sexta-feira, setembro 07, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Castelo de Almourol

IMAGEM DO DIA

[Michael Reynolds / EFE]

«Lavado de carbón. Un trabajador lava carbón para eliminar impurezas e incrementar su valor en una mina en Rujigou, China. Aproximadamente el 70 % de la energía en China procede del carbón, lo que supone un enorme coste para el medio ambiente además de pérdidas humanas. China consumió aproximadamente 2.400 millones de toneladas de carbón en el 2006, lo que supera el consumo conjunto de Reino Unido, Japón y Estados Unidos, según se afirma en un reciente informe publicado por la revista Asuntos Exteriores.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Não cometeu nada ilegal

Luís Filipe Menezes, candidato a candidato a primeiro-ministro, viaja num avião emprestado por um empresário de Gaia que, por coincidência, tem relações com a autarquia daquele cidade, mas não nisso nada de ilegal. É capaz de ter razão, tal como Durão Barroso no caso Somague não roubou nenhum papo-seco.

PAVAROTTI

Una furtiva Lagrima - Pavarotti

Em Pavarotti para além do canto apreciava a sua grandeza, Pavrotti era todo grande, grande na simplicidade, na alegria que transmitia, na generosidade, na preocupação pelos mais fracos. Aqui fica "Uma lágrima furtiva" de e por Luciano Pavarotti.

JÁ SOU "ALGUÉM"

Graças ao Macroscópio fiquei a saber que o jornalista José António Teixeira disse na TSF que houve "alguém" na blogosfera que afirmou que no caso Somague haveria uma "omertà" à portuguesa. Confesso que fiquei contente.

Mas não foi por saber que um jornalista que considero como dos que ainda merecem essa designação, porque cada vez que diz o que pensa não fico com a sensação que a seguir vai pedir a comissão ou a gorjeta (é o que está a dar) a alguém, se eu o leio é natural que também me leia e enquanto leitor do Jumento tem tanta consideração como qualquer outro leitor, da mesma forma que eu não passo de um leitor ou espectador anónimo. Foi antes porque se há algo que sempre desejei na vida foi ser "alguém".

A não ser para os já são alguém ainda antes de nascer o objectivo da educação é que as crianças venham a ser alguém foi isso que ouvi milhares de vezes à minha mãe. Ouvir a palavra de "alguém" da boca de um jornalista que prezo deixa-me orgulhoso, ainda que eu preferisse que se tivesse referido ao Jumento mesmo sendo evidente que isso não seria muito abonatório para as minhas pessoas. Mas também não seria ofensa, desde que me conheço que enquanto cidadão deste país os governantes e as elites da treta deste país me tratam pensando que o sou.

POR FALAR EM DURÃO BARROSO

«Era o Verão de 2001 e o PSD preparava a sua rentrée. A preocupação central de Durão Barroso era não se sair muito mal nas autárquicas que teriam lugar no fim desse ano, para conseguir segurar a liderança do partido. Não lhe passaria pela cabeça que no Verão seguinte já seria ele o primeiro-ministro. Muito menos que chegaria a presidente da Comissão Europeia dois Verões depois desse.

Para ir fazendo política, Durão Barroso tinha para apresentar um novo slogan e um logótipo. O slogan rezava "PSD 100% Consigo" e o logótipo era uma espécie de laranja estilizada. Mas estas coisas não saem baratas. Segundo o último Expresso, foi por este slogan e este logótipo que uma empresa chamada Novodesign, de Lisboa, cobrou ao PSD um pouco mais de 233 mil euros. Escrevo 233 mil euros e não 46 mil contos porque, embora o novo slogan e logótipo tenham sido apresentados no tempo em que ainda usávamos notas e moedas de escudos, a factura só foi paga em Março de 2002, após a introdução das notas e moedas de euro.

Entre uma coisa e outra, a política nacional tinha mudado: o PSD ganhara as câmaras municipais mais importantes do país, o Governo PS caíra, novas eleições legislativas estavam à porta. Ora, poucos dias antes destas eleições, as sondagens já davam como certo que Durão Barroso seria o primeiro-ministro seguinte. E foi nesse momento que a Somague, uma empresa de construção, se convenceu de que seria boa ideia pagar à Novodesign uma conta de 233.415 ?.

Como sabemos que a conta que a Somague pagou era, na verdade, do PSD?

Graças à mão de alguém da Novodesign que escreveu "por serviços prestados ao PPD/PSD" nas facturas correspondentes, na ignorância de que tal pagamento fosse ilegal. Quando se cobra uma fortuna para pensar em slogans manhosos, é inevitável, suponho eu, que nos tornemos um pouco desleixados. Mas, se não tivesse havido essa imprevidência, hoje os portugueses não saberiam que aquele "100% Consigo" foi pago a cem por cento por uma empresa.

Durão Barroso, que era o presidente do partido, diz que o assunto é cem por cento nada com ele: quem tratava das coisas era o secretário-geral. José Luís Arnaut, que era o secretário-geral, contradiz Durão Barroso: quem tratava das coisas era o secretário-geral adjunto, que está impossibilitado de falar por ter sofrido um acidente vascular cerebral.Nós acreditamos nisto porque Durão Barroso é um líder. Ora, como sabemos, liderar significa exibir novos logótipos e slogans sem querer saber de onde vem o dinheiro que paga essas coisas. Liderar significa achar normal que o partido pudesse receber presentes de duzentos mil euros sem que o seu presidente fosse informado de tal caridade. Liderar significa, em última análise, passar a batata quente para o fulano que teve um AVC. Não há dúvida: são grandes homens.» [Público assinantes]

Parecer:

Não há nada a acrescentar à opinião de Rui Tavares, fica tudo dito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SINDICATO MUITO EFICAZ

«António Ramos, presidente daquele sindicato, revelou ao DN ter visionado o vídeo e conseguido identificar a situação: "Já estive com os agentes que intervieram nessa acção e até tenho o expediente comigo". Segundo explicou, a "acção ocorreu na noite de 18 de Novembro de 2006. Os agentes foram chamados porque um grupo de cerca de dez jovens de Chelas, já alcoolizados, se envolveram em desacatos defronte do bar Havana, no Parque das Nações, por causa de uma rapariga".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mal a PSP tinha dito que ia investigar o vídeo colocado no Youtube já um sindicato dos polícias sabia de tudo e até está na posse do expediente. Enfim, o sindicato parece ser muito eficaz no esforço de ilibar os colegas, só não consegue explicar muito bem como os polícias usam o pontapé em legítima defesa. Estamos perante um caso de evidente parcialidade e desculpabilização dos agentes envolvidos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

LUÍS FILIPE MENEZES TAMBÉM RECEBE GORJETAS DE EMPRESÁRIOS AMIGOS

«A viagem eleitoral de Luís Filipe Menezes a cinco ilhas açorianas, feita num jacto privado, foi paga por um empresário do sector hoteleiro com interesses em Vila Nova de Gaia. Trata-se de Carlos Saraiva, patrão (e dono) do Grupo CS, cujo principal empreendimento é a Herdade dos Salgados, um investimento de 276 milhões de euros em Albufeira.

Em Gaia, os projectos de investimentos de Carlos Saraiva estão avaliados em 55 milhões de euros: 30 milhões na transformação dos antigos armazéns vinícolas Grã Cruz num condomínio habitacional; e 25 milhões num hotel, estando ambos os projectos ligados à recuperação da zona histórica.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A reacção de Menezes é absolutamente ridícula, ele sabe muito bem que a lei não se mete no assunto, portanto, dizer que não cometeu uma ilegalidade é gozar com os portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Menezes que abandone a corrida.»

FINALMENTE

«Tratou-se de uma mega-operação, que começou pelas 15.00 e terminou às 17.00, e que envolveu cerca de cem polícias, começando com agentes da investigação criminal "à civil". Estes foram colocados estrategicamente na baixa lisboeta, nomeadamente na Rua Augusta e no Poço de Borratém (junto ao Martim Moniz) para detectar situações ilegais no âmbito da venda ambulante, da venda de droga e da prostituição.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Já era tempo de a PSP intervir na Baixa de Lisboa onde os turistas e todos os que por ali circulam são incomodados de dez em dez metros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a acção da PSP.»

OS ASSALTOS NÃO DEVEM PREOCUPAR APENAS OS BANCOS

«A Associação Portuguesa de Bancos (ABP) "não está preocupada" com a vaga de assaltos a instituições bancárias, garante João Salgueiro. Contudo, sublinha o presidente da APB, "o país deve estar preocupado", porque estamos perante "um problema público, um problema de polícia, um problema de criminalidade".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O curioso desta intervenção do presidente da APB é este sentir que não tem a solidariedade da população, como se esta achasse que ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a João Salgueiros que aconselhe os seus associados a roubarem menos os portugueses.»

MILAGRE!

«No fim do ano passado, Carlos Silva não tinha o 9.º ano. Actualmente, está a começar a formação que lhe conferirá o 12.º e já pensa na universidade. Com 50 anos, voltou à escola, no âmbito do programa Novas Oportunidades, e ficou surpreendido com o que a vida lhe tinha ensinado, agora devidamente certificado em termos académicos. Um computador portátil ligado a internet de banda larga móvel, por 150 euros, foi apenas um bónus. O verdadeiro prémio foi ter aberto novos horizontes à vida.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Acabar o 9.º ano e a caminho de concluir o 12.º ano é um verdadeiro milagre, o melhor será os alunos abandonarem a escola, tirarem umas férias de três ou quatro anos e voltar a estudar nas Novas Oportunidades, levam um canudo e ainda ganham um computador, se tiverem sorte até pode ser que recebam o aparelho das mãos do próprio Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que reabra a Universidade Independente e a ponha ao serviço das Novas Oportunidades., poderia designar-se UNO, Universidade das Novas Oportunidades.»

O ABANDONO ESCOLAR DIMINUIU?

«A ministra da Educação negou, ontem, que a taxa de abandono escolar precoce tenha crescido, anunciando mesmo uma diminuição do registo de 3 pontos percentuais em relação a 2006, situando-se agora em 36,3%. Maria de Lurdes Rodrigues salientou que "os dados do segundo trimestre de 2007", que reflectem os resultados escolares de 2006, apontam um decréscimo "muito significativo", tendo em conta a manutenção da mesma taxa, nos três últimos anos, em níveis perto dos 40%. Fonte do gabinete ministerial sublinhou mesmo, ontem ao JN, tratar-se "seguramente da maior redução da última década".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É uma pena que a ministra responda a dados oficiais com dados que só ela conhece.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelos resultados finais.»

UMA VERGONHA

«A Procuradoria-Geral da República (PGR) não irá investigar o chamado caso Somague, referente ao alegado financiamento ilícito daquela empresa de construção civil ao PSD, durante as eleições autárquicas de 2001. Segundo um despacho do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, "não se verificam, por ora, os pressupostos que, de acordo com o princípio da legalidade, fundamentam a abertura de um processo criminal".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

nada que não se estivesse à espera.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estudem-se todas as relações entre a Somague e o PSD ou os governos do PSD.»

CRIMINALIDADE, A EXPLICAÇÃO OPORTUNISTA DE MARQUES MENDES

«O líder do PSD, Luís Marques Mendes, afirmou hoje que a motivação e prestígio das várias forças de segurança constituem a única forma de Portugal ser um país cada vez mais seguro, escreve a Lusa.

«Só há uma forma de termos um país cada vez mais seguro, que é ter forças de segurança motivadas e prestigiadas e a agir no terreno com eficácia», adiantou Marques Mendes aos jornalistas, em Ponta Delgada, comentando os mais recentes incidentes registados em Portugal na área da segurança. » [Portugal Diário]

Parecer:

Isto é quase uma anedota, Marques Mendes explica uns quantos assaltos a bancos com a desmotivação da PSP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Marques Mendes que se deixe de intervenções irresponsáveis.»

E ESTA?

«Neste encontro participou também o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Martins da Cruz, que dirige actualmente a Agência Municipal de Investimento de Gaia (AMIGAIA), autarquia liderada por Luís Filipe Menezes.» [Portugal Diária]

Parecer:

O compadre de Durão Barroso e papá da Diana tem um tacho na Câmara Municipal de Gaia, um daqueles tachos que servem para se ganhar algum. O Pedro Santana Lopes ganha à conta de Vila Real de Santo António e omartins da Cruz encontrou a sua fonte de receita em Gaia. Quantos mais haverão a viver à conta dos nossos impostos?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma imensa gargalhada!»

AFINAL, QUEM PROIBIU A PUBLICAÇÃO DAS ESCUTAS

«A norma do novo Código de Processo Penal (CPP) que proíbe a divulgação, por qualquer meio, de escutas telefónicas integradas em processos judiciais sem o consentimento dos escutados apanhou quase toda a gente de surpresa: juristas, juízes, políticos que estiveram envolvidos no pacto para a justiça e mesmo muitos deputados que não estiveram envolvidos na redacção do novo Código.

Ao que tudo indica, o Governo enviou uma versão do projecto, sem a norma em causa, para as entidades auscultadas em fase de consulta, e depois apresentou outra no Parlamento, já com a proibição de divulgação ali contida.» [Público assinantes]

Parecer:

Compreende-se, o Governo jogou à defesa, protegeu-se a si próprio

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates o que tem contra a liberdade de informação.»

A REACÇÃO DO PSD NÃO PODIA TER SIDO MAIS HIPÓCRITA E RIDÍCULA

«Sociais--democratas reiteram que não houve qualquer comportamento criminoso no processo Somague a Recebida como uma "boa notícia" por Marques Mendes, a decisão do DIAP de Lisboa de não abrir um inquérito no caso de suspeita de financiamento ilícito do PSD faz a direcção social-democrata respirar de alívio, que se poderia ver compelida a ter de prestar contas sobre um processo que ocorreu sob a liderança de Durão Barroso. "O Ministério Público entendeu que não havia matéria-crime", sublinhou Marques Mendes, considerando que tal decisão significa que "não houve qualquer intenção, nem qualquer comportamento de natureza criminosa". Também José Luís Arnaut, que era secretário-geral do PSD à altura dos factos, se congratulou com a decisão por entender que "confirma a correcção de comportamentos" por parte do seu secretário-geral adjunto de então, Vieira de Castro. » [Público assinantes]

Parecer:

Pudera!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a marques Mendes se já perdeu a noção do ridículo.»

QUASE ENTRARAM NO HOTEL DE BUSH DISFARÇADOS DE TERRORISTAS

«Un grupo de humoristas disfrazados de terroristas, uno de ellos caracterizado como Osama bin Laden, ha logrado pasar hoy por dos controles de seguridad Sydney, la misa ciudad en que se celebra la cumbre del foro de Cooperación Económica Asía Pacífico (APEC).

El grupo del programa televisivo The chaser's war on everything ha sido finalmente detenido cerca del hotel donde se está hospedando el presidente de EE UU, George W. Bush, y al que presuntamente pretendían llegar.» [El Pais]

TOPIARY

H. MORGEN

F. MONTEIRO

DANIELLE

NATALIE ADDAMS

MARIE ANTHONY

MILITARES [Imagens]

WILDAID

[2]

Advertising Agency: JWT Norlop Quito, Ecuador
General Creative Director: Mauricio Cuevas
Creative Director: Bryan Recalde
Art Director: Marcelo Tamayo
Copywriter: Bryan Recalde
Ilustrator and retouching: Marcelo Tamayo

MAPMYRIDE.COM

[2][3]

Advertising Agency: tda advertising & design, USA
Creative Director: Jonathan Schoenberg
Copywriter: Mike King, Justin Horrigan
Art Director: Alex Rice
Photography: Stock

CRUZ VERMELHA DO CANADÁ

[2]

Advertising Agency: Downtown Partners, Toronto, Canada
Creative director: Dan Pawych
Copywriter: Andy Linardatos
Art Director: Hylton Mann
Photographer: Frank Hoedl
Producer: Anne Marie Martignago
Production house: Westside Studios, Toronto
Account Director: Sheng Sinn