terça-feira, setembro 11, 2007

E se a ASAE visitasse os nossos partidos?


Depois de todas as visitas que a ASAE já fez pouca mais resta do que as grandes superfícies e os partidos, e se quanto às grandes superfícies não duvido que só mereceriam elogios dos inspectores já quanto aos partidos estou convencido que lhes sucederia o mesmo que às discotecas do porto, como a do João loureiro.

Não porque não tenham licença, isso é competência do Tribunal Constitucional, mas sim por erros de rotulagem e publicidade enganosa. À excepção do PCP, duvido que algum partido mantivesse as portas abertas.

Veja-se o caso do CDS, de centro só se for aquele pontinho minúsculo que representava o centro das circunferências. De democrático tem pouco e de social só se forem os ambientes da sociedade em que Portas circula quando anda mais desafogado. E já abandonou a designação de “popular”, senão a multa seria maior.

E o que dizer do PS, o socialismo democrático de Sócrates protagonizado por gente como a directora da DREN de socialismo nada tem e de democrático nem vale a pena comentar. No caso do PS para além dos problemas da rotulagem há problemas evidentes de publicidade enganosa, basta comparar o que Sócrates prometeu e o que está fazendo.

O BE não teria melhor sorte, é o partido melhor embrulhado, moderno, popular, bem cheiroso com gente bonita que nos fez esquecer os tempos das meninas trotskistas dos meus tempos de estudante, quando faziam questão de poupar na água e exibir sovacos cabeludos. Alguma relação entre o BE moderno e a lata de conservas onde cabem os herdeiros de Trotsky, Estaline, Enver Hoxha, Mao e outras personalidades do século XX arrumados nas dispensas dos museus de cera é pura coincidência.

E oPSD que se diz social-democrata e está ao lado dos partidos europeus que se batem contra os social-democratas? O PSD é o canivete suíço da política portuguesa, diz-se social-democrata e abre as portas de todas as ideologias, nele cabem Dias Loureiro e Pacheco Pereira, Zita Seabra e o Alberto João.

Enfim, escapa-se o PCP, é aquilo que diz ser, promete aquilo que todos conhecemos noutros tempos e tem uma excelente rede de frio pois mantém como frescas ideias políticas com mais de um século. Esperemos que o Jerónimo de Sousa não descubra que a via para a democracia do partido único é bem mais simples do que alguma vez imaginou, basta mandar a ASAE.