segunda-feira, maio 21, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Estátua de D. José I, Terreiro do Paço, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«PERRA BODA. Esta perrita aguanta junto a su novio para casarse en el intento de romper el Guinness de la boda canina más numerosa en Colorado. Cincuenta "parejas" se casaron, sobrepasando el registro anterior de 26. » [Ideal Digital]

JUMENTO DO DIA


É desta gente que se fazem as ditaduras!

Um professor foi alvo de um processo disciplinar porque se lembrou de dizer quase em privado uma piada a propósito do diploma de Sócrates, a responsável do serviço público não só achou que estava perante uma infracção grave como receou que o professor tivesse mais piadas para contar e para além do processo disciplinar decidiu suspender o professor preventivamente.

Isto é, para os boys do Governo não só é grave dizer piadas sobre Sócrates como a simples possibilidade de as voltar a repetir é causa de perturbação dos serviços e justifica a suspensão preventiva do arguido. Isto é, quem for funcionário público fica a saber que não pode dizer graçolas, porque as graçolas não só são infracções puníveis nos termos do Estatuto Disciplinar da Função Pública como perturbam o funcionamento dos serviços e por isso são um perigo. Por esta lógica de ideias é tão perigoso dizer graçolas como poder ter essa intenção, pelo que não me admiraria nada que algum boy mais diligente se lembrasse de propor a suspensão preventiva de todos os funcionários suspeitos de saberem graçolas a propósito do primeiro-ministro.

É da massa destes boys que se fazem os lacaios das ditaduras, sejam eles pides ou guardas prisionais dos gulags. Lacaios sem capacidade para ouvirem opiniões diferentes, dispostos a transformar líderes em deuses, é desta gente que se fazem as ditaduras.

O mínimo que se espera é a demissão imediata da dona Margarida Moreira, a directora regional do ministério da Educação deveria transitar para o quadro da mobilidade, devendo aí ficar a aguardar até que seja criada uma polícia política encarregue da protecção da imagem dos governantes.

206 ANOS DE OCUPAÇÃO DE OLIVENÇA

«Em 20 de Maio de 1801 - vão passados 206 anos! - Olivença foi tomada pelo exército espanhol. A NOBRE, LEAL E NOTÁVEL VILA DE OLIVENÇA encontra-se, desde então, sequestrada pelo país vizinho.

Sustentando publicamente a posição político-diplomática e o direito constituído do nosso país (Olivença é, de jure, território de Portugal, não obstante encontrar-se, de facto, sob administração espanhola), o Grupo dos Amigos de Olivença vem pugnando, há largas dezenas de anos, pela discussão e resolução da Questão de Olivença, com a natural retrocessão do território a Portugal.

Percebendo a delicadeza que a Questão de Olivença apresenta no relacionamento peninsular, esta Associação entende que só a assunção frontal, pública e desinibida do diferendo pelo Estado português, colocando-o na agenda diplomática luso-espanhola, permitirá ultrapassá-lo e resolvê-lo com Justiça.

Pedindo às Autoridades nacionais que tomem as medidas necessárias para a manutenção da Cultura Portuguesa em Olivença, esta Associação exorta os portugueses, detentores da Soberania Nacional, a sustentarem e defenderam uma Olivença portuguesa, repudiando dois séculos de alheamento e dando satisfação à História, à Cultura, ao Direito e à Moral.» [Comunicado do Grupo de Amigos de Olivença]

COBARDIA

«Sérgio Lipari, ex-vereador da Educação e Acção Social da Câmara de Lisboa, tem, segundo documentos a que o CM teve acesso, um número de assessores bastante diferente em duas listas: num caso, que diz respeito ao período entre Novembro de 2005 e Junho de 2006, aparecem 20 nomes; no outro, surgem nove personalidades. Em declarações ao CM, fonte próxima do ex-edil do PSD justificou esta diferença com o facto de “Sérgio Lipari ter conseguido ‘correr’ com alguns assessores nomeados [para aquele gabinete] por Carmona Rodrigues”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Os boys que António Preto colocou na CML mostra agora o que são, até foi Carmona Rodrigues que lhes designou os assessores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Marques Mendes que retire esta gentalha da via pública, por uma questão de sanidade.»

BOMBEIROS ESPERTALHÕES

«O Ministério da Saúde está a pagar às corporações de bombeiros, em muitos casos, duas vezes pelo serviço de transporte de doentes urgentes, duplicando indevidamente os gastos com esta despesa. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Já nem nos bombeiros se pode confiar...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Determine-se a devolução de todas as verbas cujo reembolso ainda não tenha prescrito.»

EXCESSO DE SERVILISMO

«O PSD vai pedir explicações ao Ministério da Educação sobre a suspensão preventiva de um funcionário da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), que já foi deputado social-democrata, por alegadamente ter feito um comentário insultuoso sobre a licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates.

A directora regional, Margarida Moreira, confirmou que suspendeu o professor Fernando Charrua por ter entendido que poderia haver perturbação no normal funcionamento do serviço, e que abriu um processo disciplinar. Contrariando o professor, que trabalhou quase 20 anos na DREN e diz numa carta de agradecimento enviada a várias escolas ter feito um "comentário jocoso" dentro de um gabinete a um colega, a directora regional assegura que se tratou de um insulto. "Uma coisa é um comentário ou uma anedota, outra coisa é um insulto", disse Margarida Moreira ao PÚBLICO. » [Público]

Parecer:

Estamos perante um caso óbvio de excesso de servilismo, sinal do culto da personalidade que começa a surgir no PS e que os boys estão a levar para a gestão da Administração Pública. Agora quem disser algo menos agradável para Sócrates, e se vale para o primeiro-ministro vale para qualquer governante, não só apanha um processo disciplinar como é suspenso preventivamente, como se o risco de voltar a fazer comentário fosse um perigo para o funcionamento dos serviços. Parecido com isto só nos piores tempos da ex-URSS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à dona Margarida Moreira que à falta da Sibéria envie o perigoso funcionário para as Ilhas Selvagens com umas latas de sardinha em conserva e um garrafão de cinco litros de água doce.»

MARATONA DO SOUTIEN EM LONDRES

«Milhares de mulheres – e muitos homens também – participaram de uma maratona pelas ruas de Londres na noite de sábado vestindo sutiãs decorados para levantar doações para pesquisas contra o câncer de mama.

Cerca de 15,5 mil pessoas, entre elas muitas celebridades do mundo artístico e político da Grã-Bretanha, participaram do 10º Moonwalk, um passeio de 42 quilômetros pelas ruas da capital.» [BBC Brasil]

SERÁ QUE HÁ MESMO DIRECTOR-GERAL DOS IMPOSTOS

Haver já houve, o ministro não mentiu ao dizer que já tinha escolhido sucessor para o dr. Macedo, mas ao que parece o sucessor ter-se-á informado melhor e agora já não o é.

O melhor mesmo será que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais acumule as suas funções no Governo com as de director-geral dos Impostos, só terá a ganhar, em vez de dois anos de mandato terá três, fica com uma equipa da sua total confiança pois reconduziu todos os seus amigos e terá a oportunidade de mostrar o que vale, enfim, nada que não se resolva com mais um aumento do iva para compensar as asneiras governamentais.

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Pravda Ilhéu" pescou uma imagem no Jumento.
  2. O "Atrancadita" apreciou uma sugestão de compra feita n'O Jumento.
  3. O "Buzeirão" pescou um carta publicitário da revista "Ché".
  4. O "Colheita63" ficou a saber que a "inderependente" Helena Roseta já tem outdoors.

NO "ARRASTÃO"

Adorei a crítica do Daniel Oliveira ao carta da JS contra a homofobia:

«A JS tem um cartaz na rua contra a homofobia. Estão de parabéns. O cartaz tem duas mulheres a beijarem-se (mas não na boca). Não me parece que a escolha aconteça por acaso. Claro que as lésbicas merecem a mesma defesa que os gays masculinos. Mas não escapa a ninguém que não só é suportável para o preconceito como até agradável para as fantasias masculinas heterossexuais uma imagem erótica de um beijo entre duas mulheres bonitas. »

Fico á espera de um cartaz do BE sobre o mesmo tema e imagino que as imagens será de gays e numa pose que não deixe margem para dúvidas nem possa ser interpretado como pornografia destinada ao consumo masculino. Aguardemos.

ROMAN KRIZHANOVSKY

ROMAN PYATKOVKA

ALEXANDER SHEMELEV

RYBALEOV

CUECAS À PROVA DE RADIAÇÃO

«Le créateur et homme d'affaires thurgovien Andreas Sallmann, 51 ans, est bien décidé à lancer un slip révolutionnaire pour homme sur le marché et à grande échelle. Propriété du sous-vêtement pas comme les autres, ils protègent des rayonnements néfastes des téléphones portables qui pourraient porter atteinte à la fertilité masculine. «Faites le test, propose l'ambitieux marchand de slip. Glissez un portable enclenché entre la peau et l'avant du caleçon. Puis, composez votre numéro à partir d'un autre appareil. Vous remarquerez alors que le tissu utilisé réduit à tel point la réception que la plupart des téléphones portables ne sonnent pas, ou seulement exceptionnellement.» [Le Matin]

PISCINA DOMÉSTICA

BURGER KING

[2][3]

BLUES LINE

[2][3]

O2

[2]