sexta-feira, novembro 16, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Praça do Rossio, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Guido Manuilo / EFE]

«Cadáveres en el museo. El cadáver de un feto, parte de una nueva exposición montada por el anatomista estadounidense de la Universidad de Michigan Roy Glover en el Museo Marítimo de Barcelona. Reúne un conjunto de restos plastificados de cadáveres reales.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

O senhor dos pactos

Desde que preside ao PSD Menezes só trata de um assunto, pactos, nada mau para quem disse que era contra pactos. Já propôs vários e no mesmo dia em que ameaçou romper o pacto da justiça voltou atrás. Este Menezes é mesmo um grande pato, perdão, pacto.

MAIS UM ABUSADOR NA CASA PIA

A notícia da suspensão de um funcionário da Casa Pia é uma boa e uma má notícias, uma má notícia porque parece que os criminosos não têm medo e uma boa notícia porque mostra que os responsáveis da Casa Pia mostram estar atentos. De resto há que esperar pelas investigações e, se for caso disso, pelo julgamento para tirar conclusões.

Mas vale a pena analisar como a notícia tem sido dada, começando por ler o blogue de Pedro Namora que não perdeu tempo para elogiar a jornalista Felícia Cabrita:

"Isto é apenas parte do muito que se sabe e convém referir que a jornalista tem vindo a investigar desde Julho. Quando recentemente denunciei esta e outras situações, fui insultado publicamente, a exemplo do que sucedeu com Catalina Pestana, por um funcionário - espécie de detergente dos que maltratam crianças - que há mais de 30 anos está na Casa Pia de Lisboa.".

Acontece que ao contrário do que se pode concluir da leitura do que escreve Pedro Namora não foi a jornalista Felícia Cabrita quye denunciou a situação, apenas se limitou a dar a notícia de uma medida da iniciativa dos responsáveis pela Casa Pia. Aliás, a própria jornalista esclarece que "O caso é muito recente e não constava sequer da denúncia feita em Maio por Catalina Pestana, antes de abandonar o lugar de provedora. No próximo sábado, o SOL publicará uma grande reportagem sobre o caso, com testemunhos dos alunos envolvidos – resultado de uma investigação que tem vindo a ser realizada desde o Verão."

Ou seja o caso não foi denunciado por Felícia Cabrita nem faz parte dos casos denunciados por Catalina Pestana e muito menos por Pedro Namora que só reapareceu depois das intervenções de Catalina Pestana.

Mas a notícia não morre aqui, sendo evidente que há quem queira que a denúncia tenha partido de Catalina Pestana, no Correio da Manhã dizem-nos que:

"Segundo apurou o CM, o educador em causa já tinha sido indicado por menores como suspeito de envolvimento em crimes sexuais, após a divulgação do escândalo, em 2002. No entanto, a então directora, Maria Augusta Amaral, do Colégio Jacob Rodrigues Pereira, onde se situa o lar Cruz Filipe, garantiu na altura a Catalina Pestana que as acusações não se confirmavam e, por isso, foi mantido por esta na instituição."

Só que o Diário de Notícias adianta que este caso até foi alvo de um processo disciplinar no tempo de Catalina Pestana, que acabou por ser arquivado:

"Aquele educador, segundo as fontes do DN, tinha sido já alvo de um processo disciplinar instaurado pela então provedora, Catalina Pestana, no seguimento de queixas de alunos que terão apontado a suspeita de estarem em causa situações de abusos sexuais de menores. Porém, concluiu-se depois que apenas se apurava um "ouviu-se dizer" sem que ninguém se reclamasse vítima. Perante a falta de elementos de prova, Catalina Pestana mandou arquivar o processo. O educador continuou a trabalhar."

Parece evidente que há quem queira mais do que acabar com a pedofilia.

NO DIA EM QUE FOMOS MONÁRQUICOS

«Gostava de partilhar convosco o quanto no meu âmago (bonita expressão) me senti monárquico ao ver, na Cimeira Ibero-Americana, Juan Carlos, Rei de Espanha, pedir a Hugo Chávez, intendente da Venezuela, que se calasse. Os factos são conhecidos do grande público: enquanto Chávez, no seu habitual registo inimputável, insultava Aznar de fascista, o magnífico Rei Juan Carlos (Sua Majestade, Sua Eminência, Sua Senhoria) lançou-lhe um sumaríssimo: Por qué non te callas?» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pedro Lomba foi monárquico por um dia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PINTO MONTEIRO QUER VOLTAR AO PARLAMENTO

«Pinto Monteiro não revelou os assuntos que quer abordar, mas, ao que o DN apurou, o objectivo será pressionar os parlamentares para que o novo Código de Processo Penal (CPP), em vigor desde 15 de Setembro, seja novamente alterado, sobretudo nos pontos que estão a prejudicar as investigações criminais. Hoje, o magistrado reúne-se com os procuradores-gerais distritais, directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, directores dos Departamentos de Investigação e Acção Penal e membros do seu gabinete, com vista a concretizar as propostas de alteração que vai apresentar na Assembleia da República (AR) no dia 27.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Alguém falou em separação de poderes?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se ao Parlamento que aprove o que o PGR pretende e, em compensação, alargue as férias parlamentares.»

ALUNOS DA CASA PIA E DO COLÉGIO MILITAR SEM ACESSO AO E-ESCOLAS

«Os alunos da Casa Pia, bem como os dos colégios sob a tutela do Ministério da Defesa - Colégio Militar, Instituto de Odivelas e Instituto Militar Pupilos do Exército -, não têm acesso ao programa e-Escolas. Apesar de serem alunos de escolas públicas não podem candidatar-se aos computadores portáteis a baixo custo. O Ministério da Educação garante que a inclusão no programa destes estudantes, bem como os das escolas privadas e do ensino recorrente, está a ser operacionalizada.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Enfim, uma pequena manifestação de incompetência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elimine-se esta discriminação.»

MARÇAL GRILO DEFENDE MAIS AUTONOMIA PARA AS ESCOLAS

«O Governo deve intervir menos no sistema de ensino e dar às escolas ferramentas para que estas possam trabalhar no combate ao insucesso e abandono escolar, diz Eduardo Marçal Grilo, ex-ministro da Educação e administrador da Fundação Calouste Gulnbenkian.Marçal Grilo - que falava no âmbito da apresentação da conferência internacional sobre Sucesso e Insucesso: Escola, Economia e Sociedade que vai decorrer no início da próxima semana na Gulbenkian, em Lisboa - apela: "Deixemos as escolas trabalhar." "Quanto menos regulamentação houver, quanto mais responsabilidade para escolas e famílias, melhor", considera o antigo responsável pela pasta da Educação. » [Público assinantes]

Parecer:

Apesar de concordar apetece-me perguntar: então porque não deu?

ISRAEL PEDE À DISNEY QUE PROCESSE O HAMÁS POR USAR O RATO MICKEY

«Israel ha exhortado a Disney a que estudie si el movimiento islámico Hamás ha violado las leyes de propiedad intelectual al emplear un ratón parecido a Mickey Mouse en un programa de televisión donde se hacían proclamas antiisraelíes [20 Minutos]

AUIMENTAM AS DOENÇAS TROPICAIS NA EUROPA DEVIDO À MUDANÇA CLIMÁTICA

«La organización de Naciones Unidas para la Agricultura y la Alimentación (FAO) ha alertado a la comunidad internacional sobre el aumento de enfermedades tropicales en Europa, Estados Unidos y Australia, solicitando medidas eficaces para detener el fenómeno.

El ejemplo más claro de esta nueva amenaza es el avance imparable del virus sudafricano de la lengua azul, el terror de los herbívoros. 30.000 focos han sido detectados en explotaciones ganaderas europeas en los últimos tres meses, incluso en el otrora gélido Reino Unido. En España han muerto ya más de 84.000 ovejas, la enfermedad se extiende igual por Andalucía que por el País Vasco, y sólo en Córdoba hay 10.000 cabezas afectadas. Los ganaderos, agobiados por el aumento del precio de los piensos, se tiran de los pelos. Los buitres se relamen el pico. » [20 Minutos]

HÁ GRANDES EMPRESAS ENVOLVIDAS EM FRAUDES FISCAIS

«A fraude fiscal em Portugal tem características diferentes da de outros países, pois as grandes empresas estão envolvidas em fraudes, disse hoje o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Amaral Tomaz.

“O carácter da fraude fiscal em Portugal é diferente da dos outros países”, afirmou João Amaral Tomaz, na Comissão de Orçamento e Finanças, durante o debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2008.» [Público]

Parecer:

Para o saber nem é necessário investigar, basta ler os jornais para sabermos não só que fogem ao fico como o fazem com impunidade e protegidas por "professores" bem pagos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Amaral Tomaz se ouviu no carrossel que permitiu ao Millennium embolsar uns quantos milhões.»

BIBLIOTECAS [imagens]

IRISKIS

IGOR BERNESTEIN

QETI TEODORADZE

O-LESKA

ROMAN RYBALEV

TEENAGER APANHADA PELO PAI A DANÇAR PARA A EBCAM

LOGIN

JORNAL PÚBLICO

[2][3]

Advertising Agency: BBDO Lisbon, Portugal
Creative Director: Nuno Jerónimo
Copywriter: Nuno Cardoso
Head of Art: Fabiano Bomfim
Art Director: Tiago Prandi
Account Executive: Rita Olivenća
Photography: Krypton Photo

TELEFÓNICA

[2]

DEUTSCHER OLYMPISCHER SPORTBUND

[2]

Advertising Agency: Scholz & Friends, Hamburg, Germany
Creative Director: Gunnar Löser
Art Director: Stefan Schömbs
Copywriter: Robert Herter
Illustrator: Torsten Lass
Other additional credits: Leonie Ballach