sábado, junho 30, 2007

Sócrates, de bom a mau passando por menos mau


Sócrates foi o dirigente político com mais sorte neste país, num dia ninguém dava nada por ele, no outro era primeiro-ministro com uma maioria absoluta que políticos bem melhores do que ele e com muitas provas dadas nunca alcançaram. Bastou para tanto que o Processo Casa Pia tivesse decapitado o PS, Vitorino dispensasse o poder e o PSD apresentasse Santana Lopes depois deste ter chumbado no estágio governamental. Sócrates nem teve que jogar, foi jogado para o poder.

Se contra Santana Lopes o líder do PS beneficiava da ilusão de parecer bom, face a Marques Mendes apenas parece menos mau, nas sondagens os eleitores têm excluído Marques Mendes da esperança de vir a ser primeiro-ministro, como o total das percentagens de intenções de votos têm de perfazer os 100%, José Sócrates vai sobrevivendo. Muitos dos portugueses que votaram Sócrates manifestam a intenção de voltar a fazê-lo, uns por convicção ou militância partidária e muitos outros porque Marques Mendes não é melhor do que Santana, o actual líder do PSD é uma versão mais palaciana da.

Sócrates é bom, menos mau ou mau mais em função da alternativa do que do seu desempenho que, como se tem visto, está aquém das expectativas. Sócrates poderá passar de menos mau a mau se a oposição apresentar uma candidatura credível.

Tal como numa economia em crescimento, em que são visíveis os sinais da inversão do ciclo, também na opinião pública há sinais de que Sócrates já teve melhores dias. As suas políticas ou são insuficientes ou são feitas à custa dos mesmos, alguns dos seus ministros não passam de anedotas, as reformas são feitas em função dos calendários eleitorais, projectos como o Simplex não passam de propaganda oportunista, os investimentos públicos visam ajustar o ciclo económico ao calendário político.

Sócrates ainda ganha nas sondagens mas está a perder a batalha da opinião pública, a maioria dos que falam ou escrevem em público já não fazem, a maioria afasta-se de Sócrates e são cada vez menos os que o elogiam. O diploma transformou-o em fonte de humor mesmo para maus contadores de anedotas como Mário Lino, o caso DREN e agora o SAP de Vieira do Minho revelam um líder partidário que não respeita a linha divisória entre o Estado e o partido, o absolutismo vai ganhando forma e exprimindo-se um pouco por todo o lado, o exercício do poder revela-se como um instrumento de manutenção do poder.

Ou Sócrates se deixa de embalar por sondagens viciadas pela falta de alternativas ou quando estas surgirem e se tornar evidente a sua queda vai ser tarde para mudar uma opinião pública que o primeiro-ministro já está a perder.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Velas no Tejo

IMAGEM DO DIA

[JPL / Cornell / Nasa / Reuters]

«Superficie marciana. Imagen de Marte (el color ha sido añadido para diferenciar las superficies) tomada por el vehículo de exploración Opportunity en el Cabo St. Vincent, uno de los promontorios sobre el cráter Victoria. El Opportunity se adentrará el mes próximo en el cráter, en lo que se considera como la misión más peligrosa de su recorrido por el planeta iniciado hace más de tres años.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA


Patético

É ver um ministro da Saúde a desancar num funcionário sem lhe dar qualquer direito de defesa e, a crer nas palavras da funcionária em causa, a faltar à verdade. Mais um ministro no grupo dos idiotas deste Governo?

LEGIONÁRIOS OU MILITANTES?

Com a directora da DREN ficámos a saber que os bufos tinham volta, mais modernos pois agora informam por sms. Com o caso de Vieira do Minho registamos a reimplantação da Legião Portuguesa, constituída, tal como a antiga legião, pelos simpatizantes do partido de Estado dispostos a defender o poder.

O militante que tirou a fotografia à fotocópia afixada no SAP de Vieira do Minho actuou como militante partidário ou como cidadão? Se o tivesse feito como cidadão nunca a sua condição de militante partidário teria sido referida nem o ministro teria sido tão expedito a "resolver" o problema, os livros amarelos estão cheios de queixas sem qualquer continuidade.

Isto significa que os militantes do PS deixaram de restringir as suas actividades à política partidária, agora são vigilantes políticos que andam pelos serviços públicos para verificar se os funcionários ou as chefias estão a comportar-se com lealdade ao Governo. Mussolini tinha as camisas negras, Salazar a Legião e Sócrates reduziu o PS a força de repressão política.

Qualquer funcionário tem que ter mas cuidado, o médico pode estar a mandar aguardar pela vez um militante do PS e o funcionário das Finanças deverá pensar duas vezes antes de aplicar a coima ao cidadão que não entregou a declaração de IRS. Se em vez de um cidadão comum arrisca-se a ver o seu nome no livro amarelo e não se escapará de um processo disciplinar ou, na pior das hipóteses, de uma má classificação que a repetir-se pode custar-lhe o emprego.

Temos uma nova tropa de choque do regime só que muito mais activa do que a Legião Portuguesa nas últimas décadas do Regime. Nem a ANP foi tão longe, os senhores de então não queriam sujar as mãos.

QUANTO VALE A DIRECTORA DA DREN

Não sei se a directora da DREN é a responsável pela queda do PS no barómetro Marketest, mas não tenho dúvidas de que esta faceta rasca do partido do Governo teve um papel determinante na perda de confiança dos eleitores, até porque a questão do aeroporto encaminha-se para uma solução mais consensual e a reforma da Administração Pública foi metida em banho-maria.

Se assim é estamos perante um sinal claro de que os portugueses não estão com saudades da Legião Portuguesa e Sócrates, que ao calar-se consentiu as práticas da senhora, deve perceber que se pretende ser um primeiro-ministro absolutista arrisca-se a ter um segundo mandato com maioria relativa, mais própria para um primeiro-ministro e um partido que não sabe comportar-se com uma maioria absoluta.

EM DEMOCRACIA NÃO VAI LONGE UM GOVERNO QUE NÃO RESPEITA A OPINIÃO

Depois de ouvir Jerónimo de Sousa dizer que em democracia não vai longe um governo que não respeita a opinião dos seus cidadãos percebo alógica da ditadura do proletariado.

ESPECTÁCULO DEPRIMENTE

A utilização de Eusébio na campanha de Fernando Negrão. Pelas declarações do próprio Eusébio ficamos a saber que o PSD pediu-lhe e ele não podia recusar.

O MANDATO

«O mandato consagra a abolição da estrutura de pilares da União Europeia, expresso na ideia de uma personalidade jurídica única. Isto sem prejuízo de subsistirem processos de decisão próprios no que concerne à Política Externa e de Segurança Comum, reconhecendo-se, nesse ponto, que as regras típicas do processo comunitário não podem ser transpostas mecanicamente para a área da diplomacia e da defesa. Por isso, o mandato compreende também um mecanismo de cooperação estruturada em matéria de defesa, além de criar um responsável máximo nestes domínios (o alto-representante da União para a Política Externa e de Segurança) que simultaneamente terá a responsabilidade de presidir ao Conselho de Ministros das Relações Externas e de assumir, enquanto vice-presidente da Comissão Europeia, a coordenação de todas as relações exteriores da União hoje já integradas na esfera comunitária (entre outras, as dimensões externas das políticas internas, a ajuda ao desenvolvimento, o comércio internacional, a projecção externa das políticas de imigração e de luta contra o terrorismo).» [Diário de Notícias]

Parecer:

António Vitorino comenta o mandato decidido pelo Conselho Europeu para abrir uma Conferência Intergovernamental para reformar os tratados europeus.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

E PORTANTO VOU CONTINUAR A COMER COM O FUMO DOS OUTROS

«Não posso dizer que estou surpreendida. Era exactamente isto que esperava. Muitos "agora é que é", e "não se admite mais isto", "chega de abuso", de um lado, muito choro, ranger de dentes e declarações grandiloquentes sobre a liberdade individual dos fumadores e o "totalitarismo (ou polpotismo, ou estalinismo, ou nazismo, conforme o grau de histeria) sanitário", mais "onde é que eu vou poder fumar, sim, digam-me" do outro, e zás: a lei deixa na mesmíssima uma das situações mais gravosas para os não fumadores, a de terem de conviver com o fumo dos outros durante as refeições. Ao decretar que em estabelecimentos de restauração de área até cem metros quadrados cabe ao proprietário determinar se este é ou não livre de tabaco - com aquela ressalva piedosa de ter "de haver mecanismos de extracção de fumo" -, a lei, fingindo que muda alguma coisa, cria as condições para que a esmagadora maioria dos restaurantes, cuja área é pequena, mantenha a política actual de tudo a fumar e é se quiser, até porque "sempre foi assim, etc. e tal, porque havemos de mudar". » [Diário de Notícias]

Parecer:

O protesto de Fernanda Câncio pela cedência feita na nova lei anti-tabagismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O SOCIALISMO CONTRA O ESTADO SOCIAL

«O que resta do Estado Social está a ser rudemente aniquilado pelo Executivo Sócrates. Tudo o que de melhor possuía a sociedade portuguesa, em atenção e apoio aos mais desfavorecidos, é todos os dias ameaçado ou implacavelmente destruído. Este extraordinário agrupamento de predadores reclama-se de "Esquerda moderna" e de "socialismo actualizado", ...

Este extraordinário agrupamento de predadores reclama-se de "Esquerda moderna" e de "socialismo actualizado", expressões muito aplaudidas pela Direita mais troglodita. Até Marques Mendes, espavorido com a ofensiva, proclamou que o "PS está à direita do PSD". Nunca é de mais repetir que esta gente só nos quer mal, e cuja prática desmorona, por completo, a própria ideia de socialismo.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Baptista Bastos acha que Sócrates está a destruir o Estado Social.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O REFERENDO

«O PSD, o PC e o Bloco resolveram exigir um referendo sobre a nova "Constituição" da "Europa". Chegam com 20 anos de atraso. Deixaram passar Maastricht, deixaram passar a moeda e o banco, deixaram passar Nice, deixaram passar sem exame ou interesse muitos milhares de "directivas" sobre isto e sobre aquilo e sobre coisa nenhuma. Agora, só agora, descobriram que o "povo" é soberano e tem direito de escolher. Não se percebe este acesso de franqueza. O "povo" foi sempre posto perante o que se decidia em Bruxelas, sem uma pergunta e, muitas vezes, sem uma palavra. Nunca houve uma polémica, um debate, uma conversa. Os príncipes que nos governam (ou governaram) não acharam nada disso necessário. Sabiam muito bem o que nos convinha.

Calculavam, e calculavam bem, que do "povo" não viriam sarilhos. Nenhum país famélico como Portugal protesta a sério contra a sopa do convento. Quando muito, chora pelo jaquinzinho e pela maçã reineta, como manda a tradição e a pieguice nacional. De resto, o dinheiro lava tudo: da nossa famosa "identidade" a qualquer fantasia de independência ou poder. Ninguém morde a mão que o alimenta. Os partidos competiam em extrair milhões da insondável bolsa de Bruxelas para grande gáudio da cãzoada, que se organizou imediatamente para os roubar ou desbaratar. Vivíamos no melhor dos mundos. Tirando meia dúzia de excêntricos, quem algum vez se preocupou a sério com a "Europa" e a respectiva "construção". Ainda hoje o entusiasmo é pelo QREN, não é com certeza pela maquineta dita "institucional" que se anda por aí a fabricar.

Verdade que Portugal não pesa na "Europa" dos 27 e que o "tratado" irá formalizar a nossa inteira irrelevância. Infelizmente, por um lado, essa irrelevância (política, económica, cultural) existe na realidade com "tratado" ou sem ele. E, por outro, a própria "Europa" já é uma ficção. Entre os gémeos da Polónia, que planeiam perseguir 700.000 pessoas para edificação moral da sociedade e do Estado, e os famosos "valores", que a "Europa" apregoa e, até certo ponto, representa, não há ponto comum. Com a duvidosa excepção da República Checa, o Leste e o Oeste não são miscíveis. E o exercício em curso para "unificar" e fortalecer" a "Europa", ou, mais precisamente, para "unificar" e fortalecer a burocracia "europeia", é um sinal de fraqueza e desagregação. Para quê referendar o fim, quando não se referendou o princípio? » [Público assinantes]

Parecer:

Vasco Pulido Valente diz o óbvio daqueles que agora exigem um referendo ao tratado constitucional.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

"DESLEAL" E "INCAPAZ"

«Em conferência de imprensa, Correia de Campos explicou que Maria Celeste Cardoso foi confrontada duas vezes pelas autoridades regionais de Saúde sobre o comentário jocoso (que atacava o ministro politicamente) e, em ambas as situações, “transferiu as responsabilidades para terceiros”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Digamos que para substituir a senhora por alguém certificado pelo PS quanta a lealdade e capacidade não era necessário chamar tanto nome à senhora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Junte-se a moldura com a fotografia à da directora a REN.»

PS E SÓCRATES CAEM NAS SONDAGENS

«De acordo com os dados do barómetro da Marktest para o DN e TSF, relativos ao mês de Junho, o PS perde a confortável maioria absoluta que registava em Maio, caindo dos 47 para os 40% - o valor mais baixo do último ano. Uma queda num período em que o Executivo lidou com dois casos controversos. Por um lado, o arrastar da polémica em torno do processo de Fernando Charrua, o professor suspenso pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) - que tem levado a um coro de críticas da oposição, acusando o Governo socialista de promover um clima de intimidação.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Sócrates que se cuide pois com o movimento uniformemente acelerado quando começar a cair dificilmente recupera.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguardem-se novas sondagens.»

TEMOS DE NOVO A LEGIÃO PORTUGUESA?

«Maria Celeste Cardoso não quis ontem falar, mas, segundo o DN apurou junto de fonte conhecedora do processo, "o médico António Salgado Almeida colocou o cartaz com a entrevista dada pelo ministro ao Jornal de Notícias num placard próximo do serviço de Urgências". De acordo com a mesma fonte, "a afixação ocorreu durante um fim-de-semana de Outubro ou Novembro em que a directora não estava no centro". Nesse domingo, "um membro do PS local apareceu e fotografou o cartaz". Depois, acrescentou, "pediu o Livro Amarelo para fazer queixa", e "enviou as fotos para a ARS/Norte".» [Diário de Notícias]

Parecer:

O militante em causa comportou-se como um membro da antiga Legião Portuguesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se o comportamento vergonhoso do militante do PS.»

A MILITANTE EXEMPLAR DO CDS

«Sónia Sousa Mendes, líder centrista de Coimbra, foi ontem condenada, pelo crime de peculato, a dois anos e meio de prisão com pena suspensa por três anos. O Tribunal Judicial da Lousã considerou provada a apropriação continuada e indevida de dinheiro da escola secundária local para uso próprio, no valor de 14 153 euros. Absolveu-a, por falta de provas, do crime de branqueamento de capitais de que também estava acusada. » [Diário de Notícias]

Parecer:

O que terá Paulo Portas a dizer?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Perguntem-lhe, se o conseguirem encontrar.»

O MINISTRO MENTIU?

«A ex-directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho refutou hoje as acusações de «deslealdade e incapacidade» feitas hoje pelo Ministro da Saúde, dizendo que o governante «falta à verdade», noticia a Lusa.

Em declarações à agência Lusa, Maria Celeste Cardoso classificou de «mentira» a versão dada hoje por Correia de Campos, em conferência de imprensa, para a sua exoneração, garantindo que mandou retirar a fotocópia de uma notícia com declarações do ministro logo que soube que estava colocada num «placard» do Centro de Saúde de Vieira do Minho.» [Portugal Diário]

Parecer:

É mais grave uma mentira do que uma fotocópia com comentários "jocosos", por isso exige-se o cabal esclarecimento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Averigúe-se.»

MARQUES MENDES MAIS SÓ NA DEFESA DO REFERENDO

«A deputada ao Parlamento Europeu e vice-presidente do PSD Maria Assunção Esteves está frontalmente contra a restante direcção do seu partido no que se refere à realização de um referendo sobre o futuro tratado europeu que poderá ser fixado sob a presidência portuguesa.

A divergência que opõe Assunção Esteves a Marques Mendes prende-se com o facto de a eurodeputada considerar perigoso e desnecessário usar o referendo como forma de aprovar em cada Estado o acordo a estabelecer. Para mais, quando considera a democracia representativa a forma mais legítima e mais racional de representação popular.» [Público assinante]

Parecer:

Vamos ver como é que Marques Mendes vai dar o dito por não dito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

SALDANHA SANCHES, O CALIMERO DA FACULDADE DE DIREITO

«O fiscalista Saldanha Sanches resumiu a sua reprovação, anteontem, nas provas públicas a professor agregado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa a "um típico ajuste de contas" e faz um retrato ácido dos arguentes que o examinaram.

"Um deles, que tem teses bastante pitorescas em matéria fiscal, teve o cuidado de não discutir o meu currículo para tornar difícil o debate", referindo-se a Diogo Leite de Campos. Sobre Braga de Macedo, "o inventor do oásis" quando foi ministro das Finanças do Governo de Cavaco Silva, Saldanha Sanches considera que "o seu equilíbrio mental é bem conhecido pelo país". E quanto a Menezes Cordeiro, coloca-o na galeria de "um célebre civilista que publica alguns milhares de páginas por ano, embora não seja fácil encontrar ideias naquele volume de papel".

Confessando que foi com "meia surpresa" que recebeu o chumbo (seis votos contra e três a favor por escrutínio secreto de bolas pretas e bolas brancas), o professor não tenciona voltar a repetir as provas, apesar de o reitor o ter incitado a fazê-lo.

"Continuarei a dar aulas e a escrever sobre Direito Fiscal. Em vez de acabar como general, termino a carreira como coronel, o que não é grave", declarou.» [Público assinantes]

Parecer:

Saldanha Sanches tem mau perder e não faz contas, se as tivesse feito teria reparado que foi chumbado com seis, isso mesmo, seis bolas pretas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao senhor coronel para manter a calma.»

APRESENTADORA DE TELEVISÃO RECUSOU-SE A NOTICIAR A LIBERTAÇÃO DE HILTON

«Uma apresentadora de noticiário nos Estados Unidos, Mika Brzezinski, tentou queimar seu roteiro ao vivo na televisão em um protesto por ter sido obrigada a iniciar seu boletim com notícia sobre a socialite Paris Hilton.

A co-apresentadora do programa Morning Joe, da MSNBC, se recusou a ler a nota sobre a libertação de Hilton antes de notícias sobre a guerra no Iraque.» [BBC Brasil]

CUBA ACUSA OS EUA DE CONTINUAREM A TENTAR MATAR FIDEL

«La Asamblea (Parlamento unicameral) comenzó la primera de las dos sesiones que celebra anualmente, tras una semana de análisis sobre la situación de sectores clave para la economía del país, como la agricultura, el transporte o la vivienda.

La declaración aprobada dice que "la conducta del gobierno de Bush muestra claramente su intención de seguir empleando contra Cuba los métodos más execrables" y denuncia los planes de la CIA para asesinar a Castro recogidos en los documentos de la agencia de espionaje desclasificados esta semana. » [20 Minutos]

Parecer:

A última vez recorreram a um ataque de velhice.

SUÉCIA ACEITA CASAMENTOS GAY NA IGREJA

«De entrar en vigencia la norma, que introduce el matrimonio "sexualmente neutro", se trataría de una primicia mundial, planteada por un país donde las parejas pueden ser declaradas marido y mujer por un pastor, un alcalde o por cualquier autoridad electa, sin distinción en el plano jurídico.

La nueva legislación, por tanto, abriría la vía a la celebración de matrimonios homosexuales tanto en la alcaldía como en la iglesia protestante luterana, mientras que en otros países del mundo las personas del mismo sexo sólo pueden casarse por lo civil.» [20 Minutos]

O CASTELO DE DRÁCULA ESTÁ À VENDA

«En el sanguinario negocio de los bienes inmobiliarios, la empresa estadounidense Baytree Capital Associates ha sido elegida para vender el Castillo de Drácula (fotos).

El archiduque Dominic Habsburgo, quien vive en el estado de Nueva York, y su familia han contratado a la firma privada de inversiones para lanzar al mercado el Castillo de Bran y las propiedades de sus alrededores en la región transilvana de Rumanía. » [20 Minutos]

CASAL ENVIADO PARA A PRISÃO PARA EVITAR QUE ANDEM À TAREIA!

«Un juez de Manresa (Barcelona) ha enviado a prisión a una pareja de jóvenes para evitar que se sigan agrediendo, después de que ambos hayan quebrantado en reiteradas ocasiones las órdenes de alejamiento mutuo que había dictado un juzgado por malos tratos, agresión sexual y detención ilegal. El titular del Juzgado de Instrucción número 5 de Manresa, Ramón Landa, recrimina en su auto a los jóvenes que sean incapaces de poner fin a su "atormentada" relación sentimental pese a sus "continuas discusiones, peleas, agresiones y causas penales", por lo que considera que "no hay otro modo de protegerles en su vida e integridad física que ingresándolos en prisión".» [El Pais]

WIKIPÉDIA DIVULGA HOMICÍDIO ANTES E A POLÍCIA SABER DO CASO

«Los investigadores no habían descubierto los cadáveres del luchador profesional Chris Benoit, su esposa y su hijo de 7 años cuando alguien ya había alterado la biografía de Benoit en la Wikipedia para mencionar la muerte de su mujer.

Las autoridades informaron el jueves de que intentan determinar quién alteró la biografía en el popular sitio de referencia de Internet, mantenido y actualizado por los propios usuarios, 14 horas antes de que funcionarios encontraran los restos de la pareja y del niño.» [El Pais]

DESCOBERTA UMA POTENCIAL CURA PARA A SIDA

«CHICAGO (AFP) - In a breakthrough that could potentially lead to a cure for HIV infection, scientists have discovered a way to remove the virus from infected cells, a study released Thursday said.

The scientists engineered an enzyme which attacks the DNA of the HIV virus and cuts it out of the infected cell, according to the study published in Science magazine.» [Yahoo]

70 PAÍSES PERSEGUEM GAYS E 7 CONDENAM À MORTE

«Más de 70 países persiguen aún a los homosexuales con la ley en la mano y hasta ocho, todos musulmanes, penan la homosexualidad con la muerte. Así lo denuncia hoy la ONG pro derechos humanos Amnistía Internacional en un informe elaborado con motivo del Día del Orgullo Gay y Lésbico. Amnistía Internacional elogia, sin embargo, el avance en la despenalización de la homosexualidad en todo el mundo (no hay ningún país europeo que la penalice), aunque reserva un apartado especial en su informe para instar al Gobierno polaco a erradicar la homofobia institucional.» [El Pais]

OS "FRIENDLY FLOATEES" ESTÃO A CHEGAR AO REINO UNIDO

«A flotilla of plastic ducks is heading for Britain’s beaches, according to an American oceanographer.

For the past 15 years Curtis Ebbesmeyer has been tracking nearly 30,000 plastic bath toys that were released into the Pacific Ocean when a container was washed off a cargo ship.

Some of the ducks, known as Friendly Floatees, are expected to reach Britain after a journey of nearly 17,000 miles, having crossed the Arctic Ocean frozen into pack ice, bobbed the length of Greenland and been carried down the eastern seaboard of the United States.

Mr Ebbesmeyer, who is based in Seattle, said yesterday that those that had not been trapped in circulating currents in the North Pacific, crushed by icebergs or blown ashore in Japan are bobbing across the Atlantic on the Gulf Stream. » [Times] [Wikipedia]

"WORM INSIDE YOUR FACE"

PERSEGUIÇÃO POLICIAL ACABA MAL

RODEO


CAVALO + EBRA= "ZORZE"

JASON WIERSMA

D. M. GREMLIN

CHARLES TRIBBEY

STEFANIE

PARA SECAR AS MÃO

RATOS RADICAIS

SHARED RESPONSIBILITY

[2][3]

FIFA U-20 WORL CUP CANADA 2007

[2][3]