segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Quiosque, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[EFE]

«A PELO... Y UNA MANO DE PINTURA.Una modelo muestra su cuerpo pintado durante una competición de arte en el marco de tercer festival de tatuaje y piercing de Kiev (Ucrania).» [Ideal Digital Link]

JUMENTO DO DIA


Outra vez o Bernardino

Ainda bem que o Bernardino, o líder parlamentar do PCP, não aparece muitas vezes em público pois teríamos que lhe oferecer uma estante para guardar os troféus que teríamos de lhe oferecer. A sua conclusão de que a elevada abstenção se devia ao facto de os portugueses serem contra o referendo por defenderem que a decisão devia ser adoptada pelo parlamento é uma séria candidata à melhor anedota política do ano.

PORQUE PERDEU O NÃO?

Antes de mais o "Não" perdeu porque os portugueses votaram maioritariamente no "Sim", resultado que se esperava pois há muito que se tem a noção que o "Sim" era maioritário na sociedade portuguesa. O "Não" poderá ter perdido porque:

  • Os defensores do "Não" não tomaram nenhuma iniciativa durante quase nove anos, para além dos gestos simbólicos da caridade.
  • Os defensores do "Não" na impossibilidade de usarem em público os argumentos religiosos tiveram que se tornar em verdadeiros líderes da despenalização.
  • A Igreja Católica empenhou-se activamente na campanha dando prioridade aos defensores do "Sim", esquecendo as dúvidas em grande parte dos que no anterior referendo tinham votado "Não".
  • Muitos defensores do "Nâo", mais do que no lado do "Sim", não resistiram à tentação do fundamentalismo.
  • O PSD mostrou-se neste referendo como um partido incapaz de participar num debate tão importante para a sociedade portuguesa.

ALGUNS PROTAGONISTAS DO REFERENDO

António Guterres - Foi o mais presente dos ausentes neste referendo, a ele e a Marcelo devemos a embrulhada penal em que o país esteve metido durante quase nove anos. Não se sabe se a sua ausência resultou das suas obrigações profissionais ou se achou que a sua presença favoreceria o "Sim".

Marcelo Rebelo de Sousa - Foi um dos grandes vencedores da noite, os seus argumentos foram decisivos para uma boa parte dos votos no "Sim".

Marques Mendes - Foi o maior derrotado no referendo, o "Nim" recebeu 0% de votos expressos na urnas, o que prova a sabedoria dos eleitores portugueses que lhe atribuíram o resultado que melhor espelha a sua competência para liderar o PSD.

Paulo Portas - Saído das eleições legislativas com o estatuto de feto mal-formado o próximo líder do CDS tudo fez para conseguir ultrapassar as suas dez semanas de gestação, evitando, com a vitória do "Sim", que Ribeiro e Castro optasse por acabar com a gestação do seu projecto de poder. Acabou por ser um vencedor sobrevivendo ao aborto que ele próprio supostamente combateu.

António Borges - O vice-presidente da Goldman Sachs deu um contributo notável ao "Não" ao deslocar-se de propósito a Lisboa para dizer quanto custava cada operação ao SNS, sem cobrar nada por tão complexa consulta. Agora pode ficar e Londres e usar os seus dotes no cálculo para tentar saber quantos anos faltam para ter uma oportunidade de chegar a primeiro-ministro sem grande esforço eleitoral

Jerónimo de Sousa- Era o único vencedor anunciado deste referendo, se ganhasse o "Sim" ele estava na vanguarda desta luta pela liberdade, se ganhasse o "Não" ele é que tinha razão e o culpado seria o Sócrates e quanto maior fosse a abstenção mais seriam os portugueses que como ele estavam contra a realização do referendo.

José Sócrates - Foi o grande vencedor do referendo obtendo legitimidade política para alterar a lei e até se espera que faça a sua primeira eperiência remodelando o o governo, livrando-se dos ministros não desejados ou que foi obrigado a ter por falta de condições económicas.

Jorge Coelho - Mais uma vez a revelou a inteligência política que todos lhe reconhecemos, a sua quase ausência na campanha foi um precioso contributo para a vitória do "Sim".

SENTIDO PARA O NEGÓCIO

O dos escutas, organização ligada à Igreja Católica, que aproveitou o referendo para colocar dois jovens a vender uma das suas revistas à porta da escola onde votei, local onde nunca os tinha visto a fazer negócio. Ao entrar senti a presença protectora da Igreja ma não foi suficiente para deixar de votar "Sim".

A ANEDOTA POLÍTICA DO DIA

Bernardino Soares parece querer fazer concorrência ao Gato Fedorento e defendeu que a elevada abstenção no referendo se deve ao facto de a maioria dos portugueses ser de opinião de que o problema deveria ser decidida pelo parlamento e não por referendo.

Curiosamente na sua declaração depois da divulgação dos primeiros resultados Jerónimo de Sousa disse que esta decisão honra o património de Abril!

GLOBALIZAÇÃO E EGOÍSMO ESCLARECIDO

«O que hoje se sabe é que nem o socialismo nem a mão invisível do mercado abriram as portas do paraíso à Humanidade. Assim, à economia de mercado tout court é preciso contrapor a economia de mercado com sentido social e ecológico à escala global. O Homem não se identifica pura e simplesmente com o homo oeconomicus. Não se pode deixar de estar de acordo com Hans Küng: "Nem todas as necessidades dos seres humanos podem ser satisfeitas com o que a economia produz." Em ordem ao bem-estar, a uma sociedade boa, a uma vida feliz, para os seres humanos, incluindo os capitalistas, não basta a economia. Por outro lado, concretamente neste tempo de globalização, ela tem de estar ao serviço das necessidades de todos os seres humanos, não os subordinando implacavelmente à lógica do mercado. Para preservar a dignidade do Homem e relações dignas dele, nem a economia nem a política podem ter o primado, que pertence à dignidade inviolável do ser humano e aos seus direitos inalienáveis. Face à economia, é preciso defender o primado da política, mas, face à economia e à política, saber que o primado tem de ser o da humanidade do Homem, de todos os homens. » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Desta vez o padre Anselmo Borges entra pelos domínios da política económica para escrever um bom artigo onde questiona a globalização.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MILAGRE ESTRANHO

«Os professores dos ensinos Básico e Secundário estão a faltar menos desde que entraram em vigor as aulas de substituição. O absentismo dos professores desceu para quase metade, assegurou, ao JN, fonte do Ministério da Educação. As contas comparam os valores de 2005/2006 com os do ano lectivo em curso e incluem as faltas dos dias de greve em Outubro e Novembro.» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Os sindicatos dos professores deviam dar uma explicação pois não quero acreditar que o professor que deixou de faltar esteja mais preocupado com o incómodo que traz a um colega do que deixar trinta alunos sem aula.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário à FENPROF.»

DIGAMOS QUE O MENEZES É UM POUCO EXAGERADO

«O autarca laranja deixou ainda um aviso indirecto a Marques Mendes, "putativo candidato a primeiro-ministro": "É difícil ser líder do partido contra o PSD de Gaia." Isto porque, sublinhou, a cidade tem a maior concelhia do País, com cinco mil militantes, "um grande peso na escolha do presidente do partido e do primeiro-ministro".» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Ficámos a saber que era a concelhia de Gaia que escolhe o primeiro-ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se já a agradeceu o lugar de primeiro-ministro a Luís Filipe Menezes.»

ESCÂNDALO DA SIEMENS

«El escándalo de sobornos del consorcio alemán Siemens se extiende y no se limita al departamento de telecomunicaciones como se creyó en un principio. Otras tres divisiones -transporte, energía y servicios financieros- también aparecen implicadas en sumarios judiciales abiertos. Además, ahora se ha revelado que ya desde 2003 la empresa, que emplea a medio millón de personas en 190 países, tenía constancia de que existían casos de corrupción. La fiscalía de Múnich ha constatado que el dinero, posiblemente más de 420 millones de euros, era empleado en sobornos para conseguir grandes contratos. Por el momento, ya han declarado ante la justicia 30 personas y se han registrado 30 sedes.» [El Pais Link]

Parecer:

A divulgação da prática de subornos por parte da Siemens desfaz a ideia de muita gente de que a corrupção é coisa de patos-bravos, na verdade é uma prática generalizada e nem as "melhores empresas" escapam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estudem-se os sinais de corrupção, designadamente, na relação entre os bancos e o fisco de que foi prova a recente divulgação de do pagamento de elevados montantes a funcionários a título de "formação".»

SEGURADORAS AMERICANAS REAGEM ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

«La reaseguradoras europeas Swiss Re y Munich Re llevan años hablando del riesgo que el cambio climático representa para esta industria y sus clientes, un negocio que se calcula maneja 2,46 billones de euros anuales en todo el mundo. Sus rivales estadounidenses se mostraban esquivas a la hora de tratar el asunto. Pero tras el azote de Katrina y Rita, grupos como AIG procedieron a ajustar el precio de sus pólizas ante la previsión de que se produzcan tormentas de hielo, huracanes, inundaciones e incendios más violentos, utilizando a complejos modelos de cálculo para representar lo que está pasando con el clima.» [El Pais Link]

E o Congresso toma a iniciativa de discutir o problema perante a passividade idiota da Casa Branca:

«El debate sobre el calentamiento global se instala esta semana en Washington (EE UU) con un coloquio organizado por el Congreso de Estados Unidos -de reciente mayoría demócrata- mientras la Administración Bush se niega todavía a sumarse a los otros países industrializados para frenar las emisiones de gases de efecto invernadero.» [El Pais Link]

Parecer:

Enquanto a administração americana continua a considerar os argumentos dos interesses ligados à indústria petrolífera as seguradoras aumentam os preços em consequência da mudança climática.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avalie-se o impacto da mudança climática nos preços praticados pelas nossas seguradoras.»

BANCA ESPANHOLA QUER MUDAR HORÁRIOS

«Viernes por la tarde. La Gran Vía madrileña, una arteria comercial de la capital, está repleta de gente. La mayoría de los comercios abren sus puertas: tiendas de ropa, librerías, agencias de viaje hasta una clínica dental que atiende pacientes todo el día. Sólo las más de 20 oficinas bancarias están cerradas. Una imagen habitual en las ciudades españolas que podría cambiar pronto. Francisco González, presidente del BBVA, segundo banco español, piensa que la situación es "inviable" y que con el horario actual es difícil que sean rentables las oficinas. Lo mismo opina Ángel Ron, el máximo dirigente del Banco Popular: "Todo ha cambiado en la sociedad menos los horarios de banca", dijo recientemente. Estas declaraciones son la prueba de que los banqueros quieren exprimir uno de sus grandes activos, las extensas redes de oficinas.» [El Pais Link]

Parecer:

Preparem-se que é uma questão de semanas para ouvirmos o presidente da Associação Portuguesa de Bancos defender a mesma ideia, a não ser que o Millennium não prescinda dos valores cristão e se oponha ao desrespeito pelos dias de oração.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao presidente da ABP.»

69 MODELOS EXCLUÍDAS PELA "PASARELE CIBELES"

«Cinco de las 69 modelos que han pasado por la báscula de la Pasarela Cibeles, cuya 45ª edición arranca mañana en el Parque del Retiro, han sido rechazadas para desfilar por tener un peso "excesivamente bajo", al dar un índice de Masa Corporal (ICM) inferior a 18, el mínimo exigido por la organización para evitar polémicas sobre la anorexia.

La endrocrinóloga Susana Monereo, encargada junto con otras dos doctoras de hacer el control de peso a las modelos, ha dicho que algunas de las maniquíes no han superado un IMC del 16, un índice “muy bajo” según esta especialista, que ha dicho que el mismo equivale a medir 1,80 metros y pesar menos de 50 kilos.» [El Pais Link]

Parecer:

Já era tempo de os paus de virar tripas deixarem de ser o padrão de beleza.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se às modelos que comam umas sandes de courato e comecem o dia com umas sopas de cavalo cansado que a falta de peso passa.»

MILITARES DOMINAM A ECONOMIA CUBANA

«La red de generales y coroneles, en activo o en la reserva, al frente de empresas o asignados a tareas económicas se ha formado en el Grupo de Administración Empresarial, dirigido por el general Julio Casas Regueiro, segundo militar en jerarquía después de Raúl Castro. "Los empresarios españoles que han hecho negocios con ellos dicen que son muy serios", señala un diplomático. El denominado sistema de perfeccionamiento empresarial (SPE) combina formatos de organización capitalista y "principios socialistas". Hay estímulos materiales, no sólo ideológicos; también, plantillas más racionales y exigencias de cumplimiento. Todo, desde la lealtad política al Partido Comunista de Cuba (PCC).» [El Pais Link]

Parecer:

Um bom artigo sobre o papel das forças armadas cubana no regime dos manos castro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a leitura.»

O MESMO FACTO, DUAS NOTÍCIAS

«O ministro das Finanças reúne-se amanhã com o ministro da Justiça, o procurador-geral da República e o director-geral de Impostos para fazer o balanço das investigações às infracções fiscais em 2006 e definir prioridades para 2007.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Será erro nosso ou anda alguém a tentar marginalizar o Governo na condução do fisco? O mesmo facto, a reunião entre o fisco e a PJ, deu lugar a duas notícias um pouco diferentes no mesmo jornal, o Correio da manhã. Ontem era uma reunião entre o director-geral dos Impostos [Link] e o director nacional da PJ, hoje ficámos a saber que é uma reunião entre os ministros que se fazer acompanhar dos seus directores-gerais.

Por este andar ainda o dr. Macedo se candidata a Presidente da República, algo que está mais ao alcance dos seus recursos pessoais do que a presidência do Millennium, o banco as contas são rigorosas e devidamente certificadas, enquanto nos impostos é bem mais fácil manipular a opinião pública.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao ministro que passe a usar capacete nalgumas das suas deslocações pois ninguém sabe o que o Divino manda lá de cima.»

DIGA-NOS LÁ DR. MACEDO

No último ano o dr. Macedo aproveitou o lançamento de diversos projectos aproveitando essa divulgação para dar um ar de modernização do fisco, foi o caso, designadamente, do Calll Center, do pagamento do imposto municipal sobre veículos através da internet, e a venda de imóveis através da internet. É uma pena que o dr. Macedo goste muito de divulgar iniciativas mas quanto aos resultados só divulga os mais interessantes e mesmo esses depois de devidamente manipulados.

UM EXEMPLO DE COMO SE MANIPULA

Se alguém tinha dúvidas quanto ao envolvimento do Expresso numa estratégia de manutenção do dr. Macedo à frente da DGCI deixaria de as ter se lesse a última edição do Expresso com algum cuidado. Esta edição fazia três referências à DGCI:

  • Noticiava o aumento das dívidas ao fisco e dizia-se o que o dr. Macedo ia fazer.
  • Dava-se conta do descontentamento do presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, e
  • Classificava-se o ministro como um menos da semana.

Antes de mais, todos sabemos que o Expresso não é propriamente o jornal da CGTP IN para dar conta dos descontentamento dos líderes sindicai, só que alguém percebeu que o "frete" que o "sindicalista" fez ao dr. Macedo estava a ter o seu preço, com a total perda da credibilidade junto dos funcionários do fisco, e o Expresso veio dar-lhe uma pequena ajuda, mesmo que as suas declarações não fossem muito simpáticas. Mas era necessário salvar uma personagem que tinha sido muito útil.

As outras duas notícias dizem respeito à conferência de imprensa dada pelo ministro das Finanças para divulgar os resultados do fisco e a que dr. Macedo faltou, suscitando um comentário pouco simpático. Ma primeira notícia o Expresso elimina qualquer referência à origem dos dados e dá todo o protagonismo ao director-geral faltoso, ou seja, o dr. Macedo faltou mas para o Expresso foi a ele que coube uma explicação, como se a do ministro não tivesse sido suficiente.

O mais engraçado é que depois de o Expresso ter usado os dados da conferência de imprensa para mais uma ajudinha ao director-geral faltoso, usou o comportamento do dr. Macedo para classificar como um dos menos da semana, isto é, o dr. Macedo é que faltou e o ministro é que leva. Ou o diligente jornalista do Expresso acha que o ministro deveria ter ido busca o Macedo ao infantário, ou então não tem mesmo nenhuma vergonha na cara, o que é mais provável.

Parece que depois de o dr. Macedo ter faltado à conferência de imprensa os defensores da manutenção do gestor do Millennium à frente do fisco já não poupam o ministro das Finanças. stoe é, há quem ache que o dr. Macedo tem uma legitimade prórpia, resultado da sua própria estratégia publicitária. O terceiro mundo no seu melhor.

A NOITE DAS ALKA-SELTZERS

Por aquilo que tenho lido e ouvido esta parece ser a noite de Alka-seltzers, aqui fica o exemplo do amigo Tomar Partido [Link]:

«Esta é uma noite à Luís de Matos. De repente, de uma cartola referendária, saíram vários e lindíssimos coelhos. Um coelho: apesar de não o terem posto na pergunta, os defensores do Sim agora querem todos aconselhamento prévio obrigatório para quem quiser abortar. Segundo coelho: Portugal passou a ter apenas numa noite um novo Serviço Nacional de Saúde. Terceiro coelho: afinal, dizem todos os do Sim, o aborto clandestino NÃO vai acabar. Eu sempre achei que a esquerda é especialista em ilusionismo. Pena que o seja também em ilusionismo eleitoral.»

O Jorge Ferreira tem toda a razão, o país transformou-se numa coelheira do Luís de Matos e não foi necessário ter chegado a noite do referendo para os coelhos andarem à solta. Alguém os soltou quando se propôs a despenalização sem descriminalizar o usar como exemplo a lei de países onde o aborto não é crime. É evidente que o país estava melhor com os coelhos dentro da coelheira, se o aborto era clandestino bastava mandar os meninos da catequese oferecer fraldas às mães mais pobres para o problema estar resolvido e as consciências tranquilas.

DOIS VÍDEOS PARA RECORDAR

DEEP SPACE [Link]

«A multimedia trip in photographs and music from millions of light years in deep space to our own small planet Earth. The show has been recently enhanced and all the download components remade to an even higher standard. And no matter how many times we study the beauty of the cosmos, it always entrances. Of course the moody soundtrack from Richard deHove's new album "Worlds Beyond Number" helps too. From spiral galaxies to supernova remnants, enjoy the trip all the way back to our own warm blue world.»

DR. PRISION [Link]

Uma página para ensinar os que vão ser presos.

MACIEJ DUCZYNSKI [Link]

ROMAN GORCHAKOV [Link]

ROBERT MEKIS [Link]

LARS RAUN [Link]

RELÓGIO DE ÁGUA [Link]

80 £ DE MULTA POR TER FEITO UM BONECO DE NEVE

Da próxima vez vai ter mais cuidado com os bonecos que faz:

«A student who built a 4ft (1.219 metres) phallus out of snow in a park was given a fixed penalty fine of £80.

John Knowles, 18, a history student at Anglia Ruskin University in Cambridge, created the snow sculpture on Parker's Piece near the Parkside police station. » [BBC Link]

PORTA-CÃES [Link]

JHONSON & JHONSON

[2][3]

HESSE &PARTNER

NEW AD - SECOND ANNUAL NEW AD BATHROOM MEDIA ADVERTISING CONTEST

[2][3]