terça-feira, setembro 11, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Imagem da Igreja de São Nicolau, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[EFE]

«La hora de la tragedia. Este reloj, que marca las 9:04 horas (momento en el que se estrelló el segundo avión en la Torre Sur del WTC de Nueva York), es una de las piezas clave de una exposición sobre los ataques terroristas del 11 de septiembre de 2001 en la ciudad norteamericana.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Não quererá rever mais nada?

Provavelmente incomodado pela opinião generalizada de que as directas do PSD têm sido marcadas por peixeiradas sucessivas, Luís Filipe Menezes decidiu armar-se em político sério e propõe uma revisão constitucional. Como candidato à liderança poderia ter proposto uma revisão do programa, uma alteração de um qualquer procedimento interno do seu partido, mas não, confundiu os papeis e propõe uma nova Constituição escrita pelo "Luís & Friends".

É evidente que seria uma Constituição perfeita e à medida da fome de poder dos deserdados do PSD, Cavaco ficaria a governar e o Alberto João até poderia designar Guilherme Silva como cônsul honorário da Madeira no "contenente".

É caso para perguntar a Luís Filipe Menezes se não quer rever mais nada.

UMA PERGUNTA À MINISTRA DA EDUCAÇÃO

No site onde se divulga a oferta dos computadores que leva este Governo a andar na estrada lembrando o camião de Natal da Coca-Cola posso ler que a utilização de um computador portátil é "uma solução que garante a mobilidade, condição importante para o pleno exercício da actividade docente". Terei lido e entendido bem?

Se o Governo acha que a utilização de um PC portátil é uma solução que garante a mobilidade e esta é uma condição para o pleno exercício da actividade do professor então porque motivo devem ser estes a comprá-lo. Em toda a Administração Pública sempre que os funcionários precisam de computadores portáteis são os serviços que os fornecem, porque motivo os professores são os únicos profissionais deste país a terem que comprar as suas "ferramentas"?

Esta situação faz-nos recuar aos anos cinquenta quando os pedreiros compravam as suas ferramentas.

Isto é, o Governo exibe as soluções e quem paga são os próprios professores. Está visto que professor que não compre o portátil está tramado, fica mal classificado porque não verifica uma das condições para o pleno exercício da docência.

MEDIDAS EFICAZES OU SIMPLES ENFEITES FISCAIS

«Há medidas fiscais que se destinam mais a ser um símbolo político na lapela de quem as anuncia do que a produzirem verdadeiros efeitos.

As ligeiras reduções fiscais concedidas a quem comprar equipamentos informáticos ou instalar sistemas de energia solar, a redução do IVA aplicado nas fraldas dos bebés promovida por Bagão Félix em 2004 e a criação, já por este Governo, do novo escalão superior de IRS taxado a 42 por cento, são exemplos disso.

Em comum, todas estas medidas têm a característica de encaixar no que é política ou socialmente correcto - quem se atreve a defender que um computador não é hoje um equipamento fundamental, que não se deve apostar nas energias renováveis, que os bens básicos infantis não deviam ser mais baratos ou que os ricos não devem pagar mais impostos?

Mas há mais duas coisas que as unem: têm um impacto marginal na receita fiscal e os efeitos que produzem são também insignificantes. Não passam, por isso, de enfeites inúteis para o que é essencial mas muito úteis na argumentação político-partidária.

Os benefícios fiscais para a fixação de empresas no interior do país, cujo reforço José Sócrates ontem anunciou, podem ser mais uma medida desse género.

O sistema foi criado em 1999, sobreviveu às hesitações dos governos do PSD e vai agora ser reforçado.

A partir do próximo ano, as empresas com sede nos concelhos abrangidos têm uma redução de 10 pontos percentuais (hoje o benefício é de cinco pontos) na taxa normal de IRC, que é de 25 por cento. No caso das empresas que sejam criadas nessas regiões, o benefício passa de 10 para 15 pontos percentuais a abater no IRC.

O propósito é, também aqui, defensável: discriminar positivamente as regiões menos competitivas do país na atracção de investimento, criação de emprego e fixação de populações. É um princípio, o da concorrência fiscal, utilizado por vários países ou regiões com autonomia tributária e que, se acompanhado de outras medidas que melhorem a competitividade, pode dar muito bons resultados.

Mas em Portugal não se conhecem resultados deste regime que já dura há meia dúzia de anos. Não se sabe se é eficaz no alcance dos objectivos propostos. E desconhece-se se o benefício económico e social é superior ao custo fiscal - e é bom não esquecer que o euro que um contribuinte deixa de pagar tem que ser pago por outro contribuinte.

Quantas empresas foram criadas nos cerca de 160 concelhos abrangidos pela simples existência destes benefícios? Quantos postos de trabalho foram gerados e que riqueza foi criada? A dinâmica empresarial nessas regiões aumentou? E passou a ser maior quando comparada com os concelhos limítrofes que não têm benefícios?

Por outro lado, quanto é que o Estado deixou de receber de impostos? E quantas empresas adulteraram o espírito da lei, transferindo apenas formalmente a sua sede para essas regiões e recebendo o benefício sem investirem um euro?

Para que alguma coisa faça sentido, estas são as perguntas básicas que deviam ter resposta antes de se alterarem benefícios fiscais.

Sem essa avaliação, que o Governo devia fazer de forma rápida e séria, tornando-a pública, cresce a ideia de estarmos perante mais um enfeite fiscal: não produz resultados assinaláveis, custa pouco ao Estado mas fica bem a qualquer Governo.A tentação de utilizar a arma fiscal com objectivos eleitorais ou de mera popularidade é, de resto, tão velha como a própria política. Em termos estritamente financeiros, os casos de que falamos, mais populares do que eficazes, são relativamente inofensivos, por sacrificarem montantes marginais de receita do Estado.

Muito diferente será a concretização dos cenários de redução de impostos que se desenham para o ano eleitoral de 2009. Isso sim, é verdadeiramente preocupantes.» [Público assinantes]

Parecer:

Em editorial do Público o jornalista Paulo Ferreira desmonta as últimas medidas fiscais de Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MILAGRE!

«O Primeiro-ministro (PM), José Sócrates, afirmou esta segunda-feira que o sistema de ensino português está a mostrar-se eficiente e que o Governo conseguiu, nos últimos dois anos, o que não se conseguiu na última década.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Sejamos honestos e rigorosos, não é em dois anos que se muda o ensino e as reformas de Sócrates quase não saíra dos panfletos. Será que o ambiente de instabilidade deu resultados positivos ou será que alguém facilitou nos exames para inventar resultados fáceis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates como chegou a essa brilhante conclusão.»

MENEZES ESTICA O PÉ PARA ALÉM DO LENÇOL

«Luís Filipe Menezes vai apresentar esta semana aquilo que será o seu anteprojecto para uma revisão da Constituição da República Portuguesa (CRP), para levar avante caso seja eleito presidente do PSD nas eleições directas de dia 28. Ao DN, Menezes diz que "está na altura de avançar com uma nova revisão da CRP, porque, depois de 1982 e de 1989, só houve alterações pontuais".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Alguém deveria esclarecer Luís Filipe Menezes de que não está a candidatar-se a Presidente da República e tanto quanto se sabe ninguém sugeriu ao presidente da CM de Gaia que propusesse uma revisão constitucional.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esclareça-se Luís Filipe Menezes.»

UM PASSO POSITIVO

«A partir de hoje 22 escolas do país passam a gerir autonomamente os seus recursos financeiros, humanos, pedagógicos e curriculares. Uma medida inédita em Portugal, que surge com um ano de atraso, mas que marcará o início de uma nova era na autonomia dos projectos educativos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Há muito que o ministério deveria ter deixado de ser uma central de gestão das escolas,

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

FINANCIADOR DO PS ANDA A MONTE NO BRASIL

«Quatro meses depois de o secretário de Estado, António Braga, ter garantido no Parlamento que o processo de exoneração do cônsul honorário de Portugal em Cabo Frio, no Brasil, seria "imediato" e que já estava em curso, a exoneração de Licínio Soares Bastos ainda não foi publicada em Diário da República. O empresário português, está, entretanto, fugido às autoridades desde 29 de Agosto, data em que o tribunal decretou de novo a sua prisão.» [Público assinantes]

Parecer:

Enfim, não é só o PSD que recebe dinheiro de onde não devia o que justifica o seu silêncio no caso Somague.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se uma opinião a Sócrates.»

CASAL MEXICANO PÕE O NOME YAHOO AO FILHO

«Un niño mexicano fue registrado en la ciudad fronteriza de Mexicali, noroeste de México, con el nombre de 'Yahoo', debido a que sus padres se conocieron a través de ese buscador de internet.

Según la agencia AFP, los padres del menor fueron advertidos por el oficial del Registro Civil, Enrique Sánchez, de que ese nombre puede causar daño psicológico y afectar la identidad del niño, pero aún así los progenitores hicieron el registro. » [20 Minutos]

Parecer:

O puto está com sorte, se tivesse nascido em Portugal chamar-se-ia Plano Tecnológico.

QUEM QUER ELIMINAR A FOTO DE RUMSFELD COM SADAM?

«Internet es entre otras cosas un buen antídoto contra el olvido, documentos e imágenes que podrían perderse con el tiempo siguen siendo accesibles en la Red, como una popular fotografía almacenada en la Wikipedia que ahora alguien pretende eliminar. Se trata de la instantánea que muestra al ex secretario de defensa de EE UU, Donald Rumsfeld, estrechando la mano del dictador iraquí Sadam Husein.» [20 Minutos]

TV PÚBLICA DESPEDE APRESENTADORA QUE ELOGIAVA VALORES NAZIS

«La radiotelevisión pública alemana, NDR , se ha hartado de las referencias de una de sus presentadoras estrella, Eva Herman , hacia el período nazi en Alemania y los valores defendidos entonces.

La NDR optó por despedir a la reconocida presentadora de talk shows después de una entrevista en el diario Bild am Sonntag en el que reclamaba la vuelta a valores más tradicionales, según recoge ABC . » [20 Minutos]

OS McCANN QUEREM CONTRATAR O ADVOGADO DE PINOCHET

«Gerry y Kate McCann se han puesto en contacto con Michael Caplan, el abogado que defendió en Londres al ex dictador chileno Augusto Pinochet, según los medios británicos.

Los McCann, padres de la niña británica de cuatro años Madeleine McCann, desaparecida el pasado 3 de mayo en Portugal, también consultaron al abogado Angus McBride, quien, junto con Caplan, pertenece al bufete británico Kingsley Napley.
Caplan defendió »
[20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Macroscópio" e o"Ceolino's" também acha que devemos agradecer ao Eddie e à Keela, se tivessem sido os "rafeiros" portugueses a cheirar o odor de cadáver ninguém aturava agora os ingleses.
  2. O "Tomar Partido" dá destaque à afirmação aqui feita de que a nossa justiça é sensível ao estatuto social dos arguidos.
  3. O "Câmara Corporativa" sugere a leitura do artigo de Miguel Sousa Tavares no Expresso que aqui foi citado.
  4. A "XX-Woman" gostou do cartaz do Nony Vaio e diz que vai oferecer um. Não deve ser a mim pois é com um destes computadores que alimento o burro quando estou fora de casa.
  5. O "Range-O-Dente" reproduz uma troca de comentários em que participou aqui no palheiro.
  6. O "Wehavekaosinthegarden" sugere a leitura de um post aqui dedicado ao caso Somague.
  7. O "Sem Ordem" cita o post dedicado à afirmação da ministra da Educação de que há professores a mais.
  8. O "Anti Lampião" analisa o arquivamento do Caso Somague.


  9. A minha amiga Gotinha descobri um um amigo meu que foi escolhido para "Best Beach Donkey" [Notícia via]

PARA A NIKE [ESPANHA] PORTUGAL NÃO EXISTE

7 BURACOS EM TODO O MUNDO [Link]

O ANO 2000 COMO ERA IMAGINADO EM 1910 [Link]

JEDZER

FOTOMAFIA

ANDREI ASHINOV

EDDI SHTERN

OLEGITO

VÍRUS ESTÁ A CONSTRUIR A MAIOR REDE DE COMPUTADORES ESCRAVOS DA HISTÓRIA

«Storm es un virus que lleva circulando varios meses por Internet. Ha infectado tantos ordenadores recientemente que se se pusieran a trabajr todos juntos tendrían tanto poder de cálculo como las 500 supercomputadoras más potentes del mundo, según afirma el jefe de tecnología antispam de la compañía MessageLabs.» [20 Minutos]

FIREFOX ULTRAPASSOU OS 400 MILHÕES DE DOWNLOADS

«Menos de dos años después de haber cruzado la frontera de los cien millones, el navegador Firefox ha superado esta semana los 400 millones de descargas. Esto no equivale a número de usuarios reales, pero es un signo del avance del navegador libre creado por la Fundació Mozilla, que desde el lanzamiento de su segunda verión estable sigue ganando terreno frente a Internet Explorer.» [20 Minutos]

CÃES QUE FALAM


HORÁRIO DE TRABALHO

BEER SCOOTER


ROOTS REVIVAL SOCIETY

[2][3][4]

Advertising Agency: Euro RSCG, Delhi, India
Creative Director: Mani JayaramArt Directors: Aastha Seth, Navajyoti Pegu
Copywriter: Navajyoti Pegu
Illustrator: Aastha Seth

NIKE

Advertising Agency: Villar Rosas, Barcelona, Spain
Art Director: Enric Soldevila
Illustration: Alex Trochut

JWT WOMB

[2][3]

Advertising Agency: JWT Melbourne, Australia
Creative Director: Jeremy Wynne
Art Director: Paul Johnston
Art Director: Phil van BruchemCopywriter: Nick Weller
Photographer: Jesper Nielsen
Retouching: Imagenation