terça-feira, maio 01, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Castelo dos Mouros, Sintra

IMAGEM DO DIA

[Michael Probst - AP]

«German police special forces train in Frankfurt, Germany.» [Washington Post Link]

REPÓRTER JUMENTO

O Jumento conseguiu saber porque motivo andou o eng. Carmona Rodrigues desaparecido durante estes dias. Se faltasse à feira para ir aturar o Marques Mendes nunca mais votava nele!

JUMENTO DO DIA


Carmona 1 - 0 Marques Mendes

Marques Mendes não se cansou de mandar recados para a comunicação social informando que iria chamar o eng. Carmona "à pedra", desta forma tentou adquirir um estatuto de inimputabilidade. Teve azar, o autarca driblou-o e adiou a ida ao Ministério público.

ESTOU FARTO DO FASCISTA DO BEXIGA

Depois da intervenção do PSD no dia 25 de Abril, em que o seu deputado falou de claustrofobia democrática apetece-me sugerir ao deputado que vá de férias para a Madeira porque por ali não há claustrofobia democrática, respira-se honestidade, tolerância e democracia.

Os termos em que o Bexiga se referiu ao primeiro-ministro de Portugal e a diversos líderes partidários é tão inaceitável quanto o silêncio de Marques Mendes. Não se entende que num partido com tanta gente não haja um único responsável com os testículos ou equivalentes femininos no devido lugar, a cobardia é tanta que ninguém é capz de dizer aquilo que seria o mínimo, que a linguagem do Bexiga é inaceitável em democracia e que em todo o mundo só Hugo Chavez tem um discurso semelhante e mesmo esse demonstra mais educação do que a besta madeirense.

Será que Marques Mendes concorda que os privados paguem parte das despesas eleitorais do PSD como se de um "imposto revolucionário" se tratasse?

MARQUES MENDES QUE SE CUIDE

Se com Isaltino Morais o líder do PSD passou um mau bocado quando decidiu excluir o autarca de Oeiras das suas listas, imagine-se o que pode suceder se Carmona Rodrigues, que ao contrário de Isaltino é independente, decidir "meter a boca no trombone". É voz corrente que o presidente da CML não tem a desonestidade entre os seus defeitos e não é difícil de perceber que gente como Marques Mendes ou António Preto aproveitaram-se da vitória de um independente sem fora política para usarem e abusarem da autarquia, basta vez os nomes dos vereadores e a seita de assessores metidos pelo PSD na câmara para se perceber que Carmona pode fazer pagar cara a sua pele quando perceber que foi alvo de uma estratégia oportunista.

É mais do que evidente que quando Marques Mendes escolheu quem substituiria Fontão no lugar de vice-presidente da autarquia já estava a usar o cargo para promover aquela que será a futura candidata do PSD a Lisboa, mais tarde ou mais cedo, arguido ou não, Carmona Rodrigues seria despachado por Marques Mendes.

O líder do PSD que se cuide, depois de tudo o que sucedeu o futuro político de Carmona Rodrigues chegou ao fim e corre o risco de o professor do Técnico não estar disposto a ser imolado na praça pública para encobrir os abusos do PSD na autarquia e preparar o caminho para golpes futuros.

ALBERTO JOÃO: HUGO CHAVEZ, ESTALINE OU O MUSSOLINI DA MADEIRA

Sabendo-se de antemão que na democracia madeirense é o Alberto que ganha todas a eleições a única dúvida resiste em saber a quem se assemelha Alberto João, se a Hugo Chavez como defende o PS local ou a Estaline como disse Manuel Monteiro?

De entre os dois a escolha vai para o pré-ditador venezuelano, tal como este o Alberto ganha eleições à custa de um eleitorado que gosta das suas palhaçadas e da aparência de dinheiro fresco, fala sem pensar e denuncia um QI problemático. Com Estaline poderia ter em comum o desejo de mandar para o ""Contenente" todos o que o incomodam, mas não o pode fazer, aliás, se o pudesse fazer as vítima da perseguição política do PS local agradeceriam.

Pessoalmente acho que Alberto tem mais semelhanças com Mussolini [Wikipedia Link], aliás, acho que o Alberto é uma versão rural e pacóvia do ditador italiano. Mussolini também começou como jornalista, ganhou as eleições e não tinha a noção do ridículo.

FANTASMAS E RESTOS DE IMPÉRIO

«Tallin é uma pequena cidade encantadora que, no Báltico, fica quase em frente a Helsínquia. E os estónios partilham com os finlandeses mais do que uma língua de raízes comuns, rara e difícil de pronunciar como o basco: ambos viveram quase sempre sob ocupação estrangeira. Nos últimos séculos, foram sobretudo os suecos e os russos que ocuparam aquelas terras, só que, no século XX, os finlandeses saíram-se melhor. Ganha a independência, conservaram-na numa guerra heróica em que conseguiram resistir aos exércitos de Estaline. Os estónios, que só tinham conhecido o autogoverno após o final da I Guerra, viram os russos avançar, no quadro do pacto germano-soviético; depois, sofreram a ocupação nazi, pois estavam no corredor que levava a Leninegrado. Quando os nazis recuaram, os russos voltaram e, acusados de colaboracionistas, os estónios foram enviados em massa para a Sibéria. É difícil que um povo com esta história e uma cidade onde vive ainda hoje gente que foi deportada por Estaline apreciem ter no centro da urbe um monumento ao soldado soviético, um soldado que não viu como libertador mas como ocupante. E que, sabendo que os supostos restos mortais de alguns soldados não estão debaixo do monumento, mas debaixo da vizinha paragem de transportes públicos, tenha tratado de remover a estátua e as ossadas para um cemitério. Isso foi o suficiente para incendiar a retórica de Moscovo, que viu em tal acto uma manifestação de hostilidade por parte de um país-membro da União Europeia. Porquê? Porque na Rússia se continua a raciocinar como num império, e na periferia da Rússia se continua a temer o gigante que muitos temem apenas adormecido mas que se sabe estar já a exercitar os músculos. Pouco importa aos russos que eles próprios tenham em Moscovo um jardim, anexo a um museu, onde guardam os restos de inúmeros monumentos erguidos pelos comunistas: afinal, quase ninguém lá vai, pois o pólo de todas as atenções continua a ser... o túmulo de Lenine. A memória, em Moscovo como em Tallin, é tanto algo que faz parte da identidade colectiva como um instrumento político, por vezes muito perigoso.» [Público assinantes Link]

Parecer:

O editorial do Público explica muito bem porque motivo os russos são tão "queridos" na Estónia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DIVERTIDO

«A audição de Carmona Rodrigues pelo Ministério Público (MP) no âmbito do caso Bragaparques, que estava marcada para quarta-feira (dia 2 de Maio), “foi adiada, por causa justificada, a pedido”, do próprio presidente da autarquia lisboeta.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Com este adiamento Carmona Rodrigues dá a Marques Mendes mais uns dias de sofrimento, o líder do PSD anda fugido da comunicação social e, ao contrário do que tem vindo a ser habitual, este sábado não houve a tradicional almoçarada, organizada par Marques Mendes fazer mais uma das suas propostas para a próxima legislatura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se calma a Marques Mendes.»

ACABAM AS REGALIAS

«As comparticipações pagas pelos vários serviços sociais da Administração Pública em despesas de saúde e os subsídios de funeral, nascimento e materno-paterno infantil vão acabar amanhã. Este é o prazo definido no novo regime da acção social complementar dos trabalhadores da administração directa e indirecta do Estado, publicado a semana passada em Diário da República. O fim destes apoios, que afectam 25 882 pessoas, representam uma poupança anual de 1,3 milhões de euros. » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O Governo escolheu o Primeiro de Maio para acabar co os regimes complementares dos funcionários públicos, esperemos que não se venha a descobrir que houve excepções e que a medida deveria ter entrado em vigor no dia um de Abril, o dia das mentiras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das finanças se essas regalias também vao ser retiradas aos diplomatas que beneficiam de um fundo alimentado pelos emolumentos cobrados nos consulados.»

VITAL MOREIRA FOI PROMOVIDO A SUPER-MINISTRO

«No documento, disponibilizado na semana passada no portal digital do Governo (www.portugal.gov.pt), lê-se que as comemorações do centenário da República "devem constituir também um impulso para reformas legislativas e medidas políticas que completem aspectos inacabados do projecto republicano". "O centenário da República deveria ser inserido no mainstream da acção política e governativa até 2010" em "tudo o que tenha a ver", designadamente, "com a promoção da igualdade nos planos social, de género e étnico".» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O programa que propõe para a comemoração do centenário da implantação da República quase dava para um anexo ao programa do próximo Governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Vital Moreira que estabeleça também uma agenda para Cavaco Silva.»

VIVA O BEXIGA!

«Anda a passear pela ilha num clássico Chevrolet descapotável. As pessoas acenam-lhe. "Olha o Manuel do Bexiga", apontam e riem. Discursa, convoca conferências de imprensa com intervalos para beber vinho e oferecer rebuçados produzidos numa fábrica da Zona Franca do Caniçal, veste-se de fato e gravata com barrete de vilão, botas de borracha e uma foice em punho pronto "para podar o jardim". É a atracção da campanha. A personagem criada "para abrir os olhos aos madeirenses", para falar do "Jardim e da sua escumalha", lembrar que democracia significa "liberdade de opinião e de expressão" faz parar o trânsito com happenings onde mistura o sério com a ironia. Ele é o candidato fictício a presidente do Governo da Madeira contratado pelo Partido da Nova Democracia (PND). Manuel Monteiro tem alinhado no teatro de rua.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Um das melhores criações políticas em campanhas eleitorais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Manuel Monteiro que proponha ao Manuel do Bexiga que emigre para o 'Contenente'.»

O GOVERNO ATRASOU-SE

«Para que esse debate possa ter lugar, o Executivo deve enviar até 30 de Abril, segundo a mesma lei, um relatório sobre as orientações gerais de política económica e de finanças públicas, uma avaliação da consolidação orçamental no contexto da União Europeia e da evolução macroeconómica, a análise da execução do orçamento e a apresentação da evolução das finanças públicas e da orientação da despesa pública a médio prazo, incluindo as projecções dos principais agregados orçamentais para os próximos três anos.

O documento será entregue sexta-feira no Parlamento, segundo fonte oficial do ministério das Finanças, quebrando o prazo previsto na Lei de Enquadramento Orçamental tal como aconteceu o ano passado. » [Diário Digital Link]

Parecer:

Ainda bem que os funcionários públicos e as empresas não seguem o exemplo do Governo em matéria e prazos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avalie-se actuação do Governo seguindo as regras que este adoptou para a Função Pública.»

O PRÉMIO DE CONSOLAÇÃO PARA DURÃO BARROSO

«O presidente da Comissão Europeia é galardoado hoje ao fim do dia, em Washington, com o «Prémio Liderança Transatlântica 2007» atribuído anualmente a responsáveis políticos que tenham demonstrado particular empenho «na renovação da relação transatlântica».

José Manuel Durão Barroso recebe o galardão pelo seu «apoio incansável à parceria euro-americana numa altura em que a política externa europeia é muito importante na resolução dos desafios globais», segundo o texto do convite para a cerimónia. » [Diário Digital Link]

Parecer:

Ao contrário de Aznar que teve honras de recepção no Congresso e direito a visita de fim-de-semana ao rancho do Texas, Durão Barroso teve apenas direitao a uma visita e a uma fotografia na Casa Branca, o tratamento dado ao empregado de mesa que serviu os cafés no encontro das Lages. Agora fez-se justiça e lá foi dado o prémio de consolação a Durão Barroso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que lhe faça bom proveito.»

A RESPOSTA DE CARMONA JÁ ESTÁ EM CURSO

«Numa altura em que o presidente da Câmara de Lisboa se encontra sob pressão para deixar o cargo que conquistou como independente nas listas do PSD, surge na Internet um blogue de apoio à sua permanência na autarquia, noticia a Lusa.

«O Blog dos Que Querem Que Carmona Fique» convida todos os cidadãos com a mesma vontade a dizerem o que pensam, instando «junte-se a nós e lute contra a corrente».» [Portugal Diário Link]

Parecer:

Gostei!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça uma referência ao blogue na secção respectiva.»

O ALBERTO ESTÁ CHEIRO DE PILIM

«Alberto João Jardim está a gastar na campanha mais do que Cavaco Silva nas últimas presidenciais, apesar de contar com uma subvenção estatal inferior a um quinto do que recebeu o eleito Presidente da República (PR). Com um orçamento ligeiramente superior a três milhões de euros para as regionais antecipadas, quatro vezes mais do que despendeu nas de 2004, a campanha liderada por Jardim ultrapassa o custo da candidatura de Cavaco (3,19 milhões). Chega-se a este montante se se incluírem, nas contas da campanha do PSD-M, os donativos indirectos, não contabilizados, que representam os festejos oferecidos pelos adjudicatários das obras públicas - um terço das empreitadas pertence à construtora de empresários sociais-democratas AFA - e pelos proprietários dos empreendimentos privados inaugurados pelo presidente madeirense e candidato do PSD durante o período eleitoral.» [Público assinantes Link]

Parecer:

O que terá Marques Mendes a dizer desta fartura?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Alberto que poupe algum para dar a Marques Mendes, com a CML falida e o partido fora do Governo o líder do PSD corre um sério risco de ficar com os salários em atraso.»

NÃO DEIXEM O GOVERNO LER ESTA NOTÍCIAS

«O governo da China anunciou um novo código de conduta na vida privada para funcionários públicos, em uma tentativa de conter o problema da corrupção no país.

A nova regulamentação, que deve entrar em vigor em 1º de junho, condena atitudes como ter amantes, consumir drogas, sair com prostitutas, abandonar a família, praticar jogos de azar e acreditar em superstições.» [BBC Brasil Link]

Parecer:

Com a mania que por aí vai de copiar a legislação estrangeira corre-se um sério risco de algum secretário de Estado mais distraído levar uma cópia disto a conselho de ministros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esconda-se.»

O ERRO DO TRADUTOR

«Quienes estuvieran viendo la emisión para Norteamérica del informativo de la televisión pública francesa France 2 se llevarían una enorme sorpresa: un discurso del candidato conservador Nicolas Sarkozy aparecía con un subtítulo en el que, en una parte de su alocución, se podía leer "invito a los franceses a inflar mi ego sobredimensionado".

Lo que en realidad dijo Sarkozy fue "invito a los franceses a unirse a mí", pero un traductor decidió gastar una broma inoportuna que salió en antena; la pifia del doblador le ha costado el despido fulminante.» [20 Minutos Link]

SÉGOLÈNE CADA VEZ MAIS PRÓXIMA DOS 50%

«La ventaja del candidato conservador al Elíseo, Nicolas Sarkozy, sobre su rival socialista, Ségolène Royal, se reduce en los sondeos, mientras los dos se preparan para el crucial debate televisado que protagonizarán el próximo miércoles.

Una encuesta de LH2 difundida este lunes y efectuada en parte el pasado sábado, después del debate que mantuvo Royal con el ex postulante centrista François Bayrou, da a Sarkozy ganador con el 52% de los votos, un retroceso de dos puntos, mientras que la candidata socialista sube otros tantos para situarse en un 48% de las intenciones de voto. Según otro sondeo de Ifop para la revista Paris Match, realizado en los dos días que precedieron el inédito encuentro Royal-Bayrou, destinado a subrayar las convergencias de la candidata con el político centrista, Sarkozy ganaría con el 53% de los votos, un descenso de medio punto.» [El Pais Link]

Parecer:

Quero ver a cara do arrogante Sarko se perder as eleições.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Façam-se figas para que venha ar fresco de França.»

SARKO "DISPENSOU" OS VOTOS DA ESQUERDA

«Brusque montée de tension entre Nicolas Sarkozy et la gauche. Dimanche lors de son meeting à Bercy, Nicolas Sarkozy a accusé « les héritiers de mai 68 », dont fait partie pour lui la gauche, d'avoir détruit les valeurs et la hiérarchie. « Ils avaient imposé l'idée que tout se valait, qu'il n'y avait donc désormais aucune différence entre le bien et le mal, aucune différence entre le vrai et le faux, entre le beau et le laid », avait souligné le candidat UMP.» [Le Figaro Link]

COLAPSO DE UM VIADUTO EM OAKLAND

«Huge leaping flames from an exploding gasoline tanker melted the steel underbelly of a highway overpass in the East Bay's MacArthur Maze early this morning, causing it to collapse onto the roadway below and virtually ensuring major traffic problems for weeks to come.

The elevated roadway that fell carried eastbound traffic from the Bay Bridge onto Interstates 580 and 980 and state Highway 24. It draped like a blanket over a roadway below, a connector from southbound I-80 to I-880 that also was severely damaged.» [SFGate Link]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Macroscópio" [Link] pescou uma correcção que aqui foi feita a Vasco Pulido Valente.

  1. O "OTA Não" [Link] pescou uma reflexão aqui feita sobre a escolha da Ota.

"O BLOGUE DOS QUE QUEREM QUE CARMONA FIQUE" [Link]

O primeiro sinal de que Marques Mendes vais ser um grande consumidor de Alka Seltzers e Aspirinas:

«Como se lê no DN de 22 de Fevereiro, "Pinto Monteiro sustenta, em tese, que um executivo municipal não pode cair por uma suspeita que, depois, se venha a revelar infundada". Aqui é que bate o ponto. Este é o verdadeiro cerne da questão levantada em torno da Câmara Municipal de Lisboa. Metralhado por acusações, o executivo de Carmona Rodrigues não pode cair por suspeitas infundadas e muito menos pela gritaria exaltada, demagógica, hipocritamente virtuosa e justicialista, dos vários quadrantes de uma oposição que mais se diria uma alcateia desvairada do que parte de um executivo municipal digno desse nome. (Vasco Graça Moura»

PORQUÊ VOTAR ROYALE OU SARKOZY? [Link]

Um trabalho interessante do Le Monde

ESPIRAIS [Link]

Uma página dedicada a imagens de espirais.

A TERRA VISTA DE SATURNO [Link]

GRAFFITI GIGANTE EM NOVA IORQUE [Link]

CAL KOTHRADE [Link]

SUSANN GERHARDT [Link]

DAVE AYERST DAVIES [Link]

MSLYGH [Link]

VEM AÍ O GOOGLE PHONE

«The new offerings from the search companies are just the beginning. Search services that pinpoint a phone’s location using the Global Positioning System or that accept voice commands are coming out of the labs. Google has gone so far as to build a prototype phone with its own software inside, according to one person who has seen it.

But between the search giants and phone users stand some powerful gatekeepers — cellphone carriers like Cingular, Sprint and Verizon. On the PC, Web surfers can easily go to the search engine of their choice, but this takes longer on a cellphone. Carriers have the ability to dictate which search engine is easy to access and which is not through placement in their phones’ menus. » [The New York Times Link]

CARRO ELÉCTRICO VENCE PORSCHE [Link]

AS PASSWORDS MAIS FREQUENTES

Os internautas andam descuidados, a passowrd mais frequentemente utilizada é mesmo "password":

«Los internautas no tenemos demasiado cuidado en la eleccion de nuestras contraseñas; es lo que se extrae de lo que publica Steve Johnson en Chicago Tribune, un listado de las diez claves de acceso más comunes en la red que deja mucho que desear en cuanto a seguridad se refiere.

Con contraseñas como "password", "123456", "qwerty" o "abc123", muchos "piratas" informáticos deben estar encantados de poder acceder a cuentas de correo, páginas privadas y contenidos poco protegidos; y esta lista es sólo un extracto de lo que publicará en mayo la revista PC Magazine.» [20 Minutos Link]

AS MAIS INCRÍVEIS CONFIGURAÇÕES DE MONITORES [Link]

ENTÃO PORQUE NÃO FICAS BONITA?

O VÍDEO DO "BEXIGA" [Link]

A campanha do PND que irrita o Alberto.

CUBA CRISP

[2][3]

ELECTROLUX

[2]

NATIONAL GEOGRAPHIC

[2]