sábado, dezembro 30, 2006

Xiitas 1 - Sunitas 0

Saddam Hussein era um canalha, logo, a execução de Saddam Husssein foi a execução de um canalha, há menos um canalha no mundo, o que não significa que o mundo passe a estar melhor frequentado. Na verdade Saddam foi executado por e a mando de outros canalhas, foi condenado pela morte de 148 xiitas, tantos quanto os sunitas que os esquadrões da morte xiitas matam em menos de uma semana.
Num país onde a vida e um dos bens menos valorizados parece-me irrelevante discutir a execução de Saddam na perspectiva da legitimidade da pena de morte, por ali todos os que nascem ou vivem estão, por defeito, condenados à pena de morte, se são ou não executados isso é mais o resultado de um jogo de roleta russa praticado à escala de um país.
Não sei se o governo do Iraque vai ter a amabilidade de oferecer a corda com que enforcou a George Bush, mas deveria fazê-lo, essa corda deveria estar em lugar de destaque na sala de estar do rancho texano da família Bush. O filho idiota e menos pródigo da família conseguiu completar o trabalho do pai, a corda é o símbolo de um dos momentos mais altos da vida de um idiota.
Em termos internacionais pouco mudou com a morte de Saddam, não passou de uma vitória com sabor a vingança dos xiitas sobre os sunitas. A execução do ditador iraquiano concretiza um negócio inesperado, os americanos ficam com a corda, os xiitas festejam a morte do seu inimigo e o Irão fica com o controlo de uma boa parte do Iraque, do pouco que não está sob controlo dos terroristas.
Já morreram mais americanos no Iraque do que no 11 de Setembro, mais dia menos dias terão havido mais vítimas iraquianas do que as que resultaram de décadas de ditadura de Saddam, mais tarde ou mais cedo os EUA irão abandonar o Iraque ao terrorismo e a uma guerra civil insolúvel que só poderá levar a um conflito regional. Para acabar com um canalha os americanos criaram uma dúzia deles, destruíram um país, promoveram o terrorismo e a um conflito quase insolúvel, o que divide palestinianos e israelitas, acrescentaram um outro de maiores dimensões e de limites regionais ainda por definir.
A morte de um canalha como Saddam não tornou o mundo nem mais justo, nem mais seguro, um canhalha na prisão é muito menos perigoso para o mundo do que um idiota na Casa Branca.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Reflexos na Baixa de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Jason Lee / Reuters]

«Misiles en el vestíbulo. Un soldado hace guardia junto a un misil junto a un edificio en la Ciudad prohibida de Pekín.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Ridículo

O bastonário da Ordem dos Médicos perdeu a noção do ridículo ao justificar a sua oposição ao controlo de ponto do pessoal clínico dizendo que o único patrão do médico é doente. o bastonário, a quem se aconselha que veja os Dr. House na TVI, esquece que quem é o patrão dos médicos dos hospitais públicos e o Estado, que os médicos são pagos com imposto e que o Governo tem mandato para adoptar normas para a administração do Estado. Como o bastonário tem mais ar de ser do PSD do que anarca tenho que concluir que as suas intervenções têm o ridículo como denominador comum.

ARGUMENTO HIPÓCRITA

Um dos argumentos mais hipócritas que está a ser usado por alguns partidário do "Não" no referendo da IVG é o de que nenhuma mulher foi presa ou morreu. Há alguns dias foi o responsável pela associação das famílias numerosas a argumentar contra um estudo afirmando que nenhuma mulher morrera por complicações resultantes de abortos clandestinos, agora é Gentil Martins que refere que nenhuma mulher foi presa por prática do aborto.

Parece que não faz mal que exista aborto clandestino já que a lei é ineficaz, apenas servindo para que a IGV não seja praticada à luz do dia e em condições dignas, a defesa da vida só se aplica se a IVG for realizada num hospital.

Quem usa estes argumentos não está preocupado com a vida, apenas considera as aparências.

NEGÓCIO BRILHANTE

Soube-se o Governo ia nomear para presidente da ERSE um ex-membro do governo de Guterres o que provocou um vendaval de protestos do PS no debate mensal na AR. Sócrates não confirmou e fez saber que Cavaco, que tinha recebido o ex-presidente daquela entidade reguladora, ia ser ouvido. Passaram-se alguns dias e o tal ex-governante dos tempos de Guterres foi nomeado tranquilamente ao mesmo tempo que um ex.governante de Cavaco Silva era promovido a vice-presidente da mesma entidade.

Foi aquilo a que se pode chamar um excelente negócio entre Cavaco e Sócrates, quem se tramou foi Marques Mendes que teve que engolir em seco, ficando agora vinculado a um pacto de silêncio forçado pois não pode questionar a nomeação de um cavaquista. É evidente quem alguém terá ouvido Marques Mendes sobre o negócio, mas isso pouco conta, a imagem que passa é a de um líder partidário prisioneiro de uma aliança entre Sócrates e Cavaco Silva.

Sócrates tratou o cão com o pêlo do próprio cão.

PCP UNIDO AO PSD

A Lei das Finanças Locais conseguiram o quase impossível, a união do PSD e do PSD contra a sua publicação, e não só os uniram nessa oposição como também na argumentação. Isso não sucede por acaso, ambos os partidos são na essência partidos autárquicos, o PSD alimenta as suas clientelas e aparelho à custa das autarquias, como se viu recentemente na CM de Lisboa, e o PCP usa as autarquias que governa para criar pequenas RDAs, territórios libertados, cujos meios estão ao dispor dos seus objectivos como se pode confirmar na av. 24 de Julho, em Lisboa, que fica pejada de autocarros dessas autarquias sempre que se realiza uma manifestação da CGTP.

CARTA AOS DILECTOS

Escrita por Baptista Bastos:

«O ano não foi bom. As incertezas quanto ao nosso destino acentuaram-se. Falam em números quando deviam falar em pessoas. O vezo de uma mentalidade que se exprime numa tirânica incompreensão das angústias colectivas, parece haver adquirido carta de alforria. As palavras, medula de uma civilização de que me orgulho, perderam o sentido, de tanto ser desonradas. Mentem-nos, numa aterradora avalancha, e celebram a injustiça com a exigência segundo a qual temos de nos sacrificar ainda mais.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O ALBERTO RECORRE A EXPEDIENTE PARA SE ENDIVIDAR

Recorre a sociedades de desenvolvimento para obter dinheiro junto da banca:

«Alberto João Jardim precisa de fazer dinheiro a curto prazo. O DN sabe que as quatro sociedades de desenvolvimento criadas pelo Governo, constituídas com capital público, contraíram este mês junto da banca um empréstimo no valor global de 500 milhões de euros. A operação não necessita de autorização do Governo, mas acaba por agravar indirectamente a dívida da Madeira. Aliás, esta não é a primeira vez que o governo regional se socorre desta forma de desorçamentação ou engenharia financeira. As sociedades de desenvolvimento foram criadas para contornar o endividamento zero imposto pela antiga ministra Manuela Ferreira Leite. » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário a Marques Mendes.»

PATACO A TI, PATACO A MIM

Vítor Santos, ex-secretário de estado de um governo do PS, é nomeado presidente da ERSE ao mesmo tempo que um ex-secretário de estado de Cavaco Silva passou a vice-presidente. Aposto que Marques Mendes não vai voltar a falar do assunto:

«O Governo nomeou ontem Vítor Santos, ex-secretário de Estado, de um Governo de António Guterres, para presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE ). A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Ministros, apesar de até ao final do dia de quarta-feira nada constar da agenda sobre este assunto. Foi também nomeado José Braz, ex-secretário de Estado do Tesouro de Cavaco Silva, para vogal do Conselho de Administração daquela entidade de supervisão. O lugar de vogal do conselho foi deixado vago por Vítor Santos, que já fazia parte da administração da ERSE desde Abril deste ano. O outro nome de que chegou a falar-se para vogal do Conselho de Administração da entidade reguladora, Carvalho Neto, actualmente assessor de Manuel Pinho no Ministério da Economia, não terá chegado a ser formalmente convidado para o cargo, porque o presidente da República, Cavaco Silva, terá colocado reservas em relação à sua eventual nomeação para o cargo.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário a Marques Mendes.»

UM ALERTA A LEVAR A SÉRIO

O alerta contra o "drink spiking" feito pela Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP):

«Donos de bares do Porto aconselharam ontem os seus clientes a redobrarem a sua atenção para o fenómeno do "drink spiking", que consiste na adição de substâncias psicotrópicas em bebidas para facilitar roubos ou violações.Em comunicado emitido em vésperas de passagem de ano, a Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP), estrutura que congrega donos de bares e discotecas do Porto, enumera um conjunto de "13 mandamentos" que devem ser seguidos pelos frequentadores dos estabelecimentos nocturnos, "especialmente na quadra festiva que se avizinha".» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao governo porque está a ignorar o problema.»

SADAM VAI SER ENFORCADO

Muito provavelmente amanhã:

«O ex-Presidente iraquiano Saddam Hussein será executado o mais tardar amanhã, anunciou hoje um juiz iraquiano autorizado a assistir ao enforcamento do antigo ditador. Uma fonte oficial do Governo de Bagdad confirmou que o primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, já assinou a ordem da sentença de morte.

O Ministério da Justiça iraquiano tinha anunciado hoje que Saddam não seria enforcado antes do dia 26 de Janeiro, o que contrariava as informações avançadas esta manhã pelos media norte-americanos, que apontavam este fim-de-semana como a data limite.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao governo iraquiano que ofereça a corda à família Bush.»

DIRECTORES CLÍNICOS DO PEDRO HISPANO DEMITIRAM-SE

Não querem que a assiduidade seja controlada:

«Dezanove dos 25 directores de serviço do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, apresentaram hoje uma carta de demissão em resposta à decisão do conselho de administração da unidade de saúde de controlar a sua assiduidade por impressão digital.

Em conferência de imprensa, o director clínico, Joaquim Pinheiro, admitiu a possibilidade de também se demitir. "Admito colocar o meu lugar à disposição depois de conversar com a tutela sobre o assunto, mas a decisão não está ainda tomada", afirmou.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Substituam-se imediatamente os senhores directores.»

GERALD FORD TAMBÉM ERA CONTRA A GUERRA

Mais um:

«O antigo Presidente dos Estados Unidos Gerald Ford, falecido quarta-feira, opôs-se à guerra do Iraque, preferindo uma solução diplomática, revela uma entrevista póstuma publicada ontem no diário The Washington Post, no dia em que George W. Bush anunciou "progressos" na elaboração de uma nova estratégia para resolver o conflito. » [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Pacheco Pereira»

O "LA SCALA" SUSPNDE A APRESENTAÇÃO DA OBRA "CANDIDE"

Por causa de uma cena em que apareceriam Tony Blair, Vladimir Putin, George Bush, Jacques Chirac y Silvio Berlusconi em cuecas:

«'La 'Scala' de Milán ha suspendido la próxima representación de la obra 'Candide', actualmente en escena en el teatro Du Chatelet de París, donde bailan en ropa interior actores que representan a Tony Blair, Vladimir Putin, George Bush, Jacques Chirac y Silvio Berlusconi, informa hoy la prensa nacional.

La obra musical 'Candide', original de Leonard Bernstein y dirigida en esta versión por Robert Carsen, estaba prevista en el programa del teatro 'la Scala' para el próximo junio. » [20 Minutos Link]

O FRANQUISMO AINDA ESTÁ VIVO

o PP espanhol opôs-se à reabilitação histórica de Unamuno:

«El Grupo Popular del Ayuntamiento de Salamanca rechazó ayer, con su mayoría absoluta, una moción presentada por el PSOE para anular la disposición aprobada por la corporación local el 13 de octubre de 1936 en la que se destituía a Miguel de Unamuno como concejal del municipio salmantino.

Los socialistas pidieron anular dicha resolución, aprobada un día después del histórico enfrentamiento entre Unamuno y Millán Astray en el Paraninfo de la Universidad de Salamanca en el que el escritor afirmó: "venceréis pero no convenceréis".» [20 Minutos Link]

AUMENTOU O NÚMERO DE ABORTOS EM ESPANHA

Ainda assim a Espanha é um dos países do mundo onde se realizam menos abortos:

«El número de abortos volvió a crecer en España durante 2005, al realizarse un 7,86% más que el año anterior. Concretamente se practicaron 91.664 interrupciones voluntarias del embarazo, de las que el 14% fueron realizadas a chicas menores de 20 años. A pesar del continuo crecimiento de la tasa de abortos (9,6 por 1.000 mujeres en edad fértil), sigue siendo una de las más bajas de la UE y de países como Estados Unidos o Canadá.» [El Pais Link]

O JORNAL MAIS ANTIGO DO MUNDO VAI ESTAR DISPONÍVEL APENAS NA NET

É o jornal sueco Post Och Inrikes Tidningar:

«Cada día, desde 1645, el diario sueco Post Och Inrikes Tidningar, ha llegado fiel a la cita con sus lectores. A partir del 1 de enero no lo hará más, al menos no se citará con ellos en los quioscos. Lo hará, como mandan los nuevos tiempos, en Internet, convirtiéndose en uno de los primeros diarios que prescinden de su papel para hacerse visibles sólo en la web.» [El Pais Link]

FORÇAS ARMADAS AMERICANAS VÃO RECRUTAR ESTRANGEIRO

Noutros tempos chamar-se-iam mercenários

«"El tío Sam te necesita", el famoso lema del Ejército de Estados Unidos para reclutar a nuevos soldados, podría ser oído próximamente en otros países, si el Pentágono acepta la propuesta de aumentar el número de militares extranjeros entre sus filas. La idea de contratar a inmigrantes que desean obtener la nacionalidad estadounidense, e incluso de abrir oficinas de reclutamiento en el extranjero, está ganando terreno en EE UU, después de que el presidente Bush y su nuevo secretario de Defensa, Robert Gates, reconocieran que necesitan aumentar los efectivos del Ejército para aliviar la tensión que pesa sobre los soldados en el terreno. El caos en Irak y en Afganistán ha llevado el Departamento de Defensa a advertir al Congreso y la Casa Blanca de que el Ejército llegaba "al punto de ruptura".» [El Pais Link]

12.000 EUROS DE MULTA

Para um restaurante de Madrid que se recusou a servir uma boda gay:

«El Ayuntamiento de Madrid ha resuelto ya el expediente que abrió a La Favorita, el restaurante que se negó a celebrar el convite de una boda por ser de una pareja gay. Según informa M2, el suplemento de Madrid de EL MUNDO, el Consistorio ha decidido imponer una multa de 12.000 euros al local por "discriminación".» [El Mundo Link]

AINDA NÃO PERCEBI

Quais as vantagens do pré-preenchimento das declarações do IRS, se o fisco tem os dados bastaria cruzar a informação com a das declarações e penalizar os faltosos, poupava muito trabalho e despesa de correio, para além de uma infinidade de incidentes, erros e extravios:

«Em 2007, os mais de 5 milhões de titulares de rendimentos de trabalho dependente (categoria A) e de pensões (categoria H) irão ter parte da sua declaração de IRS preenchida pela Administração Fiscal. Para já, este pré-preenchimento abrangerá apenas os campos respeitantes aos rendimentos auferido e às retenções na fonte.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao secretário de Estado quanto vai poupar com este falso modernismo.»

GRAVAÇÃO DE SOM DIGITAL NOS TRIBUNAIS

Já no princípio do ano:

«Em Setembro, o MJ começou a instalar experimentalmente a gravação digital em 30 salas de tribunais nacionais, nomeadamente no Tribunal Criminal da Boa Hora, em Lisboa. Este primeiro investimento foi da ordem dos 150 mil contos e, segundo o Governo, será para concluir até final deste ano. Segundo a nota publicada no site, o objectivo desta iniciativa é o de "garantir um sistema mais fiável que a tradicional cassete". Actualmente, a gravação de audiências é feita através de aparelhagens de som com cassetes, cujas avarias obrigaram à repetição de várias sessões de julgamentos que decorreram em vários tribunais, nomeadamente na Boa Hora, Seixal ou Vila Franca de Xira. Basta que os depoimentos não sejam perceptíveis para que os tribunais da Relação mandem repetir a produção da prova que sustenta a sentença ou o acórdão.» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Finalmente.»

BUENAYORK PROJECT [Link]

A página do projecto BuenaYork que vai permitir que acompanhemos a viagem de moto que vai levar Gonçalo Gil Mata, um engenheiro informático, de Buenos Aires a Nova Iorque. Durante sete meses poderemos acompanhar o percurso e ler as crónicas de uma viagem que percorrerá as Américas, num percurso de 35.000 quilómetros.

ART OF SCIENCE [Link]

«In the spring of 2006 we again asked the Princeton University community to submit images—and, for the first time, videos and sounds—produced in the course of research or incorporating tools and concepts from science. Out of nearly 150 entries from 16 departments, we selected 56 works to appear in the 2006 Art of Science exhibition. »

MAPS OF WAR [Link]


IRINA LASURNAYA [Link]

NILS VILNIS [Link]

TOOZ [Link]

ELIARA [Link]

SPACE SHUTLE ATLANTIS SRB CAMERA VIDEO

BYCICLE FLIFT

Em Trondheim, na Noruega.

SPAM DIMINUIU 90%

Em consequência do terramoto ocorrido na Coreia do Sul:

«An earthquake on Tuesday near Taiwan caused widespread disruption to telephone and Internet networks. The quake affected an area of the sea bottom with a lot of undersea cables that broke, and since there is only a limited number of cable repair ships, it will take at least weeks to fish them up and splice.» [Circle ID Link]

ROLLS-ROYCE CORNICHE CONVERTIBLE [Link]

REVENGE CD [Link]

Um disco para nos podermos vingar de vizinhos barulhentos, inclui tampões para os ouvidos

BARBIE DOLL AND TANNER SCOOPER DOG SET [Link]

PRICASSO [Link]

Um pintor que não usa pincéis.

MILLY AND RUPE [Link]

Um casal de idosos simpáticos que passeia pelos locais mais incríveis.

GEOSTATIONARY BANANA OVER TEXAS [Link]

Um projecto original, ainda que o local mais adequado talvez fosse sobre a casa do Alberto

BOOKSPLUS

[2]

RTBF

[2][3]

HELVETAS - ASSOCIAÇÃO SUÍÇA PARA A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL [Link]