domingo, maio 20, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Entrudo de 2007 na aldeia de Canelas (Imagem do "Notícias da Aldeia")

IMAGEM DO DIA

[Kiyoshi Ota - Reuters]

«Women dressed in kimonos take part in a parade at the Sanja festival in Tokyo.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA


Quem será o senhor dos 3%

Perdidos os anéis conseguidos quando esteve no Governo, Paulo Portas não passa do senhor dos 3%, a sua expectativa eleitoral. Desde que chegou à liderança do CDS teve uma derrota na Madeira e fez meia dúzia de intervenções despropositadas que não convencera ninguém, agora fez um congresso que só não se assemelha a um congresso médico para estudar o sono porque de forma oportunista aproveitou as autárquicas intercalares de Lisboa para parar o país, criando expectativas em torno de se saber qual o nome daquele que muito provavelmente será o candidato menos votado em Lisboa.

O CONGRESSO DO CDS DEVERIA SER DEDICADO A CARMONA RODRIGUES

Sem a demissão do presidente da CM de Lisboa o único interesse do congresso do CDS residiria em saber se a sua madeixa estava mais loura ou menos loura e nos corredores a discussão serviria para se saber se o louro de Paulo Porta é natural ou se resulta do excesso de água oxigenada. Com as eleições autárquicas intercalares da capital o congresso tem um interesse renovado, saber se qual vai ser o candidato aos 3% de votos que o CDS deverá ter na capital.

ALGUÉM MENTIU AOS PORTUGUESES

Leio hoje que o Governo está a tratar da exoneração do cônsul honorário que tinha nomeado e agora se encontra a residir numa prisão de alta segurança do Brasil:

«Na audição parlamentar, solicitada pelo PSD, o secretário de Estado garantiu aos deputados que todo o processo que levou à nomeação de Licínio Basto foi "escorreito, cristalino e transparente", que obteve o parecer positivo do embaixador de Portugal em Brasília, Seixas da Costa, e que nada no currículo do actual arguido indiciava a prática de actividades ilícitas.» [Jornal de Notícias]

Acontece que quando o escândalo veio a público o ministro Pedro Silva Pereira veio a público dizer que o empresário luso-brasileiro não tinha chegado a ser eleito:

«O ministro da Presidência afirmou este sábado que o Ministério dos Negócios Estrangeiros «travou imediatamente» a nomeação de Licínio Bastos para cônsul honorário logo que tomou conhecimento das investigações das autoridades brasileiras no processo «Máfia das Sentenças», refere a Lusa.

Falando no final do Conselho de Ministros extraordinário, em Évora, Pedro Silva Pereira sublinhou que Licínio Bastos nunca chegou a ser cônsul honorário de Portugal no Brasil, «apesar de ter havido uma proposta nesse sentido». » [Portugal Diário em 2007-05-05]]

Fica evidente que o ministro da Presidência mentiu deliberadamente numa questão que mexe com a credibilidade do Estado, o que só evidencia a trapalhada que este caso representa e que num país europeu mereceria o apuramento de responsabilidades e a demissão dos envolvidos. Aliás, o secretário de Estado das Comunidades já devia ter apresentado a sua demissão na semana passada, assim Sócrates teria aproveitado a remodelação na hora em consequência da saída de António Costa.

O ministro Silva Pereira deveria saber que mais depressa se panha um mentiros do que um coxo e a não ser que condicionem a actuação da justiça brasileira o governo fica exposto a eventuais desenvolvimentos.

A CANDIDATURA DE HELENA ROSETA JÁ TEM OUTDOORS

Num dia era militante do PS e no outro já lidera um movimento de cidadãos, num dia queixa-se de falta de tempo para recolher assinatura, mas no outro já tem outdoors no centro de Lisboa. Quantas mentiras estarão por trás da candidatura de Helena Roseta?

E O QUE É DAR UM VOTO NO CDS?

O madeixa louraça disse que no congresso do seu partido que dar um voto no PS era dar um voto no desgoverno do Governo e que dar um voto no PSD era votar no desgoverno da autarquia. Pois é, e dar um voto no CDS não será dar um voto no desgoverno do CDS? Ou estará Portas esquecido que chegou à liderança do partido depois de arrombar a porta?

FALTA DE CORAGEM OU DE HONESTIDADE

Carlos Queiroz justificou a derrota do seu clube na final da Taça de Inglaterra afirmando que no momento crucial do jogo o árbitro não teve coragem, atribuindo essa falta de coragem a duas semanas de pressão a que terá sido sujeito.

Não vi todo o jogo mas via a jogada que Queiroz designa como momento crucial e o que vi foi um guarda-redes defender um remate e depois ser enfiado para dentro da baliza com os pés do jogador do Manchester. Se alguma coisa havia a apitar era uma falta do avançado e não um golo. Além disso, se tivesse sido golo nada garante que o adversário não pudesse empatar á que o curso do jogo seria outro.

Enquanto acusa o árbitro de falta de coragem Queiroz está a dar um exemplo de mau perder e de falta de honestidade intelectual. É evidente que a entrevista foi a uma televisão portuguesa, se fosse a uma estação inglesa o discurso de Carlos Queiroz seria outro.

PODER: "O QUE É TEM MUITA FORÇA

«Na candidatura de Costa já se pode perceber como funciona essa enorme pressão do poder, típica das candidaturas que já "ganharam antes de ganhar".

Nós pensamos muitas vezes apenas nos partidos, mas, em democracia, mais importante do que os partidos é a dualidade poder-oposição ou, melhor ainda, a existência ou não de um tónus crítico do debate público que não seja afectado pela presença obsessiva do poder. Liberdade não só no papel, mas também nas cabeças. E essa não só falta, como está a ficar cada mais rarefeita.

O poder reforça-se todos os dias aos nossos olhos de mil e uma maneiras: com a intromissão crescente do Estado na regulação da vida privada; no crescimento da vigilância policial, seja a pretexto da pedofilia, seja da fuga ao fisco; com a concentração no governo de poderes securitários sem efectivo controlo; pela poderosa capacidade de tecnologias para diminuírem a liberdade individual e a sua disseminação; pelo crescente controlo governamental dos órgãos de comunicação social; pela linguagem tecnocrática da "solução única", "consensual"; pela característica das sociedades mediáticas para valorizarem o espectáculo do poder e da força. Resistir a tudo isto em Portugal é muito difícil, pela conjugação de dois factores que se alimentam mutuamente: a enorme dependência do Estado, ou seja, de decisões governativas, de todos os sectores de actividade e a fragilidade da sociedade civil para constituir uma reserva de liberdade individual.» [Público assinantes]

Parecer:

Este artigo de JPP só peca por uma pequena "desonestidade", o autor nunca escreveu nada parecido quando o PSD era poder e esquece que as eleições na autarquia de Lisboa resultam dos abusos de poder do próprio PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

20 ASSESSORES

«As investigações da Polícia Judiciária (PJ) à contratação de assessores políticos e técnicos na Câmara de Lisboa, revelada em Abril pelo CM, já permitiram apurar que os vereadores de todos os partidos tinham ao seu serviço mais de 200 assessores.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Ao que parece os partidos, com o PSD à frente, assaltaram a CML e aproveitaram-se dos dinheiros públicos para empregarem os seus militantes. Enquanto andámos a discutir a despesa do túnel do Marquês chega-se a conclusão de que a CML de Lisboa gastou mais em assessores do que nas obras do túnel!

Começa-se a perceber a razão porque a situação se arrastou durante tanto tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Exija-se a publicação da lista de assessores e administradores das empresas municipais, bem como a respectiva remuneração, funções e habilitações.»

A SUMIDADE NA MATÉRIA

«O deputado municipal Henrique de Freitas, também deputado na Assembleia da República, chegou a dizer que era preciso dar "um chuto nas salas de chuto". Na altura, citado por vários órgãos de comunicação social, o "barrosista" diria ainda: "Tenho vergonha que a minha câmara seja a primeira a assumir a existência de salas de chuto, quando toda a prática do PSD, inclusivamente do dr. Fernando Negrão, que é uma sumidade nesta matéria, é contrária".

A "sumidade na matéria" é agora candidato à CML pelo PSD e demonstrou sempre grandes reservas em relação às salas de chuto. Há pouco tempo opôs-se mesmo a um projecto do Bloco de Esquerda de criação das salas de chuto em meio prisional.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que alguns amigos de António Preto vão sobreviver quando o lógico é que com ou sem salas de chuto deviam levar todos um chuto no dito cujo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se pontaria aos ditos dos rapazes do António Preto.»

PRESO POR TER CÃO E POR NÃO TER CÃO

«Os ‘cavaquistas’ nem sequer discutem a competência de Rui Pereira nem o profundo conhecimento do sector que passa a tutelar, simplesmente não lhe desculpam a ‘deselegância’ e a ‘desconsideração’ com que tratou o Tribunal Constitucional. A acidez das opiniões compreende-se, tanto mais que a recomposição do TC foi feita num clima de tensão entre PS e PSD e o nome de Rui Pereira provocou desde logo resistências nos parlamentares ‘laranja’, devido às suas notórias ligações à actual maioria. As negociações arrastaram-se por largas semanas, mas o nome do jurista acabou por passar. Mas Rui Pereira estava condenado a tornar-se o centro das atenções do Tribunal Constitucional, pois ao chegar ao Palácio Ratton era já candidato pré-anunciado à vice-presidência daquele órgão de soberania. Os conselheiros, tanto os designados pelo PS como pelo PSD, decidiram mostrar a sua independência e escolheram para o lugar Gil Galvão, um juiz também ele da área socialista. Rui Pereira teve de contentar-se com dois magros votos em treze possíveis e fontes do TC garantem que o ex-coordenador da União de Missão para a Reforma do Código Penal nunca se recompôs do desaire. É esta a explicação que encontram para ter abandonado o Palácio Ratton, cerca de mês e meio depois de ter iniciado um mandato de nove anos, explicação que o próprio confirma no dia da posse, ao dizer: “Não vão sentir a minha falta”.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Se os cavaquistas ficaram incomodados pela escolha de Rui Pereira para o Tribunal Constitucional não deveriam ficar contentes agora que ele abandonou aquele tribunal?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Digamos que ao mau cagador até as calças empatam.»

PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA CADA UM TOMA A QUE QUER

«A principal dúvida reside, porém, no Parlamento Europeu, cuja posição será decisiva na escolha do próximo presidente, quer se mantenham as actuais regras quer seja entretanto adoptado um novo Tratado que confira mais poderes aos parlamentares. A mesma fonte socialista confessa admirar Barroso, mas acha que o seu sucessor será socialista: “O PPE sairá enfraquecido das próximas eleições e o PSE, embora com menos deputados, lidera politicamente o Parlamento, com as alianças que consegue estabelecer”. Previsão ou simples desejo?» [Expresso assinantes]

Parecer:

Pela graxa que Durão Barroso dá a todos os governantes europeus é evidente que a sua principal preocupação europeia é a recondução no cargo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Escolha-se uma alternativa.»

ROSETA FEZ ESTRAGOS NO BE

«José Sá Fernandes e Helena Roseta concorrerão à presidência da Câmara da capital em listas separadas, mas o entendimento esteve à vista no início da semana, quando Francisco Louçã se dispôs a retirar a candidatura do Bloco para “facilitar um movimento de convergência”, apurou o Expresso junto de fonte próxima do líder do BE. Neste cenário, Roseta encabeçaria a lista, sendo secundada por Sá Fernandes, o independente apoiado pelo BE para o município lisboeta. A notoriedade da arquitecta - que na passada semana se desvinculou do Partido Socialista - justificava a “cedência”, referiu a mesma fonte, acrescentando que Sá Fernandes terá aceite a liderança de Roseta.

Esta versão não é confirmada pelos colaboradores do advogado: “O apelo de Sá Fernandes com vista à constituição de uma coligação pré-eleitoral - anunciado quarta-feira em conferência de imprensa - não partia de qualquer pressuposto ou negociação”, garante-nos Carmo Afonso, que integra a comissão política daquela candidatura. Bem pelo contrário: “O que estava previsto era uma conversa a partir do ponto zero, sem nada pré-definido”.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Não deixa de ser curioso que Helena Roseta tenha num dia abandonado o PS e no outro já estivesse a fazer estragos no BE, a verdade é que a nova "independente" parece uma velha cantora de rock que depois de ter cantado em todos os grupos haja que os partidos não estão à altura dela e vai iniciar uma carreira a solo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguardem-se pelos resultados para se saber quanto vale a velha social-democrata.»

A TERCEIRA DERROTA DE PAULO TEIXEIRA PINTO?

«A AG promete ser animada. Joe Berardo já ameaçou impugná-la, e é de esperar que muitos dos accionistas do banco votem contra as propostas que foram apresentadas pelo líder histórico do BCP, Jorge Jardim Gonçalves. Entre eles está o Banco Privado Português e alguns fundos de investimento. Com mais de 50% do capital do banco disperso na Bolsa, a probabilidade de as propostas serem rejeitadas é elevada. Até porque a Institutional Shareholder Services (ISS), uma agência internacional, recomenda aos investidores que votem contra a alteração dos estatutos, por não concordar com o aumento da blindagem de 66% para 75% dos direitos de votos presentes.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Depois de duas derrotas Paulo Teixeira Pinto pretende aprisionar os accionistas do BCP à sua estratégia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vote-se contra.»

ALEGRE PROPÕE O PARLAMENTO DOS SENIORES

«Manuel Alegre vai apresentar antes do final desta sessão legislativa, até Julho, uma proposta para a criação de um Parlamento Sénior. O objectivo é promover anualmente, na Assembleia da República, uma sessão plenária com pessoas mais velhas em que sejam discutidos os temas que mais preocupam esta faixa etária e colocadas sugestões àcerca dos mesmos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A proposta de Alegre faz todo o sentido se os jovem têm o seu dia para brincarem aos deputados porque não os velhotes não têm o mesmo divertimento?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se um parlamento para cada grupo etário, para os maiores de 10 e menos de 20, para os maiores de 20 e menos de 30, etc..»

QUEM SERÁ AQUELE QUE SERÁ O CANDIDATO MENOS VOTADO EM LISBOA

«O CDS está, neste momento no «3+1», afirmou Telmo Correia, à entrada para o Congresso, em Torres Novas, neste segundo dia de trabalhos. Neste formato de «jogo» estão Nobre Guedes, Teresa Caeiro, Telmo Correia e o próprio Paulo Portas, como o líder anunciou ontem à chegada para um fim-de-semana de reunião-magna. Todos estão disponíveis para aceitar o convite de Portas, mas o presidente do grupo parlamentar do CDS diz «não ficar nada incomodado» se a opção do líder não recair sobre si. » [Portugal Diário]

Parecer:

É evidente que Portas só tem uma oportunidade de brilhar nestas autárquicas, sendo ele próprio o candidato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao madeixa louraça que se candidate.»

O ALBERTO JOÃO É O POLÍTICO PORTUGUÊS COM O QI MAIS BAIXO

«A resposta é Alberto João Jardim. Pelo menos é o que está escrito na Wikipédia, a enciclopédia on-line que já tem gerado polémica noutras entradas, uma vez que o texto pode ser escrito por qualquer pessoa. Certamente que este não terá sido aprovado pelo crónico presidente do Governo Regional da Madeira. » [Portugal Diário]

Parecer:

Alguém fez a partida na Wikipédia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Corrija-se a Wikipédia para que Marques Mendes não fique ofendido.»

O QUE É FEITO DOS PROFESSORES E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

«O Miguel ainda não foi às aulas este período. Há um somatório de episódios a atormentar a sua memória. Chamam-lhe "surdo", por ter perdido parte da audição com os tratamentos. Chamam-lhe "porco", por não usar o balneário. Um dia, um dos rapazes apanhou-o no corredor e "obrigou" outro a puxar-lhe as calças, enquanto lhe chamava "aquilo que é o contrário de gostar de mulheres". Já lhe aconteceu encontrar a mochila "cheia de ranho"...» [Público]

Parecer:

Que me desculpem os mais puritanos da pedagoga mas esta solução resolvia-se num instante com meia dúzia de tabefes bem dados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o aluno para a escola e expulsem-se do ensino público todos os que o maltratarem.»

EM GUANTÁNAMO NEM OS ADVOGADOS SE ESCAPAM

«Um advogado da Marinha dos Estados Unidos que trabalhou no centro de detenção da base americana na baía de Guantánamo, em Cuba, foi condenado a seis meses de prisão por revelar os nomes de prisioneiros.

Em seus últimos dias de trabalho na prisão de Guantánamo, em 2005, o capitão-de-corveta Matthew Diaz, de 41 anos, enviou a uma advogada de direitos humanos os nomes de 550 detentos. Os nomes foram colocados em um cartão de Dia dos Namorados sem identificação do remetente.» [BBC Brasil]

COMO ACABAR COM O BULLYNG

[Town]

AI MEU DEUS

«Já este ano passam a coexistir dois regimes do selo do carro. O primeiro, destinado ao actual parque automóvel - bem como aos carros comprados até 30 de Junho - segue o modelo de pagamento efectuado em 2006. Os "dísticos" impressos na Casa da Moeda - colocados à venda a 14 de Junho, com o preço actualizado à taxa de inflação - são recepcionados em casa pelos proprietários dos veículos e podem ser comprados através da intranet das Tesourarias das Finanças ou pela Internet. Os automobilistas podem, também, adquirir o "selo" nos revendedores, como papelarias. Para as empresas, tal como em 2006, subsiste a obrigação de pagar o imposto através da Internet.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O ano passado a venda de selos foi uma barracada que se prolongou a té Setembro, uma manifestação rara de incompetência cujo autor foi premiado com a recondução graas aos resultados do trabalho alheio. Enfim, a vantagem de ter sido nomeado pelo PSD e ser íntimo do secretário de Estado Amaral Tomaz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se o subdirector-geral se o espectáculo se voltar a repetir o que é muito provável pois quem incompetente nasce tarde ou nunca fica competente.»

O JUMENTO NO TECHNORATI E NO BLOG SEARCH

  1. o "Mas Porquê?" pescou um comentário d'O Jumento feito a propósito do aumento do desemprego.

  1. O "Colheita63" dá destaque ao post feito a propósito dos partidos.

JASON CHUE

GUIDO TRAMONTANO GUERRITORE

AMP

ENRICO MARTINUZZI

ONDE SE TERÁ METIDO O PASSARINHO?

O CANDIDATO INDEPENDENTE JOHN BRACKEN

Adorava que helena Roseta também tivesse a sua canção na página da candidatura à autarquia, por agora fiquei-me com a música do John Bracken.

VORTEX VIBRATIONS SUCTION VACUUM CLEANER VIBRATOR

Promete um orgamos em 10 segundos, isto é, liga a coisa e .. já está!

BERLUSCONI

SPI INSULATING WINDOWS

[2]

LAND ROVER]

CHÉ MEN'S MAGAZINE

[2][3]