quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Anjinho, Procissão da festa a S. António e S. Tomé em Canelas
(imagem do "Notícias da Aldeia" [Link])

IMAGEM DO DIA

[AP]

«PERDIERON LAS APUESTAS. Nadie pensaba que la pequeña Amillia Sonja Taylor sobreviviría cuando nació el 24 de octubre pasado. Medía 24 centímetros y pesaba 284 gramos y sólo había permanecido 22 semanas en el útero materno, cuando un bebé necesita de 37 a 40 semanas para salir al mundo. El hospital Baptista de Miami, que la vió nacer, ha difundido hoy esta imagen del día de su nacimiento para contar que ha sobrevivido y demostrar que todos se equivocaban» [Tiscali.news Link]

JUMENTO DO DIA


O senhor secretário-geral

Confesso que não sei qual o nome do secretário-geral do PSD, o homem fala bem e até tem aspecto e ar de ser educável, mas na verdade ou porque lhe são reservadas as intervenções menores ou porque nunca diz nada que mereça atenção não consigo fixar-lhe o nome Desta vez o PSD comemorou o segundo aniversário da sua maior derrota eleitoral embalado pelas estatísticas do desemprego e para disfarçar a berraria da Madeira, não se conteve não esperou pelos dois anos de governo de Sócrates e comemorou antes de tempo. Será que vai repetir a intervenção nos dois anos de Governo de Sócrates?

O DIFÍCIL DESMAMAR DO MUNICIPALISMO OPORTUNISTA

Em Portugal existe a mania de que tudo o que os municípios e as suas populações querem é a melhor solução, pouco importando que seja evidente que os municípios são pouco solidários com as outras regiões na hora de obter ganhos e que os únicos valores que alguns autarcas respeitam são dos da conquista de votos a qualquer custo.

Por vontade dos autarcas cada município tinham um mini Estado, com tudo o que é normal ter a capital, pouco importando os custos ou quem os suporta, e acontece que numa mistura de um modelo de gestão de serviços públicos herdado dos primeiros tempos do século XX com as conquistas alcançadas pelo caciquismo político, primeiro o da ditadura e depois o gerado pela democracia, o municipalismo deu lugar a um Estado quase soviético, que não obedece a qualquer racionalidade e cuja modernização tem sido impedida pelo medo das manifestações populares.

O desmamar deste municipalismo não vai ser fácil, com os autarcas a transformarem-se em líderes do descontentamento e os partidos a oposição a verem aí a oportunidade de conquistarem alguns votos. Talvez esteja na hora de criar uma lei das Finanças Locais onde sejam contabilizados os custos da Administração Central em cada município, isto é, as transferências deviam ser deduzidas dos custos suportados pela Administração Central nalguns municípios. Far-se-ia justiça em relação às populações que não com autarcas caceteiros e cujos municípios são esquecidos pelo Estado.

A BERRARIA MADEIRENSE

A intervenção do Alberto não merecer grande credibilidade, não havendo uma crise política regional a demissão do senhor da ilha não passa de uma manobra do PSD nacional que se socorre do que de pior tem nas suas fileiras para fazer política. Disfarça assim a incompetência e Marques Mendes e o fracasso da participação do PSD no referendo.

O SISTEMA ALBERTO

«Pelo menos num aspecto Portugal pode orgulhar-se de estar em vantagem perante a grandiosa e admirada China Popular. Antes de os chineses terem inventado a teoria do "Um país, dois sistemas", e misturado o capitalismo com o comunismo, Alberto João Jardim já era gente em Portugal. Por isso, nós sabíamos o que era viver num país com dois sistemas: o Sistema Alberto, para os assuntos relativos ao presidente do Governo da Madeira, e o Sistema Geral, para o resto do País. A demissão anunciada do português que mais actos eleitorais venceu e a convocação das primeiras eleições antecipadas da história das autonomias regionais mostra que o Sistema Alberto continua sonoro como sempre.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O editorial do DN da responsabilidade de Miguel Gaspar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UMA DEMISSÃO E UMA NÃO DEMISSÃO

«A razão é simples: enquanto Alberto João Jardim, ao demitir-se, provoca eleições antecipadas e, se as ganhar, governará quatro anos, em Lisboa a queda do executivo municipal provocaria eleições intercalares e quem as vencesse teria apenas dois anos e meio de mandato pela frente, ainda por cima em tempo de vacas magras. Isto é, se na Madeira o regime constitucional permite a jogada de Jardim, em Lisboa as leis em vigor desencorajam os partidos com ambição de governar a câmara de arriscarem eleições num período incerto. Carmona e o PSD não as querem porque deveriam perdê-las. O PS não está a bater-se por elas porque não está preparado e teme que um mandato curto e difícil viesse a comprometer uma vitória mais fácil em 2009. São estas as leis que temos, tal como são os políticos que temos os que as utilizam mais em função do cálculo de curto prazo do que dos nossos interesses comuns. De certa forma, nesse calculismo, com mais ou menos espectáculo, Lisboa e a Madeira estão mais próximas do que parece. » [Público]

Parecer:

No seu editorial do Público José Manuel Fernandes compara Lisboa com a Madeira, só se esquece de dizer que o protagonista é o mesmo, o PSD, pior, tenta baralhar responsabilidades atribuindo responsabilidades ao PS na situação de Lisboa. José Manuel Fernandes percebe que ambas as situações têm atrás os mesmo falhado, Marques Mendes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

REVOLUÇÃO NA FUNÇÃO PÚBLICA

«Está por fazer um estudo do impacto da aplicação do CIT na administração pública. De facto, apesar das suas vantagens, ela não é isenta de riscos. Primeiro, ela pode levar a uma excessiva fragmentação dos regimes de trabalho na administração pública, conforme a força sindical de cada sector e a capacidade negocial dos gestores públicos, o que pode tornar necessário um apertado controlo central do Ministério das Finanças. Segundo, há indícios de que ela pode provocar uma sensível elevação das remunerações (e regalias complementares) dos quadros médios e superiores, aumentando por isso a factura orçamental com o pessoal. Terceiro, uma vez que a ampliação do CIT não pode ser imposta aos actuais funcionários públicos, a adopção daquele vai implicar, durante muitos anos, uma coabitação de dois regimes diferentes para os mesmos perfis funcionais em todos os serviços administrativos, o que não favorece propriamente uma gestão do pessoal isenta de atritos.» [Público]

Parecer:

para quem conhece o pensamento político de Vital Moreira há 30 anos não deixa de ficar espantado com a evolução que o professor teve desde que Sócrates chegou ao poder. E mais do que evolução o mais espantoso está na sincronização entre a divulgação das suas opiniões e as medidas governamentais, sincronização tão perfeita que Vital Moreira já chegou a ficar falando sozinho depois de o Governo ter recuado ou alterado a sua posição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UMA CENTRAL DE COMPRAS E UMA EMPRESA COMERCIAL DO ESTADO

«O Governo admite vir a criar uma sociedade comercial destinada a gerir o parque de veículos do Estado (PVE). Esta possibilidade está inscrita no Decreto-Lei 37/2007, que cria a Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP), ontem publicado. Assim, além das duas entidades empresariais criadas para a gestão partilhada dos recursos da administração pública, o Governo pondera ainda criar uma terceira entidade, de cariz comercial.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

A empresa comercial é para gerir os veículos do Estado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apresente-se a candidatura do Jumento para um lugarzito de administrador de uma das empresas criadas ou a criar»

MINISTÉRIO DA SAÚDE POUPA COM LEILÃO INFORMÁTICO

«O Ministério da Saúde poupou 460 mil euros na compra de artigos informáticos através de um leilão electrónico realizado pelo Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF) na plataforma da Bizdirect.

A empresa explicou ontem, numa nota enviada ao final da manhã, que um total de 56 instituições tuteladas pelo Ministério participaram num leilão que permitiu adquirir quantidades agregadas de consumíveis informáticos com "poupanças na ordem dos 23%".» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

A poupança é muito fácil de explicar, os 23% poupados anda muito próximos das tradicionais comissões, isto é, sem pagar comissões as empresas vendem mais barato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Generalizem-se os leilões.»

OS PRESOS ESTRANGEIROS DE GUANTÁNAMO NÃO TÊM DIREITOS

«Un tribunal federal de Estados Unidos ha sentenciado hoy que los extranjeros encarcelados en la prisión de Guantanamo no tienen derecho a recurrir su detención dentro del sistema judicial norteamericano.

La Corte de Apelación del Distrito de Columbia ha dictaminado por dos votos a uno que los tribunales no tienen autoridad para decidir si las Fuerzas Armadas mantienen detenidos de forma ilegal a estos presos, según informa el diario The New York Times. Esta decisión será recurrida sin duda al Tribunal Supremo, que será el que diga la última palabra.

Mantener a estos presos fuera del sistema judicial norteamericano era uno de los objetivos primordiales de un paquete legislativo que el presidente de Estados Unidos, George W. Bush, logró sacar adelante en un Congreso todavía bajo el control republicano el año pasado dentro de su batería de medidas antiterroristas.» [20 Minutos Link]

Parecer:

Se não podem recorrer ao direito americano a que podem recorrer?

REVELADOS OS PLANOS DOS EUA PARA ATACAR O IRÃO

«US contingency plans for air strikes on Iran extend beyond nuclear sites and include most of the country's military infrastructure, the BBC has learned.

It is understood that any such attack - if ordered - would target Iranian air bases, naval bases, missile facilities and command-and-control centres.» [BBC Link]

Parecer:

Ou estou muito enganado ou com Bush há planos para atacar todos os países do mundo incluindo os próprios EUA.

ESPANHA VAI TER A TERCEIRA ARMADA MAIS PODEROSA DA EUROPA

«Vuelve la ‘Armada Invencible’. El nuevo contrato para la compra de misiles de precisión y largo alcance tomahawk para las fragatas españolas y los nuevos submarinos S-80 convertirán a la Armada española en la tercera fuerza naval más poderosa de Europa, después de Reino Unido y Francia, sólo superadas por Estados Unidos. Fuentes de la jefatura del Estado Mayor de la Armada señalan que la negociación con Estados Unidos para contar con los misiles guiados de gran precisión y un alcance 1.000 y 2.500 kilómetros está muy avanzada y aseguran que el acuerdo va a permitir a la marina de guerra contar con las nuevas armas antes del año 2010.» [El Confidencial Link]

Parecer:

Há dinheiro para tudo ali ao lado.

CONDUZIA SEM CARTA, SEM SEGURO, COM OS COPOS E UM HOMEM NO CAPÔT

«La Guardia Civil ha detenido a una mujer de origen brasileño como presunta autora de un delito contra la seguridad del tráfico, tras una frenética carrera por las calles de Armilla (Granada) con un hombre en el capó del vehículo, según informó hoy el instituto armado en un comunicado. La detenida, identificada como V.E.L., de 43 años, carecía de permiso de conducir y de seguro obligatorio del vehículo; dio positivo en la prueba de impregnación alcohólica y se encuentra de forma irregular en España. » [Granada Digital Link]

Parecer:

Coitado do desgraçado.

ESPANHA É O PAÍS PREFERIDO PELOS EUROPEUS PARA TRABALHAR

«Spain’s transformation from an impoverished southern European backwater into one of Europe’s most vibrant economies is confirmed by an opinion poll published on Monday that shows it is the most popular destination for Europeans thinking of working abroad.

The FT/Harris poll portrays Spain as a country at ease with itself: its citizens are relaxed about immigration and are the most optimistic citizens of any major European country that their lives are getting better.» [Financial Times Link]

Parecer:

Terão incluído Portugal no inquérito? Desde que o dr. Macedo ganha 5.000 na DGCI isto por cá não é assim tão mau.

SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA

Há quase uma semana que não é divulgado nenhum novo grande sucesso do dr. Paulo Macedo. Estará doente? Confesso que sinto falta dessas notícias.

BAIXAPOMBALINA [Link]

Um blogue para quem ama a Baixa de Lisboa.

Imagem da zorra que transportou as colunas da Basílica da Estrela e do Arco da Rua Augusta (1870)

FILME INÉDITO DO ASSASSINATO DE KENNEDY

«This newly-discovered home movie of the fateful Kennedy motorcade was recently donated to The Sixth Floor Museum at Dealey Plaza. The photographer, George Jefferies, filmed President and Mrs. Kennedy on Main Street at Lamar in downtown Dallas less than 90 seconds before the assassination. Secret Service Agent Clint Hill, assigned to protect Jackie Kennedy, can be seen riding on the left rear bumper. The donor, Wayne Graham, is the son-in-law of Mr. Jefferies. Click on the image for the entire film.» [JFK.org Link]

JOGO: ELLIPSIS


VOO DE PRECISÃO COM AVIÃO TELECOMANDADO

SUCATA AÉREA [IMAGENS] [Link]

SPORTS ILUSTRED - BODY PAINT [Link]

JEAN-MARC BARBIER [Link]

MIKE SLYGH [Link]

AZRA HALILILOVIC [Link]

TOMAS GARCIA [Link]

GABINETE DE TRABALHO [Link]

Não se trata do meu posto de trabalho depois do Plano tecnológico de José Sócrates, é o gabinete doméstico de um programador chamado Stefan Didak.

BOSS TOSS [Link]

SHAKIRA: A MELHOR RETAGUARDA DA COLÔMBIA EM 1994

INSTANTÂNEO FOTOGRÁFICO

O fotógrafo estava no lugar certo, no momento certo.

POUCA COBERTURA

INGLÊS NO JAPÃO [Link]

SLOB EVOLUTION

Uma respostas ao Dove Evolution of Beauty [Link].

YELLOW PAGES

[2][3][4]

BERLITS LANGUAGE SCHOOL

[2][3]

ELEGANT RESORTS

[2][3][4]