sábado, abril 14, 2007

Blogues, rumor, boato,…


Foi com este desabafo maldoso que Sócrates se armou em vítima justificando o que por aí se diz sobre a sua licenciatura pouco brilhante e com tantos erros administrativos que deu para alimentar as páginas de jornais durante três semanas. A fórmula a que Sócrates recorreu para atribuir a culpa aos blogues lembra-me um cartaz dos últimos tempos do anterior regime onde se recorria igualmente a uma sequência aparentemente lógica: “droga, loucura, morte”. Agora é "blogues, rumor, boato".

Só que aquilo a que assisti foi ao primeiro-ministro defender-se das “insinuações” dos jornalistas publicadas em jornais ou divulgadas por estações de televisão, recorreu a documentos para contraditar as “insinuações” baseadas noutros documentos publicados em jornais. Só que na hora de indicar o culpado Sócrates evitou acusar a imprensa já que isso ser-lhe-ia prejudicial, optou por recorrer ao aparentemente mais fácil , desancou nos blogues.

Ou Sócrates é ingénuo ou quer-se fazer de tal para melhor se vestir no estatuto de vítima, é tão verdade que os rumores circularam nos blogues muito antes de serem aproveitados nos jornais, como também é verdade que o seu nome foi defendido em muitos blogues muito antes de ele ter tido a coragem ou de ter sido forçado defender-se. Foi um erro grave de Sócrates cujas consequências vai poder avaliar no futuro pois o somatório dos leitores de blogues já tem um peso considerável na opinião pública. A verdade é que se a culpa foi dos blogues então Sócrates não percebeu ainda que foi o primeiro governante do mundo que ficou em apuros devido aos blogues, da mesma forma que já tinha sido eleito com a ajuda deles. Será melhor que Sócrates e os seus assessores aprendam a conviver melhor com esta realidade.

Ao contrário do que sucede com os jornais, os blogues reflectem o que os seus autores pensam ou sentem em cada momento, o que se escreve em muitos blogues não é mais do que qualquer cidadão comum comenta com a vizinha ou com o amigo na mesa do café. Ofendem o primeiro-ministro? Quantos portugueses, incluindo os deputados do PS, já não terão chamado, sacana, filho da mãe ou qualquer outro adjectivo menos recomendável ao primeiro-ministro?

É evidente que uma opinião transmitida na mesa do café não tem o mesmo impacto do que se for escrita num blogue, ainda que este seja lido apenas por umas dezenas de militantes. Esta atomização da opinião torna ineficazes os tradicionais assessores de imprensa, agora os cidadãos não se limitam a consumir informação, são eles que, mal ou bem, produzem informação.

Quer se queira, quer não o mundo mudou, da mesma forma que mudou quando Abril pôs fim à ditadura e as forças policiais deixaram de poder proibir ajuntamentos de mais de quatro pessoas. Agora as pessoas podem juntar-se no número que entenderem e até podem escrever a dezenas de pessoas mandando-lhes mensagens de mail ou sms, escrevendo em blogues ou intervindo em fóruns, é uma chatice para o poder mas é assim, quanto mais democracia houver mais difícil é a vida para os políticos, até para os que chegaram ao poder já depois da existência de blogues e ajudados por esses malditos blogues.

Não se pode ter sol na eira e água no nabal, o mesmo Sócrates que foi levado ao colo até São Bento não se pode queixar agora de que os cidadãos pensam demais e ainda têm o desplante de dizer o que pensam e o que sentem nos blogues.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Ponte 25 de Abril, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Darren Whiteside / Reuters]

«Salvar los muebles. Un hombre rescata entre el agua alguna pertenencia que se haya salvado del fuego tras el incendio en el barrio de la zona marginal de Malabon, al norte de Manila. Las llamas destruyeron unas 200 infraviviendas.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo

É evidente que Ferreira Leite vendeu dívidas incobráveis e desta forma vestiu um crédito bancário de receita fiscal para reduzir o défice e iludir as regras comunitárias. Mas era gato escondido com o rabo de fora, mais tarde ou mais cedo ter-se-ia que se constatar que as dívidas incobráveis, senão mesmo inexistentes, não eram cobradas, recorrendo-se ao truque já previsto no contrato de substituição dessas dívidas por outras de cobrança mais fácil.

Desta forma Ferreira Leite enganou não só o banco mas também Bruxelas e o país mas esqueceu-se de um pequeno pormenor: apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo.

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS FICOU MAIS POBRE

Não me posso pronunciar sobre as alterações da edição impressa do Diário de Notícias, mas a saída de alguns articulistas que naquele jornal escreveram alguns dos melhores artigos que foram publicados na imprensa escrita não augura nada de bom. Nem sempre concordei com as opiniões de Sarsfield Cabral mas tenho que reconhecer que mesmo os artigos de que discordei eram textos de grande rigor e de honestidade intelectual inquestionável, para além de ter sido uma voz independente, capaz de exprimir sem considerar os ganhos ou perdas eleitorais de terceiros.

Com a saída de Sarsfield Cabral o Diário de Notícias ficou mais pequeno.

O FALHANÇO DO ROTEIRO DA INCLUSÃO

Agora que Cavaco Silva está à beira de encerra o seu roteiro da inclusão é tempo de afirmar que esta iniciativa foi um falhanço. Dele pouco mais vai restar do que a visita a uma idosa que vivia em condições indignas e que por ser doente nem conseguia sair à rua porque o prédio não tinha elevador. Na ocasião os jornais souberam que a CM de Lisboa tinha-se antecipado à visita e limparam a face ao prédio, tendo mais tarde dado conta que apesar das promessa do eng. Carmona Rodrigues na presença do Presidente da República tudo tinha ficado na msma.

Cavaco não tem culpa do insucesso da sua iniciativa, a economia é cada vez mais implacável com os mais fracos e não há iniciativas caritativas que resolvam o problema. A solução do problema está na modernização da economia e no reforço dos apoios sociais do Estado, que devem ser dirigidos para os excluídos e não para os que se auto excluem por conveniência própria.

A ECOGRAFIA DO PRESIDENTE

«Mas o presidente de todos os portugueses quis sublinhar essa inelutabilidade. Mais, quis dar nota do seu desacordo pessoal. E para tanto juntou à promulgação um conjunto de recomendações que não só contrariam, na sua maioria, o espírito da lei e a vontade popular expressa no referendo, como constituem um testemunho da particular visão do mundo do cidadão Aníbal Cavaco Silva. Nessa visão, a uma mulher que se dirigisse a um estabelecimento de saúde com a intenção de interromper a gravidez deveria ser "dado conhecimento da possibilidade de encaminhamento da criança para adopção". Para o caso de haver alguma mulher que não saiba que as crianças, sejam recém-nascidas ou não, podem ser dadas para adopção. Mas, além disso, a mulher deveria ser obrigada a dizer ao médico que a consulta - porque é de uma consulta médica que se trata - por que motivo deseja interromper a gravidez. Para, explica-se, que o clínico possa "ajuizar sobre a capacidade de a mulher emitir consentimento informado". Estamos a falar de mulheres adultas e de uma lei que diz "por vontade da mulher", mas o médico, acha Cavaco, é que decide se ela pode decidir. O médico manda de tal forma no processo e na mulher que até lhe deve mostrar a ecografia do embrião. Isto dito, percebe-se a contestação ao facto de a lei excluir os objectores de consciência desta consulta. Na verdade, a consulta imaginada por Cavaco Silva só poderia ser conduzida por um objector, e de preferência não médico, já que a deontologia médica, até ver, não permite impor aos pacientes exames e visões de exames que estes rejeitem, e muito menos submetê-los a pressões ilegítimas e tortura psicológica. Esta consulta imaginada diz muito mais sobre quem a imaginou que a objecção do promulgador à lei que promulgou. É a ecografia rígida e autoritária de um presidente à espera da sua oportunidade.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Fernanda Câncio desmonta os argumentos de Cavaco Silva constante da carta que mandou ao Parlamento no dia em que, contrariado, promulgou a lei da despenalização do aborto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O EXEMPLO DE SÓCRATES

«Não lhe ocorreu com certeza na altura que o papel, só por si, valia pouco. Que a sua origem contava. Que a maneira como o tinha adquirido contava. Ou que as formalidades da sua concessão também contavam. Para um estranho à academia, coleccionar 55 cadeiras presumivelmente basta. Mas 55 cadeiras são 55 cadeiras. Não são um curso (no sentido literal de "caminho") que gradualmente transmite um método e treina uma cabeça. Nada mais lógico do que este engano. Sócrates tirou o seu verdadeiro curso no partido, na Assembleia da República, no Governo e na RTP (com Santana Lopes): e a campanha para secretário-geral do PS acabou, na prática, por ser uma espécie de doutoramento. Aqui houve ordem, desígnio, progressão; e "aproveitamento". Não no ISEL e na Universidade Independente. » [Público assinantes Link]

Parecer:

Vasco Pulido Valente não é meigo com as opções académicas de Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PROCURADOR-GERAL ESTÁ DISPONÍVEL PARA INVESTIGAR CANUDO DE SÓCRATES

«Questionado sobre uma eventual investigação ao percurso académico do Chefe de Governo, o gabinete do PGR, Pinto Monteiro, foi directo: “A Procuradoria-Geral da República está disponível para fazer todas as investigações que se mostrem necessárias ou venham a ser solicitadas.” Mas sublinhou à Lusa que já “correm no Departamento de Investigação e Acção Penal inquéritos relativos à Universidade Independente onde serão apurados todos os eventuais ilícitos, pondo, por isso, a questão de saber se tem justificação a abertura de inquéritos autónomos”.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Eu pensava que o Ministério Público servia para investigar crimes e não supostas "falhas de carácter". No caso de haver uma investigação numa questão que releva do debate político isso significaria que o Ministério Público passaria a ser a entidade competente para certificar o carácter dos políticos, isto é, lá se ia a separação de poderes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Procurador-Geral qual o crime cometido por Sócrates para que possa determinar uma investigação.»

SIC RECONHECE DIREITOS DOS EMPREGADOS HOMOSSEXUAIS

«Francisco Pinto Balsemão, presidente da SIC, vai ficar para a história como o primeiro patrão de uma empresa de media portuguesa a permitir uma licença de casamento a um trabalhador homossexual.O patrão da SIC intercedeu junto dos Recursos Humanos da estação para que Nuno D., pivô da SIC Notícias, gozasse de licença de casamento, apesar de a lei portuguesa não o permitir, já que se trata de uma união entre pessoas do mesmo sexo.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Fez bem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o gesto de Pinto Balsemão.»

ERA ASSIM NO TEMPO DE DURÃO BARROSO

«Nas escutas que o CM revela nesta edição – consideradas relevantes pela Polícia Judiciária, Ministério Público e pela juíza de instrução do ‘Apito Dourado’, Ana Cláudia Nogueira –, Valentim demonstra que em 2003/04 tinha grande influência junto de diversos governantes. Em Novembro de 2003 pressionou o secretário de Estado do Desporto Hermínio Loureiro a publicar um parecer do Conselho Superior de Desporto onde estavam previstas as “Ligas fechadas”. Em Dezembro de 2003 conversou com o ministro adjunto do primeiro-ministro José Luís Arnaut sobre um empréstimo da Caixa Geral de Depósitos a Sousa Cintra: “Ele é nosso amigo, pá.” “Então não é???!!Então...”, responde-lhe Arnaut.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Toda a gente sabe que era assim e não é por acaso que o mundo da bola apoiou Durão Barroso nas eleições legislativas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se cópia para Bruxelas.»

NO PSD NEM TODOS CONCORDAM COM O OPORTUNISMO DE MARQUES MENDES

«O PSD está dividido quanto ao que fazer no day-after da entrevista de José Sócrates à RTP. O DN sabe que o sector cavaquista do partido não gostou de ver Marques Mendes reagir nos termos em que reagiu, pedindo uma comissão independente para apurar o assunto. "Não é o momento para agitar águas, o País está acima disto tudo e com a presidência portuguesa da União Europeia à porta não nos podemos dar ao luxo de pôr em risco a nossa imagem externa", diz um antigo ministro dos governos de Cavaco Silva.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Parece que ainda há gente com sentido de Estado naquele partido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Marques Mendes.»

BALCÃO "PERDI A CARTEIRA"

«A s entidades privadas poderão aderir, de forma voluntária, ao balcão 'Perdi a Carteira', possibilitando aos cidadãos a emissão dos documentos apenas num único local, disse a coordenadora do programa Simplex, Maria Manuel Leitão Marques. O balcão 'Perdi a Carteira', que vai estar localizado nas Lojas do Cidadão, visa possibilitar, numa única deslocação, a emissão de todos os documentos perdidos ou roubados, inclusive os documentos de entidades privadas, como, por exemplo, o cartão do Automóvel Club de Portugal ou de um clube de futebol. » [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Digamos que o Simplex vai tornar mais fácil perder a carteira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Seria interessante se a polícia actuasse mais junto dos carteiristas pois assim aliviariam o balcão do excesso de utentes.»

FENPROF DENUNCIA SALÁRIOS EM ATRASO NAS UNIVERSIDADES PRIVADA

«A UnI pode ser apenas um caso entre muitos. Segundo a Federação Nacional de Professores (Fenprof), o ensino superior privado atravessa uma crise profunda, que afecta não só os planos curriculares, como a própria coerência do quadro docente, nem sempre muito especializado e sem receber a tempo e horas. Registam-se, aliás, vários casos de salários em atraso em várias instituições.
«Posso falar na Internacional, na Moderna, na Lusófona, no Piaget, onde há professores com salários em atraso ou ordenado zero. Assiste-se a um crise profunda no ensino superior privado», contou ao PortugalDiário Mário Carvalho, responsável pelo gabinete do Ensino Superior da Fenprof e um estudioso profundo da matéria. »
[Portugal Diário Link]

Parecer:

O que não se entende é o motivo que levou a Fenprof a denunciar a realidade só agora. Será que em luta contra o Governo não lhe interessava suscitar esta questão e só agora que os salários em atraso foram notícias na comunicação social teve coragem de o fazer?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se a Fenprof.»

CHOURIÇO EXPLODE NUM RESTAURANTE PORTUGUÊS EM LONDRES

«O dono de um restaurante português de Londres foi multado nesta quinta-feira em cerca de R$ 16 mil devido à explosão de uma lingüiça flambada, que causou graves queimaduras em uma mulher em 2005.

A receita do prato tem uma medida certa para o toque final de rum – usado para atear fogo na lingüiça. » [BBC Brasil Link][Times online Link]

PRIMEIRO-MINISTRO AUSTRALIANO NÃO QUER EMIGRANTES COM HIV

«El primer ministro australiano, John Howard, defendió este viernes que no se autorice a las personas que hayan contraído el VIH a emigrar a Australia, en declaraciones a la emisora Southern Cross Radio.

"Puede haber algunas preocupaciones humanitarias que podrían atemperar esta medida en algunos casos, pero de primeras no'", añadió.» [20 Minutos Link]

CBS DESPEDE LOCUTOR ACUSADO DE RACISMO

«De poco le ha valido a Don Imus, de 66 años y con más de 40 en las ondas, pedir disculpas por sus comentarios e insultos racistas vertidos durante una retransmisión deportiva. La CBS ha cedido a las presiones de muchos ámbitos de la sociedad estadounidense y ha despedido al locutor de raza blanca que ha forjado toda su carrera lanzando exabruptos cargados de misoginia y homofobia.» [El Pais Link]

CHEETA, O CHIMPANZÉ DE TARZAN, FAZ 75 ANOS

«Cheeta the chimpanzee, the animal star of 12 Tarzan films, celebrated his 75th birthday yesterday. The famous animal star, who appeared in the 30s and 40s jungle blockbusters, is the world's oldest chimpanzee. The usual lifespan is about 50.» [Animateca Link]

AS GALINHAS DESCENDEM DO T-REX

«Tiny bits of protein extracted from a 68-million-year-old dinosaur bone have given scientists the first genetic proof that the mighty Tyrannosaurus rex is a distant cousin to the modern chicken.

"It's the first molecular evidence of this link between birds and dinosaurs," said John Asara, a Harvard Medical School researcher, whose results were published in Friday's edition of the journal Science.» [CCN Link]

O DÉFICE DE 2003 É DUVIDOSO

Ainda há poucos dias a comunicação social noticiou que parte das dívidas vendidas no âmbito da titularização das dívidas ao fisco estavam a ser substituídas porque uma parte significativa dessas dívidas eram incobráveis, aliás, o próprio director-geral dos Impostos foi há algumas semanas citado pelo Expresso como tendo dito que mais de 20% das dívidas estavam nessas circunstâncias.

Quem acompanhou o processo de perto sabe não só que essas dívidas eram incobráveis e que a própria DGCI teve uma grande dificuldade em fazer o seu levantamento. Se Manuela Ferreira Leite vendeu dívidas incobráveis estava a cometer uma fraude chamando receita fiscal a um crédito que obteve junto da banca já que nunca seria aceitável que o défice fosse coberto com a antecipação da cobrança de impostos gerados em anos posteriores.

A questão está em saber se Manuela Ferreira Leite sabia ou não que essas dívidas eram incobráveis pois se sabia da realidade ter-se-á que concluir que ludibriou não só o banco comprador, como Bruxelas e o país pois corrigiu o défice com um truque ilegal. E ninguém acredita que Manuela Ferreira Leite desconhecia a realidade pois, tal como o seu secretário de estado Vasco Valdez conheciam demasiado bem a realidade do fisco para invocarem ignorância e boa-fé neste negócio estranho Manuela Ferreira Leite já tinha sido secretária de Estado do Orçamento com o pelouro do fisco que estava ao cuidado de Vasco Valdez na qualidade de subsecretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Mal estaria o país se em pleno século XXI um ministro das finanças não tivesse a noção de quais as dívidas ao fisco que são incobráveis.

Das duas uma: ou Manuela Ferreira Leite actuou de má-fé ou com ignorância, o que neste caso equivale a incompetência. Resta ao actual Governo carregar com mais este fardo herdado da dupla Ferreira Leite/Vasco Valdez.

AO PONTO QUE O FISCO CHEGOU

«A promessa feita pela Direcção-Geral dos Impostos ao Citigroup não surge pela primeira vez. Já em 2005, o relatório de Estratégia Nacional para a Eficácia e Justiça Fiscal, apresentado a 15 de Julho, incluía a medida e garantia que o Sistema Informático de Gestão dos Devedores Estratégicos (Sigide) estaria em produção até 31 de Dezembro. Depois disso, o Plano Nacional para a Justiça Tributária (Pajut) para 2006 também apresentava esta medida como uma das a adoptar no ano a que dizia respeito o Plano. Agora é a vez de a medida surgir como promessa ao Citigroup, com a DGCI a garantir que será aplicada a "curto prazo".» [Público assinantes Link]

Parecer:

Prometer medidas de gestão interna a um banco significa que a gestão da DGCI já não obedece ao Governo, responde perante o banco a que Manuela Ferreira Leite vendeu as falsas dívidas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o director geral sobre a grande modernização que andou a fazer.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

A partir de agora darei aqui conta de todos os links para O Jumento registados pelo Technorati:

  1. O "NOTASdoKAOS" [Link]: foi premiado e gentilmente reparte o prémio com os blogues da sua preferência, entre os quais O Jumento:

    «O Jumento porque foi dos primeiros blogs que conheci na blogosfera e que tem sido uma fonte de informação diária e pelo trabalho que deve dar a fazer.»

    Obrigado
  2. Identificado e retribuído o link do portista"Aquecimento Global" [Link] (Deus me perdoe) .
  3. Identificado e retribuído o link do supersticioso "André Benjamim" [Link] que numa sexta-feira dia 13 vês acrescentado à récua da coluna da direita.
  4. No "Fantástico, Melga!" [Link] distingue-se o nosso post 'Julgamento em directo'.

    Obrigado pela referência.
  5. O "Macroscópio" [Link] faz uma maldade ao Marques Mendes usando um dos nossos "macaquinhos irmãos".
  6. Identificado e retribuído o link do "um certo olhar" [Link].
  7. O "Breviário das Coisas Breves" [Link] recolheu alguns comentários à entrevista de Sócrates incluindo o do Jumento.
  8. O "Insustentável Leveza" [Link] fez a gentileza de reproduzir o nosso post 'As raças autóctones do jornalismo'.

    Obrigado pela gentileza.
  9. O "Justiça" [Link] aconselhou a ler o nosso post 'As raças autóctones do jornalismo'.

    Obrigado pela gentileza.

O PIROPO DO FLISCORNO [Link]

O Fliscorno celebrou o seu visitante 5.235 que, coincidência das coincidências é um funcionário do ministério das Finanças. Antes de mais devo esclarecer que não fui eu o ilustre visitante pois só em caso de força maior acedo à rede informática já que o tempo que decorre entre ligar o computador e conseguir começar a escrever um texto em Word dá tempo para ir curar uma diarreia e voltar.

Também não deverá ser um atarefado assessor dos gabinetes com vista para a Estação Sul-Sueste pois depois do anátema lançado pelo Deus Sócrates ler um blogue por quelas bandas é pecado maior do que ir ver a Playboy para o sofá do gabinete do ministro. Foi muito provavelmente um funcionário de uma das três direcções-gerais que usa a rede Ritta, da DGCI, da DGAIEC ou da DGITA, que no Sitemeter fica registado como ministério das Finanças. Mas como se pode ver na hora registada pelo Sitemeter o visitante não estava a ver o Fliscorno em hora de serviço até porque para a maioria dos funcionário o acesso à web só é viabilizado nas "happy hours", portanto, o funcionário visitou o Fliscorno respeitando todas as normas.

«E que dizer do contundente Jumento, que umas vezes vos dá umas benesses e noutras as tira?

Se por acaso o aborrecerem por andar a surfar nos blogs em horário laboral, num emprego pago com os nossos impostos, diga apenas que estava a fazer trabalho de assessoria ao Governo, na área da relação com a Imprensa e a outra opinião escrita. Nós sabemos que o Governo não tenta controlar nem a imprensa nem os blogs, mas... pode ser que acreditem em si e até lhe dêem um louvor.»

THE ZIMMERS - "MY GENERATION"

NATALIA ARTEMIEVA [Link]

DREAMER SOUL [Link]

MICHAEL TARASOV [Link]

VLADIMIR KALININ [Link]

A SONDA MARS GLOBAL SURVEYOR FALHOU DEVIDO A ERRO INFORMÁTICO

«La cápsula Mars Global Surveyor (MGS), que operó cuatro veces más tiempo de lo planificado en su misión de estudio del planeta rojo, dejó de funcionar en noviembre pasado aparentemente por un fallo informático, ha revelado la NASA.

Una comisión especial, creada por la Administración Nacional de Aeronaútica y el Espacio (NASA) de EEUU para estudiar la pérdida repentina de la MGS hace más de cinco meses, indicó que probablemente la culpa la tuvo un fallo de programas de ordenador y los comandos desde la Tierra. » [20 Minutos Link]

MICROSOFT RECONHECE QUE O WINDOWS VISTA PODE SER PIRATEADO

«El equipo antipiratería de Microsoft ha reconocido la existencia de un crack informático capaz de saltarse el sistema de activación de Windows Vista.

El jefe de producto senior de Windows Genuine Advantage (WGA), Alex Kochis, ha explicado que se trata de un sistema efectivo siempre y cuando el sistema operativo venga preinstalado en el ordenador.» [20 Minutos Link]

PÁGINA FALSA VENDE BILHETES FALSOS PARA OS JOGOS DE PEQUIM

«Una página web diseñada a imagen y semejanza del portal oficial del Comité Organizador de Pekín 2008 (BOCOG) vende localidades falsas a los incautos que todavía no saben que las verdaderas aún no han salido a la venta.

Según el diario "Beijing Yule Xin Bao", un ciudadano apellidado Zhang vivió el timo en sus propias carnes cuando, tras buscar en la red la página del BOCOG, acabó accediendo a su facsímil, la cual pone a disposición del usuario un teléfono de contacto. » [20 Minutos Link]

YOUTUBE ENTRA NA POLÍTICA

«El popular portal de vídeos se mete de lleno en la vida política y para ello ha creado un canal específico al que se ha llamado Citizentube .

Como su nombre indica se centra en dar voz al discurso político de los ciudadanos.» [20 Minutos Link]

ERA UMA VEZ UM PIANO

[2][3][4]

MEDALHA

LUX

CHICAGO BOARD OPTIONS EXCHANGE

[2][3]

SOLID METALLIC PAINT

[2][3]