quarta-feira, março 14, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Frescos do tecto da Igreja de São Vicente, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Tara Todras-Whitehill / Reuters]

«Vacunado. Un trabajador vacuna a un pollito contra la gripe aviar en una granja de Ciudad Sadat, Egipto.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Rapidez presidencial

Compreende-se que Cavaco Silva conceda audiências ao líder do maior partido da oposição, o que não se aceita é que perante um pedido de audiência anunciado num almoço partidário tenha tido resposta tão cedo. Se Jerónimo de Sousa fizer o mesmo anúncio num almoço do PCP Cavaco Silva será tão solícito?

MARQUES MENDES DESCOBRIU UMA FORMA DE GANHAR (INTENÇÕES DE) VOTOS

Propõe uma descida dos impostos e faz surf no cachão provocado pela Ota.

MODERNISMOS...

Ainda não foi publicada a lei orgânica do ministério das Finanças e a dança de lugares já teve o seu início, com chefias a serem avisadas de que vão ser substituídas por gente vinda de longe. O caso mais ridículo é o do futuro gabinete que substituirá duas direcções-gerais cujo futuro director-geral, homem da mesma escola do ministro, já andou a apresentar-se nos serviços ainda que até ao momento não tenha sido publicada a lei orgânica do ministério, isto é, o homem apresentou-se aos funcionários como director-geral de um serviço que ainda não existe. Parece que as nomeações no ministério das Finanças vão passar a ter mais uma formalidade, o ensaio geral.

O mais curioso é que o tal futuro director-geral, do futuro serviço do ministério a ser criada pela futura lei orgânica tem a especialização em economia da saúde o que dá nota da preocupação do ministro com o estado da economia do país. Aguarda-se agora a nomeação de médicos especialistas para as funções de subdirector-geral, de enfermeiros para os lugares de directores de serviços e de auxiliares de enfermagem para os cargos de chefe de divisão.

Como o futuro director-geral (pai baboso como pode confirmar a sua página pessoal Link) tem a pronúncia do Porto ganha credibilidade a candidatura de um outro homem do Porto para o lugar de director-geral dos Impostos, o subdirector-geral responsável pelas (inexistentes) relações internacionais do fisco, que ficou deslocalizado naquela cidade, não sei bem se por razões pessoais ou porque o ministro considerou que a prioridade nas relações internacionais da DGCI era a Galiza.

O "DESENRASCANÇO"

«Não conhecendo a palavra "desenrascado", os neozelandeses desculpam-se dizendo que uma pequena nação isolada do resto do mundo tem por força de ser engenhosa e lá está: a Nova Zelândia é a segunda nação do mundo em patentes per capita, logo a seguir à Suíça. Ser engenhoso é semelhante, e contudo diferente, a ser "desenrascado". O engenho pode ser explicado em dois factores simples: (1) ser capaz de pensar por si próprio; e, muito importante, (2) persistir até se obter o resultado desejado. Por enquanto, o "desenrascanço" é mais um acto único, uma forma hábil de nos livrarmos de problemas, um "chega para lá" repentista. Dizem também que têm uma "mentalidade 8 mm", por analogia com o arame de 8mm que serve para reparar tudo o que necessita de resistência (portas, cercas...). Habituados a poucos recursos, mas rodeados de paisagens lindas, os neozelandeses desenvolveram um sentido estético minimalista, tudo simplificando através de uma organização quase obsessiva, desde a decoração das casas até à limpeza e ao arranjo das ruas e dos (muitos) jardins. Talvez por tudo isso não se vejam na Nova Zelândia nem casas muito pobres nem casas muito ricas; nem pedintes na rua; nem paredes vandalizadas nas cidades; nem lojas chinesas a abarrotar de quinquilharia. Isto apesar de a comunidade chinesa representar 2,6% da população e em Portugal cerca de 0,15%. » [Jornal de Negócios Link]

Parecer:

Virgínia Trigo distingue o desenrascado do engenhoso. Eu diria que desenrascado é aquele que por falta de engenho acaba por ficar enrascado apesar da sua capacidade para se desenrascar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A FATAL TENTAÇÃO DE BAIXAR IMPOSTOS

«Épreciso ter a noção de que só haverá margem para redução de impostos quando, do lado da despesa, tiverem sido tomadas verdadeiras medidas estruturais que reduzam de forma duradoura os encargos do Estado. Isso ainda está longe de acontecer. E estará cada vez mais à medida que as mudanças na função pública vão resvalando no tempo. Não entender isto é não entender nada do que aconteceu ao país nos últimos anos e insistir no erro de sempre: a tentativa de viver artificialmente acima das possibilidades que a nossa pobre produtividade permite. Os resultados destes voluntarismos estão à vista.Exigir a José Sócrates uma redução de impostos é irresponsável. O erro do primeiro-ministro com a carga fiscal nem sequer foi tê-la aumentado quando chegou ao Governo. Foi ter prometido que não o fazia durante a campanha eleitoral, num acto tão populista como o que Marques Mendes agora exige.» [Público assinantes Link]

Parecer:

O editorial que Paulo Ferreira escreve no Público manda para o lixo a proposta de baixar impostos feita por Marques Mendes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

ESTRATÉGIA DO CHICOTE PARA DESPEDIR FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

«A reforma dos regimes de vínculos, de carreiras e de remunerações na Administração Pública, que será implementada em 2008, vai ajudar nesta diminuição uma vez que, além de abrir a porta aos despedimentos dos trabalhadores com mau desempenho, prevê uma fiscalização aos dirigentes que não atribuam avaliações negativas aos funcionários.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Nesta reformada da Administração Pública apenas existe uma norma para avaliar as chefias, se elas não atribuem notas negativas são alvo de fiscalização. Ou seja, os governantes não têm a coragem de o fazer e coloca o ónus da chefia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o ministro das Finanças que isto é cobardia na mais pura das suas formas.»

O FURACÃO VEM AÍ

«As primeiras acusações da ‘Operação Furacão’ – megainvestigação sobre branqueamento de capitais e evasão fiscal no sistema financeiro – deverão ser conhecidas até ao próximo mês de Junho. Segundo apurou o Correio da Manhã junto de fontes do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), parte da investigação já se encontra concluída, tendo sido recolhidos fortes indícios dos crimes de fraude fiscal, falsificação de facturas e branqueamento de capitais. De fora ficou o crime de associação criminosa, em relação ao qual as autoridades policias não encontraram factos que pudessem consubstanciar uma acusação.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Resta saber se quando chegar à costa ainda é um furacão ou se está reduzido a uma brisa suave.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se na brisa suave.»

A NOVA PAIXÃO DE SÓCRATES

«José Sócrates assinalou, ontem, os dois anos de mandato do Governo socialista reafirmando a qualificação dos trabalhadores portugueses como a grande prioridade do Executivo. Até 2010, reforçou, o Governo espera atribuir a equivalência ao 12.º ano a um milhão de trabalhadores portugueses, ao abrigo do programa "Novas Oportunidades".» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Parece que a meio do mandato José Sócrates ainda tem muito "amor" para dar

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «.Pergunte-se a Sócrates se só agora conheceu o seu amor tratando de um caso de amor primeira vista.»

MAIS UM OPERADOR DE TELEMÓVEIS?

«Oaparecimento de novos operadores de telemóvel está mais perto, agora que a entidade que regula as telecomunicações em Portugal, a Anacom, decidiu perguntar ao mercado se há interessados em lançar uma operação. Ontem, a proposta entrou em consulta pública, com o objectivo de saber se alguém quer ficar com todo ou parte do espectro ainda disponível, contribuindo assim para aumentar a concorrência no sector e beneficiar o consumidor final. Este passo poderá abrir o mercado a novos operadores, além dos já existentes (TMN, Vodafone e Optimus) e surge escassos dias depois de falhada a Oferta Pública de Aquisição da Sonaecom sobre a Portugal Telecom.» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Em matéria de concorrência é caso para dizer que onde comem três também comem quatro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao regulador se está mesmo convencido de que há mais concorrência.»

ARMAS A CRÉDITO

«O Tribunal de Contas (TC) determinou hoje que, no prazo de 120 dias, o Ministério da Defesa e os ramos das Forças Armadas sustentem a legalidade do recurso ao financiamento da banca para aquisição de material militar.» [Público Link]

Parecer:

Até as balas já são compradas a prestações

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao ministro da Defesa.»

QUEM SERÁ O PRÓXIMO DG DOS IMPOSTOS?

Entre pré-candidatos, candidatos e convidados que recusaram já dava para encher um mini-bus da Carris, segundo se diz nos corredores o último a recusar o convite foi Freitas Pereira, antigo director do Centro de Estudos Fiscais e actual juiz conselheiro do Tribunal de Contas.

LA FORTUNA [Link]

GEOMETRIA [Link]

LIKA CHEKALOVA [Link]

MARTIN ELIASSEN [Link]

EVERYSTOCKPHOTO.COM [Link]

«everystockphoto.com is a search engine for creative commons photos, located in Vancouver, BC. We aim to be a community for designers, developers, photographers and other media publishers who want better, easier access to license-specific media on the web. »

TELEMÓVEL

[2]

O BOM INÍCIO DE UM CASAMENTO

ASICS

[2]

CASA

[2][3]

SACIDOL

[2][3]