sábado, janeiro 06, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Viva Portugal, Rossio, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Stringer / Reuters]

«Protesta en llamas. Un hombre corre después de prenderse fuego para protestar por la política de vivienda en Chile frente al palacio del gobierno. El hombre apagó las llamas saltando a una piscina situada junto al edificio institucional y posteriormente fue arrestado por la policía.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Um mau político armado em bom técnico

O ministro da Saúde é um desastre enquanto comunicador, ainda não percebeu as diferenças entre a mensagem política e o discurso técnico, não entende os riscos de querer usar o discurso técnico como mensagem política. De um político espera-se um discurso político e tudo o que ele diz é assim interpretado, o que pode estar certo do ponto de vista técnico pode ser um desastre na boca de um político.

É evidente que o SNS não garante o anonimato seja de quem for, os dados estão numa rede e podem ter que ser usados a qualquer momento, um médico que atende um doente num serviço de urgência não poderia esperar pelo mandato de um juiz para aceder aos seus dados clínicos. Basta olhar para a Justiça onde supostamente existe o intocável segredo de justiça, das escutas às conclusões dos magistrados, de tudo aparece na comunicação social, mas que se saiba não aparecem os segredos dos grandes escritórios de advogados.

O ministro da Saúde tem-se revelado um mau político ao se armar em técnico ainda não percebeu a diferença entre o bar de uma universidade e um conselho de ministros.

PINTOS CARECAS

Os tempos estão difíceis para os Pintos, ainda não começaram a ficar carecas, mas no caso do João Pinto e do Pinto da Costa começaram a ficar com a careca à mostra, e em ambos os caos foram as mulheres que ajudaram a destapá-las.

ORGASMO PRECOCE

A direita portuguesa que desde que meteu um Santana Lopes à frente do governo quase sofre de disfunção eréctil, teve um orgasmo precoce com o atentado da ETA no aeroporto de Madrid. à nossa direita que não sbe como regressar ao poder resta a ilusão de sonhar com o regresso da direita espanhola à Moncloa. A excitação tem sido tanta que quase receio de que tenha sido a direita portuguesa a encomendar esta pequena alegria nas hostes aos terroristas da ETA.

Não estou a defender a teoria a conspiração, começo a achar que para a nossa direita começa a ser necessária uma teoria da frustração.

SÓCRATES EM MESMO AZAR COM AS MULHERES

Primeiro foi Helena Roseta, agora é a Ana Gomes, pelo meio a Rosário Carneiro e Matilde Sousa exibem a sua condição de deputadas do PS para reforçar o não.

SEJAMOS HONESTOS SENHOR DOUTOR!

O representante do sindicato dos médicos que acusa o ministro de ser o responsável pela congestão das urgências devido ao plano de encerrar alguns serviços de urgências. Sejamos honestos e deixemo-nos de oportunismos circunstanciais o doutro sabe muito bem que as urgências em causa ainda estão abertas e que o aumento de doentes é um fenómeno conjuntural ampliado pela TVI. O sindicato dos médicos deveria discutir os problemas com a seriedade que a profissão médica merece e obriga. Ou estará a aproveitar um fenómeno conjuntural para defender pequenas benesses e um sistema arcaico de controlo da assiduidade?

DÚVIDAS DO DIA

Uma:

  • Se Cavaco exige resultados num ano a Sócrates nos domínios da educação, justiça e desenvolvimento económico, porque motivo não resolveu os problemas em dez anos e com um monte imenso de ecus para gastar?

TREZE IDEIAS PARA MUDAR PORTUGAL

De Feitas Arménio Rêgo, professor universitário de Aveiro:

«Partilhem-se os sacrifícios, mas também os ganhos alcançados com esses sacrifícios. Quem se sentirá empenhado numa organização que requer sacrifícios em tempo de "vacas magras", mas cujos benefícios depois alcançados são açambarcados apenas por um grupo restrito de beneficiários?» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESTACA ZERO

As críticas de António Vitorino que deste lado da fronteira se aproveitaram do atentado da ETA para atacar Zapatero:

«Sabemos todos que num Estado de direito democrático a luta contra a barbárie terrorista exige um difícil equilíbrio entre o uso dos instrumentos repressivos disponíveis (polícias, tribunais, serviços de informações, cooperação transfronteiriça e acções de investigação conjuntas entre vários Estados) e a utilização de armas de acção política que isolem os terroristas e permitam criar um horizonte de estabilização e paz cívica. Alguns dos críticos lusos de Zapatero eximem-se a assumir opinião sobre a definição deste ponto de equilíbrio e para o efeito esquecem convenientemente o caso irlandês, também ele sujeito a avanços e recuos, progressos no diálogo e retrocessos violentos e sangrentos, até ao momento em que foi possível encontrar uma solução aceite pela maioria dos protagonistas dos dois lados da contenda.É bem verdade que havendo semelhanças entre a ETA basca e o IRA irlandês - como grupos terroristas de base territorial e reivindicações emancipalistas - há, entre eles, bastantes diferenças. Uma delas, aliás relevante, decorre do facto de o IRA tradicional ser bastante sensível às pressões políticas (e logísticas...) vindas de certas comunidades irlandesas do outro lado do Atlântico e de a ETA, neste ponto, ser um grupo terrorista essencialmente paroquial, muito mais autocentrado no País Basco espanhol e por isso menos permeável a pressões internacionais.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NO REINO DA FANTASIA

Vasco Pulido Valente diz o que toda a gente se esqueceu de dizer a propósito da mensagem de Ano Novo de Cavaco Silva:

«Odiscurso de Ano Novo do dr. Cavaco exige "resultados", "realizações concretas", "progressos claros". Parece, à primeira vista, que a "cooperação estratégica" e um governo de "espírito reformista", após muita presunção e barulho, não nos trouxeram nada disto. Mas não deixa de espantar que o Presidente pense que lava as mãos de um eventual e mais do que provável fracasso em 2007, tomando as dores do país contra o Governo. Por muito que se esforce, já não se consegue separar de Sócrates. Prometeu o mesmo, ajudou a criar a mesma "esperança" e não é o momento de passar a juiz. Sempre achou que teria um papel decisivo na "recuperação" e há um ano que trabalha (ou consta que trabalha) "intimamente" com o primeiro-ministro. Se as coisas correrem mal, correm também mal para ele.

Portugal vive numa fantasia e Cavaco não vive com certeza na realidade. Pedir, para 2007, desenvolvimento económico, excelência no ensino e uma dramática "melhoria" da justiça mostra bem a espécie de ilusões que o movem. Para começar, e como de resto ele próprio ilogicamente reconhece, o desenvolvimento económico depende muito pouco do Governo e quase tudo de empresários que não investem ou, quando investem, não investem como deviam. Como vai o eng. Sócrates, por exemplo, arranjar empresários que não existem? O Presidente supunha que a sua presença bastaria para os fazer brotar como cogumelos. Como é óbvio, errou. Quem se arrisca a enterrar dinheiro num país paralítico, com a Espanha e a "Europa" à porta?

E o ensino? O prof. Cavaco insiste como de costume numa indefinível "qualidade" e num épico "combate" ao "insucesso" e ao "abandono escolar". Não conseguiu ainda perceber que, em larga medida, o ensino será, ou não será, o que sociedade for e não o que ele quiser. Ou que o efeito de uma reforma, qualquer reforma, em 2007 só se verá, se por acaso se vir, em 2020. Nunca ninguém lhe disse que Portugal ainda está a pagar Roberto Carneiro. O último desejo ou a última "meta" do discurso do Ano Novo, uma justiça "eficiente", torna a manifestar esta simplicidade inquietante. Um sistema tão complexo como o da justiça muda forçosamente devagar e por adição. Não muda pela altíssima vontade do poder político. Mas Cavaco e Sócrates julgam que só por si essa vontade chega e sobra. Engano deles. Daqui a um ano, em 2008, continuarão a faltar "resultados", "realizações concretas", "progressos claros".» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NUNO MELO PEDE OPINIÕES PARA DECIDIR O SEU FUTURO

Mas de caminho ainda vai papar uma viagem à Índia à conta do cargo de líder parlamentar do CDS:

«O líder da bancada do CDS-PP, Nuno Melo, só convocará uma reunião do grupo parlamentar no final do mês, depois da visita de Estado do Presidente da República, Cavaco Silva, à Índia, que se realiza entre 10 e 17 de Janeiro e na qual o dirigente representará o CDS-PP. A direcção quer que o dirigente se demita e saia pelo próprio pé ou então avança para a retirada de confiança política do também presidente da distrital do partido em Braga. Segundo apurou o CM, Nuno Melo tem estado a ouvir destacados democratas-cristãos para definir o seu futuro. Sai ou não sai?» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desejo uma boa viagem ao rapazinho.»

AFINAL O PROBLEMA NÃO É A VIDA

Agora são contra o aborto por questões financeiras:

«Para o economista, o aborto praticado por opção não deve ser financiado pelos impostos dos contribuintes, pois desta forma serão desviados os recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que já passa por “graves constrangimentos financeiros”. “É preciso saber se é justo desviar verbas do SNS para quem não está doente e tem apenas uma vontade”, acrescentou Maria José Nogueira Pinto, vereadora do CDS-PP na Câmara de Lisboa, que ontem participou com António Borges e Isabel Neto numa conferência da plataforma ‘Não Obrigada’.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «São muito poupadinhos estes defensores do não.»

PEIXEIRADA NA OPA

A CNVM vai queixar-se da PT ao tribunal:

«A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai apresentar uma queixa-crime contra a Portugal Telecom, a que foram atribuídas declarações acusando a supervisora de parcialidade no âmbito da oferta pública de aquisição (OPA), soube o DN.

Os advogados da CMVM já foram instruídos para avançarem com a queixa junto do Ministério Público, pelo crime de ofensa agravada a pessoa colectiva. A decisão foi, segundo apurou o DN, tomada ontem em conselho directivo da CMVM, que já comunicou a acção à Portugal Telecom.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoro estas personagens que confundem os tribunais com a água benta.»

CHIRAC E BLAIR TELEFONARAM A JORGE SAMPAIO

Para saberem se a ida de Durão Barroso para Bruxelas implicaria eleições antecipadas:

«No que se refere à crise de Julho, recorda que até lhe telefonaram chefes de Estado europeus, nomeadamente Chirac e Blair, a questioná-lo se era necessário haver eleições com a ida para Bruxelas de Durão Barroso - que Sampaio reconhece ter incentivado logo a aceitar o cargo, como antes já tinha feito com Guterres. Mas, além disso, e apesar das críticas do partido de que sempre pagou as quotas e das "amizades perdidas" (com Ferro Rodrigues, "até agora", ainda não refeita), adianta que dissolver o Parlamento, nessa altura, "seria a presidencialização das eleições legislativas". Ora, na sua interpretação, não é esse o nosso sistema político semipresidencialista, que tem vindo a ser clarificado desde Eanes até Cavaco - e que é, afinal, o que explica a "cooperação estratégica" entre Belém e São Bento.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se perguntaram é porque quando Durão se candidatou não deu garantias de estabilidade ao país, nada que este país não compreenda, Durão serve-se do país.»

A ASNEIRA DO DIA

Foi do ministro da Saúde:

«O ministro da Saúde, Correia de Campos, afirmou ontem, no Jornal da Noite da SIC, que os hospitais do serviço nacional de saúde não poderão garantir o anonimato a mulheres que queiram ali realizar uma interrupção voluntária de gravidez. "Quem não quiser ser identificado terá de fazer [o aborto] no privado, à sua custa", disse Correia de Campos.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avise-se o ministro de quanto mais se fala mais asneiras se dizem, principalmente quando se quer se político a falar como um técnico.»

A ASNEIRA DO VOZ DO DONO

Falou antes de tempo:

«As declarações de Pedro Silva Pereira caíram como uma bomba junto da Força Aérea e da Marinha, uma vez que os ramos impuseram o silêncio interno, tendo em conta o facto de decorrer um processo de averiguações e o próprio Ministério Público proceder a averiguações, enquanto o ministro da Presidência surge a condenar a operação de socorro antes de haver qualquer conclusão do processo de averiguações. Ironicamente, quer o chefe de Estado-Maior da Armada, Melo Gomes, quer o da Força Aérea, Luís Araújo, são homens do "terreno" que têm uma grande experiência operacional e são bons conhecedores do funcionamento do sistema de busca e salvamento.» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Silva Pereira se falou da sua iniciativa ou a mandado de alguém.»

AO MENINO E AO BORRACHO

Criança de um ano e meio sobreviveu à queda de um quinto andar:

«Segundo informou a PSP de Olhão ao PortugalDiário a queda ocorreu pelas 10h00m. O rapaz «aterrou» em cima do capô de um carro, o que lhe terá salvo a vida. Segundo fonte da unidade hospitalar, a criança está internada nos Cuidados Intensivos de Pediatria, sofreu uma hemorragia cerebral, está estável e apresenta um prognóstico razoável.» [Portugal Diário Link]

BOA ESCOLHA!

Ribeiro e Castro vai ser cabeça de cartaz do não ao aborto:

«O líder do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, vai ser o «cabeça de cartaz» da campanha democrata-cristã contra a despenalização do aborto, apesar do partido entender que o protagonismo no referendo de 11 de Fevereiro cabe à sociedade civil, escreve a Lusa.

«O partido entende que a liderança neste referendo é da sociedade civil, dos movimentos, mas o CDS é o único partido com posição oficial pelo "não" e não deixará de o sinalizar», disse à Lusa Luís Lagos, membro da comissão executiva do CDS-PP e coordenador de campanha para a Região Centro. » [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «E o mais curioso é que depois do referendo o Paulo Portas vai levar o CDS à "parteira" para se livrar desta gravidez não desejada. A escolha é mesmo ilustrativa da realidade actual do CDS.»

DIZ-ME COM QUEM ANDAS, DIR-TE-EI QUEM ÉS

BE elogia Ana Gomes:

«O Bloco de Esquerda elogiou hoje os esforços da eurodeputada Ana Gomes para "o esclarecimento da verdade" sobre os voos ilegais da CIA e acusou o Governo de se recusar "a“fazer uma verdadeira investigação".

Em declarações aos jornalistas ontem, nos Açores, após uma visita de dois dias ao arquipélago a convite da União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo, Ana Gomes afirmou ter falado com pessoas da ilha Terceira "que confirmaram relatos sobre coisas estranhas que se passaram na base, nomeadamente a transferência de pessoas agrilhoadas".» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à DORL do PCP que convide a Ana Gomes.»

VALENTIM LOUREIRO ACUSADO DE CORRUPÇÃO

Mas ele acha que está inocente, na época não era corrupção e defende a nulidade das escutas:

«Valentim Loureiro foi acusado de corrupção desportiva activa pelo Ministério Público (MP) da Figueira da Foz, no quadro de um inquérito aberto a partir de uma certidão do Apito Dourado. Além do actual presidente da assembleia geral da Liga de Clubes, o MP acusou, pela primeira vez, um árbitro de primeira categoria. Foi Paulo Baptista, da Associação de Portalegre, a quem imputa o crime de corrupção desportiva passiva. Foram arquivadas as suspeitas que visavam o presidente da Naval 1.º de Maio, Aprígio Santos, e um vogal da comissão de arbitragem da Liga de Clubes, Júlio Mouco.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Digamos é que um caso de corrupção legalmente aceite.»

A EFICÁCIA DOS CORREIOS INGLESES

Um inglês que não sabia da morada de um antigo colega mandou-lhe um postal de Natal e em vez do endereço desenhou um mapa e acrescentou que o amigo viveria "algures por aqui". A carta chegou ao destinatário nove dias depois. Faltará pouco para que em Portugal os nove dias seja o tempo necessário para que uma carta uma carta com correu azul chegue ao destino, isto se o destinário estiver bem legível e o código postal tiver os sete dígitos:

«.CRAFTY Paul Bates sent a Christmas card to a long-lost pal in this envelope with NO street name, NO town, NO postcode — yet it arrived!
The steel worker, 48, had forgotten the name of the town workmate Peter O’Leary moved to from Neath, South Wales, three years ago.
But he recalled Peter had pointed it out on a map. So he put a dot on a sketch of the South West Peninsula, wrote “somewhere here” and hoped for the best.»
[The Sun Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Luís Nazaré»

O NOVO ARCEBISPO DE VARSÓVIA

Era bufo da polícia política do regime comunista:

«El arzobispo Stanislaw Wielgus asumió el viernes el cargo de metropolitano de la archidiócesis de Varsovia a pesar de las pruebas de que fue confidente de la policía comunista y espía del servicio de inteligencia polaco en Alemania, algo que él mismo ha admitido parcialmente.

La Comisión Histórica constituida por la Conferencia de Obispos Polacos estudió minuciosamente los documentos hallados en los archivos de la antigua policía comunistas que revelan que en los años 60 y 70 Wielgus fue confidente de la policía comunista e incluso pasó un cursillo de adiestramiento como espía.» [20 Minutos Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Perdoai-lhe Senhor, ele não sabia o que fazia.»

DEZ MIL CHINESES PERDERAM O SEU DOMÍNIO NA WEB

Em consequência do terramoto na Coreia do Sul:

«La avería general de las comunicaciones entre China y el resto del mundo, consecuencia del terremoto del 26 de diciembre en la isla de Taiwán, ha provocado que los internautas chinos hayan perdido unos 10.000 dominios de la Red, ya que no pudieron renovarlos cuando correspondía.

Unos 10.000 operadores de páginas web chinas que usaban el dominio internacional ".com" debían realizar estos días el pago a través de la Red para poder usar un año más sus dominios, pero el fallo general de las telecomunicaciones lo ha impedido, según ha explicado la agencia oficial Xinhua. » [20 Minutos Link]

27.000 EUROS

Foi por quanto oi vendido um atum de 206 kg no Japão:

«Un enorme atún rojo de 206 kilos ha sido vendido en la lonja Tsukiji de Tokio, la mayor del mundo, por 4,13 millones de yenes (unos 27.000 euros), a 20.000 yenes (129 euros) el kilo, durante la primera y colorista subasta del nuevo año. El precio, no obstante, se ha quedado muy lejos del récord de 20 millones de yenes (130.600 euros), a 100.000 yenes (647.000 euros) el kilo, pagado en 2001 por un atún algo más pequeño, de 202 kilos, pescado en las mismas aguas de Oma, al norte de Japón.» [El Pais Link]

MAIS UM GRANDE SUCESSO DOS DOIS ANOS DE MACEDÓNIA FISCAL

As dívidas que prescreveram ou foram anuladas nos tribunais:

«A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) deixou prescrever, durante o ano de 2005, dívidas fiscais no valor de 231,4 milhões de euros. As dívidas anuladas por decisão judicial ou administrativa ascenderam no mesmo período a 1610,4 milhões. Os dados são disponibilizados pelo Tribunal de Contas no parecer da Conta Geral do Estado divulgada ontem.O valor das prescrições declarado pelas Finanças ao Tribunal de Contas representa ainda assim uma redução significativa face ao ano anterior. Em 2004, de acordo com as contas então publicadas, as dívidas prescritas foram de 735 milhões. Em 2003, o valor tinha sido de 158 milhões de euros.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Uma vergonha!»

MURAIS DE PROPAGANDA POLÍTICA DA IRLANDA DO NORTE [Link]

MINUSCULE TV [Link]


NORBERT FELZL [Link]

REBEKKA GUÐLEIFSDÓTTIR [Link]

JOANNE [Link]

SERGEY RIZHKOV [Link]

LUCIE

É o nome dado pelos astrónomos a m diamante gigante encontrado a 50 anos luz da Terra:

«The cosmic diamond is a chunk of crystallised carbon, 4,000 km across, some 50 light-years from the Earth in the constellation Centaurus. It's the compressed heart of an old star that was once bright like our Sun but has since faded and shrunk. Astronomers have decided to call the star "Lucy" after the Beatles song, Lucy in the Sky with Diamonds.» [BBC Link]

MEMÓRIA FLASH DE 32 GB

Da Scandisk:

«SanDisk, líder en la fabricación de dispositivos flash, quiere darle sin embargo una oportunidad, y asegura que presentará en el Computer Electronics Show, que se celebra del 8 al 11 de enero en Las Vegas, Estados Unidos, su primer disco duro con tecnología de memoria flash. Se llama Solid State Disk -o SSD en sus siglas-, tiene 32 Gb y todavía no se conocen los precios. Desde la compañía se asegura también, sin dar más detalles, que son varios los fabricantes de ordenadores portátiles que ya han decidido montarlos.» [El Pais Link]

MINI MOTO

GATOS QUE FALAM

XBOX

BAGUÉ

[2][3]

NOT SHY

[2][3]