domingo, março 04, 2007

A Semanada


O Eclipse total do Mendes

Marques Mendes é vítima permanente de um eclipse, ele desaparece por detrás da sua própria sombra, o líder do PSD não passa de uma sobra de si próprio e do que se espera de um líder do maior partido da oposição.

Não se entende, portanto, como se receia que Paulo Portas, que da última vez que foi a votos transformou o CDS num danoninho político, venha incomodar o PSD, isso só é possível porque este partido está mesmo muito mal. Isso equivale a um eclipse do lado escuro da Lua.


A opa de Belmiro morreu

Belmiro ofendeu os accionistas da PT tratando-os quase como mendigos para depois acabar por descobrir petróleo em Picoas, afirmou o nacionalismo graças ao dinheiro espanhol e acabou por conseguir os votos da Telefónica vendendo o futuro da PT a retalho, Belmiro foi igual a si próprio, ofensivo, arrogante e provocador. O resultado está à vista, a opa morreu na praia.

Ou estou muito enganado ou Belmiro de Azevedo vai agora lançar uma opa sobre o Palácio de São Bento, o líder da Sonae não vai querer que da próxima vez a Caixa Geral de Depósitos vote contra a desblindagem dos estatutos.

O dr. Macedo regressa ao BCP

Depois de alguém se ter lembrado de dizer que o ainda director-geral dos Impostos vale 400.000 euros pagava para saber se o dr. Macedo vai ganhar no Millennium o que tem estado a ganhar na DGCI. É que o seu vencimento incluía os montantes dos prémios da Medis de 2004 e duvido que o Paulo Teixeira Pinto lhe vá atribuir um prémio por conta da sua prestação na DGCI.

Digamos que o dr. Macedo está cheio de sorte, vai libertar-se do salário baixo que lhe é pago pelo Estado e, finalmente, ganhar aquilo que merece.


Os melhores intérpretes do “Sim”


Depois de os portugueses terem optado pela despenalização do aborto estamos a ser surpreendidos pelos antigos defensores do “Não” que agora chamam a si o papel de melhores intérpretes do “Sim”. Depois de terem defendido o crime sem castigo, querem agora definir as regras da despenalização e só falta oferecerem-se como voluntários para as consultas de aconselhamento, transformando-as em lavagens ao cérebro.

Ouro sobre azul seria o modelo alemão, onde as consultas de aconselhamento podem ser asseguradas por entidades privadas muitas das quais pertencem à Igreja Católica e que por determinação da Congregação para a Doutrina da Fé não deverão emitir o certificado de que houve aconselhamento no caso de a mulher insistir no aborto. Já estou a ver muitas das caras do "Não" a fazerem trabalho voluntários nos centros de aconselhamento a funcionar nas traseiras da igreja local.

A taxa do lixo

Há quem defenda que os portugueses passem a pagar pelo lixo que fazem pelo que não é difícil de imaginaras filas junto ao camião da câmara com a vizinhança a esperar pela sua vez para ir à balança. Se algum dia a AR aprovar esta taxa espero que adoptem um período experimental durante o qual a lei apenas se aplica à própria AR, estou certo que o parlamento passaria a produzir algo de mais útil que aquilo a que se tem assistido.