quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Cabeleiras à escolha numa loja da Bixa de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Brendan McDermid / Reuters]

«A la espera de un dueño. Estatuillas de los premios Oscar durante una exposición en Nueva York.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Banalidades

Se a reforma da Administração Pública é tão importante como Sócrates pretende então seria de esperar que na sua intervenção nas jornadas do seu rebanho parlamentar tivesse dito algo mais do que banalidades.

CARTÃO DO DIA DE SÃO VALENTIM

Aqui fica um cartão do Dia de São Valentim aos nossos políticos que estando em condições de namorar são muito dados a jogos libidinosos com os portugueses.

A IGREJA, OS PARTIDOS E O REFERENDO

Não têm faltado os que atribuem a vitória do "Sim" no referendo à presença de partidos neste campo, é um argumento lançado por Marcelo Rebelo de Sousa na noite do referendo e que tem sido muito utilizado pelo defensores do não mas que ainda ontem foi retomado no editorial do Público.

Desde logo é um argumento falso pois todos os partidos da direita e da extrema direita estiveram ao lado do não e se o seu apoio não foi decisivo é porque não são representativos, os próprio PSD inclinou-se mais para o "Não" do que faria supor a sua posição inicial. Por outro lado todos esquecem o envolvimento activo da Igreja Católica cuja máquina é bem maior e mais organizada de que a de qualquer partido. Compare-se, por exemplo, o tempo de antena de que beneficiou D. José Policarpo (várias entrevistas e a sistemática referência aos seus artigos e homilias) com o concedido a Sócrates, que durante uma boa parte da semana esteve na China a ouvir as asneiras do Manuel Pinho.

AS CLÍNICAS ESPANHOLAS

A TVI que prossegue a sua cruzada privada contra o ministro da Saúde anda muito preocupada com a instalação de clínicas privadas espanholas em Portugal com o objectivo de fazer aborto. Será que o José Alberto Moniz defende que o ministério da Saúde deveria licenciar as aborteiras clandestinas como sinal de nacionalismo na saúde?

A LIBERTAÇÃO DO REFERENDO


«O instituto do referendo libertou-se, este domingo, da sua utilização táctica para adiar a irreversível despenalização do aborto se feito nas primeiras semanas de gravidez. Com a vitória do "sim" tudo acaba como devia ter começado: com a Assembleia da República (AR) a legislar.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Os resultados do referendo analisados por José Medeiros Ferreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PARA A HISTÓRIA DA LIBERDADE E PORTUGAL

«De facto, este referendo teve vencedores e vencidos. Venceu a despenalização limitada e moderada da interrupção voluntária da gravidez; o direito das mulheres a uma maternidade consciente e responsável, não sendo obrigadas a optar entre o aborto clandestino ou uma gravidez indesejada e uma maternidade forçada; os movimentos cívicos pelo "sim", que agregaram um largo espectro social, desde os liberais de direita aos militantes do BE; o PS e demais forças políticas de esquerda, bem como a ala liberal do PSD; os médicos e os católicos "pela escolha". » [Público]

Parecer:

Um artigo algo exagerado de Vital Moreira, cujas conclusões vão muito além da pergunta que estava no referendo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se »

O PROFESSOR MARCELO

«Depois de termos sobrevivido à desilusão de percebermos que a saudade não é um exclusivo nacional, que não existem linces na Malcata e que já nem somos os únicos a cozinhar bacalhau, consola-nos descobrir que temos um novo ícone da singularidade lusa: o professor Marcelo. Como bem se percebe, o professor Marcelo nada tem a ver com o cidadão Marcelo Rebelo de Sousa. O professor Marcelo não é uma pessoa. É um posto. Os romanos, povo de sentido indiscutivelmente prático - quem senão eles poderia chamar Primeiro, Segundo ou Terceiro aos filhos? -, acharam por bem criar um cargo que, à falta de mais pacífica designação, adquiriu o nome de quem o ocupava. Falo obviamente dos césares. Portugal não é o Império Romano, logo não falamos de césares e pretorianos mas sim do que disse o professor Marcelo, essa espécie de holograma que ora nos narra tudo o que fez nos últimos sete dias - e esse tudo implica pelo menos um concerto na Baviera e uma palestra em terras de Basto, uma aula sobre Direito em Luanda, três pareceres, duas apresentações de livros e um jogo de futebol - ora nos enreda nas voltas e contravoltas do seu raciocínio tão narcísico quanto hiperactivo. Nas palavras do professor Marcelo os crimes não têm pena e o "não" passa a "sim". Mas nada disto importa porque o professor Marcelo usa as palavras como outros deitam cartas. Mais do que o explicador de Portugal ao povo e às crianças, ele é o grande ilusionista da nação.» [Público]

Parecer:

Helena Matos faz uma excelente imagem de Marcelo, o curioso é que não lhe podemos chamar uma caricatura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

RACISMO CONTRA CIGANOS

«A polícia portuguesa diz não ter problemas com os ciganos. Estes queixam-se de problemas "graves". Foi esta dualidade de perspectivas que chocou a Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (CERI). E depois de ouvir os relatos de discriminação racial da minoria, concluiu que a comunidade continua a ser vítima de preconceitos racistas. E o pior é que se apresentar queixa tem poucas hipóteses de que se faça justiça, "já que os juízes não estão sensibilizados" para os problemas do racismo.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

É mais do que evidente que em Portugal, como noutros países, existem sinais evidentes da ocorrência de problemas de integração da comunidade cigana, mas limitar isso a uma questão de racismo ou de discriminação não resolve o problema pois este não se limita a isso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um estudo sério e credível sobre a comunidade cigana portuguesa.»

PORTAGENS NO PARQUE DA PENEDA-GERÊS

«O Parque Nacional da Peneda- -Gerês (PNPG) vai passar a cobrar 1,50 euros aos turistas que, no período de Verão, pretendam circular de automóvel na Mata da Albergaria, num percurso de cerca de dez quilómetros, pela EN 308-1. A medida já está a ser contestada pelas populações que temem os efeitos na afluência de turistas.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Esperemos que no fim não cheguem à conclusão de que não ganham para os portageiros. Cada vez são mais as entidades que confundem financiar com sacar dinheiro aos incautos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se aos senhores do parque que tenha juízo.»

AS FUNÇÕES DO ESTADO NÃO ESTÃO EM CIMA DA MESA?

«Que não terá lugar, diz Alberto Martins, nas jornadas parlamentares do PS que hoje se iniciam em Óbidos e que serão dedicadas à reforma da Administração do Estado. Com a sessão de abertura a cargo do primeiro-ministro e secretário-geral do PS, José Sócrates, a primeira área em debate será a da Saúde - contando com a presença de Correia Campos, um dos ministros mais visado por críticas no interior do PS. A descentralização de competências para os municípios é outro dos temas que estará hoje em debate, com a participação do secretário de estado adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita. Amanhã, dia de encerramento, será a vez do ministro do Ambiente, Nunes Correia, abordar o Quadro de Referência Estratégica Nacional, o programa estratégico para a aplicação dos fundos comunitários até 2013.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Que se saiba foi o ministério das Finanças que colocou o debate das funções nucleares do Estado numa reunião com os sindicatos e o próprio secretário de Estado foi explicá-las a uma televisão. Agora o Grupo Parlamentar do PS vai debater a AP e Alberto Martins vem dizer que as funções nucleares do Estado não estão em cima da mesa. Afinal o que vão discutir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereçam-se uns jogos de damas para que os senhores deputados passem o tempo durante as jornadas parlamentares.»

UMA EVIDÊNCIA

«A alteração do vínculo contratual dos actuais funcionários públicos - defendida pela comissão técnica liderada por Luís Fábrica e sobre a qual o Governo ainda não se pronunciou de forma clara - colide com princípios constitucionais fundamentais, na opinião de diversos especialistas consultados pelo DN. Em causa estão os princípios da segurança jurídica e da protecção da confiança, inscritos na Constituição da República Portuguesa, que sairiam feridos de uma eventual generalização do contrato individual de trabalho aos actuais funcionários públicos, integrados no regime de direito público. » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Por este andar o ministro das Finanças ainda se colocar os funcionários públicos com dezenas de anos de serviço a recibos verdes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

O ATRASO DO MILLENNIUM

«"Não comentamos o processo na AdC", disse ao PÚBLICO fonte oficial do BCP, quando confrontada com os atrasos, o que pode resultar em nova derrapagem dos timings da OPA. O regulador optou por não se pronunciar sobre o impasse. » [Público]

Parecer:

Só neste país é que um banco lança uma opa que tem como consequência a paralisação parcial da gestão do banco que pretende adquirir e depois atrasa o processo. Desta forma as opas para além de serem uma operação normal no mercados de capitais, torna-se um excelente instrumento de gestão que pode servir para lesar os concorrentes, lança uma opa e depois faz-se tudo o possível para que esta se arraste.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Paulo Teixeira Pinto se a intenção do Millennium é mesmo adquirir o BPI ou apenas condicionar a gestão de um concorrente incómodo.»

CHEIRA A OPORTUNISTA

«A Distrital de Leiria do PS anunciou esta segunda-feira, um dia depois do referendo sobre a despenalização do aborto, o lançamento de um debate sobre a forma de auxiliar as famílias portuguesas no sentido do aumento da natalidade, escreve a Lusa.

O debate, lançado após o referendo sobre a despenalização sobre a interrupção voluntária da gravidez (IVG) até às dez semanas, sob o lema «o país precisa que façamos mais filhos, como ajudar a tratar deles», visa «colocar na ordem do dia» a discussão em torno do «conjunto de políticas públicas que podem servir para auxiliar as famílias a poderem ter mais filhos».» [Portugal Diário Link]

Parecer:

Eis um bom exemplo de oportunismo em política.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PS de Leiria que vá discutir o problema com o ministro das Finanças.»

UMA EXAGERADA, ESTA ESPANHA

«La economía española creció un 3,8% en tasa interanual en el conjunto de 2006, tres décimas más que en 2005, según los datos publicados hoy por el Instituto Nacional de Estadística (INE). En el cuarto trimestre de 2006, la economía registró un crecimiento del 4% respecto al mismo periodo del año anterior. El Producto Interior Bruto (PIB) de la zona euro aumentó el 2,7% el año pasado, mientras que en la UE el crecimiento fue del 2,9%, según los primeros cálculos difundidos hoy por Eurostat, la oficina estadística comunitaria.» [El Pais Link]

Parecer:

Pergunte-se ao Zapatero se ainda está interessado em nós.

PLÁSTICAS ENTRAM NO CABAZ DE PRODUTOS DO ÍNDICE DE PREÇOS EM ESPANHA

«La cirugía estética está cada vez más presente en la publicidad, en las caras y en los cuerpos de los consumidores. Y, desde ahora, también figura en el índice de precios de consumo (IPC), el indicador que informa de la evolución de los precios en España. El Instituto Nacional de Estadística (INE) publicará el próximo día 20 los datos de la inflación de enero, que incluyen numerosas novedades. Entran los precios de las operaciones de cirugía estética y de miopía, cada vez más demandadas por los consumidores. Y aparecen también los de servicios relacionados con la salud como la homeopatía y el fisioterapeuta -que sustituyen a otros servicios paramédicos que han perdido representatividad-, así como alimentos dietéticos e infantiles.» [El Pais Link]

Parecer:

Sinal dos tempos e de alguma riqueza.

CACHALOTES: AFINAL NÃO ESTÃO EM EXTINÇÃO NO MEDITERRÂNEO

«Un experimento del Instituto de Física nuclear de Italia ha descubierto, por casualidad, a lo largo de las costas de Catania, en Sicilia, que existen centenares de cachalotes que se creían en peligro de extinción en el Mediterráneo, informan hoy los medios de comunicación italianos.

Un descubrimiento que para los biólogos marinos es una "gran noticia", ya que hasta ahora se contaban sólo una decena de estos cetáceos.» [20 Minutos Link]

Parecer:

Uma boa notícia.

FBI PERDE 40 COMPUTADORES PORTÁTEIS POR ANO

«La Oficina Federal de Investigación (FBI) reconoce haber perdido en los últimos 44 meses un total de 160 ordenadores portátiles.

Almenos diez de ellos contenían información calificada de confidencial, como nombres y datos personales de su personal y otros con información del departamento de lucha contra el terrorismo.» [20 Minutos Link]

Parecer:

E como se isso não bastasse alguns contêm informação confidência.

O LOCAL DO EPICENTRO DO SISMO DE SEGUNDA-FEIRA

«Según indica Oceana, en el Banco de Gorringe se encuentran las montañas marinas más antiguas del Atlántico y se sitúan junto a la zona de fractura Azores Gibraltar, que es "una de las áreas con mayor actividad sísmica de Europa".

En este lugar se hallan las placas tectónicas de Europa y África, y es donde se han producido algunos de los terremotos y tsunamis más importantes.

Las filmaciones submarinas de la zona realizadas por Oceana demuestran que "el lugar tiene una gran diversidad de hábitats y especies, incluyendo algunas que se creían exclusivas del Mediterráneo y que han sido encontradas aquí, como las gorgonias rojas (Paramuricea clavata)", asegura la organización a través de un comunicado. » [20 Minutos Link]

Parecer:

Fica nas montanhas submarinas Corringe, um paraíso natural.

COMO CLUBES DE FUTEBOL

É curioso como os jornais e os jornalistas tratam o dr. Macedo, é como se uns fossem do Benfica e o outros do Sporting. Os mesmos factos, como o caso da reunião realizada ontem entre o ministério da Justiça e o ministério das Finanças a propósito do combate à evasão fiscal.

Quem lê o Correio da Manhã corre um sério risco de pensar que na hierarquia do Estado o dr. Macedo está acima dos ministros (o Sócrates que se cuide, o dr. Macedo já falta às conferências de imprensa do ministro e por este andar ainda vai achar que lhe cabe a discussão do Orçamento de Estado na AR). Ao ler a notícia nem reparamos que lá estavam ministros e que o director nacional da PJ foi promovido a ajudante do dr. Macedo:

«Nos últimos três anos, na sequência do trabalho conjunto da PJ e da DGI resultou a instauração de mais de sete por cento de processos de inquérito, sendo 14 por cento de condenações. Estes os dados divulgados ontem nas instalações da PJ do Porto, por Paulo Macedo, director-geral dos Impostos, no final de uma reunião de trabalho em que participaram os ministros das Finanças e da Justiça, Teixeira dos Santos e Alberto Costa, e o director nacional da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro.» [Correio da Manhã Link]

Mas se formos ler a notícia do DN sobre o mesmo acontecimento descobrimos que não houve apenas Paulo Macedo e que o no Estado ainda não há jogadores mais importantes do que os presidentes dos clubes:

«Alípio Ribeiro e o director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, apresentaram ontem, no Porto, no final de uma reunião com os ministros Alberto Costa e Teixeira dos Santos, os resultados da acção em 2006 das equipas mistas de investigação, compostas por elementos da Polícia Judiciária (PJ).Em sintonia com o director nacional da PJ, o ministro da Justiça, Alberto Costa, anunciou, na conferência de imprensa sobre o balanço do combate a fraude e evasão fiscal em 2006, que a criminalidade tributária será apontada como prioridade na lei política criminal para os próximos dois anos, a entregar até Abril na Assembleia da República.» [Diário de Notícias Link]

Fico a pensar com os meus botões se no caso das notícias se referirem a um acontecimento no Millennium e tendo como protagonistas Paulo Teixeira Pinto e Paulo Macedo se este apareceria nas notícias ofuscando o presidente do banco.

OBRIGADINHO DR. MACEDO

«Na altura o Executivo dizia que as medidas beneficiariam os contribuintes de menores rendimentos e penalizavam os de maior rendimento. As tabelas de retenção vão nesse sentido, pelo menos parcialmente. As simulações feitas pela PwC mostram que a retenção se mantém inalterada para os contribuintes com rendimentos brutos mensais até 1500 euros, mas aumentam substancialmente para aqueles que apresentam rendimentos superiores a este montante. As tabelas de retenção foram elaboradas na DGCI, liderada por Paulo Macedo, e aprovadas pelo Governo » [Público]

Parecer:

Para os jornalistas simpatizantes do dr. Macedo tudo serve para tentar promover a sua imagem, agora foi a vez do jornalista Vítor Costa descobrir que a alteração das tabelas de retenção na fonte de que vão resultar menos retenções do imposto foram da responsabilidade da DGCI gerida por Macedo. De uma forma subliminar diz-nos que agora é ao dr. Macedo que devemos este pequeno favor.

É evidente que o diligente jornalista sabe muito bem que isso é uma decisão política e que o dr. Macedo limita-se a ler o cálculo feito pelos serviços do IRS, remetendo-os para o gabinete do secretário de Estado. Mas não é isso que o jornalista diz, o que o jornalista diz de forma subtil é que o dr. Macedo já tem competências governamentais e a ele quase ficamos a dever uma ligeira descida do IRS, pois quando os reembolsos baixarem o mesmo jornalista não vai atribuir isso ao dr. Macedo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director do Público porque motivo as tabelas de retenção na fonte que o seu jornal atribui ao dr. Macedo foram divulgadas na página da Direcção-Geral do Orçamento [Link] e não na da DGCI [Link]. Não se compreende, pois não?»

EUA AINDA COBRAM IMPOSTO PARA AJUDAR NA GUERRA COM A ... ESPANHA

«THE USA has been collecting money through a tax on telephones for more than 100 years to fight a war against the Spanish.

According to the National Libertarian Party website, here, in 1889, the US was at war with the Spanish and found itself caught short of a few bob.» [The Inquirer Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sempre é uma ajudinha para a guerra no Iraque.»

IRS SANTINHO

A ler no TUGIR [Link]:

«Vamos lá a prestar mais um jeitinho ao nosso Ministro da Arrecadação do Dízimo que tem andado tão preocupado com a recondução do beato colector que ainda não conseguiu perceber que não é com milagres que se amealham receitas.Se não se tivesse, desde o tempo em que Sousa Franco foi Ministro, investido e muito trabalhado no coito da tecnologia que fez o milagre acontecer (só ligeiramente interrupto por emissários do Espírito Santo que preferiram a caça às bruxas sob ordens de Ferreira Leite), agora veríamos que as Missas do discípulo de José Maria só arrecadariam, no máximo, a esmola da caixa dos pobres da sacristia e meia dúzia de cêntimos, deixados pela piedade dos crentes, na bandeja do ofertório.»

IMAGEM DA LUA IO DE JÚPITER [Link]

PARQUE TEMÁTICO DA FERRARI [Link]

A abrir em 2009 no Dubai.

IS NOT MAGAZINE [Link]

Um jornal de parede australiano que é mais uma forma de arte de rua do que um jornal:

«Even bigger than TV Hits when you unfold the Home and Away fold-out, says John Safran. Is Not Magazine is a magazine in the form of a 1.5m x 2m bill poster. It is the work of five young Melburnians, and from April 9, 2005, it has been on display at 50 outdoor poster sites in inner-city Melbourne. A year later, it launched in Sydney, and will soon appear at a café, bar, bookstore or laundromat near you.»

WORTH1000: SNACKIMALS [Link]

BRINCANDO COM ALTA VOLTAGEM [Link]

O passatempo de um australiano.

STAS GERASIMOVICH [Link]

ELENA CONE [Link]

YUCA CHAUKIN [Link]

LA LAGRIMA [Link]

"LOVE STORY"

BUD LIGHT

O MELHOR VÍDEO PUBLICITÁRIO

UMA JANELA COM VISTA PARA A ... NEVE [Link]

Uma das muitas imagens dos nevões que atingem os EUA enviadas para uma estação de TV que lhes fez essa sugestão.

GALAXI FM

[2][3]

HERMÈS

[2][3][4][5]

REVISTA ROLLING STONE

[2][3][4]