quinta-feira, abril 19, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

SONDAGEM NO JUMENTO

A partir das 12h30 vmos perguntar quem mudou de intenção de voto depois do incidente com o processo académico de José Sócrates. Contamos com o seu "voto".

FOTO JUMENTO

Eléctrico no Terreiro do Paço, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Linda Davidson - The Washington Post]

«Apr. 17: A candlelight vigil is held on the Drill Field at the Virginia Tech campus after a deadly shooting in Blacksburg, Va. » [Washington Post Link]

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

JUMENTO DO DIA

Assessor diligente

O assessor de imprensa que escreveu o comunicado de imprensa informando que o trabalho de Inglês Técnico de José Sócrates foi escrito em duas páginas e não numa como informou a comunicação social é não só um funcionário muito diligente, como também não tem a noção do ridículo. Só faltou dizer que o trabalho foi escrito em letra miudinha, com linhas apertadas e sem margens.

Estou a imaginar o assessor a telefonar para Rabat para perguntar a Sócrates para lhe perguntar quantas páginas tinha o trabalho daquele disciplina e este último a interromper a audiência com Rei de Marrocos para esclarecer que não, que tinha escrito duas páginas.

O ELOGIO DA POBREZA

Não aprecio os cartazes publicitários do programa "Novas Oportunidades" mas, felizmente, eu não sou um dos muitos destinatários desta campanha, mas não posso concordar com algumas críticas que vou ouvindo de gente de esquerda que, como Manuel Alegre ou Daniel Oliveira, numa tiveram o azar de ser pobres.

Dizer que estes cartazes é ofensivo para os que devido a circunstâncias várias não tiveram a oportunidade de concluir os estudos, ficando-se em profissões que nunca terão sido as que desejaram é, no mínimo ridículo. O Manuel Alegre ou o Daniel Oliveira que vão à banca de jornais mais próxima e perguntem a quem lá estiver se não gostariam de ganhar a vida como eles.

Este tipo de críticas não tem origem em qualquer valor de esquerda, mas sim num paternalismo muito típico da nossa esquerda. Enquanto alguma direita justifica a pobreza dizendo que cada um tem o que merece, alguma esquerda justifica a mesma pobreza justificando que as profissões dos pobres são igualmente dignas. No fundo ambas justificam a pobreza, só que esta esquerda vai mais longe e até a elogia.

Eu gostaria de dizer ao Manuel Alegre e ao Daniel Amaral que entre a dignidade profissional de atendedor da banca de jornais e a de administrador de um banco eu preferiria os vinte mil contos do segundo.

Estou a imaginar Manuel Alegre no cargo de Presidente da República com o Daniel nomeado como assessor para as relações com o proletariado e a lançarem um roteiro para promover o orgulho de ser pobre, competente e lavadinho.

A propósito das "Novas Oportunidades" fica aqui uma pergunta a José Sócrates: o termo "novas oportunidades" terá alguma coisa que ver com as "Novas Fronteiras?". É que se os programas governamentais vão ter nomes inspirados na iniciativa do PS, promovendo este a partido de Estado, então sugiro que a mobilidade passe a designar-se por "Novos Desempregados".

FRUSTRAÇÃO JORNALÍSTICA

Jornais e televisões mandaram para a Uni os seus melhores intérpretes do "jornalismo pitbull" mas tiveram azar, vieram da universidade a espumar e de barriga vazia, desta vez não se safaram.

Afinal os actuais responsáveis da UnI tiveram uma estratégia muito diferente daquela que as notícias do Sol faziam prever, não deram qualquer golpe e, pelo menos aparentemente, actuaram com neutralidade. Retiro o que aqui escrevi ontem sobre esta conferência de imprensa, Restou apenas uma dúvida, para que serviu então a reunião com os jornalistas?

O NOVO DN

Leiam esta prosa de Ferreira Fernandes, o articulista que a nova direcção do DN escolheu para escrever todos os dias neste jornal:

«O boxeur Mayhar Monshipour, quando lhe gabam a carreira de campeão europeu e mundial, na categoria de supergalo, corta logo: "Eu fui, sobretudo, campeão de França. O meu zénite foi esse!" Canta de crista como fica bem num país que escolheu o galo para símbolo. E, no entanto, Monshipour não nasceu francês. Fez-se. Chegou com 11 anos a Poitiers, fugido à guerra Iraque-Irão. »

Se eu fosse o director do Diário de Notícias publicava também as páginas amarelas em fascículos diários, sempre dava para desenjoar.

CLINTON, SÓCRATES E OS MÉDIA

«A segunda coisa é a questão do "carácter". No meu modesto entendimento, Sócrates fez o que muita boa gente faz, por inúmeras razões. Tentou obter uma licenciatura já a meio da sua carreira política, sujeitou-se às condições em que, quando isso acontece, as pessoas comuns têm de se sujeitar. Era desnecessário? Talvez. Um político portador de um diploma de uma obscura universidade pode ser mil vezes melhor do que um doutorado de Oxford. Mas, como dizia Vasco Pulido Valente, se ele não tivesse tirado um diploma, os mesmos (ou outros) que agora vêm dizer com ar muito sério que isso não teria a menor importância descobririam uma maneira de fazer com que tivesse imensa importância. Sobretudo, a mesma intelectualidade lisboeta que gosta de falar do alto dos seus doutoramentos no estrangeiro e que não consegue entender por que é que alguém que não contemplou o mundo de tão alto consegue ser primeiro-ministro, sem sequer lhe fazer a devida vénia.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Teresa de Sousa escreve em defesa de José Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VACINA CONTRA CANCRO NO ÚTERO GRÁTIS?

«O Parlamento debate hoje uma proposta do partido Os Verdes - que deverá ser chumbada pelo PS - no sentido de incluir a vacina contra o cancro do colo do útero no Plano Nacional de Vacinação. O produto está disponível nas farmácias desde Janeiro - a um custo total de 480 euros - e a procura, asseguram várias farmácias contactadas pelo DN, tem estado condicionada ao elevado preço da vacina.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Desde a polémica gerada em torno da vacina da hepatite que terminou quando se soube que um conhecido pediatra que a promovia recebia do laboratório tenho uma grande reserva em relação a estas propostas. Gato escaldado...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avaliem-se os ganhos em vidas humanas resultantes de um investimento equivalente em outras áreas da saúde.»

UNIDOS PELA OTA

«Num encontro que consideraram "inédito", discutiram "grandes projectos nacionais com interesse para a região" como é o caso do aeroporto da Ota, os eixos rodoviários e ferroviários, a localizaçãodos serviços desconcentrados do Estado e os financiamentos que podem beneficiar o distrito. No que respeita à Ota, decidiram convidar professores universitários e diversos tipos de técnicos para mostrar aos empresários as possibilidades de negócio que a Ota pode representar. » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

A política tem destas coisas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marques Mendes se foi convidado para o encontro.»

AMOR COM AMOR SE PAGA

«O empresário Belmiro de Azevedo acusou hoje o Governo de não ter "atitudes corajosas" nem "correr riscos" e desafiou o Executivo a ousar baixar os impostos para estimular o crescimento da economia. » [Jornal de Negócios Link]

Parecer:

Depois de Marques Mendes ter tentado ajudar Belmiro deslocando o novo aeroporto para mais perto dos seus investimentos é a vez de Belmiro ajudar Marques Mendes sustentando as suas propostas em matéria fiscal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se o negócio.»

BANCO DE PORTUGAL PEDE FLEXISEGURANÇA

«O Banco de Portugal (BdP) defende a introdução da flexisegurança em Portugal. No Boletim Económico de Primavera, divulgado ontem, a entidade reguladora do sistema financeiro alerta para a rigidez do mercado laboral, geradora de desemprego de longa duração. Em contraponto, pede a adopção de políticas de protecção social compatíveis com incentivos à contratação, complementadas com flexibilização laboral.» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Quase que aposto que vem aí uma proposta governamental.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se.»

PORTUGUESES TÊM SAUDADES DO ESCUDO

«Seis em cada dez portugueses gostavam de voltar a ter o escudo como moeda, em vez do euro, segundo uma sondagem divulgada pelo grupo de reflexão britânico Open Europe.» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Nos tempos que correm os portugueses já têm saudades de tudo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avive-se a má memória dos portugueses.»

O AZAR DO BURLÃO

«"Nunca pensei que nos ia roubar dinheiro. Entrou e disse que era médico da caixa. Eu acreditei porque ele sabia muitas coisas sobre nós". Maria Helena Silva, de 72 anos, a residir na freguesia de Milhazes, nunca pensou que anteontem à tarde estava a abrir a porta a um falso funcionário da Segurança Social que lhe levou 1 175 euros. O que ela também nunca imaginou foi que viesse a encontrar de novo o burlão, precisamente no posto da GNR, onde se dirigiu para apresentar queixa. Após um reconhecimento improvisado o homem foi detido. O dinheiro não apareceu eo suspeito foi levado perante um juiz que o libertou, mediante a prestação de um termo de identidade e residência.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

É uma pena que não seja sempre assim.

A ANEDOTA CÍNICA DO DIA

«O porta-voz do PS, Vitalino Canas, considerou hoje «compreensível» a decisão de Pina Moura abandonar todos os cargos políticos na direcção do partido e o seu lugar de deputado socialista para integrar a administração da Media Capital, noticia a agência Lusa. » [Portugal Diário Link]

Parecer:

Era o que faltava, que Pina Moura presidisse a duas grandes empresas, uma delas de comunicação social, e ainda mantivesse um lugar de deputado que já devia estar vago.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desejem-se os maiores sucessos a Pina Moura.»

NÃO HÁ LIMITES PARA A POUCA VERGONHA NO SUDÃO

«O Governo sudanês estará a camuflar aviões militares com as cores da Nações Unidas para bombardear a região de Darfur, revela um relatório confidencial a que o jornal "New York Times" teve acesso.

Um dos casos relatados é acompanhado de fotografias, nas quais surge um avião militar sudanês, pintado de branco (a cor usada pelos aparelhos da ONU) e com as letras UN pintadas numa das asas, adianta o jornal, que disponibiliza na sua edição online uma dessas imagens. Ao lado do aparelho — estacionado na placa de um aeroporto na região de Darfur , soldados sudaneses montam guarda a munições.» [Público Link]

Parecer:

Até quando o mundo vai esperar para intervir?

O PAI DE SÓCRATES DEVE SER PROIBIDO DE TRABALHAR

«O Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações do Ministério da Administração Interna (GEPI) entregou ao arquitecto Fernando Pinto de Sousa a fiscalização de, pelo menos, uma grande empreitada. A contratação daquele arquitecto, que é pai de José Sócrates, foi feita em 1999 por decisão de António Morais - o ex-professor do primeiro-ministro na Universidade Independente (UnI) e então responsável por todas as obras das forças de segurança e serviços do MAI.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Mais um exemplo de jornalismo pitbull.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director do Público se está a noticiar ou a insinuar.»

HISTÓRICOS DO CDS APOIAM RIBEIRO E CASTRO

«Na véspera do debate televisivo que vai colocar hoje frente a frente Ribeiro e Castro e Paulo Portas, mais de 60 personalidades do CDS, entre os quais fundadores, antigos deputados e militantes históricos, divulgaram ontem um manifesto de apoio à reeleição de Ribeiro e Castro para presidente do partido. Nogueira de Brito, João Porto, João Abreu Lima, Paulo Lowndes Marques, Alcino Cardoso e Joaquim Rocha dos Santos são alguns dos subscritores do manifesto, cujo título é o lema da campanha de Ribeiro e Castro - Eu acredito.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Compreende-se, com o almirante Portas no leme o CDS transforma-se em submarino da extrema-direita socializante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

MANUEL ALEGRE NO SEU MELHOR

«O socialista Manuel Alegre considera que a campanha do programa Novas Oportunidades é insultuosa para os trabalhadores com poucas habilitações literárias. A campanha apresenta quatro figuras conhecidas - o treinador Carlos Queiroz, a estilista Maria Gambina, a jornalista Judite de Sousa e o músico Pedro Abrunhosa - a desempenhar outras profissões menos qualificadas, se não tivessem estudado. "Carlos" faz limpezas e corta a relva num estádio de futebol, "Maria" é empregada numa lavandaria, "Judite" trabalha numa papelaria e "Pedro" é arrumador de uma sala de espectáculos. » [Público assinantes Link]

Parecer:

As coisas com que um ex-candidato presidencial se preocupa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Alegre se não tem nada mais importante em que pensar.»

A "NORMALIDADE" DO IRAQUE

«Los ataques, aparentemente coordinados, tuvieron lugar horas después de que el primer ministro Nuri al Maliki dijera que Irak asumirá el control de la seguridad de todo el país de manos de las fuerzas extranjeras a finales de año.

La explosión más violenta tuvo lugar en el mercado de Sadriya, de mayoría chií, donde al menos 140 personas murieron y más de 150 resultaron heridas a consecuencia de un coche bomba en las cercanías de un control militar.» [20 Minutos Link]

Parecer:

Morrem duzentas pessoas num único dia e já quase ninguém repara.

O JUMENTO NO TECHNORATI NO GOOGLE BLOG SEARCH

  1. O "Tertúlias" [Link] veio pescar uma notícia e, de caminho, aproveito para retribuír o lin na coluna da direita.
  2. O "Cópiaperfeita" [Link] reproduziu o nosso comentário ao decreto de nomeação de José Sócrates e também aproveitámos para retribuir o link permanente.
  3. O "Paus-Resende" [Link] alerta-nos para o facto de o padre Anselmo Borges não ter sido saneado do DN Ainda bem, mais por nós do que pelo jornal. Aqui fica o obrigado pela correcção.
  4. O "Macroscópio" [Link] pescou aqui uma montagem fotográfica da Worth1000.
  5. O "Pravda Ilhéu" [Link] andou à pesca de arrasto aqui n'O Jumento e nem se dá ao trabalho de mudar a imagens para um servidor, usa a banda do Jumento, o que não é grave pois ainda sobra.

UMA DELÍCIA ESTE BLOCO DE ESQUERDA

Adorei ver a vanguarda do proletariado [Link] vir em defesa do tio Belmiro, isto é o Portugal político no seu melhor:

«A prova da contradição desta direcção pode ler-se no mesmíssimo editorial: "Sucede-se a divulgação de factos irrelevantes e o caso resvalou para uma guerra entre dois jornais, que podem ser ligados aos interesses dos respectivos grupos económicos, e o primeiro-ministro". Presume-se que se referem à OPA e à Sonae. Das duas uma: ou quem escreveu isto tem alguma razão objectiva para acreditar que houve envolvimento da Sonae na publicação das notícias sobre o diploma de José Sócrates e deve garantir que o seu jornal faz uma "investigação séria" sobre o assunto e depois dela pode fazer tal acusação, ou acha que é assim que as coisas funcionam sempre, e teremos de estar atentos aos interesses do senhor Oliveira e às manchetes do "Diário de Notícias". »

Não sejamos tão ingénuos... da próxima o Daniel Oliveira só vai aceitar qualquer acusação de interferência de Belmiro de Azevedo no Público se mostrarem cópia da gravação do telefonema.

ESPANHA: OS BLOGGERS NÃO SÃO RESPONSÁVEIS PELOS COMENTÁRIOS

«Iván Fresneda, el estudiante de segundo de bachillerato de Arganda del Rey condenado por un juez a pagar 200 euros por un comentario anónimo publicado en su blog -mafius.com- ha sido finalmente absuelto. Fresneda creó un blog para mostrar sus opiniones sobre el sistema de enseñanza de su instituto, el I.E.S. José Saramago de Arganda.» [El Mundo Link]

LIKE A BIRD ON A WIRE

Trabalhando em cima de 500.000 volts.

MAPA MUNDO DOS CRIMES COM ARMAS [Link]

Z STAS [Link]

VIHUHOL [Link]

ARTEM MEDVEDEV [Link]

OLEG TITYAEV [Link]

O "POWERPOINT" DO GOOGLE ESTARÁ PRONTO NO VERÃO

«El gigante estadounidense Google completará en verano su paquete de programas en línea similar al que ofrece el Office de Microsoft con el lanzamiento de un sistema alternativo al PowerPoint que permite crear presentaciones, aseguraron fuentes de la empresa en Londres.» [20 Minutos Link]

MICROSOFT SÓ VENDEU 244 CÓPIAS DO WINDOWS VISTA NA CHINA

«Microsoft spent millions of dollars advertising its next generation OS 'Windows Vista' in China, in fact the IT juggernaut threw up the on the 421 meter high Jin Mao tower in Shanghai China. However after 2 weeks (Jan 19 to Feb 2) from launch Microsoft managed to sell a mere 244 copies of Windows Vista. Software piracy is rampant in the middle kingdom and a pirated version of Vista sells for a mere $1 on the streets. The following numbers are quoted by Windows Vista chief distributor in Bejing.» [Newslaunch.com Link]

TRESPASSA-SE

FESTEJOS


Best Goal Celebrations - Amazing videos are here

RENAULT

[2]

WWF

[2][3]

GOOD HOPE FM

[2]