quinta-feira, maio 10, 2007

O que será ser de esquerda?


Confesso que por vezes tenho destas crises, é-me mais fácil dizer que sou de esquerda do que explicar o que distingue a esquerda, isto é, sou aquilo que não sei explicar o que é.

Se fosse do PCP tinha o problema resolvido, teria a certeza dos cristãos que abem que mais tarde ou mais cedo vão para o céu. Se fosse do Bloco de Esquerda a solução era mais ou menos a mesma coisa mais uma camisa da Façonnable, as ideias do PCP, o discurso da esquerda moderna e uma bandeira com uma estrela a substituir a caixa de ferramentas que resultaria da mistura dos partidos que lhe deram origem (enxadas, rodas dentadas, foices, martelos e até um 4 para nos certificarmos que não estamos com os copos).

Se fosse do PS também resolveria o problema por ali há esquerda para todos os gostos e todos os blosos, ou era da esquerda do Sócrates ou da esquerda do Manuel Alegre, mas se ficasse satisfeito com estas brilhantes alternativas ainda poderia optar por me sentar à esquerda do Armando Vara na administração da CGD ou à direita do Pina Moura na Média Capital ou mesmo na Iberdrola.

O problema é que não tendo cartilha nem forma de vender a alma ao diabo cá vou deambulando nos pensamentos sem saber se no dia seguinte vou acordar mais a estibordo ou mais a bombordo, conforme a direcção da aguagem. Ainda pensei seguir o modelo de Sócrates que para dizer que o governo é de esquerda lembra o referendo do aborto, mas tenho um problema, não está nos meus horizontes engravidar e muito menos abortar, logo estou excluído da fronteira definida por Sócrates, ideologicamente ficaria em terra de ninguém.

Cada vez acho mais que o que distingue alguma esquerda de alguma direita são mais os dogmas do que os valores. Por exemplo, se a direita fosse uma bica Sócrates seria um café pingado, a diferença está mais na cor do que no gosto.

Confesso que quando ouço alguma esquerda fico com vontade de ser de direita e que quando ouço alguma direita percebo porque sou de esquerda, mesmo que continue sem saber o que sou. Serve este post confuso para informar que na próxima semana vou colocar alguns textos que me vão render muita pancada, vou defender algumas opiniões que a esquerda do paternalismo com os pobrezinhos não vai gostar de ler.

Aqui fica o desafio para o debate, mesmo que desta vez seja eu a enfardar, ou estou muito enganado ou vou ouvir das boas.