sábado, março 03, 2007

A OPA de Paulo Portas


«Velhaco adj. 1. que propositadamente engana, ludibria; enganador 2 que age mal, trapaceia; traiçoeiro, ordinário, patife 3 que manifesta ingenuidade mas age com malícia ou esperteza; finório 4 B.N.E. diz-se de animal que não se deixa prender ou levar com facilidade n sm 5 indivíduo que usa de má-fé e que engana e prejudica outrem ¤ ETIM esp. Bellaco (sXIV) ‘homem de má vida’, este de orig. obsc; ver velhac-; f.hist. 1560 valhaco SIN/VAR arapuqueiro, ardilão; ver tb. Sinonímia de canalha, devasso, espertalhão, pulha e trapaceiro e antonímia de tolo ¤ ANT ver antonímia de devasso e trapaceiro e sinonímia de tolo ¤ COL cainçalha, cambada, canzoada, corja, súcia, velhacada ¤ HOM velhaco (fl. Velhacar)» [Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa]

Enquanto se afundava a opa que Belmiro lançou sobre a PT, Paulo Portas lançou a sua opa sobre um PP que se afundou na sua própria derrota eleitoral. Nestes dois dias o país parou por causa destas duas opas, a que foi lançada pelo empresário português mais arrogante, convencido de que tudo onde toca se transforma em ouro, e um político também convencido de que é capaz de acrescentar o zero que falta ao seu partido para se transformar no maior partido português. Belmiro tem alguma razão pois vale o seu peso em ouro e Portas também não deixa de ter alguma pois ele é o zero que colocado à direita dos 4% do PP levaria este partido ao poder.

Além disso, Paulo Portas parece ser um admirador de Belmiro de Azevedo, ao mesmo tempo que o empresário queria engolir uma empresa gigante, o político da direita está convencido de que com o seu pequeno partido pode lançar uma opa ao PSD, agora que as suas acções valem tão pouco que ninguém as quer comprar.

Ainda que Portas tenha mudado ligeiramente, deixou aqueles fatos às riscas que lhe davam um ar de mafioso siciliano, tem poucas probabilidades de levar o seu pequeno partido a comprar o PSD a preço de saldo, o seu capital não passa de meia dúzia de seguidores cuja característica comum é terem ar de idiotas. Paulo Portas não passa de um político falido que só aparece quando o PSD está em saldos.