segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Parque das Nações, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[EFE/Kiko Huesca]

«El único requisito para unirse a la celebración era ir disfrazado de muerto viviente, actuar como tal y mejor optar por el maquillaje que por las caretas. Durante la marcha, que fue desde la Plaza Dalí hasta la Plaza Mayor, los participantes hicieron teatro, pero con una norma: sin asustar o molestar a la gente.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Marcelo Rebelo de Sousa

O mínimo que se esperava era que o professor não abordasse o tema no tempo de antena pessoal e intransmissível de que beneficia na antena financiada com os impostos dos portugueses. Foi puro oportunismo usar o programa do Gato Fedorento para justificar o uso abusivo que faz da televisão, considerar que o pluralismo foi assegurado pelo programa do Gato Fedorento foi uma anedota, até porque o programa de ontem foi feito em plena campanha.

O que vale é que Marcelo não convence ninguém para além dos que já convenceu há muito tempo e que não foram suficientes para que o professor tivesse ido mais longe do que secretário de Estado.

ATÉ PODERIA VOTAR SIM

Cartoon do António (Expresso 2007-02-03)

Não me arrisco a dizê-lo mas quase me dá vontade de dizer que votaria sim na condição de os partidários do "não" defenderem a penalização das mulheres que vão abortar no estrangeiro. Na verdade a questão do aborto é mais um caso de "vícios privados, virtudes públicas". Quantos dos partidários do não já estiveram envolvidos em abortos?

O mesmo se pode dizer de uma Igreja que para manter uma lei a qualquer custo vende a alma ao diabo tentando aumentar a abstenção, recorrendo para isso a todos os truques, chegando ao ponto de mandar os seus porta-vozes dizerem que já nem são contra a penalização do aborto, o mesmo aborto que é razão para excomunhão automática.

SOCIALISTAS: OS SENHORES DO "SIM"

Apesar de os partidários do "sim" serem muitos e de todos os partidos cabe ao Governo o papel de dono do "Sim", enquanto os partidários do "não" dizem que vem aí o vale tudo o PS usa o estatuto de poder para impedir os defensores do "Sim" de responder de forma adequada.

O facto de usando e abusando do estatuto de partido com a maioria absoluta, impedindo que se discuta qual o modelo a adoptar em caso de vitória do "Sim", o PS está a prestar uma grande ajuda ao "Não".

'ABBÉ' PIERRE: O INSURRECTO DE DEUS

«Era um homem de espírito livre e crítico, mesmo no domínio da fé. No seu último livro, Meu Deus, Porquê?, ousa perguntar a Deus até quando vai durar esta tragédia do incrível sofrimento humano. Declara que a concepção expiatória da morte de Cristo é "horrível", pois levou também ao dolorismo, "uma abominação e uma caricatura da vida cristã". Depois de confessar que teve relações sexuais com mulheres, embora "de forma passageira", coloca "a questão crucial para a Igreja do casamento dos padres e da ordenação de homens casados", esperando que Bento XVI permita a comunhão aos católicos divorciados recasados. Porque não utilizar a palavra "aliança" para os casais homossexuais, que "viveram frequentemente o seu amor na exclusão e na clandestinidade"? A ordenação das mulheres é "muito provável" e "desejável".» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

A homenagem do padre Anselmo Borges ao fundador da comunidade Emaús.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TEMOS PADEIRA DE ALJUBARROTA!

«Segundo Maria José Morgado – nomeada pelo procurador-geral da República, Pinto Monteiro, para “dirigir e coordenar a investigação de todos os inquéritos já instaurados ou a instaurar relacionados” com o processo ‘Apito Dourado’ – foi a “prontidão” de Orlando Romano que lhe permitiu começar a trabalhar no dia 2 de Janeiro: “Só nessa data é que a equipa ficou completa. Entre 14 de Dezembro e 2 Janeiro estivemos na fase de instalação, período em que apenas tivemos uma viatura ao nosso serviço.”A procuradora, frisou, “odeia” andar de carros: “Só ando neles por amor ao Ministério Público e à investigação criminal. Nos fins-de-semana, aliás, ando sempre a pé.”» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Os corruptos da bola que se cuidem, se a procuradora Maria José Morgado for tão eficaz a combater a corrupção como o é a gerir a sua própria imagem há um sério risco de o Major ser despromovido a cabo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à procuradora se já está a pensar numa carreira em Hollywood.»

O CLERO APOIA O SARGENTO

«D. Januário Torgal Ferreira reconhece que o processo é muito complexo mas, em nome dos interesses da criança, defende que ela devia “continuar com os pais adoptivos, havendo uma interligação com o pai biológico”. Nesse sentido, assinou o pedido de ‘habeas corpus’ para libertação imediata do sargento – recusado pelo Supremo Tribunal de Justiça – e mandou dois capelães ao Presídio Militar de Tomar para informarem Luís Gomes do seu apoio.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Até o bispo já se meteu no assunto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao clérigo se o pai também não é uma alma de Deus e com base em que princípio canónico decidiu meter-se no assunto.»

ACREDITA QUEM QUISER

«O Aeroporto de Beja prevê atingir, entre partidas e chegadas, uma média de 178 mil passageiros em 2009, que poderão aumentar até 1,8 milhões em 2020, segundo as previsões da empresa responsável pelo projecto.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Pelos números que nos apresenta o presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), José Queirós, corremos um sério risco de pensar que Beja fica ali para os lados de Paris.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a José Queirós se não acha que está a exagerar um pouquito.»

DISSONÂNCIA COGNITIVA

«Campos e Cunha, o primeiro ministro das Finanças deste Governo, quebrou o silêncio de 18 meses, depois de se ter demitido, e considerou as declarações de Manuel Pinho sobre os salários baixos, fruto de uma «dissonância cognitiva». » [Portugal Diário Link]

Parecer:

Ora aqui está uma boa definição para a alarvidade do Idiota Pinho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Crie-se uma escola pré-primária para candidatos a ministros e meta-se lá o Idiota Pinho.»

A ANEDOTA DO DIA

«Bagão Félix acusou hoje os defensores do «Sim» de terem prejudicado gravemente as mulheres que nos últimos tempos foram julgadas por aborto, ao focalizarem a opinião pública para esses julgamentos.

«Nos casos em que houve julgamento, foram os adeptos do «sim» que prejudicaram essas mulheres gravemente, com manifestações para manipular a opinião pública e pressionar o poder judicial, pouco preocupados com a privacidade das senhoras em causa», afirmou.» [Portugal Diário Link]

Parecer:

É uma pena que este Baganito não apareça mais vezes na campanha do "não".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a BF se está mesmo convencido de que os portugueses o têm em grande consideração.»

IRAQUIANOS APRENDERAM A DERRUBAR HELICÓPTEROS

«O comando militar americano no Iraque admitiu pela primeira vez neste domingo que quatro helicópteros que caíram no país nas últimas semanas parecem ter sido derrubados por militantes.
O porta-voz do Exército, general William Caldwell, disse que as investigações ainda não foram concluídas, mas que há indícios de que as aeronaves foram derrubadas a tiros.»
[BBC Brasil Link]

Parecer:

Obrigando os americanos a rever a forma como usam estas aeronaves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que mais irão aprender estes iraquianos?»

GOVERNO FRANCÊS OFERECE 175.000 USB COM SOFTWARE LIVRE

«The sticks will give the students, aged 15 and 16, the freedom to access their e-mail, browser bookmarks and other documents on computers at school, home, a friend's house or in an Internet café -- but at a much lower cost than providing notebook computers for all, a spokesman for the Greater Paris Regional Council said Friday.» [Yahoo News Link]

Parecer:

Enquanto o Plano Tecnológico foi uma invenção de Sócrates para enganar os papalvos lusos, já que internacionalmente o Idiota Pinho vende trabalhadores baratos e mansos. O Governo francês, que não precisou do patrocínio político de Bill Gates para dar um ar de modernidade, promove o software livre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Sócrates.»

ECOLOGISTAS CONTRA CONSUMO DE BURRO

«La organización Ecologistas en Acción considera "triste, esperpéntico y lamentable" que se organice una fiesta gastronómica en Sort con estofado de carne de burro catalán como plato estrella, "en lugar de promover su respeto y reconocimiento". » [20 Minutos Link]

Parecer:

O protesto é contra uma festa em Sort, na Catalunha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Por cá também não falta quem gostasse de comer este Jumento.»

CARTOONICES [Link]

O Jumento perdeu um colaborador, são vários os amigos deste blogue que criaram s seus próprios blogues, desta vez nasceu o cartoonices:

SARAH DIAZ [Link]

ALEXANDER KUSTOV [Link]

ROBERT CHARITY [Link]

LEV PRILUTSKY [Link]

FOLDING CHAIR

APANHADOS

PERLE

[2][3]

KAM NAIDOO - IMMIGRATION LAW Kam Naidoo - Immigration Law

[2][3]

FUNDACIÓN ILUSIONES [Link]

[2]