domingo, fevereiro 25, 2007

A Semanada

Uma semana de esquecimentos

Com a palhaçada do Alberto esqueceu-se o desastre de Marques Mendes no referendo, com os dois anos da vitória eleitoral de Sócrates esqueceu-se o Alberto, com o fecho das urgências esqueceram-se os dois anos do Sócrates, com o aumento do desemprego esqueceram-se as urgências e com a vitória do Benfica esqueceu-se tudo.



Peixeirada VIP

Uma das ideias do senso comum que adquirimos é a de que a peixeirada é coisa de gente pobres, os ricos nnca perdem a compostura e são sempre de uma educação extrema. Com as opas que a Sonae lançou sobre a PT e o Millennium sobre o BPI ficámos a saber que afinal isso é uma falsa ideia, os nossos ricos também sabem fazer peixeiradas capazes de enriquecer o nosso já longo dicionário de calão.

E com a assembleia-geral da PT a aproximar-se é caso para dizer “Oh Ilda mete os putos na barraca porque vai haver porrada!”.



Há petróleo em Picoas

Se Portugal já deve a Belmiro facto de ser o país com mais rapariga do shopping e a mais bela botanada demolidora, agora deve-lhe o facto de se ter descoberto petróleo em Picoas, facto que o levou a aumentar a sua oferta para 10,5€ por acção da PT.


O pequeno líder

E passando para a peixeirada financeira para a da Câmara Municipal de Lisboa poderemos dizer que Marques Mendes deixou de ser a varina de Lisboa para andar a vender peixe congelado de terra em terra. Desde que a temporada do circo abriu na Câmara Municipal de Lisboa o líder do PSD parece um vendedor ambulante, que anda de terra em terra e raramente é visto em Lisboa. Deve andar com medo da camada do ozono que se instalou em cima da capital devido à combustão da maioria do PSD.

E por falar em combustão parece que a Quarta-feira de Cinzas deixou de ser uma efeméride religiosa para passar a assinalar o dia em que Marques Mendes ficou pronto para que as suas cinzas sejam usadas para adubo no jardim da sede do PSD.



Nem a Zezinha se escapou

A peixeirada da Câmara Municipal de Lisboa é tal que mais parece uma daquelas cenas de pancadaria dos livros do Asterix, quando alguém se lembra de dizer ao peixeiro que os seus peixes cheiram mal. Nem a Zezinha se escapou de levar com um peixe na cara com a história do relatório da auditoria da Gerbalis, um relatório que tem todos os ingredientes para cheirar a podres, começando pela intenção com que foi desencadeada a auditoria até às suas conclusões.





Uma partidinha do destino

Como que a lembrar o outdoor da campanha eleitoral onde Sócrates, com aquele ar convicto que todos lhe conhecemos, prometia criar um emprego em cada esquina, as estatísticas pregaram uma partida a Sócrates, o desemprego atingiu níveis nunca vistos Sócrates acabou por se esquecer que tinha ganho as eleições há dois anos e foi a oposição que não esperou pelos dois anos de governo para aproveitar a ocasião.



Notícias de Bruxelas

Enquanto Sócrates anda por cá, Marques Mendes anda cá e acolá e Santana Lopes andaá por aí, de Bruxelas chegam-nos notícias de que a fuga de Durão Barroso não terá sido uma daquelas em que a vítima vai com uma mão atrás e a outra à frente, diz-nos uma jornalista do Público aquilo que todos sabemos, que o agora presidente da Comissão Europeia gozou com o país e com Antóio Vitorino e preparou a viagem ao longo de meses.




Inside trading

Num país onde os processos da justiça se encontram fechados a sete chaves e aparecem mais depressa na primeira página de qualquer jornal do que na secretária do juiz não admira que de vez em quando se ouça falar de golpes na bolsa de valores. Desta vez foram mais algumas personalidades a tornarem-se suspeitas deste tipo de roubo sofisticado que só não condeno porque “ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão”.



O SPAMACEDO

O dr. Macedo do Millennium/DGCI deu mais um contributo para a modernização da DGCI querendo mostrar que está em sintonia com o Plano Tecnológico e recorreu ao Spam para propaganda da sua imagem pessoal. Os portugueses ficaram a pensar que ele tinha inventado as declarações electrónicas e que é um gestor tão preocupado com os contriuintes que até lhe manda cartas assinadas. Para a história ficou o primeiro SPAM feito pelo Estado português, enviado por iniciativa de um director-geral que na hora de promover a sua imagem acha que não há regras a respeitar.



Por fim, aqui ficam as sete maravilhas políticas de Portugal escolhidas por 400 visitantes do Jumento [Link]:

1.ª Maravilha:
Alberto João Jardim
(229 votos)

Há trinta anos que anda a dar padeiradas na democracia portuguesa.

2.ª Maravilha
Valentim Loureiro
(180 votos)

É o português mais escutado, desde Cavaco Silva a Manuela Morgado todos tiveram que o ouvir, a procura das suas palavras é tal que as televisões nem lhe dão tempo para se vestir e chegam mesmo a ouvir a sua palavra vestido de roupão.

3.ª Maravilha
Santana Lopes
(184 votos)

Nem as facadas impediram que Santana Lopes tenha realizado o sonho, uma prova de que quando se sonha tudo se alcança.

4.ª Maravilha
Luís Delgado
(142 votos)

5.ª Maravilha
Paulo Portas
(124 votos)

Uma das mentes mais brilhantes do nosso jornalismo, capaz de explicar com duas linhas e meia dúzia de caracteres o que ninguém consegue discernir, só isso se explica que todas as suas previsões e todos os seus raciocínios não se concretizem, os portugueses insistem em não o perceber.

Se há santos que se distinguiram pela bondade, outros houveram que ascenderam ao altar pelas batalhas qe travaram em nome da cristandade, foi o caso de Paulo Portas que se destacou pela última grande batalha travada em nome da fé, algures ao largo da Figueira da Foz.

6.ª Maravilha
Carmona Rodrigues
(109 votos)

Ainda ninguém conseguiu perceber como esta alma chegou a presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

7.ª Maravilha
Durão Barroso
(105 votos)



Palavras para quê? É um artista português, um dos poucos que conseguiram enganar a Europa.

8.ª Maravilha
Bagão Félix
(99 votos)

Olhamos para Bagão Félix e vemos logo que ali está um santinho.

9.ª Maravilha
Manuel Maria Carilho
(89 votos)

É forçoso reconhecer que para ter conquistar uma das mulheres mais bonitas do país alguma qualidade interior deve ter pois pela sua bela figura não deve ter sido, mas a Bárbara Guimarães ainda não nos ajudou a descobrir as razões do seu inesperado sucesso.

10.ª Maravilha
Celeste Cardona
(80 votos)



De mulher modelo de Paulo Portas, portadora de todas as virtudes das fêmas portuguesas, Celeste Cardona foi parar a administradora da CGD.