segunda-feira, maio 07, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Janelas, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Mandel Ngan/AFP/Getty Images]

«BELTSVILLE, MARYLAND - US President George W. Bush poses with hie mountain bike May 5, 2007 before going for a ride at the Secret Service training facility in Beltsville, Maryland. Bush had spoken on physical fitness to mark National Physical Fitness and Sports Month. » [Tiscali.news Link]

O "SOCRATÓMETRO" D'O JUMENTO

A partir de hoje e sempre o Jumento vai ter o seu "Socratómetro" que avalia todas as medidas positiva ou negativamente, reflectindo a avaliação acumulada que se vai fazendo do Governo. Se o Governo decidiu avaliar todos os portugueses, uns porque são funcionários públicos e outros, como a Dona Judite Sousa, que por não terem estudado dão um fraco contributo para o rendimento nacional, para não falar das avaliações que são feitas às percentagens do PIB que viajam com o primeiro-ministro sempre que este vai fazer jogging para outras paragens, é legítimo que cada cidadão também avalie o primeiro-ministro, de preferência com maior rigor do que aquele com que ele foi avaliado a "Inglês Técnico".

Ao fim de dois anos veremos se tem notas positivas, se será sujeito a processo disciplinar ou se segue para o quadro da mobilidade onde lhe será ministrada formação adicional se o seu brilhante currículo profissional não for suficiente para encontrar alternativa profissional.
O “Socratómetro” será colocado sempre que haja matéria para avaliação, para já aqui vai a primeira avaliação do desempenho de Sócrates e do seu Governo:

1. Os dirigentes do Estado não são avaliados (-10 pontos) - o Governo adoptou novas regras para a avaliação dos funcionários públicos e os jornais não se cansaram de informar que os dirigentes nomeados pelo Governo. Poucos dias depois fica-se a saber que o Governo tinha recuado, compreende-se, não fazia sentido dar nega a boys nomeados pelo Governo.

2. O ministro gozou com o primeiro-ministro (-15 pontos) - confirmando que o canudo de Sócrates tem estatuto de anedota nacional foi o próprio ministro Mário Lino que conseguiu umas gargalhadas gozando com o primeiro-ministro. Se fosse um ministro de Santana Lopes andaria meio PS a rir à gargalhada, mas como o Mário Lino é mesmo engenheiro ninguém o levou a sério.

3. Conselho de Ministros em Évora (-5 pontos) - num tempo de poupanças o Governo desloca a Évora mais toda a corte governamental para um Conselho de Ministros de onde apenas ficou um diploma que regulamenta a universidade, algo que poderia ser aprovado em Lisboa sem qualquer despesa adicional. Ainda bem que Portugal não tem a dimensão da Rússia, corriamos um sério risco de ter o governo em Lisboa de cinco em cinco anos.

4. A Máfia do Rio financiou o PS (-5 pontos) - Os jornais divulgam que uma investigação da justiça brasileira prendeu um empresário que se dedicava a negócios mafiosos e que o Governo teria nomeado para cônsul honorário. O ministro Silva Pereira interrompeu o seu descanso semanal para esclarecer que o homem não chegou a ser nomeado. O que não explicou é se é ou não verdade que financiou o PS e quais os critérios que presidiram à sua escolha para tal nomeação.

5. Bónus de 25 pontos - Graças à forma desastrada como Marques Mendes tratou a crise da CM de Lisboa é atribuído um bónus de 20 pontos a que se acresce um segundo bónus de 5 pontos por conta da proposta do líder do PSD de haver um ministério das pequenas e médias empresas no seu futuro Governo, que imagino que venha a ter sede no Toys 'R' Us.

PS: O "Socratómetro passará a ser actualizado ao domingo, no post da "semanada".

JUMENTO DO DIA


Um ministro das pequenas e médias empresas?

A proposta de Marques Mendes é simpática, o problema está em saber o que vai fazer um ministro das pequenas e médias empresas. Vai funcionar como as caixas das grávidas dos hipermercados? Se for a sua empresa for pequena ou média vai discutir as taxas do IRC com o ministro das pequenas e médias empresas em vez de falar com o ministro das Finanças?

Seria bom que os nossos políticos percebessem que o melhor é os ministros serem competentes em vez de andarem a criar ministérios idiotas que não serviriam para nada, E depois vai criar um ministro do trabalho só para os trabalhadores jovens ou um ministro da saúde para a terceira idade?

Sem o perceber Marques Mendes está a fazer uma proposta na linha de Santana Lopes que em tempos deslocalizou os ministérios. Marques Mendes em vez de levar os ministros de Lisboa cria ministérios por medida. Vai dar no mesmo, trata-se de uma proposta em que o populismo não se limita a condicionar as políticas, já condiciona as regras de formação dos governos.

A DIREITA GANHOU A SORTE GRANDE E A TERMINAÇÃO

A sorte grande em França e a terminação na Madeira.

ELEIÇÕES: MADEIRA E FRANÇA

Enquanto andamos muito preocupados se a maioria absoluta de Alberto João conta com mais ou menos deputados do que é costume os franceses elegem o seu presidente, um presidente que o é de mais portugueses do que os madeirenses que foram às urnas. Só a região de Paris terá mais portugueses dos que os que vivem na Madeira.

E como se o número de eleitores não bastasse para se concluir que as eleições presidências francesas deveriam ter mais peso no interesse dos portugueses está o facto de enquanto a região da Madeira funcionar politicamente em função das transferências do Continente os portugueses que vivem em França mandam uma boa parte dos seus rendimentos para o país sem pedir nada em troca ao enquanto o Governo lhe fecha alguns dos consulados, ao mesmo tempo que propõe para cônsul honorário de Portugal numa cidade brasileira um "empresário amigo" que se veio revelar um mafioso.

É evidente que as fronteiras políticas já não são o que eram.

A MESA VAZIA

Marques Mendes romoveu um jantar comemorativo do 33.º aniversário do PSD e houve uma mesa que ficou vazia, faltaram Manuela Ferreira Leite, Dias Loureiro, Santana Lopes e Luís Filipe Menezes, para além de todos os anteriores presidentes do partido.

SUSPENSE

«Muitos pensam que os dados não só já estão lançados como o jogo feito. É provável. Mas qualquer que for o resultado, o panorama político francês e, indirectamente, o europeu não serão os mesmos que eram antes desta apaixonada eleição. À primeira vista trata-se do mais clássico dos confrontos políticos entre uma esquerda com um século de história atrás dela e uma direita com séculos de identificação com o Poder, salvo momentos de excepção.

Na verdade, graças aos seus protagonistas, mais até que à diferença dos projectos e programas, trata-se de um confronto sem concessões entre uma nova esquerda assumidamente socio-democrata na ordem política e militante na ordem social e uma direita sem complexos e voluntarista no estilo de acção. Uma vitória de Ségolène Royal será uma pequena revolução no campo socialista, remodelado a fundo no seu tipo de intervenção eleitoral por uma candidata carismática e eticamente exigente.» [Público assinantes Link]

Parecer:

As eleições francesas analisadas por Eduardo Lourenço.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PS METIDO EM MAIS EMBRULHADA

«A Polícia Federal do Brasil está a investigar as ligações entre os detidos na Operação Furacão e alguns elementos do Partido Socialista. Depois de ter já pedido às autoridades portuguesas para bloquearem contas bancárias pertencentes a off-shores registados na ilha da Madeira, o Ministério Público brasileiro solicitou a intervenção da Interpol para averiguar as ligações do grupo, nomeadamente em Portugal.

A Polícia Federal (PF) suspeita de que pelo menos dois dos detidos recorressem à influência do secretário de Estado das Comunidades, António Braga, e de Aníbal Araújo, candidato socialista em 2005, e a autarcas do PS para expandir os negócios do grupo, conhecido como "Máfia dos Bingos", em Portugal e Macau. O grupo é suspeito de envolvimento na compra e venda de sentenças judiciais e decisões políticas para beneficiar casas de bingo e de máquinas de jogos de azar. Dois dos 25 detidos nesta megaoperação são empresários portugueses, sendo certo que um deles, Licínio Soares Bastos - que chegou a ser nomeado cônsul pelo Governo de José Sócrates - foi o principal financiador da campanha do PS no Brasil em 2005, que teve como cabeça de lista Aníbal Araújo, e é proprietário do imóvel onde está instalada a sede dos socialistas no Rio de Janeiro.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Mais uma dos aparelhos partidários.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PGR se já abriu uma investigação.»

DEPOIS DE CASA ROUBADA TRANCAS À PORTA

«O Conselho de Ministros extraordinário reunido ontem em Évora, num dos edifícios da Fundação Eugénio de Almeida, aprovou o novo regime jurídico das instituições do ensino superior público e privado, do ensino universitário e do ensino politécnico.

O novo instrumento regulador direcciona os seus critérios de intervenção para a organização dos sistemas de ensino superior, a autonomia das universidades e dos institutos politécnicos, a gestão das instituições do ensino superior, e cria novos requisitos para a manutenção e transformação dos estabelecimentos do ensino superior, ao mesmo tempo que estabelece novas responsabilidades na fiscalização das instituições.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Já não era sem tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

O MAIOR ROUBO DE DADOS DA HISTÓRIA

«Durante dos años, varios individuos no identificados estuvieron escuchando las conversaciones entre los dispositivos inalámbricos de mano utilizados por los empleados de un centro comercial de la firma Marshall, en Minessotta, y consiguieron acceder al sistema de ordenadores de la tienda para obtener los datos de numerosos clientes.

Los intrusos utilizaron una antena wi-fi y un ordenador portátil para hacerse con los datos de acceso de algunos empleados a los servidores centrales, lo que les permitió después acceder a la base central de datos de la cadena TJX, a la que pertenece el comercio espiado.» [20 Minutos Link]

MADAME DC ATERRORIZA WASHINGTON

«CERTAINES personnalités en vue retenaient leur souffle hier soir à Washington, avant la diffusion d'un reportage de la chaîne ABC sur Deborah Jeane Palfrey. Cette femme de 51 ans dirigeait depuis treize ans un réseau de 130 jeunes femmes rémunérées 300 dollars de l'heure pour des « services de fantaisie érotique haut de gamme ».

Un secrétaire d'État adjoint, Randall Tobias, naguère promoteur en chef de la politique d'abstinence sexuelle préconisée par l'Administration Bush contre le sida, a déjà payé de son poste le recours aux prestations de « Mme DC ». Qui seront les suivants sur la liste ? Pour les pro­cureurs fédéraux qui accusent Mme Palfrey de racket et de blanchiment d'argent associés à la prostitution, son « service d'es­cortes » n'est qu'une habile mo­dernisation du plus vieux métier du monde. » [Le Figaro Link]

INCOMPETÊNCIA GOVERNAMENTAL NA DGCI

A forma como o Governo tem tratado a sucessão do director-geral dos impostos tem sido uma manifestação de incompetência e irresponsabilidade, deixar a DGCI ficar paralisada deixando o poder cair na rua, anunciando a saída do director-geral sem ter preparado uma boa solução para a sua substituição, pode custar muito caro às contas públicas.

Ainda há pouco tempo víamos o ministro das Finanças dizer aos jornais que estava a encontrar solução para o vencimento absurdo do dr. Macedo para pouco depois deixar de falar no assunto tornando evidente que a saída do homem do Millennium era inevitável, como sempre o foi desde que tomou posse já que quer o vencimento quer a forma como foi designado assentaram em ilegalidades.

Esperava-se que Sócrates assumisse a nomeação de um director-geral que é mais importante do que a maioria dos seus ministros e secretários de Estado, incluindo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Deixar a escolha de um director-geral dos Impostos ao ministério das Finanças ou, pior ainda, ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais seria deixar de se preocupar com as receitas fiscais para transformar a nomeação numa questão de pequenos poderes pessoais. Os resultados ficaram à vista, passou a ver-se uma procissão de candidatos cujas grandes qualidades residiam nas suas relações de amizades e não na competência pessoal, como foi o caso de um subdirector-geral que num momento de santanismo foi colocado no Porto e que era dado como o futuro director-geral só porque no seu currículo constava uma grande amizade com o ministro das Finanças.

Entretanto o dr. Macedo está (finalmente) de partida e enquanto o Governo se deixa enredar por pequenos enredos pessoais vai promovendo a imagem à conta das penhoras, deixando a terra seca para quem o suceder. O Governo está a fazer um grande favor ao coitado que vier a aceitar o lugar, reconduziu os subdirectores-gerais (gente que tem o privilégio de ter sido nomeada por Vasco Valdez e contar com a amizade de Amaral Tomaz, o que não é nada difícil pois a família e as cumplicidades políticas são as mesmas) e permitiu ao dr. Macedo lançar mais uma campanha que visa evidenciar a sua competência face a quem vier a substituí-lo.

A DGCI parece um clube que chega ao fim do campeonato com o treinador despedido e o banco ocupado pelo adjunto. O melhor talvez seja mesmo o secretário de estado dos Assuntos Fiscais acumular o cargo no Governo com o de director-geral dos Impostos, assumindo assim todas as responsabilidades e consequências. Afinal de contas ele sempre ambicionou ser director-geral dos Impostos e esta solução sempre será mais transparente do que designar um pau mandado.

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Ceolino's" [Link] inclui O Jumento entre os blogues que visita. Obrigado pela preferência.
  2. Identificado e retribuido o link do "Vida das Coisas" [Link], um blogue que surpreende pelo seu design.

  1. O "Oeiras Local" [Link] pescou o comentário do Jumento a propósito da escolha de um mafioso para cônsul honorário.
  2. O "Macroscópio" [Link] pescou o comentário d'O Jumento ao artigo de JPP sobre o papel da distrital do PSD de Lisboa no desastre da CM de Lisboa.
  3. O "Colheita63" [Link] pescou o comentário do Jumento ao artigo de Ferreira leite em que a ex-ministra lança insinuações sobre o Metro do Sul do Tejo esquecendo que foi uma obra decidida e assinada por Cavaco Silva.

CUDDLE PARTY [Link]

«What a Cuddle Party Is: A structured, safe workshop on boundaries, communication, intimacy and affection. A drug and alcohol-free way to meet fascinating people in a relaxing environment. A laboratory where you can experiment with what makes you feel safe and feel good.

This playful, fun workshop has been a place for people to rediscover non-sexual touch and affection, a space to reframe assumptions about men and women, and a great networking event to meet new friends, roommates, business partners and significant others.»

"VINNI PUH" O "WINNIE THE POOH" DA EX-URSS

IMAGENS DE UM GINÁSIO ECOLÓGICO [Link]

MIMI NIKOLOVA [Link]

ALEXANDER SHERBAKOV [Link]

TIMOTHY MOORE [Link]

DANSAR [Link]

APARTAMENTOS A 10 MILHÕES DE DÓLARES NO DUBAI

«Dubai's Damac Properties is targeting the world's super-rich with a collection of apartments priced at up to $10 million.The exclusive residences will each occupy an entire floor in two of Damac's landmark skyscrapers: Ocean Heights in Dubai Marina and Lotus Heights in Business Bay.» [Arabianbusiness.com Link]

CHAMPION LIGHT DOG FOOD

[2][3][4]

«- Darling, I got pregnant by the neighbor
- Give him my congratulationsIt's a dog's life, but light.»

BERSIH SEHAT

[2]

NHS SMOKEFREE

[2][3][4]