quinta-feira, setembro 20, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Castelo dos Mouros, Sintra

IMAGEM DO DIA

[Muhammad Hamed / Reuters]

«Noche de Ramadán. Luna creciente vista desde la mezquita del Rey Husein en Amán.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Uma cajadada para dois coelhos

O debate entre Menezes e Mendes terá sabido a Sócrates como apanhar dois coelhos com uma cajadada, ambos se esforçaram para provar que seriam os melhores a perder as próximas legislativas. Estão os dois de parabéns, são ex-equo o Jumento do Dia. Agora só resta saber quem é que os militantes do PSD vão escolher para perder em 2009, ficaremos logo a conhecer o senhor que se segue, o derrotado de 2013.

NÃO ASSISTI AO DEBATE ENTRE MARQUES MENDES E MENEZES

Mas por aquilo que ouvi não perdi nada, algo que já estava à espera pois desde que conheço estas duas almas nunca lhes ouvi algo que me levasse a considerar a hipótese de ver um deles a tomar o pequeno almoço na residência de São Bento a não ser a convite do primeiro-ministro. Em noite de futebol deixar de assistir ao Porto-Liverpool ou ao Milão-Benfica para assistir ao debate seria o mesmo que optar por ver um jogo de um qualquer campeonato regional.

Este debate serviu para tirar duas conclusões, que Menezes é tão mau quanto Marques Mendes e que nenhum deles está á altura do cargo de primeiro-ministro. Em linguagem futebolística, fariam um favor ao PSD e ao país se arrumassem as botas.

A POLÉMICA DO ESTUDO DA DECO SOBRE AS ESCOLAS

A DECO divulgou um estudo sobre as condições ambientais das escolas chegando à conclusão que o aquecimento é deficiente e o ar das escolas é mau. O ministério reagiu pondo em causa o estudo ao que a DECO responde sugerindo ao ministério que mostre estudos e conclui que se em 20 escolas os resultados são tão maus o que será das outras.

Que as condições das escolas são deficientes ninguém tem dúvidas, já todos lá andámos e quando a temperatura baixar não faltarão reportagens das televisões a prová-lo. Mas isso não prova que o estudo da DECO é válido. E não é porque o ministério não mostre estudos feitos que os estudos da DECO passa a ser válido.

A DECO sabe muito bem que um estudo sério assenta desde logo numa escolha representativa da amostra e na definição de metodologias de análise aceites. Se a DECO quer responder ao ministério deve fazer prova da seriedade do seu estudo.

Quanto à DECO já é tempo de questionar que tipo de organização se trata pois fala em nome da defesa dos consumidores, mas se alguém telefonar para lá colocando um problema só é atendido se tiver pago a quota.

ERA DE ESPERAR

Depois de se manter no silêncio enquanto os representantes corporativos do MP e das polícias terem recorrido a todos os meios para assustar o país, foi a vez de o PCP vir recolher os frutos, o seu grupo parlamentar vai requerer a suspensão da nova legislação. Podiam ter esperado mais uns dias para disfarçar.

L'UOMO È MOBILE

«Em 27.4.2006, ele defendia uma redução moderada e progressiva da carga fiscal. Mas, em 19.3.2007, criticava a proposta de descida dos impostos feita por Marques Mendes. E, em 8.9.2007, admitia que se podia esperar até 2009 para essa redução.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Um artigo de Vasco Graça Moura se limita a copiar informação de uma página do PSD de apoio a Marques Mendes. O mínimo que se esperava é que o autor indicasse a fonte, informasse os leitores do DN que o seu artigo é propaganda interna do PSD e em vez de assinar o artigo como escritor fazê-lo como apoiante incondicional de Marques Mendes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se por se tratar de puro oportunismo.»

MINISTRO DA SAÚDE DIZ QUE OFTALMOLOGISTAS TRABALHAM POUCO

«Correia de Campos foi ainda mais longe, afirmando que “se cada oftalmologista trabalhasse mais meia hora por dia e fossem realizadas mais 0,6 por cento de cirurgias oftalmológicas diariamente em Portugal não havia listas de espera nesta especialidade”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O ministro não tem razão, basta ir a um consultório privado para se constatar que se fartam de trabalhar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o ministro que a sua afirmação é politicamente incorrecta.»

O MP TENTA SALVAR A OPERAÇÃO FURACÃO

«A operação arriscava-se a levar um tiro de morte com a entrada em vigor do novo Código de Processo Penal (no CPP). A redução dos prazos para inquérito previsto no novo CPP - que entrou em vigor no sábado passado - implicaria o acesso imediato dos arguidos (através dos seus advogados) à investigação. Tal iria permitir-lhes, por exemplo, requerer novas diligências, muito demoradas, as quais, no caso de não poderem ser levadas a cabo nos prazos impostos por lei, poderiam desencadear a anulação do processo. Anteontem, aliás, o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, referiu-se implicitamente a este caso dizendo que o novo ordenamento penal português poderia causar dano na investigação do crime económico. "Tendo os arguidos acesso ao processo a meio do inquérito, não há investigação que se safe", disse ao DN fonte judicial.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Há muito que este furacão não passa de uma brisa suave, agora há uma excelente razão para dar em águas de bacalhau, algo que aqui se aposta há muito tempo, muito antes de terem entrado em vigor as novas normas do direito penal. Aliás, há pouco tempo a procuradora responsável pela gestão desse processo veio a público a sugerir isso mesmo, que o resultado não passaria de uma cobranças adicionais de dívidas fiscais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

MINISTRA DA SAÚDE ZANGOU-SE COM A DECO

«O Ministério da Educação acusou hoje a associação de defesa dos consumidores Deco de usar as escolas públicas para se autopromover, considerando tecnicamente errados os estudos hoje divulgados pela Deco sobre a temperatura e a qualidade do ar nas salas de aula.
Dois estudos que a Deco realizou em Fevereiro em 40 salas de 20 escolas de todo o país, e cujos resultados foram hoje divulgados, revelaram que quatro em cada cinco têm temperaturas baixas e excesso de humidade no ar. Os estudos concluem que muitas escolas portuguesas são frias, húmidas e com ar interior de má qualidade, os edifícios estão degradados e não têm ventilação adequada.»
[Público]

E a DECO respondeu:

«A Deco desafiou hoje o Ministério da Educação a tornar público estudos que comprovem o bom conforto térmico e a qualidade do ar nas escolas portuguesas.

Este apelo da associação de defesa do consumidor surge na sequência de um comunicado do Ministério da Educação que considerou tecnicamente errados estudos divulgados ontem pela associação de defesa do consumidor Deco sobre a temperatura e qualidade do ar nas salas de aula. "Uma vez que o Ministério da Educação contesta o nosso estudo apelamos a que tornem público os estudos efectuados sobre o bom conforto térmico e a qualidade do ar das escolas portuguesas", disse hoje à Lusa Rita Rodrigues, da Deco.» [Público]

Parecer:

Pergunte-se à DECO quem representa e a que medidas de controlo está sujeita a sua actividade e os estudos que divulga.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

MAIS DE METADE DOS PORTUGUESES SÃO CONTRA AS TOURADAS

«A tourada igualmente é uma questão fracturante. Um pouco mais de metade da amostra (50,5 por cento) é favorável à proibição legal das touradas em Portugal. Os que mais concordam com essa medida são maioritariamente mulheres, vivem no Grande Porto e cresceram em ambiente urbano. » [Público assinantes]

Parecer:

Esta é uma das conclusões de um estudo onde os portugueses se manifestam a favor de mais defesa dos animais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

PAPA NÃO INTERROMPEU AS FÉRIAS PARA RECEBER CONDOLEEZZA RICE

«Benedicto XVI rechazó este verano una petición de la secretaria de Estado de EE UU, Condoleezza Rice, de reunirse con él para discutir la situación en Oriente Próximo e Irak. ¿La razón? Estaba disfrutando de sus vacaciones estivales en su residencia de Castelgandolfo, cerca de Roma, un periodo durante el que no tiene por costumbre recibir a políticos, informaron fuentes del Vaticano citadas por la BBC [20 Minutos]

FUTEBOL: O GIBRALTAR QUER JOGAR COM A CATALUNHA

«Apenas 48 horas ha tardado la selección de cataluña en encontrar un rival para el partido amistoso que pretende disputar el próximo 14 de octubre tras la negativa de la Federación Española a que jugara ante Estados Unidos.

Aunque aún no hay confirmación oficial, la selección de Gibraltar, que no está reconocida ni por la FIFA, ni la UEFA y ni la RFEF, se ha ofrecido para jugar ante Cataluña, según informó Catalunya Radio.» [20 Minutos]

Parecer:

Bem, por este andar ainda o Alberto João vai formar uma selecção para jogar contra Olivença.

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. A "Ilusão da Visão" gostou de saber que Singapura legalizou o "alfinete de peito".
  2. A "Alice no País das Brutalidades" e o "Macroscópio" comentaram o post em que se questiona "e os estudantes?".
  3. o "Câmara Coporativa" sugeriu a leitura do post em que se questiona o famoso "colapso da justiça" anunciado pelas corporações do sector.
  4. A "Grande Loja do Queijo Limiano" acha que por aqui nada se aprende. Então porque cá vem só para saber se O Jumento belisca a corporação da magistratura do MP? O verniz democrático de muita gente é mesmo muito fino, mais fino do que o ouro que cobre os relógios baratos.
  5. O "Carlos Alberto" parece não concordar como queijo de bola.
  6. O "Pravda Ilhéu" também pergunta porque é que ela não fica bonita.

NÃO SE TRATA DE UMA EXPLOSÃO NUCLEAR, É MESMO UMA NUVEM [Link]

ANDI TODEA

BOURSON STEPHANE

ELEONORA CASTELLI

SAUL SANTOS DIAZ

JOHN CROWE

COGUMELOS

HP

[2]

Advertising Agency: Pulicis, Bucharest, Romania
Creative Director: Razvan Capanescu
Art Director / Copywriter: Catalin Rulea

CENTAURO

[2][3]

Advertising Agency: Salles Chemistri, São Paulo, Brazi
l
Creative Director: Hugo Rodrigues
Art Director: André Marques
Copywriter: Daguito Rodrigues
Photographer: Guto Nóbrega

LIPTON

[2][3]

Advertising Agency: JWT, Australia
Writers: Andrew Beckman, Gary Showell, Sarah Troon, Vanilla Stener, Jeffrey Oley, Jay Benjamin, Andy Dilallo
Art Directors: Jeffrey Oley, Gary Showell, Vanilla Stener, Jay Benjamin, Andy Dilallo
Executive Creative Directors: Jay Benjamin, Andy Dilallo
Designer: Jeffrey Oley
Typographer: Jeffrey Oley
Illustrators: Jeffrey Oley, Morgan Denton
Photography: Getty Images