aprovar o orçamento do Carmona:

«A vereadora do CDS entregou ao presidente da Câmara um rol de condições que, a serem aceites, a deixarão com os louros de ter imposto mexidas há anos adiadas na autarquia; e a serem recusadas atirarão sobre o PSD a responsabilidade de recusar coisas tão vitais como o saneamento da dívida da câmara ou a definição de regras claras para atribuir subsídios ou aceitar horas extraordinárias (só em 2005, a câmara gastou 30 milhões de euros em horas extra).» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O Carmona que se cuide.»

CAVACO ZANGADO COM A RTP

Pelo pÉssimo trabalho na transmissÃo da mensagem do PR relativa ao referendo da interrupção voluntária da gravidez:

«A Presidência da República enviou à administração da RTP um “enérgico protesto” pela “falta de qualidade técnica” da transmissão televisiva da mensagem do Chefe de Estado do passado dia 29 que fixou a data do referendo ao aborto. A carta, assinada pelo chefe da Casa Civil do Presidente, Nunes Liberato, foi enviada logo no dia seguinte e na sequência de várias “reacções de indignação” que entretanto tinham chegado ao Palácio de Belém. De facto, na noite da transmissão multiplicaram-se os incidentes e os telespectadores do canal público foram mesmo impedidos de ouvir as primeiras frases de Cavaco Silva, dado que nessa altura estava no ar o jornalista destacado para o local. Mais tarde, seriam audíveis ruídos de passos e excertos de conversas entre técnicos e jornalistas, interrupções que perturbaram a leitura da mensagem.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o presidente da RTP e alguns dos seus jornalistas que nos últimos dois anos já mudaram o Governo e o Presidente da República, Santana anda por aí e Barroso anda lá por fora.»

GEORGIO LOVE CAROLINA

Muito melhor e mais interessante do que o livro de Santana Lopes, o livro agora lançado pela ex-namorada de Pinto da Costa:

«A ‘história verdadeira’, como vem na capa, só começa verdadeiramente no capítulo três, quando Jorge e Carolina se conheceram no Calor da Noite, casa de alterne do Porto onde a mulher de 22 anos tentava arranjar sustento para os dois filhos. Apaixonaram-se ao som de Sting, passaram a primeira noite juntos num hotel em Espanha e Carolina mostra no livro os bilhetes de amor que o presidente lhe escrevia: «Giorgio love Carolina». E revela que gostava de frango com ovos e ‘cafuné’ para adormecer. » [Expresso assinantes Link]

E ainda sem ter saído o livro já está a mexer, o que prova que não se fica pelas manifestações odoríficas da flatulência de Pinto da Costa:

«Ricardo Bexiga, cujas denúncias deram início ao processo Apito Dourado e que foi agredido por dois indivíduos encapuzados, em Janeiro de 2005, vai entregar a biografia de Carolina Salgado ao Ministério Público, por quem vai ser ouvido segunda-feira. No livro, que vai ser apresentado amanhã, a ex-companheira de Pinto da Costa, que também deverá ser ouvida em breve, confessa ter sido ela que contactou e pagou aos indivíduos que alegadamente espancaram o ex-vereador do PS em Gondomar. » [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto de Costa se já tratou do seu problema de flatulência, que infelizmente não é referido no artigo do Expresso.»

UM JANTAR DE "CARIDADE"

Dado pela ministra da Cultura e por José Sócrates para pedir a ajudinha dos grandes empresários:

«Pela primeira vez na história do Ministério da Cultura (MC), aquele órgão governamental ofereceu um jantar à porta fechada para 50 empresários nacionais com o objectivo de lhes pedir apoio mecenático. O evento aconteceu no dia 16 de Novembro e, além da anfitriã, Isabel Pires de Lima, contou com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates.
No encontro, os principais agentes económicos do país tiveram oportunidade de assistir a um filme institucional que realçava a importância da cultura em Portugal. Discursos breves culminaram com a oferta de um CD-rom onde são descritos todos os projectos do Ministério da Cultura (MC) afectos a todos os institutos dele dependentes. O destaque vai para o financiamento de mostras nacionais no estrangeiro, para o futuro pólo do Hermitage, em Lisboa, para a programação da rede nacional de cine-teatros, ou para a recuperação do Convento de Cristo, em Tomar.»
[Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Organize-se um jantar com o mesmo objectivo aqui no Palheiro.»

TRABALHADORES OVACIONARAM TALONE

Na festa da EDP:

«O facto mais surpreendente das comemorações do 30º aniversário da EDP foi a ovação com que os trabalhadores saudaram a entrada do ex-presidente João Talone, no Campo Pequeno, onde ia decorrer o espectáculo que encerrou a efeméride.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Jerónimo dos Santos, o líder do proletariado local.»

CORREIA DE CAMPOS EM GUERRA COM ANF

Em causa estão os 1,5% cobrados pela Associação Nacional de Farmácias às farmácias a que adianta o pagamento das dívidas do Estado:

«O clima de ‘guerra fria’ entre o ministro da Saúde, Correia de Campos, e o patrão das farmácias, João Cordeiro, está para durar. À criação, pelo Governo, de um Fundo de Garantia que assegura o pagamento, a tempo e horas, do dinheiro devido às farmácias pelo Estado, Cordeiro contra-atacou com a constituição da Finanfarma, uma sociedade de «factoring», já aprovada pelo Banco de Portugal.
Como num tabuleiro de xadrez, os dois ‘adversários’ têm-se fintado sucessivamente. Mal chegou (pela segunda vez) à pasta da Saúde, Correia de Campos anunciou que o acordo entre a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e o Governo seria denunciado. Segundo o acordo, a ANF adiantava aos sócios o dinheiro devido pelo Estado, a troco de 1,5% da facturação de cada farmácia.»
[Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apoie-se o ministro.»

QUEM PERCEBE OS ELEITORES PORTUGUESES?

O Governo desce nas sondagens mas sobe o PS:

«A popularidade do Governo foi penalizada pelas polémicas sobre o Orçamento de Estado (OE) e protestos como o dos militares mas o Primeiro-ministro mantém a nota positiva e o Partido Socialista sobe nas intenções de voto, revela um estudo da Eurosondagem, escreve a Lusa.
O estudo realizado para a SIC, Rádio Renascença e Expresso publicado por este semanário mostra o PS fortalecido em relação a sondagens anteriores apresentando-se agora líder em todas as regiões e com 38,9 por cento das intenções de voto, a subir 1,6 por cento.»
[Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Marques Mendes que o PSD voltou a descer e que a este ritmo chegará às legislativas quase a zero.»

LUÍS FILIPE VIEIRA CONSTITUÍDO ARGUIDO

No negócio de Mantorras:

«Luís Filipe Vieira já foi constituído arguido no chamado caso Mantorras, cuja transferência do Alverca para o Benfica está a ser investigada pela Polícia Judiciária (PJ). O presidente do clube da Luz junta-se a outros dois arguidos no mesmo processo, os empresários Jorge Manuel Mendes e Paulo Barbosa.» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao distinto arguido.»

PSD DESISTE DO JULGAMENTO DE CAMARATE

Três dias depois de Marques Mendes ter andado aos berros com tanta indignação:

«O vice-presidente da bancada do PSD Montalvão Machado afirmou, ontem, ao PÚBLICO, que o seu partido deixou de insistir em julgar o caso Camarate. Três dias depois de Marques Mendes ter afirmado acreditar num "consenso parlamentar alargado" sobre uma solução legal para ressuscitar o processo, já declarado prescrito pelo Supremo Tribunal de Justiça, ontem tudo pareceu voltar à estaca zero.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao coitado.»

OS PRESERVATIVOS SÃO DEMASIADO GRANDES

Para os homens da Índia:

«A survey of more than 1,000 men in India has concluded that condoms made according to international sizes are too large for a majority of Indian men.

The study found that more than half of the men measured had penises that were shorter than international standards for condoms. » [BBC Link]

DEBATE MACABRO

Deverão ser reparadas as câmaras de gás de Auschwitz que se estão a degradar irremediavelmente?

«The gas chambers of Auschwitz are to be rescued from decay under a modernisation plan that has sparked controversy over how to preserve the infamous death camp. “We have to preserve rather than reconstruct,” Piotr Cywinski, the new head of the Auschwitz museum, said. “We must take this step if we want to be able to see these gas chambers in 20 years’ time.” » [Times Online Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não.»

A DELTA TAMBÉM NÃO SABE

Porque está a ser investigada:

«A Delta recebeu a visita de brigadas fiscais, com mandato judicial, que passaram revista a computadores e diversa documentação escrita, impedindo as comunicações telefónicas com o exterior. Em comunicado, a empresa confirma a presença de elementos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que "efectuou buscas não domiciliárias nas instalações de várias empresas do grupo Delta". Acrescenta que a administração "ignora em absoluto quais os factos em investigação" e garante que "prestará toda a colaboração que, dentro da legalidade, lhe seja solicitada pelas autoridades", manifestando "absoluta tranquilidade quanto ao desfecho do inquérito". Contudo, a Delta diz que "não pode deixar de estranhar que, estando as diligências cobertas pelo segredo de justiça, a comunicação social em peso as tenha acompanhado desde o seu início". A Delta remata frisando que "confia que as autoridades competentes averiguem o crime de violação do segredo de justiça cometido, atenta a gravidade dos factos para a imagem nacional e internacional do grupo".» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos administradores dos Cafés Delta se já ouviram falar da Operação Furacão.»

JOGO [Link]

JANOSH SIMON [Link]

WB-SKINNER'S [Link]

GNAT [Link]

PETR DROZOV [Link]

OSCAR PROJECT [Link]

Aplicar ao desenho de um automóvel o princípio do "open Source":

«Markus Merz believes they can. The young German is the founder and "maintainer" (that's the title on his business card) of the OScar project, whose goal is to develop and build a car according to open-source (OS) principles. Merz and his team aren't going for a super-accessorized SUV—they're aiming at designing a simple and functionally smart car. And, possibly, along the way, reinvent transportation. After all, "Form follows function", says Merz.

The OScar is not the only open-source hardware project out there. Others include Zero Prestige, which designs kites and kite-powered vehicles, and Open Prosthetics, which offers free exchange of designs for prosthetic devices. However, OScar is certainly the most ambitious.» [BusinessWeek Link]

QUIK POD [Link]

HIS AND HERS KEYS HOLDERS [Link]

EM BUSCA DA MELHOR PERSPECTIVA

[Fonte Link]

EXÉRCITO RUSSO

CARTOON

VOICE MAIL

MURDER BOOK

[2][3]

SIRE [Link]

[2][3]

GREENPEACE

[2][3][4][5]