quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

SONDAGEM JUMENTO: O QUE FAZER DA MADEIRA?

FOTO JUMENTO

Quebeque

IMAGEM DO DIA

[ADRIAN DENNIS/AFP/Getty Images]

«LONDON - British Member of Parliament Lindsay Hoyle (R) runs down College Green during the '2007 Parliamentary Pancake Race' in aid of charity early Shrove Tuesday morning in central London, 20 February 2007. The MP's won the race against a team from the House of Lords and the media. The race is in aid of charity and supports Rehab UK, a brain injury charity. Shrove Tuesday is the last day before the Christian religious festival ofLent. Pancakes are eaten on this day because they contain fat, butter and eggs,which were forbidden during the 40 days of fasting before Easter.» [Tiscali.news Link]

JUMENTO DO DIA


Entrevistar ou tirar nabos da púcara?

Contra o que é meu hábito decidi assistir à "Grande Entrevista" na RTP1 onde uma tal Judite de Sousa entrevistou Pinto Monteiro, o recém nomeado Procurador-Geral da República, o novo responsável do Ministério Público desperta-me alguma simpatia (apesar das asneiras que disse sobre blogues e de pouco saber de novas tecnologias) e esperava saber algo sobre as suas intenções. Fiquei desiludido, em vez de uma entrevista a um Procurador-Geral assisti a um exercício sem qualidade, com Judite de Sousa a tentar tirar nabos da púcara, forçando Pinto Monteiro a invocar dezenas de vezes o segredo de justiça.

Alguém devia explicar a Judite de Sousa a diferença entre uma entrevista a um Procurador-Geral e uma conversa de café com um treinador de futebol.

A PRESSA ELEITORAL DO ALBERTO

Toda a gente sabe que Cavaco Silva foi ao longo de muitos anos um dos bombos da festa de Alberto João que nunca escondeu, por exemplo, a sua preferência por uma candidatura de Santana Lopes a Belém. Então porque poupou Cavaco Silva no seu Carnaval?

É evidente que a manobra faz parte da estratégia de Marques Mendes, Alberto João fez a sua grande palhaçada e criou um facto político que alivia a pressão que a crie na CM de Lisboa exerce sobre Marques Mendes. Mas a palhaçada tem os seus custos, o governo regional fica limitado nas suas competências o que prejudica muitos negócios já programado.

Ao não hostilizar Cavaco o Alberto João poupa problemas a Marques Mendes e espera que Cavaco Silva tenha um gesto simpático, marcando as eleições para a data desejada pelo PSD. Só que Cavaco não é parvo e o Alberto João acabou por dar a Cavaco Silva mais uma oportunidade para o fazer pagar pelos muitos desaforos de que foi vítima.

Cá se fazem, cá se pagam.

UMA DÚVIDA SOBRE O CARNAVAL EXTRA DO PSD-MADEIRA

Quem terá dito ao Alberto que se tivesse mais votos na Madeira os contribuintes do Continente estariam dispostos a pagar mais impostos ou a poupar para lhe dar mais dinheiro? A não ser o Marques Mendes, que diz o que o Alberto gosta de ouvir, não estou a ver mais ninguém que o possa ter feito.

PEDIMOS DESCULPA PELO INCÓMODO

Imagine que está ansioso por saber o resultado de uma análise clínica e que no dia em que está combinada a entrega tem que sair mais cedo do emprego e apanhar um táxi porque chove a cântaro e quando chega à porta do laboratório dá com o nariz num papelinho que lhe diz "Pedimos desculpa pelo incómodo, voltamos a abrir na quarta-feira".

Agora imagine que os responsáveis por essa clínica vão a um serviço público e batem com o nariz na porta e dão com um bilhetinho idêntico, ficando a saber que os funcionários decidiram fazer gazeta e nem sequer se deram ao trabalho de avisar previamente os utentes. Aposto que os donos e empregados do tal laboratório chamariam os piores nomes aos funcionários públicos, o que neste país já não os ofende, diriam que andam a pagar impostos a gandulos, telefonariam à TVI para ir fazer uma reportagem e voltariam no dia seguinte para se queixarem no livro amarelo, depois de terem mandado uma carta para o primeiro-ministro e outra para o director do Correio da Manhã.

Mas quando voltar à clínica e se queixar do trabalho, perda de tempo e despesa vai ter uma senhora com um sorriso delicado a dizer-lhe "desculpe".

A QUARTA-FEIRA DE CINZAS DE MARQUES MENDES

«O referendo sobre o aborto reabriu feridas quase incuráveis entre um PSD moderno e liberal e um PSD arcaico e conservador que só têm podido coexistir sob a batuta de um líder forte e carismático (como foram Sá Carneiro e Cavaco Silva). Por isso, a Quarta-Feira de Cinzas de Marques Mendes é também a Quarta-Feira de Cinzas do PSD, convertido num navio à deriva como a Câmara de Lisboa e arrastado na corrente dos ímpetos revanchistas (mas já desesperados) de Alberto João Jardim. » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Vicente Jorge Silva não se deixou impressionar pelo foguetório madeirense e entende que esta foi um mau dia para Marques Mendes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O VAZIO ABSOLUTO

«É óbvio que a presença da figura em programas de TV como o Big Brother dos Famosos justifica, por si só, excepções à regra em tudo - eu já o vi a exigir jantar gratuitamente num evento para o qual não tinha sido convidado... -, mas não valia a pena dar da instituição prisional tão pobre, saloia e desgraçada imagem. É que eu consigo imaginar a cena: o desvario do visitante, a risota pegada dos guardas, e de repente a sequência dominó de violações regulamentares. Muitos pesos, muitas medidas, para pessoas que estão, teoricamente, em igualdade de circunstâncias.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Pedro Rolo Duarte retoma uma notícia que passou quase desapercebida mas que levada com a seriedade merecida já teria originado a demissão da directora do estabelecimento prisional de Tires e do respectivo director-geral, a primeira pela violação de todas as normas e princípios e o segundo pela tentativa desastrada de justificação do comportamento da subordinada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

REALITY SHOW

«Os sociais-democratas querem celeridade no processo em nome “da estabilidade” do arquipélago. A este propósito, o dirigente do PSD-Madeira recorda que o Presidente da República, Cavaco Silva, é um defensor da estabilidade. Maio é o mês ventilado nas hostes sociais-democratas e um dos conselheiros de Estado de Cavaco, Marcelo Rebelo de Sousa, já assumiu que as eleições se devem realizar na Madeira.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

O mesmo Alberto que se demitiu quer agora que a eleições se realizem rapidamente, quanto menos tempo tiverem o eleitores melhor e se não houvesse campanha eleitoral ainda seria melhor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco Silva que faça o Alberto penar um pouco pelos seus actos e retarde o mais possível a palhaçada eleitoral da Madeira.»

150 MANIFESTANTES EM VALENÇA

«Um dos cerca de 150 manifestantes que hoje se reuniram em protesto, em Valença, contra a exclusão do concelho da rede nacional de urgências foi detido por resistência e coacção às autoridades policiais e vai ser amanhã presente ao juiz no tribunal judicial local.» [Público]

Parecer:

Já vi manifestações maiores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente da autarquia se é esta o apoio popular que o leva a ser protagonista na comunicação social.»

A ZEZINHA FEZ ASNEIRA?

«A vereadora do CDS-PP na Câmara de Lisboa, Maria José Nogueira Pinto, negou hoje ter cometido qualquer irregularidade enquanto tutelou a Gebalis, empresa que gere os 24 mil fogos camarários, e alegou desconhecer o relatório sobre a empresa enviado pelo vereador responsável Habitação Social para o Tribunal de Contas e Inspecção-Geral de Finanças.

"Não estão nenhumas [irregularidades no relatório] porque não cometi nenhuma. Nunca vi o relatório", afirmou Nogueira Pinto, em conferência de imprensa convocada ao final da tarde, quando questionada pelos jornalistas se teria cometido alguma irregularidade. "O que quer que esteja no relatório não pode ser verdade", acrescentou a autarca que tutelou no ano passado a Gebalis.

Segundo Nogueira Pinto, a comissão criada pelo vereador da Habitação Social, Sérgio Lipari Pinto, para averiguar a gestão da Gebalis assenta num despacho "nulo" e "anulável", uma vez que "não está devidamente fundamentado" e só o presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, tem competências para criar tal comissão.» [Público Link]

Parecer:

Se não fez nada porque razão a Zezinha invoca a nulidade do despacho do vereador. Isto começa a parecer uma zanga de comadres.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se a Zezinha.»

AUSTRÁLIA VAI PROIBIR LÂMPADAS INCANDESCENTES ATÉ 2010

«Australia, criticada por no haber ratificado el protocolo de Kyoto sobre emisiones de gases de efecto invernadero, va a tomar una decisión pionera para luchar contra el calentamiento global y el cambio climático. Según ha anunciado su ministro de Medio Ambiente, Malcolm Turnbull, el país va a prohibir las bombillas clásicas en todo el país para que de aquí a 2010 sean sustituidas por lámparas de bajo consumo. Estas gastan hasta 10 veces menos que las incandescentes, lo que contribuirá a un gran ahorro de energía.» [El Pais Link]

GOLFINHO ESTÁ MORRENDO DE TRISTEZA

«Los encargados del parque acuático de Oltremare en Riccone, creen que el delfín Mary G, podría estar muriendos de pena tras la trágica muerte de su cuidadora Tamara Monti, de 37 años. Tamara murió despúes de ser apuñalada por un vecino y desde este tiempo el delfín ha perdido 50 kgs al rechazar su dieta diaria compuesta de leche y calamares.» [El Pais Link]

MULTADA POR ROUPA A MENOS

«Wearing a revealing dress may guarantee an actress column inches, but in Thailand it can also leave her sentenced to community service and with her career in ruins.

Chotiros Suriyawong, a 22-year-old actress better known by her stage name of Amy, has been publicly vilified after she dared to turn up to Thailand's version of the Oscars ceremony in a dress modelled on Elizabeth Hurley's well-known safety-pin number.» [The Independent Link]

Se fosse a mulher do ex presidente da Argentina teria ficado presa:

«Más que un vestido, parecía un desavillé. Sugerente, fresquita y sensual, sin dejar nada a la imaginación, así se presentó Cecilia Bolocco, la esposa del ex presidente argentino Carlos Menem en la Gala Internacional del Festival de Viña de Mar en Chile. Era el suyo un atuendo tan osado que ni siquiera Norma Duval, en los tiempos en los que aún no vivía con Frade, se hubiera atrevido con él.» [20 Minutos Link]

HONG KONG: QUEM FOR AO RESTAURANTE E NÃO COMER TUDO PODE SER MULTADO

«En un intento por limitar el derroche de comida, los dueños de los restaurantes están introduciendo medidas económicas disuasorias para aquellos clientes que desaprovechen lo servido en sus platos, informa hoy el diario South China Morning Post.

Si bien la iniciativa, que eleva las multas hasta los 20 dólares de Hong Kong (2,6 dólares, 1,9 euros) intenta reducir las toneladas de restos que se generan todos los días en los comedores de la ciudad, pocos restaurantes se afanan en llevarla a cabo ante el temor de perder su clientela.» [El Pais Link]

NOVA IORQUE LANÇA A SUA PRÓPRIA MARCA DE PRESERVATIVOS

«La ciudad de Nueva York ha lanzado la primera marca oficial de condones en Estados Unidos, el NYC Condom.

Los preservativos de la Gran Manzana son distribuidos gratuitamente por el Departamento de Salud de la ciudad.» [20 Minutos Link]

Parecer:

Seria uma boa ideia para Lisboa mas com tanto buraco que há na capital só algum doido os usaria por cá.

CONDENAÇÃO CURIOSA

«Una pareja de novios de Florida, Jeremy y Amber, de 17 y 16 años respectivamente, han sido procesados y condenados por las leyes estatales sobre pornografía infantil por haber hecho fotos con su cámara digital cuando mantenían relaciones sexuales, tal y como recoge boingboing.

Los hechos ocurrieron el 25 de marzo de 2004, cuando realizaron las fotos y las enviaron desde un ordenador en la casa de Amber a la cuenta de correo electrónico de Jeremy.» [20 Minutos Link]

Parecer:

Esta justiça americana...

CHAMAVA-SE IDOIA RODRÍGUEZ BUJÁN, TINHA 23 ANOS

«El ministro de Defensa compareció esta tarde para dar explicaciones por la muerte de la soldado Idoia Rodríguez, que murió esta mañana en Afganistán en un ataque a un convoy español, en el que además resultaron heridos un cabo y un alférez.
José Antonio Alonso trasladó su apoyo a los heridos y al contingente español.»
[20 Minutos Link]

Parecer:

A primeira militar espanhola a morrer numa missão de paz.

CAMPANHA ELEITORAL?

«O Director Geral dos Impostos enviou uma carta aos contribuintes com alguns esclarecimentos sobre a entrega da declaração modelo 3 de IRS relativa aos rendimentos de 2006. Paulo Macedo chama a atenção para o facto do recurso à internet para este efeito ter sido facilitado através da criação de novas funcionalidades.» [Jornal de Negócios Link]

Parecer:

Qualquer motivo é bom para fazer publicidade e ainda mais é quando se trata de um imposto que envolve quase todos os portugueses. Só resta saber quanto custou aos cofres do Estado edsta manobra publicitária já que a mesma informação poderia ter chegado à generalidade dos contribuintes através da comunicação social. Se o director-geral é tão eficaz em conseguir notícias de manchete também o deveria ser quando está em causa o interesse do Estado.

Para os jornalistas mais incautos recorda-se que o lançamento das declarações electrónicas, que não evoluíram assim tanto desde então, foi obra da DGCI e da DGITA no tempo em que Sousa Franco era ministro das Finanças. Note-se que a maior parte do trabalho é da responsabilidade da DGITA, a DGCI pouco mais contribui do que com os aspectos fiscais. Se houverem louros a entregar devem ser dirigidos ao pessoal e dirigentes da DGITA, pois são eles que fazem o trabalho quase todo, apesar de não parecer pois não costumam publicitar o seu trabalho na comunicação social, como sucede com a generalidade dos funcionários públicos mal pagos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao dr. Macedo quanto gastou com o correio publicitário.»

O CARNAVAL DO PSD-MADEIRA NA BLOGOSFERA

No Macroscópio [Link]:

«Evidentemente, que o "Sr. Silva" e as centenas de ofensas que ele tem feito aos agentes políticos do "contnente" também estão hoje em equação. Se pudessemos tirar uma radiografia aos sentimentos de Socas e de Cavaco, é óbvio que uma quota parte das respectivas animosidades reprimidas pelas normas culturais em ambos encontram-se plasmadas na lei das finanças regionais e no isolamento de que Alberto é alvo. Foram 30 anos de bastardos, de filhos da p****, de mentecaptos, de energúmenos, de atrasados mentais e, mais recentemente, de incultos, subservientes e de medíocres.»

No Tomar Partido [Link]:

«A demissão de Alberto João Jardim é, apesar de tudo, um facto interessante. Mostra várias coisas. Primeira: na Madeira o PS não existe nem tem um líder alternativo para a chefia do Governo Regional. Segunda: com o continente farto de assistir ao escandaloso endividamento regional tipicamente socialista, que é a maior contradição entre o discurso e a prática de Alberto João Jardim, as próximas eleições regionais acabarão por fortalecer a posição de Sócrates no país, que o passará a ver como o político que não teve medo de enfrentar a chantagem orçamental recorrente de Jardim. Todos ficam felizes. Um porque refresca a legitimidade para poder continuar a falar e ganha mais uns anitos de mandato. O outro porque vê reforçada a sua imagem. O resto é estilo e feitios, ou seja, imagem e psicologia. A vida, essa, continua.»

No "Sobre o tempo que passa" [Link]

«Regresso, quarta-feira de cinzas, depois de alguns dias de Entrudo, onde nada se podia dizer que não fosse carnavalício. Nem sequer podíamos comentar a demissão de Alberto João Jardim no Funchal, a fim de referendar a respectiva revolta contra o colonialismo socialista de Lisboa e encavacar o Palácio de Belém. E seria arriscado comentar a saída de José Miguel Júdice do PSD ou os últimos programas da RTP sobre os "grandes portugueses", agora que Paulo Portas ameaça falar sobre a situação interna do CDS e Pedro Santana Lopes assiste embeiçadamente revoltado à dissolução da sua equipa autárquica.»

No Câmara Corporativa [Link]:

«O Mahatma Gandhi ganhou um novo discípulo. Alberto João Jardim afirmou inspirar-se no exemplo do Mahatma para opor uma resistência passiva aos colonialistas do Contenente.As semelhanças são por demais evidentes. Alberto João é despojado e simples — e a sua linguagem é um monumento ao pacifismo. Isto, sem falar do desapego ao poder que também o une ao seu mentor espiritual. No meio de tantas semelhanças, o CC deseja que Alberto João tenha uma longa vida e que não seja vítima de um medonho atentado de um qualquer fanático, como sucedeu a Gandhi. »

Coisa estranha, os blogues cusjos autores defendem habitualmente posições próximas do PSD, começando pelo Abrupto de Pacheco Pereira, ignoraram o carnaval extra promovido pelo Alberto João. Terão vergonha de um dos mais ilustres líderes do PSD?

RACIOCÍNIO DO DIABO

Fiquei espantado com a forma como Vital Moreira criticou a eliminação da taxa sobre o contadores [Causa Nossa Link]:

«O PS vai avançar com a aprovação do projecto de lei destinado a eliminar a taxa de aluguer de contadores no fornecimento de electricidade, gás e água. Parecendo uma medida justa, não o é efectivamente. Quem vai beneficiar dela são sobretudo os proprietários de segundas casas, que até agora tinham o encargo de pagar o aluguer dos contadores mesmo durante os meses em que a casa não se encontrava ocupada. Porém, como as empresas fornecedores não vão demorar a repercutir sobre o preço dos consumos a receita perdida com os alugueres, quem vai suportar os custos da medida são, afinal, os consumidores em geral, incluindo os menos abastados. Como sempre, quando os ricos são aliviados de algum encargo, são os demais que pagam a factura...

Aditamento - Seria interessante saber qual a percentagem dos deputados que possuem casas de férias...»

Digamos que com os contadores Deus faz justiça por linhas tortas, funciona como um imposto sobre as dachas da nossa burguesia económica e política. E para que o contador funcione como o mais democráticos dos impostos os pobres pagam o mesmo por contador instalado numa barraca que qualquer rico paga pelo contador instalado na sua mansão de férias.

A MÚMIA DE LENINE FOI AO BANHO [Link]

DIRK KARSTEN [Link]

JENS HARTMANN [Link]

HEAD SHOT [Link]

JOSE MANCHADO [Link]

CÓPIA CHINESA DO iPODE PODE SER MELHOR DO QUE O ORIGINAL

«Casi inmediatamente después del aviso de comercialización del iPhone Apple (a propósito, con mucho ruido), china anunció su copia, que promete ser incluso mejor que la original.

La copia del Iphone chino saldrá con el nombre “Meizu M8″, y comercializará sobre el 2008. La principal diferencia es el soporte que ofrece este aparato a sus clientes, además de tener GSM y el 3G» [Vaporcito Link]

O CHELSEA TEM O SEU PRÓPRIO CANAL NO OUTUBE [Link]

BABY TATTOOS [Link]

MASCOTE

ESTALADA

Já vi passatempos mais divertidos.

ESQUILO VERSUS GATO

MUSICAL

AUSTRALIA POST

HI-FI KLUBBEN

[2][3][4][5]

ZOO ZURIQUE - "OUR ANIMALS LOVE VISITORS"

[2][3]