sábado, maio 26, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Reflexos, Ponte 25 de Abril, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Gerald Herbert - AP]

«Cameron Dostie, 8, of Ft. Campbell, Ky., looks for the graves of his fallen father's comrades at Arlington National Cemetery in Arlington, Va. Dostie's father, Sgt. 1st Class Shawn Dostie, was killed in Iraq on Dec. 30, 2005.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA


O director-geral zeloso

Paulo Macedo, director-geral dos Impostos, estava muito preocupado porque os coitados dos trabalhadores que aderem às greves esperam meses para verem descontados os dias de greve nos seus vencimentos e não arranjou melhor forma de resolver o problema senão mandar fazer listas dos grevistas a que ele chama base de dados. Será que o dr. Macedo também vai fazer listas diárias das faltas por doença, férias de nojo, licenças de parto, licenças de nojo e muitas outras faltas que dão lugar a descontos?

NUM DESERTO HÁ CAMELOS

Nos desertos há ou costuma haver camelos, ainda que esta espécie seja originária do norte de África já pode ser encontrada, por exemplo, nos desertos australianos. Ora, na margem sul onde segundo o ministro Mário Lino há um deserto não encontramos camelos, assim ou Mário Lino deslocaliza o seu gabinete para a margem sul ou teremos que concluir que tirou a cadeira de geografia na Universidade Independente, muito provavelmente numa Terça-feira de Carnaval.

CUIDADO COM ESTA SENHORA

À sua volta as paredes parecem ter ouvidos, qualquer comentário menos elogioso para o "chefe" é razão mas do que suficiente para um saneamento, um processo disciplinar e uma prisão preventiva. Protectora maternal de José Sócrates conta com a sua protecção e assegura que a DREN se transformará num modelo daquilo que o primeiro-ministro pretende para a Administração Pública.

Só de olhar para a senhora sinto um arrepio na espinha, tenho a sensação de que terei falado demais sem saber quem me ouvia e que na segunda-feira serei notificado de que me foi aberto um processo disciplinar e que para manter a tranquilidade política do país serei suspenso preventivamente até à sua conclusão.

Quem se meter com Sócrates e estiver ao alcance desta senhora leva.

O QUE MUDOU NA MARGEM SUL PARA MARQUES MENDES SER CONTRA A OTA?

É assim tão difícil de perceber?

FARTEI-ME DE RIR COM ESTA

Através da página do Bloco de Esquerda de Vila Real de Santo António fiquei a saber como o Santana Lopes vai ganhando uns etras graças à generosidade dos autarcas amigos, neste caso o presidente da CM da vila pombalina. Graças a este momento de caridade cristã do autarca algarvio Santana Lopes vai abichar 37.000 euros:

«A comunicação social tem dado amplo destaque à prestação de serviços de Santana Lopes à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Segundo o Correio da Manhã "o ex-primeiro-ministro foi o jurista escolhido para dar parecer sobre um contrato de arrendamento, para analisar o recente regulamento de taxas e licenças em vigor no município, para definir o modelo jurídico mais apropriado à requalificação de dois prédios urbanos e para prestar serviços jurídicos no âmbito de concursos para a conservação de espaços públicos e da rede viária".

Segundo o jornal, os serviços prestados envolvem um montante de 37 mil euros. O presidente da Câmara declarou que são pedidos pareceres externos face a “matérias complexas, [...] em questões para as quais não temos capacidade interna”, mas recusou-se a prestar mais explicações, declarando que "são coisas internas que não tenho que revelar.” De resto, o Presidente também não apresentou qualquer informação nos orgãos autárquicos.»

Já sabia que Guilherme Silva é assessor de Jardim Gonçalves, agora fico a saber que Santana é jurisconsulto de uma localidade que nem deve saber onde fica, enfim, começo a desconfiar que os nossos autarcas usam os dinheiros públicos para dar de comer aos seus dirigentes partidários. Matam dois coelhos com uma cajadada, ajudam um amigo e mais tarde esse amigo recordar-se-á do gesto.

MADDIE: LIÇÕES DE JORNALISMO

«Oitocentas crianças ou menores desapareceram em Inglaterra desde que Maddie desapareceu no Algarve, há três semanas. Escusado será dizer que nenhum desses desaparecimentos teve, de perto ou de longe, a mesma atenção e desvelo policial e, sobretudo, a mesma obsessiva cobertura mediática que o desaparecimento de Maddie tem tido. Podemos procurar várias explicações para esta chocante desigualdade de tratamento, mas elas nunca andarão muito longe disto: Maddie é uma criança bonita, cuja cara faz excelentes primeiras páginas de jornais, «posters» afixados em supermercados, ou fotografias em ecrãs gigantes de estádios; os pais são jovens, médicos, também com boa imagem, ela sobretudo; a igreja da Praia da Luz é igualmente bonita (é mesmo a única coisa bonita que resta na Praia da Luz), e as imagens da antiga aldeia de pescadores, com mar azul ao fundo e sempre sob um sol magnífico, são um sedutor cenário para os intermináveis directos das televisões. O título de toda a história podia ser: ‘E, subitamente, no Paraíso inglês do Algarve...’» [Expresso assinantes]

Parecer:

Vá lá, desta vez Sousa Tavares não fez como na TVI, justificando o mediatismo dizendo que a criança é branca, bonita e de olhos azuis, é mais do que evidente que entre as centenas de jovens desaparecidos no Reino Unido haverão outras com as mesmas características.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O SEGREDO DO PS

«Seja como for, embora em parte pertinente, esta explicação não chega. A "classe média" e a "classe média de Estado", que "passam" pior, esperam pouco do futuro e têm em casa os filhos sem destino, persistem em confiar em Sócrates. Porquê? Porque, para lá da retórica patriótica que durante um tempo exaltou a inconsciência colectiva, começaram a ver a inquietante fragilidade do país. Num mundo confuso e competitivo querem segurança antes de mais nada. Mesmo com mais "modéstia", com um progresso mais lento, com o sonho da "Europa" definitivamente desfeito. A mediocridade garantida é preferível a uma nova bola de sabão como o "guterrismo". Ora Sócrates, com a sua operação de "salvamento" financeiro e o seu putativo "reformismo", promete um Portugal de "boas contas", de rotina e ordem. É isso que o sustenta. » [Público assinantes]

Parecer:

Este artigo de opinião escrito por Pulido Valente é o artigo mais idiota que já li nos jornais portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se ainda que seja mais poluição do que outra coisa.»

CAVACO QUER DEBATE PROFUNDO SOBRE A OTA

«Depois das polémicas declarações do ministro das Obras Públicas Mário Lino que considerou a margem sul um deserto - e que levaram a que a sessão parlamentar de quinta-feira tivesse um calor que há muito não se verificava - o Presidente da República considerou que "seria altamente benéfico para o País que a Assembleia da República realizasse um debate aprofundado sobre este projecto com base em estudos realizados por organizações e instituições competentes, dado o impacto para gerações futuras".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Cavaco Silva tem razão, tal como ele fez quando foi primeiro-ministro as grandes obras públicas deveriam ser alvo de um debate profundo e interminável no parlamento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva quantos em quantas das grandes obras que lançou foram alvo de debates profundos no parlamento.»

SONDAGEM PARA A CM DE LISBOA

«António Costa é o candidato preferido dos lisboetas (32,1%) para ocupar a cadeira deixada vaga por Carmona Rodrigues. O mais curioso é que o ex-presidente da Câmara Municipal aparece como o segundo mais bem colocado (16,9%) para suceder a si próprio. Na terceira posição surge a independente Helena Roseta (15,9%) e só depois o candidato social-democrata Fernando Negrão, com 14,8%. Esta projecção de resultados foi feita a partir da sondagem Expresso/SIC/Rádio Renascença/Eurosondagem que coloca o cabeça-de-lista da CDU, Ruben de Carvalho, no quinto posto, com 6,3%, seguido de Sá Fernandes (BE), com 5%, e de Telmo Correia (CDS/PP), com 3,8%. E se Carmona Rodrigues não concorresse? As posições relativas dos candidatos não se alterariam, mas a principal beneficiária da distribuição de votos seria Helena Roseta, que conquistaria mais 6,7% para chegar aos 22,6% e a 4 mandatos. Fernando Negrão aumentaria o seu quinhão em 5,4%, para se fixar nos 20,2% e na fronteira entre 3 e 4 vereadores. António Costa manteria confortavelmente a sua posição de liderança e com mais 2,3% ‘pescados’ no eleitorado de Carmona poderia chegar ao sétimo mandato, enquanto as décimas que cairiam nos ‘anzóis’ de Sá Fernandes e de Telmo Correia seriam suficientes para garantir a sua eleição.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Com estes números Marques Mendes ficará em maus lençóis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se cópia para Marques Mendes e ferreira Leite. »

NINGUÉM SE ESCAPA À "JUSTIÇA" DA SENHORA DIRECTORA

«António Queirós, igualmente professor de Inglês, cego, admitiu ao Expresso que uma conversa com um colega foi também delatada à directora e de forma “deturpada”, pelo mesmo suspeito de ter denunciado Charrua, de cuja presença no gabinete diz não se ter apercebido. Segundo tal denúncia, se a directora não prolongasse a requisição a Queirós, ele ameaçava-a com a Comunicação Social.

Reclamando contra a “desumanidade da discriminação”, Queirós escreveu à ministra, que remeteu o caso para a DREN. Então, a directora respondeu-lhe que não aceitava que ele tivesse “ousado” ameaçá-la, inclusive com a Comunicação Social, pois “não” se intimidava nem lhe reconhecia o “direito à continuidade eterna da requisição”.

O cego voltou a ter de dar aulas, em Rio Tinto. “Mas a prova de que não fiz quaisquer ameaças é que até hoje o meu caso nunca foi tornado público”, salienta Queirós, requisitado no ano lectivo de 1990/1991, sendo por muitos considerado o ‘pai da informática na DREN’.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Proponha-se o nome da senhora para a condecoração da Ordem da Liberdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se a proposta a Cavaco Silva.»

MAIS UMA DO "CACILHEIRO"

«“Já estamos habituados. Sempre que o Governo atravessa uma fase difícil como foi esta desastrosa semana para José Sócrates, aparece alguém no PSD que gosta de fazer de aliado do primeiro-ministro”, afirmou ao Expresso Azevedo Soares, o primeiro vice-presidente de Marques Mendes. Convicto de que o líder “não se deixará condicionar pelas agendas do dr. Menezes e do dr. Santana”.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Uma das coisas que mais me impressiona nos vices de Marques Mendes é a inteligência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se uma consulta psiquiátrica a Azevedo Soares.»

A ANEDOTA DO DIA

«A escolha de Paulo de Azevedo para suceder a Belmiro de Azevedo na liderança do Grupo Sonae não resultou de uma mera questão de linhagem ou de sangue. Segundo o fundador do grupo nortenho, o “processo de sucessão foi transparente e pacífico” para todos os candidatos que estiveram na linha de partida: Ângelo Paupério, Álvaro Portela e Nuno Jordão e Paulo Azevedo.

Para Belmiro era fundamental que esse grupo de gestores de elite, formados na Sonae, e potenciais sucessores se mantivesse sempre unida qualquer que fosse o escolhido.

Para o conseguir, o ex-presidente do grupo diz ter jogado com “lealdade e transparência” ao colocar três questões aos quatro candidatos. A primeira era se “queriam e podiam ser o número um”. Os quatro responderam afirmativamente. Belmiro de Azevedo formulou então a segunda pergunta: no caso de não serem escolhidos se aceitariam um dos quatro indigitados. Mais uma vez todos concordaram. E o fundador endereçou uma terceira pergunta: “Se não for você quem é que escolhe?”. E o resultado levou à escolha de Paulo Azevedo.» [Expresso assinantes]

Parecer:

É mais do que evidente que com esta brilhante fórmula Belmiro de Azevedo só poderia escolher o filho para o suceder, quem indicaria uma alternativa senão o seu filho? O curioso é que para que o filho não fosse escolhido por uma questão de hereditariedade Belmiro de Azevedo encontrou uma fórmula elementar para que ele fosse a segunda escolha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Belmiro se já ouviu falar da teoria dos jogos.»

COBARDIA POLÍTICA

«O ministro das Finanças reiterou, ontem, que os novos sistemas de vínculos, carreiras, remunerações e de avaliação da Administração Pública (AP) arrancam em 2008, pondo fim à situação de congelamento dos últimos anos. Teixeira dos Santos explicou que "quem preencher as condições previstas na lei, será candidato a beneficiar do que a lei prevê nesta matéria em 2008".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O ministro assustou-se quando as televisões passaram imagens do debate eleitoral onde Sócrates considerou um abuso o congelamento das progressões nas carreiras e voltou atrás. Isto só mostra que Teixeira dos Santos não tem uma política nem sabe bem o que quer, limita-se a cortar o mais possível.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao ministro que reveja o programa eleitoral e as promessas feitas pelo PS ao eleitorado.»

DEUS QUEIRA QUE NÃO ACONTEÇA NADA

«É apenas o quarto na lista hierárquica depois da saída de António Costa, mas Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, vai assumir por dois dias e meio a chefia do Governo. José Sócrates resolveu levar consigo, na visita oficial que amanhã inicia à Rússia, os dois ministros de Estado (Luís Amado, dos Negócios Estrangeiros, mas também Teixeira dos Santos, das Finanças), entregando ao seu eterno braço-direito a condução dos assuntos da Nação até ao final do dia de terça-feira.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Esta faz-me lembrar o piloto que se meteu com a hospedeira e entregou o avião aos cuidados do macaco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reze-se uma oração para que nada de importante suceda nestes dois dias.»

OUTRA VEZ OS MESMOS

«Ficaram sem resposta os apelos à renovação completa da lista do PSD para a Câmara de Lisboa, lançados ainda esta semana na reunião da assembleia distrital do partido. Sérgio Lipari e António Proa deverão recandidatar-se ocupando posições cimeiras na lista encabeçada por Fernando Negrão. De fora ficam Marina Ferreira, que preside à comissão administrativa que está a gerir a Câmara de Lisboa, e Amaral Lopes. » [Público assinantes]

Parecer:

Lá vem outra vez a tralha de António Preto e Marques Mendes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos eleitores que não votem no PSD.»

AZAR, FOI "APANHADO" POR UMA TELEVISÃO QUE COBRIA A VOLTA A ITÁLIA

«Según informaciones de medios, el hombre estaba con su joven amante en una playa del norte de Italia, cuando el helicóptero pasó sobre ellos.

El hombre saludó, la cámara hizo un zoom y la pareja terminó saliendo en directo en la televisión. Su cuñado pensó que era su hermana a la que veía en la televisión y la llamó al teléfono móvil, seguro de que era ella la que estaba en la playa con su marido.

Pero en lugar de eso, ella estaba sola en casa y cuando su marido volvió bronceado, tuvo que dar algunas explicaciones, y es que se pilla antes a un mentiroso que a un cojo.» [20 Minutos]

JAVALI GIGANTE

«Jamison Stone's father says the hog his son killed weighed a 1,051 pounds and measured 9-feet-4 from the tip of its snout to the base of its tail. Think hams as big as car tires.

If the claims are accurate, Jamison's trophy boar would be bigger than Hogzilla, the famed wild hog that grew to seemingly mythical proportions after being killed in south Georgia in 2004.» [Fox News]

LONDRES: SEM-ABRIGO FICOU DONO DO TERRENO QUE OCUPAVA

«Un mendigo irlandés de 71 años se ha convertido en el propietario de un terreno en el que vivía desde hacía unos veinte años en el acomodado de Hampstead Heath (norte de Londres), donde el metro cuadrado es uno de los más caros de la capital.

Harry Hallowes, un antiguo obrero originario de Sligo (Irlanda), obtuvo el miércoles el título de propiedad del terreno, de cerca de 27 por 27 metros, donde vive desde 1986 y donde se construyó una cabaña de unos 10 m2.» [Yahoo]

MENTIRA?

«O director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, explicou, ontem, através de ofício, que a base de dados informática sobre os trabalhadores que pretendem fazer greve no dia 30 deste mês visa, apenas, o "processamento dos competentes descontos" a efectuar nos vencimentos de quem estiver ausente do trabalho.

Instigado pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) a justificar os motivos que levaram à criação daquele instrumento, Paulo Macedo afiançou que o apuramento de dados "consubstancia uma mera medida de simplificação a racionalização de procedimentos". Recorde-se que, a 15 deste mês, o ministro das Finanças emitiu um despacho no sentido de ser criada uma base de dados para contagem do número total de trabalhadores e de quantos estariam ausentes "por motivo de greve". Na sequência do despacho, os recursos humanos dos Impostos emanaram instruções, determinando "que no prazo impreterível de 48 horas deve ser preenchido e enviado o mapa (...) onde se solicita a identificação dos trabalhadores em greve, através do n.º de funcionário e NIF". » [Jornal de Notícias]

Parecer:

O dr. Macedo deve achar que os portugueses são idiotas e agora inventa mais modernização de procedimentos para justificar uma base de dados feita em cima dos joelhos que apenas serve para ele saber quem faz greve. Será que as greves anteriores não foram descontadas nos vencimentos?

Com a modernização dos procedimentos todos os descontos dos vencimentos são feitos pela aplicação informática existente e os descontos relativos à greve ão processados pelo dr. Macedo, mas que grande procedimento!

É evidente que o dr. Macedo ensaiou mais um grande sucesso pessoal, ser um director-geral tão amado pelos funcionários do fisco que estes nem aderem às greves.

Depois da missa o ataque ao direito à greve, que vais invenções bolprentas fará o dr. Macedo?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao dr. Macedo que proponha um dia de trabalho nacional no fisco.»

O JUMENTO NO "TECHNORATI" E NO "GOOGLE BLOG SEARCH"

  1. O Jumento é o blogue em destaque no "Atribulações Locais". Obrigado.
  2. "A Minha Matilde & Cª" pescou a imagem da Ponte 25 de Abril obtida com a máquina fotográfica do ministro Mário Lino".
  3. O "Aliás" pescou a notícia que dava conta de uma lata de mer* valiosa.
  4. Identificado e retribuido o link de "O Estrangeiro".

  1. O "Macroscópio" pescou a imagem da Ponte 25 de Abril obtida com a máquina fotográfica do ministro Mário Lino".
  2. O "Vilaquistão" deu com as imagens de Vila Real de Santo António no Flickr deste Palheiro. De caminho aproveitei para retribuir o link na coluna da direita.

CORRIDA DE AUTOMÓVEIS BARATOS NA RÚSSIA

«Car racing is an expensive sports, everybody knows that. You need to spend thousands dollars after each round to repair and tune up your racing car. Racing teams rely on rich supporters.

But people in smaller Russian cities can’t afford this, does it mean they are deprived of the possibility to race? These guys from Yekaterinburg, Russia make their races in their own way, on a small playground in the middle of the neighborhood, surrounded by living blocks.

Another strange fact about this race that according to the photos most of the viewers are military and/or policemen.» [English Russia]

TORNADO EM SINGAPURA

DANAPRA

ANIKOUT

KATRIN

RADIS

O ACONTECEU AO SUPERMÁRIO [Flash]

AZNAR, A ARMA SECRETA DE ZAPATERO

A VIDA DE UM BLOGGER

APANHADOS NO TOPO DE UM EDIFÍCIO DE LONDRES

ALFA ROMEO

[2][3][4][5]

GROEN - PARTIDO DOS VERDES BELGA

CIDADE DE TORINO

[2]

«Who tells the grownups when to stop playing?»