terça-feira, fevereiro 13, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Nazaré

IMAGEM DO DIA

[Jay Directo -AFP]

«Couples kis during the annual kissing festival called 'Lovapalooza' in Manila, Philippines. Some 6,124 couples registred for the event.» [Washington Post Link]

JUMENTO DO DIA


Poua vergonha

No dia a seguir ao referendo já o Correio da Manhã dá a saber que Paulo Portas, o grande derrotado das últimas legislativas vai assaltar a liderança do CDS. Nem esperou um dia.

OS REQUERENTES DO HABEA CORPUS PARA LIBERTAR O SARGENTO VÃO PAGAR CUSTAS

Talvez não, mas confesso que seria uma forma de não confundir um pedido de habeas corpus com um abaixo-assinado.

PÚBLICO.PT: UM MAU JORNAL

Se os objectivo dos responsáveis era criar um jornal online o mais semelhante possível da edição em papel conseguiram-no, mas para o fazer esqueceram-se de que a forma como se lê uma edição impressa é muito diferente da que usam os utilizadores da internet. Do ponto de vista técnico a edição do Público na Internet é boa, mas isso foi conseguido à custa da se terem esquecido alguns princípios elementares como a existência de links e a facilidade na leitura.

A partir de agora se pretender fazer uma referência a um artigo do Público terei que lhe dizer "procura" pois os endereços estão ocultos. Isso significa que aquele que era um dos jornais mais citados aqui no Palheiro vai passar ao esquecimento.

A preocupação excessiva pelo copyright acaba por manchar a imagem do jornal, parece que há um medo obsessivo pela utilização das suas imagens, a paranóia vai tão longe que até as imagens publicitária levam com o "C" em cima.

E já que estamos a falar da nova edição do Público devo dizer que gostei muito do artigo de Teresa Firmino com o título "A pele é um jardim zoológico de bactérias":

Se eu soubesse que o ia publicar não me teria dado ao trabalho de ler em inglês que por mera coincidência a Scientific American.com [Link]. Não deixa de ser curioso que um jornal que até as imagens publicitárias carimba com o "C" de copy right não se dê ao trabalho de fazer referência às fontes dos seus trabalhos pouco jornalísticos. Bem, acredito que o estudo universitário foi lido e nesse caso este comentário não faz sentido.

REFERENDO AO ABORTO DA PT?

Quando já pensava que estava descansado de campanhas eleitorais eis que dou com a campanha com que a SOANE pretende transformar a PT num nado-morto, o mais curioso é que seja que campanha for a linguagem é sempre a mesma, as nossas empresas de comunicação revelam uma falta de imaginação confrangedora.

Ainda bem que (infelizmente) não sou pequeno accionista da PT, de uma campanha suja já me livrei. Mas se fosse desta vez votaria "Não!", mandaria o Belmiro dar uma curva ao "bilhar grande".

O CARTOON DE AUGUSTO CID (JORNAL SOL)

SEGUNDA-FEIRA, LOGO PELA MANHÃ

«Em democracia, o simples calendário eleitoral em geral chega. Como nos divertimos naqueles longos meses de debates dos candidatos à Presidência! A economia não crescia, o défice piorava, a casa de banho tinha infiltrações, mas tudo se esfumava diante de questões incontornáveis, como a personalidade de Cavaco, o passado de Soares, a rebeldia de Alegre. Cada um deles dependia totalmente de nós. Íamos decidir o País. Não a economia, o défice, a casa de banho, mas o País, a Humanidade, o Universo. Aquilo que não existe.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O mau perder mal disfarçado por João César das Neves que parece achar que a democracia é um prejuízo para a economia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se porque o referendo foi no domingo.»

E AGORA COMO VAI SER?

«A Constituição da República Portuguesa é clara: "O referendo só tem efeito vinculativo quando o número de votantes for superior a metade dos eleitores inscritos no recenseamento." Assim sendo, e perante os resultados da participação neste segundo referendo sobre o aborto, a maioria de esquerda no Parlamento, capitaneada pelo PS e pelo PM, vai fazer de conta que esta consulta pública e directa aos eleitores não é para respeitar, na sua fórmula de vinculação?» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O Luís Delagdo conseguiu ser o único a descobrir que os portugueses foram votar para o boneco e ainda por cima esquece que se o referendo não deve ser respeitado, ao contrário do que sucedeu no anterior, então nada impede que se legisle pois a AR tem competência para isso. Além de burro é teimoso pois no programa da SIC Notícias na note do referendo explicaram-lhe muito bem que não tinha qualquer razão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se por total ausência de valor e honestidade intelectual.»

LIVRO ORIGINAL

«21,098 packs of cigarettes. 21,194 bottles of soju. 227,423 pages of manuscript papers. A life of 70 years can thus be broken down into its component parts.

Kim An-je, 70, a chair-holding professor at Dankook University, has published a book marking his 70th year. His 2,700-page book contains nearly 360 items of his personal data. Over his long career, Kim has written 25 books and 780 research papers, and until August 2004 served as the chief of the presidential office’s commission on the relocation of Korea’s administrative capital. According to his records, he has taught 18,327 students.» [Netscape Link]

Parecer:

Um bom exemplo de paciência asiática.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos nossos políticos que sigam o exemplo, anotando as cunhas e favores que fazem.»

FEZ-SE DEFICIENTE MENTAL DURANTE 20 ANOS

«For nearly 20 years — ever since Pete Costello was 8 — his mother has collected disability benefits on his behalf. In meetings with Social Security officials and psychologists, he appeared mentally retarded and unable to communicate. His mother insisted he couldn't read or write, shower, take care of himself or drive a car.» [The Seattle Times Link]

Parecer:

O estranho é não ter ficado maluco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Por cá basta fazerem-se parvos.»

IGREJAS CELEBRARAM O NASCIMENTO DE DARWIN

«Flocks of the Christian faithful in the US will this Sunday hold special services celebrating Charles Darwin's theory of evolution. The idea is to stand up to creationism, which claims the biblical account of creation is literally true, and which is increasingly being promoted under the guise of "intelligent design". Proponents of ID say the universe is so complex it must have been created by some unnamed designer.» [Newcientist.com Link]

Parecer:

Há uma igreja que aproxima do seu tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao cardeal.»

O PRIMEIRO DESMANCHO PÓS-REFERENDO

«Os resultados do referendo ao aborto não tiveram qualquer interferência na decisão, mas vão ser usados como argumento. Portas dirá que há oito anos saiu vencedor do referendo, pois o ‘não’ ganhou, enquanto agora Ribeiro e Castro sai derrotado com a vitória do ‘sim’.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Digamos que Paulo Portas usou Ribeiro e Castro como barriga de aluguer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Portas se acha que os portugueses já o esqueceram.»

DAQUI A OITO ANOS HÁ MAIS

«Ribeiro e Castro aceitou a derrota do "Não" com uma garantia "Não nos resignaremos". Sem rodeios, o líder do CDS-PP admitiu como natural a realização de um terceiro referendo ao aborto se a Direita regressar ao Governo. » [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Resta saber se um pequeno partido sem grande expressão eleitoral tem condições para convocar um referendo já que se sabe que nesta como noutras matérias o PSD irá pelo caminho que lhe proporcionará maiores lucro eleitorais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ribeiro e Castro que tenha juízo, já tem idade para isso.»

LEVANTAM-SE AS VOZES CONTRA MARQUES MENDES

««O PSD fez campanha activa pelo não», disse a única cara conhecida do partido que acompanhou a noite eleitoral num hotel de Lisboa, onde os movimentos pelo «sim» se reuniram. Rato, contente pelo resultado «inequívoco» que o sim alcançou neste referendo, disse ainda que «a atitude do líder do PSD colou o partido ao "não"». «Nos tempos de antena tudo era igual aos movimentos que apoiavam o "não" neste referendo», afirmou, criticando ainda que Marques Mendes tivesse anunciado a sua posição pessoal na sede do partido. Para Vasco Rato, o presidente do PSD poderia ter revelado a sua opinião pessoal, e a sua «consciência», mas «nunca na sede social-democrata. » [Portugal Diário Link]

Parecer:

É evidente que, como começa a ser um hábito, Marque Mendes fez uma triste figura nesta campanha ao defender a neutralidade do partido para depois o encostar claramente ao "Não". Acabou por ser o grande vencido da noite e nem a declaração de aceitação da alteração da lei fará esquecer a sua falta de liderança.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Marques Mendes que comece a equacionar a hipótese de demissão da liderança do PSD.»

DEZ

«O Ministério da Administração Interna (MAI) contratou, através de um ajuste directo no valor de 375,7 mil euros, a empresa que fez "pela primeira vez" o balanço "independente" das operações de combate aos incêndios florestais do ano passado. Três juristas que analisaram o despacho do secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, a justificar o recurso excepcional ao ajuste directo, consideram que o mesmo é ilegal, podendo ser susceptível de anulação.

A McKinsey & Company, a empresa contratada, não quis comentar o caso. O MAI, por sua vez, diz que o contrato foi estabelecido de acordo com a lei.

Para fugir à regra do concurso público, o MAI recorreu à alínea d) do artigo 86º do Decreto-Lei 197/99 (regime de contratação pública), que justifica o recurso ao ajuste directo em casos que, por motivos de aptidão técnica ou artística excepcional, haja um único fornecedor de bens ou serviços. O despacho assinado por Ascenso Simões, por proposta do presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), não refere, contudo, que a McKinsey é a única capaz de fazer este estudo.

O despacho diz apenas que, "após uma pesquisa de mercado de empresas que, a nível internacional, desenvolveram trabalhos que correspondem às necessidades do SNBPC, evidencia-se alguns trabalhos relevantes desenvolvidos pela empresa McKinsey & Company na área da protecção civil". De seguida, o documento enumera cinco trabalhos nesta área e outras experiências de alguma forma relacionadas com o tema. Entre os estudos feitos, refere-se um que a McKinsey realizou para o MAI, gratuitamente, entre Janeiro e Março do ano passado. O "apoio" destinava-se a ajudar a definir prioridades para a época de incêndios de 2006. » [Público]

Parecer:

Parece que não há nenhum Governo que se consiga entender com a lei em matéria de adjudicações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se ao ministro António Costa o motivo porque escolheu uma empresa sem qualquer consulta ao mercado.»

OS FILHOS DO MUNDIAL

«Os alemães batizaram a Copa do Mundo de 2006 de "conto de fadas de verão", uma referência à grande euforia que reinou nas ruas e cidades do país durante todo o torneio, em pleno verão europeu – de 9 de junho a 9 de julho de 2006.
Essa euforia pode ter sido responsável por um aumento temporário da natalidade na Alemanha.»
[BBC Brasil Link]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apresente-se a candidatura para que o mundial se realize em Portugal, será uma solução para a crise nos nascimentos.»

CRISTIANO RONALDO QUER SER O JOGADOR MELHOR PAGO DE INGLATERRA

«Según el semanario británico News of the World , el portugués Cristiano Ronaldo quiere ser el jugador mejor pagado de la Premier League: 12,5 millones brutos por temporada.
"Si el United dice que es el mejor jugador del mundo, tendrán que pagarle el mejor salario del mundo", apunta el representante del jugador, Jorge Mendes. »
[20 Minutos Link]

Parecer:

Andaram a assobiá-lo, agora aguentem-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desembolsem.»

O SISMO TAMBÉM SE FEZ SENTIR EM ESPANHA

«El terremoto de magnitud 6.1 grados en la escala de Ritcher que esta mañana ha tenido epicentro al suroeste del Cabo de San Vicente (Portugal) y se ha sentido en buena parte de España, ha tenido, hasta las 16 horas, dos réplicas "que entran totalmente dentro de la normalidad en este tipo de sucesos". Así lo ha explicado el profesor titular de Geología de la Universidad de Huelva, José Antonio Morales, quien ha dicho además que en los últimos días se ha observado una intensa actividad sísmica en la zona del seísmo, cuyo epicentro ha estado en el mar, a 500 kilómetros de Cádiz, enfrente del vértice suroeste de la península, a 200 kilómetros del Cabo de San Vicente, donde se encuentra la falla Azores-Gibraltar.» [El Pais Link]

Parecer:

Afinal a intensidade foi de grau 5,9 ou 6,1?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apure-se.»

O VIAGRA VAI SER VENDIDO SEM RECEITA MÉDICA NO DIA DOS NAMORADOS

«La principal cadena británica de farmacias venderá viagra sin receta a partir del día de San Valentín, el 14 de febrero, en un proyecto piloto en la ciudad de Mánchester.

Gracias a ese proyecto, los varones de entre 30 y 65 años podrán comprar cuatro píldoras de ese fármaco contra la impotencia por 50 libras (unos 75 euros) tras consultar con el farmacéutico, informó hoy la BBC.» [El Universal Link]

Parecer:

Uma iniciativa interessante.

O MILAGRE DOS PÃES NA VERSÃO DO DR. MACEDO

«Os inquilinos de proprietários de imóveis devedores ao Fisco que, sendo notificados pelas Finanças para "desviarem as rendas" ou falharem no seu cumprimento, vão ser chamados a pagar do seu bolso as dívidas dos senhorios.

Tal como o Jornal de Negócios avançou na edição de 31 de Janeiro, a administração fiscal prepara-se para avançar durante este mês com a penhora de rendas àqueles senhorios que mantêm dívidas fiscais. Para já, estão identificados 23 mil proprietários nesta situação, com uma dívida média de 25 mil euros. » [Jornal de Negócios Link]

Parecer:

Este é mais um bom exemplo da gestão milagrosa do sr. Macedo que consegue o milagre dos pães, as penhoras agora anunciadas já o tinham sido mas como os leitores dos jornais já se deviam ter esquecido voltou a ser usada como manchete jornalística. Nada mau pois quando forem feitas efectivamente voltará a ser notícia, da mesma forma que voltará a sê-lo se os resultados forem positivos.

Por esclarecer fica o motivo porque só agora foram feitas pois os dados que as permitiram já estariam disponíveis há muito. Haverá algum critério na gestão das penhoras? Ficamos com a sensação que mais do que para obter receita fiscal são usadas sistematicamente para melhorar a imagem dos gestores do fisco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao dr. Macedo com que critério faz a gestão das penhoras.»

INICIATIVA POSITIVA DO MINISTRO DAS FINANÇAS

«O Ministério das Finanças vai lançar uma campanha de publicidade para sensibilizar os portugueses a exigirem sempre factura na aquisição de produtos e serviços.

E numa acção conjunta com a associação do sector da restauração, os estabelecimentos aderentes passarão a ter um cartaz à entrada em que se poderá ler: "Eu cá passo factura".» [Jornal de Negócios Link]

Parecer:

É bom recordar que no tempo em que Guilherme d'Oliveira Martins era ministro das Finanças também apostou nesta via, mas o processo foi interrompido por Manuela Ferreira Leite que mais tarde voltou a retomá-lo sem quaisquer resultados visíveis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se ainda que com algumas reservas.»

O IMPÉRIO CONTRA-ATACA?

Depois de ter publicado no seu suplemento DIAD um artigo de elogio a Paulo Macedo que não teria sido mais simpático se fosse publicidade paga com a tabela das página direitas a cores o Público entra na manobras que visam forçar o Governo a manter a DGCI sob a gestão 'millennar'. E respeita a tendência dos últimos dias, a pressão directa sobre o ministro das Finanças, como se o dr. Macedo tivesse uma legitimidade divina que, afinal, resultou da sua própria estratégia publicitária.

Ou estou muito enganado ou as pressões sobre o ministro das Finanças vão ser cada vez maiores. um folhetim a acompanhar nos próximos dias o que também pressupõe uma análise cuidada dos investimentos publicitários nos jornais apoiantes do Millennium.

OBAMA'08 [Link]

O blogue da candidatura de Barack Obama.

JOGO: RED

PINTURAS MURAIS NA RÚSSIA [Link]

ANIMAIS MUTANTES [Link]

ESCALATION

Uma curta-metragem de protesto contra a guerra feito por Ward Kimball, um desenhador da Disney, que foi galardoado pela Academia. Passados 40 anos desde a sua realização, em 1968, ainda permanece actual.

OKINAWA CHURAUMI AQUARIUM [Link]

PAVEL VODI [Link]

ANDRÉ BRITO [Link]

STUDIO PAS [Link]

VO VA [Link]

1.000.000.000.000 OPERAÇÕES POR SEGUNDO

Avizinha-se mais uma revolução na informática:

«Este modelo sería un prototipo de '80 core'. Cuenta con 100 millones de transistores en 275 milímetros cuadrados, frente a los 291 millones usados en los Core 2 Duo en 143 milímetros cuadrados. En News.com se ofrecen más características técnicas. » [20 Minutos Link]

QUAL É O PRIMEIRO NOME DE GEORGE W. BUSH?

PROVAS DE SALTOS COM COELHOS

AAAAAAAAA!

O melhor artigo da Uncyclopedia [Link].

I LOVE YOU KENISHA.COM [Link]

«I love you with all my heart!!! It doesn't matter what you've done or where you've been, or how long you're gone. You will always be my sweet heart!!! For the last 20 years I have told you that my love for you is unconditional. Your leaving me and filing for divorce has given me the opportunity and privilege of expressing that unconditional love to you in a way that would not have been possible any other way...for that I thank you. My door and my arms and my heart will ALWAYS be open for you! »

SAVE BOSTON [Link]

Um jogo a parodiar com o pânico que recentemente se gerou em Boston devido a uma campanha publicitária que accionou o alarme anti-terrorista.

ADULT COMICS

[2][3]

TIM

[2][3]