quarta-feira, abril 04, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Fragata D. Fernando II e Glória, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Ahn Young-joon / AP]

«Vaqueros a flor de piel. Dos modelos con el cuerpo durante una campaña publicitaria en Seúl.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


A semana à parlamento

Cabe a Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, velar pela imagem do parlamento, o que não está a suceder com os deputados a concederem-se a si próprios mini-férias sempre que há oportunidade disso.

A PRIMEIRA (PEQUENA) VITÓRIA DE PAULO PORTAS

Com o seu regresso à ribalta do pequeno partido que ainda não se decidiu se pretende ser de direita de quase extrema-direita ou do centro-direita, Paulo Portas já conseguiu uma pequena vitória. O PSD sentiu-se ameaçado e deixou de tentar dar ares de oposição responsável para imitar o BE quando Louçã era mais jovem, por tudo e por nada aparece Marques Mendes a tentar atear uma pequena fogueira.

A curto prazo Marques Mendes até poderá conseguir algum protagonismo na comunicação social, mas a médio prazo vai esgotar a sua credibilidade passando a disputar o protagonismo com Portas, Jerónimo e Louçã, e de entre estes ninguém tem dúvidas de que o líder do PSD é o mais fraquinho.

Portas ainda não chegou à liderança do CDS e já ganhou um ponto ao PSD.

A REESTRUTURAÇÃO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA NO ALGARVE

Aqui fica um protesto para o ministro Jaime Silva ler:

«A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve começou a despedir pessoal, especialmente pessoal menor que não tem mais qualquer outro rendimento ao fim do mês, ao contrário de muitos “técnicos” filiados no partido dominante e que, ao abrigo dessa cláusula, estão devidamente protegidos.

Como medida economicista é um autêntico fiasco, pois o rácio de dirigente para funcionário diminuiu imenso.

Depois desta remodelação ficam a haver 19 dirigentes para 191 funcionários, isto é, um dirigente para dez funcionários. Um escândalo!

Note-se que nos dirigentes não houve qualquer baixa.

Mas o escândalo ainda é mais agravado pelo facto do licenciamento industrial ficar sob alçado de um director de serviços que é produtor ILEGAL de enchidos e presuntos!...

Todos os colegas sabem disso, pois ele até vendia os produtos no próprio serviço…

Não mais, trata-se de entregar o ouro ao bandido…

O Sr. Jaime Silva que acorde e faça uma limpeza nas chefias, não nos funcionários.»

COITADO

«Após constatar que nas zonas fronteiriças, devido à concorrência espanhola – onde o IVA é inferior a Portugal em cinco pontos percentuais – muitos bombas de combustível encerram e lojas não têm clientes, o líder do PSD voltou a defender “uma descida gradual dos impostos, a começar pelo IVA, para Portugal recuperar a competitividade”.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Depois de ter visto a sua proposta de redução de impostos ser chumbada por quase toda a gente, Marques Mendes escolheu uma fronteira para voltar a fazer a mesma proposta. A isto chama-se oportunismo pois quando o seu governo aumentou o iva ninguém o viu ir justificar a decisão junto a qualquer fronteira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Marque-se mais um almoço com Marques Mendes, desta vez em Valença onde pode juntar o útil ao agradável, fala do IVA e das maternidades.»

QUANDO A ESMOLA É GRANDE ATÉ O POBRE DESCONFIA

«O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, já escolheu dois nomes para completar a administração da EPUL, um da área PSD, outro do PS.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Pergunte-se ao eng. Carmona qual foi o negócio que fez com o PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Anda muito generoso este Carmona.»

JUSTIÇA AUTÁRQUICA

«A Câmara Municipal de Viseu admitiu nos seus quadros, como técnico superior de primeira classe, um funcionário alvo de procedimento disciplinar por apropriação ilícita de bens e dinheiro do Estado e que foi condenado à "demissão da função pública".Os factos remontam a 16 de Abril de 2001 quando o director da Residência de Estudantes de São Pedro do Sul foi alvo de procedimento disciplinar por apropriação de diversos bens propriedade do Estado e da quantia de 27 587, 73 euros. A inspecção-geral da Educação (IGE) decide intentar um processo disciplinar e a 20 de Janeiro de 2005 o instrutor envia o relatório para a câmara de Viseu, onde a 1 de Fevereiro de 2005 o funcionário inicia funções. A 21 de Abril desse ano o secretário de Estado da Educação propõe a pena de demissão da função pública bem como a restituição dos valores desviados e comunica a decisão à CMV, para ser executada.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Aposto que o funcionário é da cor política ou das simpatias pessoais do presidente da edilidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente da edilidade qual o estatuto disciplinar que aplica na autarquia.»

CML DE LISBOA TAMBÉM ESTUDA LOCALIZAÇÃO DA OTA?

«Em declarações ao DN, Carmona Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, confirmou que a autarquia patrocinou um estudo, que deverá ficar concluído no final de Maio. "É um estudo comparativo da Ota com outras localizações, que não se focaliza apenas nos aspectos ambientais." Carmona Rodrigues apontou o dedo ao estudo que comparou a Ota com Rio Frio, apenas com base nos aspectos ambientais. "Este é um estudo contraditório", salientou.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Seria muito engraçado se todas as autarquias da região de Lisboa encomendassem os seus estudos, e se este procedimento se alargasse a todas as decisões do Estado o melhor seria entregar o país a Espanha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao eng. Carmona se teve algum reforço orçamental para usar o dinheiro da CML em estudos cujas conclusões são mais do que evidentes e que apenas serve para fazer um frete a Marques Mendes.»

DEPUTADOS DÃO O EXEMPLO

«A semana da Páscoa só tem três dias dias para os funcionários da Assembleia da República (AR) e para a maioria dos deputados nem chegará a tanto. É que a habitual tolerância de ponto para os funcionários públicos decretada pelo Governo para a tarde de quinta-feira foi alargada (como já acontecera em anos anteriores) ao dia inteiro para os trabalhadores do Palácio de S. Bento. Os parlamentares só trabalharão em comissões e em plenário hoje e amanhã. Ontem, a excepção foi a comissão de Trabalho e Segurança Social, que recebeu a ministra eslovaca Viera Tomanová, e o grupo de trabalho para a revisão do código penal que também se reuniu.» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Digamos que o Parlamento pratica um modelo de auto-gestão, o único tema em que parece haver unanimidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se este momento de unanimidade parlamentar, são tão poucos que nem importa o motivo.»

A ANEDOTA DO DIA

««Perante um primeiro-ministro forte a oposição deve ter uma acção fiscalizadora forte. Parece-me que José Sócrates gostava que tudo ficasse na mesma, mas eu não vou deixar», afirmou. » [Portugal Diário Link]

Parecer:

Portas regressou cheio de humor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ET da direita se ainda se lembra de quantos deputados conseguiu nas últimas legislativas.»

COMPRAMOS CASAS E NÃO INVESTIMENTO EM PRODUTIVIDADE

«Entre 2000 e 2005, a produtividade dos trabalhadores cresceu em Portugal ao ritmo mais baixo dos 30 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Uma das explicações pode estar no facto de o país ser também o terceiro que mais investiu em habitação entre 2003 e 2005, sacrificando as apostas em maquinaria, equipamento e formação. Estes dois dados fazem parte do Factbooks 2007, uma publicação da OCDE que compila os indicadores económicos e sociais dos 30 estados-membros. » [Público Link]

Parecer:

Faça-se hoje o que não se tem a certeza de poder fazer amanhã.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Economia o que tem feito para aumentar a produtividade.»

PERGUNTARAM AOS PILOTOS BRITÂNICOS SE ACEITARIAM MISSÕES SUICIDAS

«Un militar británico preguntó a pilotos de la Real Fuerza Aérea (RAF) si aceptarían llevar a cabo operaciones kamikaze como último recurso para impedir un atentado terrorista, admitió hoy el Ministerio de Defensa del Reino Unido.

Un portavoz de este departamento respondió así a la información publicada hoy en el diario "The Sun" , que afirma que el vicemariscal del aire David Walker hizo tal pregunta, aunque puntualizó que el militar no quiso insinuar que ordenaría misiones suicidas.» [20 Minutos Link]

10 ANOS DE BLOGUES

«Este mes de abril se celebra en Estados Unidos lo que para muchos es el décimo aniversario de la aparición del primer blog. El autor es Dave Winer, al que se le atribuyen múltiples méritos relacionados con la web 2.0 y entre ellos ser el padre de los blogs con su Scripting news, una bitácora tecnológica y política, que empezó a escribir en abril de 1997.

El concepto responde a lo que hoy por hoy entendemos por un blog, aunque con un diseño más básico, sin fotos, ni mucho menos vídeo. Sólo breves anotaciones (lo que hoy llamamos post) sobre alguna noticia o curiosidad encontrada por la Red, para la que se crea un acceso que lleva directamente al sitio original donde se ha encontrado, presentadas por orden cronológico.» [El Pais Link]

COMO PINTAR A MONA LIS COM O MS PAINT

YVES RUBIN [Link]

ELENA & VITALY VASILIEVA [Link]

RARINDRA PRAKARSA [Link]

MONIKA BRAND [Link]

O JOGO AINDA NÃO TINHA ACABADO

PROMOLAC

[2][3]

TORONTO SQUASH OPEN

DUREX