segunda-feira, maio 28, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Fogo de artifício no Rio Tejo, Lisboa
(foto enviada por Abel C.)

IMAGEM DO DIA

[Luis Acosta/AFP]

«MEXICO CITY, MEXICO - A woman grooms her Standard Poodle dog "Marlow" before its presentation at the Mexico World Dog Show 2007 in Mexico City, 24 May 2007. » [Tiscali News]

REPÓRTER JUMENTO

O Governo levou tão a sério as declarações etílicas de Mário Lino que já deu início ao repovoamento do deserto da margem sul, enquanto espera os resultados de uma campanha apelando aos tuaregues que emigrem para aquela região deu início ao transporte dos camelos indispensáveis para facilitar a vida daqueles que optarem por se instalar num deserto que até ser descoberto por Mário Lino era quase inóspito.

JUMENTO DO DIA


Marques Mendes não criticará Sócrates se recuar na Ota

Marques Mendes voltou à política dos comes e bebes, a sua forma mais apreciada de intervir na política portuguesa (enche o bandulho e faz o discurso na hora do prime time), organizou mais um jantar ao sábado e armou-se em bondoso prometendo a Sócrates que se o primeiro-ministro recuasse na Ota o PSD não aproveitaria a decisão para o criticar. Compreende-se, depois de ter aceite o frete não podia estragar tudo.

Será que Marques Mendes acha que alguém liga à suas críticas?

QUEM INVENTOU O RELATÓRIO

Parece que a guerra entre grupos de interesses em torno da localização do novo aeroporto ganhou novos contornos, graças às graçolas etílicas do ministro das Obras Públicas os defensores de Palmela ganharam novo ânimo e aproveitaram a ocasião para tentarem lançar a confusão recorrendo à existência de falsos relatórios supostamente elaborados pelas entidades responsáveis pelo controlo aéreo.

Ainda não percebi o que favorece a localização na Ota, mas torna-se evidente que há muito dinheiro envolvido na tentativa de trazer o aeroporto para mais perto de alguns investimentos turísticos.

O GOOGLE EARTH DÁ RAZÃO AO ENGENHEIRO (O INSCRITO NA ORDEM)

Não restam dúvidas, Mário Lino, o ministro que é engenheiro com um curso credível e inscrito na Ordem dos Engenheiros, tem razão, a sul do Tejo até do espaço só se consegue ver areia, uma areal que começa na praça da ponte e acaba junto ao Rio Sado.

Todavia, subsiste uma dúvida intrigante: se o deserto está na margem sul porque anda o camelo do ministro está a pastar na margem norte? Bem, o melhor é não tirar conclusões precipitadas, pode suceder que o camelo não seja do ministro.

O PAPÃO FASCISTA

Jerónimo de Sousa cai no ridículo ao insinuar que há uma tentativa de renascer o fascismo reacionando essa tentativa com a greve geral e não só cai no ridículo como denúncia que a próxima greve geral não tem nada que ver com os interesses dos trabalhadores, a não ser que o PCP que representa pouco mais de 5% dos eleitores insista em tentar confundir as suas estratégias políticas com o interesses de uma esmagadora maioria de trabalhadores que não votam no "partido".

A ESTRANHA MALDIÇÃO

«Revelando ter aprendido a lição do candidato Carmona Rodrigues - um independente sem qualquer peso no partido e, por isso, dele dependente a cem por cento - MM virou-se para os militantes. Paula Teixeira da Cruz, presidente da distrital de Lisboa e da assembleia municipal, teve de explicar publicamente por que razão não era candidata e, ao fazê-lo, colocou o PSD na difícil posição de impedir que as próximas intercalares abrangessem esse órgão. Manuela Ferreira Leite usou do seu especial estatuto partidário para não ter de se explicar. E Fernando Seara, presidente da Câmara de Sintra, escusou-se por razões pessoais. Na falta de um militante de nome sonoro para travar o seu combate, MM acabou por convidar Fernando Negrão, um independente sem qualquer peso no partido e, por isso, dele dependente a cem por cento. Não saliento aqui a "quarta escolha", que é um critério demasiado linear para ser usado sem análise fina das circunstâncias. Saliento apenas que, para quem procura fugir com o rabo partidário à seringa das responsabilidades políticas e usa uma linha de argumentação muito baseada na "independência" de Carmona Rodrigues, não vai ser fácil convencer o eleitorado da bondade da escolha de outro independente. Mesmo que MM saiba que, em regra, só um cabeça de lista independente é que, depois de eleito, se presta a ir à sede do PSD para receber orientações para a câmara a que preside.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Nuno Brederode Santos analisa a escolha de Negrão para candidato do PSD a Lisboa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ENFIM, SÓ

«A saída de António Costa para a Câmara de Lisboa pode ser interpretada de muitas maneiras. Mas, se as intenções podem ser interessantes, os resultados é que contam. Entre estes, está o facto de o candidato à autarquia se ter afastado do governo e do partido, o que deixa Sócrates praticamente sozinho à frente de um e de outro. Único senhor a bordo tem um mestre e uma inspiração. Com Guterres, o primeiro-ministro aprendeu a ambição pessoal, mas, contra ele, percebeu que a indecisão pode ser fatal. A ponto de, com zelo, se exceder: prefere decidir mal, mas rapidamente, do que adiar para estudar. Em Cavaco, colheu o desdém pelo seu partido. Com os dois e com a sua própria intuição autoritária, compreendeu que se pode governar sem políticos.

Onde estão os políticos socialistas? Aqueles que conhecemos, cujas ideias pesaram alguma coisa e que são responsáveis pelo seu passado? Uns saneados, outros afastados. Uns reformaram-se da política, outros foram encostados. Uns foram promovidos ao céu, outros mudaram de profissão. Uns foram viajar, outros ganhar dinheiro. Uns desapareceram sem deixar vestígios, outros estão empregados nas empresas que dependem do Governo. Manuel Alegre resiste, mas já não conta. Medeiros Ferreira ensina e escreve. Jaime Gama preside sem poderes. João Cravinho emigrou. Jorge Coelho está a milhas de distância e vai dizendo, sem convicção, que o socialismo ainda existe. António Vitorino, eterno desejado, exerce a sua profissão. Almeida Santos justifica tudo. Freitas do Amaral reformou-se. Alberto Martins apagou-se. Mário Soares ocupa-se da globalização. Carlos César limitou-se definitivamente aos Açores. João Soares espera. Helena Roseta foi à sua vida independente. Os grandes autarcas do partido estão reduzidos à insignificância. O Grupo Parlamentar parece um jardim-escola sedado. Os sindicalistas quase não existem. O actual pensamento dos socialistas resume-se a uma lengalenga pragmática, justificativa e repetitiva sobre a inevitabilidade do governo e da luta contra o défice. O ideário contemporâneo dos socialistas portugueses é mais silencioso do que a meditação budista. Ainda por cima, Sócrates percebeu depressa que nunca o sentimento público esteve, como hoje, tão adverso e tão farto da política e dos políticos. Sem hesitar, apanhou a onda.

Desengane-se quem pensa que as gafes dos ministros incomodam Sócrates. Não mais do que picadas de mosquito. As gafes entretêm a opinião, mobilizam a imprensa, distraem a oposição e ocupam o Parlamento. Mas nada de essencial está em causa. Os disparates de Manuel Pinho fazem rir toda a gente. As tontarias e a prestidigitação estatística de Mário Lino são pura diversão. E não se pense que a irrelevância da maior parte dos ministros, que nada têm a dizer para além dos seus assuntos técnicos, perturba o primeiro-ministro. É assim que ele os quer, como se fossem directores-gerais. Só o problema da Universidade Independente e dos seus diplomas o incomodou realmente. Mas tratava-se, politicamente, de questão menor. Percebeu que as suas fragilidades podiam ser expostas e que nem tudo estava sob controlo. Mas nada de semelhante se repetirá.

Oestilo de Sócrates consolida-se. Autoritário. Crispado. Despótico. Irritado. Enervado. Detesta ser contrariado. Não admite perguntas que não estavam previstas. Pretende saber, sobre as pessoas, o que há para saber. Deseja ter tudo quanto vive sob controlo. Tem os seus sermões preparados todos os dias. Só ele faz política, ajudado por uma máquina poderosa de recolha de informações, de manipulação da imprensa, de propaganda e de encenação. O verdadeiro Sócrates está presente nos novos bilhetes de identidade, nas tentativas de Augusto Santos Silva de tutelar a imprensa livre, na teimosia descabelada de Mário Lino, na concentração das polícias sob seu mando e no processo que o Ministério da Educação abriu contra um funcionário que se exprimiu em privado. O estilo de Sócrates está vivo, por inteiro, no ambiente que se vive, feito já de medo e apreensão. A austeridade administrativa e orçamental ameaça a tranquilidade de cidadãos que sentem que a sua liberdade de expressão pode ser onerosa. A imprensa sabe o que tem de pagar para aceder à informação. As empresas conhecem as iras do Governo e fazem as contas ao que têm de fazer para ter acesso aos fundos e às autorizações.

Sem partido que o incomode, sem ministros politicamente competentes e sem oposição à altura, Sócrates trata de si. Rodeado de adjuntos dispostos a tudo e com a benevolência de alguns interesses económicos, Sócrates governa. Com uma maioria dócil, uma oposição desorientada e um rol de secretários de Estado zelosos, ocupa eficientemente, como nunca nas últimas décadas, a Administração Pública e os cargos dirigentes do Estado. Nomeia e saneia a bel-prazer. Há quem diga que o vamos ter durante mais uns anos. É possível. Mas não é boa notícia. É sinal da impotência da oposição. De incompetência da sociedade. De fraqueza das organizações. E da falta de carinho dos portugueses pela liberdade.» [Público assinantes]

Parecer:

António Barreto faz o retrato de Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se na íntegra.»

É FOLCLORE, DIZ ELA

«"Não respondo a folclore." É este o comentário de Margarida Moreira , directora da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), ao afastamento de Fernando Charrua e de mais cinco funcionários do organismo que dirige desde 2005. Entre os dispensados encontra-se António Queirós, professor de inglês, cego de nascença, responsável pelo instalação do sistema informático na DREN. » [Link]

Parecer:

Esta senhora começa a ser um problema sanitário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se de imediato a directora saneadora.»

CONCURSO NA HORA

«O Ministério da Administração Interna (MAI) disse ontem ao DN que o prazo de 24 horas dado a fornecedores de hélis de combate a fogos, num concurso por adjudicação directa, "é o normal em contratações deste tipo".Segundo o MAI, "foram feitos previamente contactos com estas empresas, pelo que estavam todas avisadas". Mas fonte de uma dessas empresas garantiu ontem ao DN que aquela afirmação "é falsa" e acrescentou que um prazo de 24 horas num concurso de milhões de euros, mesmo por ajuste directo, "não é normal em lado nenhum". Esta posição foi reafirmada ao Diário de Notícias por outra fonte conhecedora da mecânica desses processos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Para o ministério da Administração Interna alugar aeronaves é mais fácil do que comprar parafusos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao MAI se já se sabe quem vai ganhar o concurso.»

AFINAL FOI SÓ UMA CARTA

«Fonte contactada pelo CM, que pediu o anonimato, revelou que o relatório é apenas “uma carta de um técnico a pedir esclarecimentos, que foi enviada a semana passada por um técnico da NAV à Naer, no âmbito do grupo de trabalho criado entre as duas empresas a propósito da Ota”. Nesse documento, “que não representa a NAV”, o técnico exprimia algumas dúvidas relativamente ao número de aviões que as duas pistas da Ota teriam capacidade para receber por hora. Segundo o ‘Sol’, as duas pistas só permitiriam 30 descolagens e 40 aterragens por hora.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Resta saber quem encomendou uma carta que oportunamente apareceu na comunicação social como se fosse um estudo. O golpe é mais do que evidente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

VÃO FECHAR 1313 ESCOLAS PRIMÁRIAS

«São 1313 as escolas básicas do 1.º Ciclo que não deverão reabrir no início do próximo ano lectivo. O JN teve acesso ao relatório produzido pelo Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE), que sinalizou 614 estabelecimentos para fecharem só na Região Centro. Pelo país multiplicam-se os concelhos que ficarão apenas com uma, duas e três escolas - sempre no Interior. No Alentejo, aumentam os municípios que só ficam com as integradas a funcionar - caso de Barrancos e Gavião. As direcções regionais de educação alegam "não ter ordens" para se pronunciarem. O ministério mantém-se em silêncio. Os sindicatos revoltam-se contra o que consideram ser a "desertificação" do país.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Esta questão do encerramento das escolas que quase não têm alunos leva-me a questionar o Governo sobre que meios vão ser investidos, isto é, se os alunos vão ser devidamente transportados e acompanhados nas novas escolas, ou se vão ser transportados com o que houver à mão e atirados para as novas escolas como se morasse ali ao lado. Todavia, a posição dos sindicatos é hipócrita, falar em desertificação revela falta de honestidade pois o que os sindicatos pretendem é criar emprego à custa das populações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o ministério da Educação se adoptou medidas de acompanhamento dos alunos que vão ser deslocados.»

PSD DEVERIA TER DEFENDIDO CARMONA RODRIGUES

«Em entrevista ao Rádio Clube Português (RCP), a transmitir hoje às 13h00, Capucho revela igualmente não colocar de lado a hipótese de se vir a candidatar-se ao terceiro mandado na autarquia de Cascais. "Penso que o partido devia, até ter provas em contrário - confesso que não sei se as tem -, ter cerrado fileiras à volta dele [Carmona Rodrigues]", disse Capucho no programa "Olhe que não", do RCP. » [Público]

Parecer:

António Capucho tem razão, mas Marques Mendes não é homem de coragem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Marques Mendes.»

A SANEADORA ESTÁ A PROVOCAR MAL-ESTAR NO PS

«As dificuldades para o líder do PS-Porto são óbvias: é um apoiante de primeira hora de José Sócrates e foi por ele que passou também a nomeação da actual directora regional. Mas as proporções que o assunto assumiu extravasaram já para a Assembleia da República, pondo em xeque a própria ministra da Educação, que se refugia no facto de o inquérito disciplinar estar ainda a correr para não se pronunciar. » [Público assinantes]

Parecer:

O PS só tem uma alternativa inteligente, demitir já a senhora directora assumindo que é contra perseguições políticas e que não aprova o comportamento de gente desta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se a senhora.»

O SEMEN É FONTE DE BOA DISPOSIÇÃO DAS MULHERES

«Semen contains hormones including testosterone, estrogen, prolactin, luteinizing hormone and prostaglandins, and some of these are absorbed through the walls of the vagina and are known to elevate mood.

Gallup controlled for variables including method of contraception, frequency of sexual intercourse, as well as the women's perception of their relationship. He concedes that women who regularly have sex without condoms might share personality traits that make them less susceptible to depression. But the behavior most often associated with non-condom users is sexual risk-taking, and studies have found no correlation between high-risk sexual behavior and lower rates of depression.» [Psychology Today]

MENTIRA?

Quer a subdirectora-geral, quer o director de serviços responsáveis pela gestão dos recursos humanos da DGCI são demasiado experientes para saberem muito bem o que se pode e o que não se pode fazer durante uma greves, dezenas de anos de experiência profissional não lhe permite argumentar que a elaboração de listas dos funcionários que fazem greve é uma mera ingenuidade. Então porque motivo a DGCI decidiu tomar uma iniciativa que deu à greve geral uma visibilidade que não tinha?

Terão sido estes responsáveis a propor a asneira e o dr. Macedo esqueceu-se de que não estava no Millennium? Terá sido mais um sinal de excesso de zelo de chefias que tudo fazem para ganharem a simpatia do poder? Ou o dr. Macedo sabendo que esta era uma greve com fracos resultados decidiu acrescentar uma pressão para conseguir a mais baixa adesão a uma greve na DGCI o que seria uma prova do amor dos funcionários ao director-geral?

Que venha o diabo escolha, ainda que depois de dois a ver o dr. Macedo a fazer "milagres" me incline para a terceira hipótese, o dr. Macedo quer sair da DGCI como um "matador" que sai da praça de touros em ombros e exibindo as duas orelhas conquistadas na sua última "faena" na praça que o tornou famoso mais à custa do trabalho das ajudas do que do seu trabalho.

O JUMENTO NO "TECHNORATI" E NO "GOOGLE BLOG SEARCH"

  1. O "Macroscópio" pescou um despacho do nosso director-geral.
  2. O "Aliás Tu" recorda Frei Tomás a propósito da insistência de Cavaco Silva para discutir a Ota no parlamento.
  3. A "Grande Loja do Queijo Limiano" pescou uma imagem que O Jumento pescou no Expresso.
  4. Localizado e retribuído o link do "Speakers Corner Liberal Social".

  1. O "Pérolas Imtemporais" nomeou O Jumento para "blogues com tomates".
  2. O "Colheita63" pescou no palheiro a sondagem do Expresso reativa às autárquicas de Lisboa.
  3. O "Tertúlias" pescou no jumento um vídeo sobre a vida de um blogger.

IMAGENS DE UMA FÁBRICA DE BONECAS [20 Minutes.FR]

ERIC SAINT MARTIN

FLEMMING BO JENSEN

BARBARA HEIDE

OLEG NESTERKIN

BALTIC BITCH HOTEL

NIKON

[2]

BC LIONS

[2][3][4][5][6][7]

ORMO