quarta-feira, fevereiro 28, 2007

A caça à multa


Depois do aumentos dos impotos o nossos governantes parece terem descoberto uma forma de fazer dinheiro fácil, aplicar multa por tudo e por nada, com o argumento de que o montantes ão diminutos aumentam os seus montantes a níveis nunca visto e porque os tribunais são ineficazes inventam soluções criativas para as cobrar, recorre-se mesmo à chantagem sobre os cidadãos, como os bloqueadores ou os reboques de veículos.

Dentro da cidade é preferível circular de transportes públicos, não por razões ambientais mas porque a qualquer esquina pode estar um qualquer agente da autoridade camuflado à espera de um descuido. Nas estradas é necessário um cuidado extremo porque o sinal manhoso que ninguém vê não é substituído porque serve às mil maravilhas para as emboscadas da Brigada de Trânsito, os seus agentes sabem quais as horas a que, por exemplo, o sol tem a direcção e a inclinação suficiente para tornar o sinal de limitação de velocidade invisível aos que desconhecem a sua existência. Aos perigos da estrada soma-se agora o perigo da multa que pode levar ao mais incauto metade do ordenado, ao imposto automóvel e ao preço da gasolina somam-se as multas que os mais incautos são obrigados a pagar.

E não se pense que o mal é só das grandes cidades, a caça à multa já chegou às aldeias, o nosso amigo do “Notícias da Aldeia” [Link] dá-nos conta que na Aldeia de Canelas, onde não há uma única rua onde possam passar dois carros, a GNR local decidiu multar todos os carros que estejam parados:

«Ao senhor comandante, que dispõe de efectivos para mandar a Canelas multar carros que se encontram estacionados e bem, ao abrigo de uma postura municipal de trânsito mas, que das duas vezes que foi solicitado para vir identificar os indivíduos que aqui andaram a despejar ilegalmente toneladas de lamas a céu aberto, nunca pôde dispor de efectivos para tal missão, digo, que não precisamos de uma força policial que pagamos, para nos vir multar quando não temos opções de paragem ou estacionamento. Pior, quando os veículos se encontram legalmente estacionados.»

Depois dos aumentos do IVA e dos impostos sobre o património, do aumento dos preços e dos impostos sobre os combustíveis, dos cortes das pensões e das poupanças em todas as despesas resta o recurso à multa, com a vantagem desta funcionar como o mais democrático dos impostos, todos podem aplicá-la de forma discricionária e à medida das necessidades.

O problema é que quando vemos um polícia na rua já não vemos uma agente da autoridade a cuidar da segurança dos cidadãos, ou está à porta de um banco a fazer um serviço remunerado ou está na expectativa de algum condutor mais distraído ou desesperado estacionar o carro em lugar impróprio. A polícia até podia multar quem não respeita as passadeiras ou anda em excesso de velocidade em bairros populares, mas isso dá muito trabalho, um esforço desnecessário quando se podem obter boas receitas sem grande esforço.

Este truque manhoso das autoridades poderá ser um sucesso financeiro, mas do ponto de vista da segurança será um desastre, para além da quebra na confiança do cidadão nas autoridades significa um desvio dos esforços das forças de segurança para a caça à receita fácil em detrimento da função para que foram criadas, a segurança dos cidadãos. O cidadão comum sabe que nada pode fazer contra a pequena criminalidade, que não vale a pena chamar a polícia, mas que quando comete a mais pequena infracção a polícia aparece num instantinho para o autuar.
Este desvio de meios para a caça à multa e a desconfiança do cidadão em relação ao agente da autoridade acaba por ser um incentivo à criminalidade.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Metropolitano de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Lawrence Jackson / AP]

«El presidente de EEUU, George W. Bush, durante su discurso en una reunión de gobernadores republicanos en Washington, DC.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


A opa que falhou

Enquanto se espera o resultado das opas lançadas sobre a PT e o BPI ficámos a conhecer o resultado que o Millennium lançou sobre a DGCI. Apesar da forte campanha lançada pelo dr. Macedo, tão grande que se o Palácio de Belém o director-geral dos Impostos arriscar-se-ia a ir parar a Presidente da República, o Millennium não conseguiu ficar com a DGCI por mais três anos.

A DÚVIDA DO DIA

Não deixa de ser estranho que uma oposição de direita que tanto sonha com a interrupção das legislaturas e que gosta tanto de más notícias, esteja agora tão chocada com a saída do dr. Macedo invocando a sua eficácia. Tanta gente a defender o dr. Macedo começa a ser motivo de preocupação.

A REVOLTA DA MADEIRA

«Por isso é de prever que a maior consequência das novas eleições regionais na Madeira venha ser a elaboração pela Assembleia Legislativa de um novo projecto de estatutos político-administrativos da RAM que estenda as competências de governo próprio até ao céu que a Constituição permitir.

A Madeira prepara-se para ser uma Catalunha estatutária. À portuguesa? Ou seja, pronta a negociar com o projecto de estatutos na mão? Ninguém sabe. Alguém destapou a caixa de Pandora entre Lisboa e o Funchal. » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O único erro de José Medeiros Ferreira neste artigo é comparar a Madeira com a Catalunha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LOTEAMENTO PARTIDÁRIO

«Há poucos dias, o PÚBLICO noticiava que a empresa municipal Gebalis, que gere o parque de bairros municipais de Lisboa, tem perto de 30 trabalhadores do PSD, cuja secção partidária é coordenada pelo próprio vereador do pelouro competente para essa área, trabalhadores esses recrutados pelo mesmo vereador quando foi director da referida empresa. Esta notícia, perdida na secção local do jornal, não suscitou aparentemente nenhum escândalo nem por parte da opinião pública nem por parte das oposições no município lisboeta. No entanto, ela levanta quatro problemas que não devem passar despercebidos, a saber: (I) a instrumentalização partidária dos serviços e empresas públicas; (II) a promiscuidade entre o desempenho de cargos públicos e o exercício de funções partidárias; (III) os efeitos perversos da partilha pluripartidária do poder executivo municipal; (IV) a situação especialmente grave do caso de Lisboa. Vejamos separadamente cada um deles.» [Público]

Parecer:

Vital Moreira protesta com razão contra os abusos e oportunismos do PSD na CM de Lisboa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AEROPORTO NA OTA OU EM RIO FRIO

«As naturezas geológicas das duas áreas em apreço, embora semelhantes, têm particularidades que conduzem a resultados diferentes, no que respeita a construção e os seus custos. Em ambas, o terreno é arenoso, mais ou menos argiloso. O da Ota, muito mais antigo (com 15 a 20 milhões de anos), está mais compactado e consolidado do que o de Rio Frio, mais moderno (com um milhão a dois milhões de anos), mais solto, quase uma areia. Face a estas características, a quantidade de energia a consumir nas terraplenagens é maior na Ota do que aqui, nesta área entre Tejo e Sado, diferença que, naturalmente, torna a opção Ota mais dispendiosa. A componente arenosa do terreno, em Rio Frio, é mais fina, calibrada e solta (menos argilosa), constituindo um inerte de melhor qualidade, eventualmente, a usar na preparação de argamassas. Nesta área, de extrema planura e horizontalidade, os valores das cotas oscilam entre 25 e 32m, pelo que, aqui, os desníveis não ultrapassam os 7m. Na Ota o terreno inclina de ocidente (à cota média de 50m) para oriente (à cota média de 10m), o que implica desníveis na ordem dos 40m, donde se conclui que à maior compactação deste terreno se acrescenta o muito maior volume de terras a movimentar nas necessárias terraplenagens. Acresce, ainda, como argumento desfavorável à opção Ota, a existência do saliente, bem visível e conhecido relevo calcário, que será necessário arrasar por razões de segurança da navegação aérea, num acréscimo de custos que os engenheiros saberão calcular.» [Público]

Parecer:

O Professor Galopim de Carvalho compara as duas alternativas com base nas características geológicas do terreno.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O MONSTRO DA JUSTIÇA EMAGRECEU(?)

«Em cerimónia realizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para apresentação dos resultados das medidas aplicadas à justiça desde 2005, o primeiro ministro José Sócrates considerou aquele emagrecimento "absolutamente extraordinário", uma vez que representa, pela primeira vez numa década, a inversão do crescimento. Os operadores judiciários - magistrados, advogados e oficiais de justiça - ao ouviram o chefe do Governo falar de uma "primeira vitória sobre o monstro", dizem não entender os motivos para tanta "exuberância".» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Até poderá ser verdade mas não entendo o porque de se fazer uma cerimónia no CCB com a presença do primeiro-ministro para mostrar o resultados da justiça como se fosse a assembleia-geral de uma empresa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se ao governo que emagreça também nas cerimónias.»

O PSD NO SEU MELHOR

«A data é uma das duas que os sociais-democratas madeirenses apontavam como desejáveis para a realização das eleições, depois do pedido de demissão de Alberto João Jardim, há uma semana. Refira-se que 6 de Maio é precisamente o dia em que o PSD nacional comemora o seu aniversário (foi fundado a 6 de Maio de 1974). O domingo seguinte, 13 de Maio, a outra data avançada pelos sociais-democratas madeirenses, coincide com as comemorações de Fátima, uma data com evidentes simbolismos religiosos, devendo por isso ser afastada. E o início de Maio cai em cima de um fim-de-semana prolongado (o 1.º de Maio é terça-feira).» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Este Alberto não brinca em serviço.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte a Marques Mendes se vai a Fátima ou ao Funchal.»

O PRÉMIO DE CONSOLAÇÃO DE LUÍS FILIPE MENEZES

«A sondagem da Marktest para o DN e a TSF (ontem publicada) que dava Luís Filipe Menezes como estando mais bem colocado do que Marques Mendes para liderar o PSD deixou animadas as hostes menezistas. Ao DN, fontes do seu núcleo duro sublinharam que Menezes é o terceiro na lista, atrás de Marcelo Rebelo de Sousa e de Manuela Ferreira Leite, lembrando que estes dois "não têm aparentado estar interessados na liderança do partido e não estão na política activa. A sua actividade política resume-se nesta altura a serem conselheiros de Estado, escolhidos pelo Presidente da República".» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Parece que para LFM pouco importa o estado do PSD, deve estar convencido de que com a sua liderança subiria nas sondagens.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a LFM se acha que com os 27% do PSD chega a algum lado.»

ANEDOTA DO DIA

«"Não há nenhum autarca tão preocupado com a lei como eu". Esta foi uma das frases mais marcantes da declaração de Fátima Felgueiras, durante a sessão de hoje do julgamento do processo do saco azul.» [Público Link]

Parecer:

Compreende-se perfeitamente a afirmação de Fátima Felgueiras, nenhum autarca tem estado tão envolvida com problemas na justiça como ela.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Fátima Felgueiras se com essa frase está a manifestar a sua disponibilidade para ministra da Justiça.»

CONDENAÇÃO ÓBVIA

«O Comité Europeu dos Direitos Sociais, um órgão do Conselho da Europa, considerou censurável o acórdão dos juízes do Supremo Tribunal de Justiça, que o PÚBLICO noticiou em Abril do ano passado, e onde são considerados admissíveis os castigos moderados às crianças. A decisão ainda não foi ratificada pelo Conselho de Ministros europeu e a punição que será determinada a Portugal só deverá ser conhecida no próximo mês de Maio.» [Público]

Parecer:

Onde é que os magistrados do Supremo tinham a cabeça quando aprovaram um acórdão tão idiota?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao presidente do Supremo.»

PAGOU CARA A NUDEZ

«El PSOE de Lepe (Huelva), Manuel Alonso Albarracín, denunció que el alcalde de la localidad, Manuel Andrés González (PP), ha retirado "varias de sus competencias" a la teniente de Alcalde María Dolores Jiménez, tras salir desnuda en una revista y anunciar que no irá en la lista del PP en las municipales.

En conferencia de prensa, el portavoz de la ejecutiva local del PSOE, Manuel Alonso Albarracín, aseguró que "se le han venido retirando las competencias que le correspondían como teniente de Alcalde de Economía", y acusó al alcalde de "esconder la verdad, si tan bien acogida fue la actitud de ella al salir desnuda en una revista". » [20 Minutos Link]

Parecer:

Parece que para o PP espanhol a nudez é politicamente incorrecta, o que não admira nada num partido que ainda não perdeu os tiques franquistas da sua origem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à autarca que andes uns quilómetros para oeste e se mude para Castro Marim ou Vila Real de Santo António, ou mesmo Alcoutim, que será bem-vinda.»

QUEDA NA BOLSA DE XANGAI ARRASTA OUTRAS BOLSAS

«Como si de un castillo de naipes se tratara, el derrumbe de las acciones chinas, que han registrado hoy la mayor caída en un solo día de los últimos diez años, con un descenso de casi el 9% en el índice de Shanghai, ha teñido de rojo la evolución de las bolsas europeas y la sesión de Wall Street donde el Dow Jones se desploma más de 450 puntos a una hora del cierre. En España, el Ibex 35 ha cerrado con una caída del 3,01%, la mayor corrección desde el 15 de marzo de 2004, hasta los 14.408 puntos.» [El Pais Link]

Parecer:

Ser pobre tem as suas vantagens.

A SITUAÇÃO DO DR. MACEDO É A MESMA DE ALGUMAS SEMANAS ATRÁS

«"Não tenho nada a acrescentar ao que já disse no passado sobre a questão", disse. "Estamos na mesma situação em que estávamos há algumas semanas atrás", sublinhou o responsável das Finanças.» [Público Link]

Parecer:

A resposta do ministro significa que a saída não está decidida ou, antes pelo contrário, que o dr. Macedo já foi notificado há mais de uma semana?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao dr. Macedo hà quantas semanas teve conhecimento de que não seria reconduzido.»

A BLOGGER MAIS IDOSA TEM 107 ANOS

«El título de blogger más longevo del mundo, que hasta ahora poseía la bloguera gallega María Amelia, de 95 años, ha pasado a manos de la australiana Olive Riley.

Riley, de 107 años, ha sido declarada como la persona más anciana de la blogosfera desde que hace unos días decidiera escribir su propia bitácora, The Life of Riley (a la que temporalmente no se puede acceder).» [20 Minutos Link]

IMAGENS DE TÚNEIS DE MOSCOVO [Link]

UMA DAS MELHORES IMAGENS DA ATMOSFERA TERRESTRE [Link]

MAPAS DAS LINHAS DE METROPOLITANO DE TODO O MUNDO [Link]

IMAGENS DE RELÂMPAGOS [Link]

JOGO PACMAN

CALIDRHA [Link]

UNDERCHEESE [Link]

SISTERJEZZ [Link]

RAVEN MACABRE [Link]

MOTOR A HIDROGÉNIO TÃO EFICAZ COMO O DIESEL

O problema agora é produzir hidrogénio de forma mais eficaz do que se produz gasóleo já que para o produzir é necessária electricidade, muita electricidade:

«Un grupo de investigadores de Alemania, Suecia, Francia y Austria presentó hoy un nuevo motor de combustión interna alimentado por hidrógeno que, según aseguran, es tan eficiente como los actuales motores diesel, pero no contamina.

La Comisión Europea (CE), que financia el proyecto dentro de su Programa Marco de Investigación, explicó que este motor (denominado HyICE) ofrece "claras ventajas sobre la actual generación de motores y promete competir con otros sistemas de propulsión en términos de rendimiento y precio".» [20 Minutos Link]

ECLIPSE TOTAL DA LUA NO PRÓXIMO SÁBADO

«El primer contacto con la penumbra se producirá a las 20.16 UT (es decir, 21.16 horas en España) y podrá ser observado perfectamente a simple vista, pero para disfrutarlo al completo es recomendable el uso de al menos unos prismáticos.» [20 Minutos Link]

FLIP, UM BARCO REVERSÍVEL [Link]

Apesar de parecer o barco não se está a afundar:

DOCTOR RITER'S ERGO CHAIR [Link]

CANDEEIRO COM GSM [Link]

para os mais desconfiados.

A MOSCA

BRAUN

[2]

NANDO'S

SF CONECT [Link]

[2][3][4][5][6]