segunda-feira, setembro 10, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Mosteiro de Alcobaça

IMAGEM DO DIA

[Andreas Solaro/AFP]

«MODENA, ITALY - The coffin of Luciano Pavarotti is carried out Modena's Romanesque cathedral after the funeral mass in tribute to Italy's opera superstar on September 8, 2007 in Modena, Italy. Tens of thousands of mourners including many from the worlds of politics and entertainment were gathering in the small town of Modena to bid a final farewell to the venerated tenor. » [Tiscali]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento soube que para combater o abandono escolar precoce Governo vai lançar uma campanha em que apela aos alunos que abandonem a escola, a campanha tem por lema "Não empates, vai para as Novas Oportunidades!".

Aos alunos que quiserem aderir basta declararem na escola que a abandonam para se inscreverem nas Novas Oportunidades. Abandonam a escola, vão vadiar durante uns anos, até poderão inscrever-se como serventes de pedreiro nas obra da OTA ou do TGV e depois inscrevem nas Novas Oportunidades. Aí levam um certificado assegurando que concluíram o 12.º ano com sucesso e como prémio levarão um portátil oferecido por um membro do governo.

JUMENTO DO DIA

Os fins-de-semana generosos de Sócrates

Quem esperava que Sócrates desaparecesse com a presidência portuguesa da União Europeia enganou-se, o primeiro-ministro percebeu que a presidência não é assim tão importante em termos eleitorais e optou por gerir a agenda de forma a manter uma presença permanente na comunicação social. Para isso dedicou os fins-de-semana à caridade política, primeiro começou por distribuir portáteis, agora que os computadores estavam a dar nas vistas optou por medidas avulso, começando pela atribuição de benefícios fiscais às empresas do interior.

É evidente que a medida não tem efeitos práticos, ninguém vai mudar uma empresa instalada junto ao porto de Aveiro ou de Setúbal para Braga só para pagar menos 5% ou 10% de IRC. Estes benefícios fiscais não passam de populismo empresarial, os impostos sobre os lucros só se aplicam se houverem lucros e só se investe se houver a perspectiva de haverem lucros. Isto é, ninguém investe em função desses benefícios que acabam por beneficiar apenas as empresas já instaladas.

É possível adoptar medidas sérias para promover o desenvolvimento empresarial no interior mas essas medidas levam tempo a pensar e adoptar, não podem ser decididas na sexta-feira para que o primeiro-ministro possa ser a vedeta na comunicação social no sábado seguinte.

MILAGRE!

Graças ás Novas Oportunidades está a ocorrer um milagre em Portugal, chovem portáteis e diplomas por todo o lado, graças a esta iniciativa não há ninguém que não fique certificado por um canudo que assegura que o seu portador se baldou à escola mas aprendeu no emprego aquilo que não quis aprende com os professores.

Todo o PS, governo e autarquias, está empenhado nesta iniciativa que vai transformar Portugal no país dos portáteis. Desta vez foi António Costa, o presidente da CM de Lisboa [Link], que alinho nas cerimónias governamentais que estão para o progresso do país como as missas do Bispo Tadeu estão para a salvação das almas.

TEMOS QUE AGRADECER AO EDDIE E À KEELA

A imprensa inglesa. há quem diga que é a imprensa sensacionalista, não se cansa de desancar na polícia portuguesa, tentando ridicularizar desde a investigação às leis portuguesas. Há, todavia, uma excepção, os únicos "agentes" que não são tocados pelos ingleses são os seus cães, o Eddie e a Keela, os springer spaniel que localizaram o odor de morte e o sangue que se supõe serem de Maddie.

Ao recorrer aos cães ingleses e ao laboratório inglês a nossa PJ revelou que a melhor maneira de tratar o cão é com o pêlo do próprio cão. Os ingleses, mais apostados em salvar a honra do convento do que em apurar a verdade, foram vítimas da sua própria eficácia.

EUA: OPERADORES CORTAM INTERNET A CONSUMIDORES QUE SE EXCEDEM NO USO

«El uso masivo de internet comienza a entorpecer las capacidades de algunos operadores estadounidenses, que prefieren interrumpir el servicio a algunos clientes demasiado consumidores.
Comcast, uno de los principales proveedores de internet residencial en Estados Unidos, ha dejado sin conexión a varios clientes por un uso excesivo de la banda ancha. »
[20 Minutos]

DESTA VEZ SÓCRATES DISTRIBUIU BENEFÍCIOS FISCAIS

«O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje o aumento dos benefícios fiscais para as empresas já instaladas ou a criar no interior do país.

"Neste momento os benefícios fiscais são de cinco por cento para as empresas que existem. Vamos aumentá-los para o dobro, para dez por cento. Os benefícios para as novas empresas serão aumentados para 15 por cento", afirmou o chefe de Governo, adiantando que estas alterações já constarão no próximo Orçamento de Estado.» [Público]

Parecer:

Enfim, os portáteis já começavam a enjoar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates o que vai oferecer na próxima semana.»

TÓQUIO: A LINHA DO HORIZONTE AO LONGO DE 35 ANOS EM 35 SEGUNDOS

ALEXANDER ANDREEV

MIKHAIL KIRYANOV

ALEXEYEV

IGOR VOROBEY

MARK-MEIR POLUKSHT

BASQUETEBOLISTA SÉRVIO SEM PAPAS NA LÍNGUA

FIM DE FESTA

THE SUN HERALD

Advertising Agency: Whybin\TBWA, Sydney, Australia
Executive Creative Director / Creative: Garry Horner
Creative: Matt Kemsley

LEGO

Advertising Agency: Fabrika, Czech Republic
Creative Director: Jiri Langpaul
Art Director: Ivo Dykast
Copywriter: Martina Mackovicova
Illustrator: Marcel Brna

THE FOOD MARKET

Advertising Agency: DDB UK
Creative Director: Adam Tucker
Copywriter: Matt LeeArt Director: Peter Heyes
Account handlers: Philip Heimann, Ildut Loarer
Planner: Georgina Murray-BurtonArt Buying: Sarah Thomson
Photography: Robert Wyatt