quarta-feira, outubro 31, 2007

Escutas, mentiras e hipocrisia


Os debates que ciclicamente se fazem sobre a questão das escutas telefónicas são das discussões mais hipócritas a que podemos assistir na política portuguesa. Hipócritas foram também as reacções de muitos políticos e comentadores a propósito da entrevista que o Procurador-Geral deu a propósito do tema.

Nem é necessário falar do Echelon, através do qual o Conselho de Segurança Nacional dos EUA escuta e vigia todas as comunicações por satélite, que tem mesmo levantado suspeitas de estar a ser usado de ser usado na espionagem industrial em beneficio das empresas americanas, ao ponto de suscitar posições das instituições comunitária, para percebermos que anda muita gente a fazer-se parva.

Há escutas ilegais?

Alguém imagina que é possível vigiar os movimentos de membros de organizações terroristas com base na actual legislação? O dispositivo legal que permite as escutas telefónicas é perfeito para investigações no âmbito de inquéritos judiciais e pouco mais. Mas o problema não se fica por aí.

Quanto se pode ganhar sabendo de decisões da administração de um grande banco, antecipando operações na bolsa? Não é assim tão difícil rastrear as chamadas telefónicas na sede do BCP, na Rua Augusta, e ouvir escutar as conversas do presidente do banco. Só que nenhum responsável por uma grande empresa usa o telefone sem os devidos cuidados. Aliás, as secretas de alguns países da Europa (ainda há poucos dias foi notícia que o SIS ia dar formação a empresas) têm programas de formação destinados a empresas estratégicas, onde se ensina como evitar ser vítima de espionagem económica.

Tal como se dizia no editorial do Público de ontem a questão está na ética com que se comportam os que têm acesso a escutas ou às tecnologias que permitem a sua realização à revelia das empresas de telecomunicações. É necessária ética e controlo interno nas instituições que combatem o crime e o terrorismo, sem isso os abusos podem ocorrer.

Assistimos a um debate de meias verdades, onde todos sabem a verdade e muitos sabem mais destas questões do que o próprio Procurador-Geral. Alguns dos deputados foram ministros e secretários de Estado da Justiça e da Administração Interna, os próprios jornalistas conhecem muito melhor do que o Procurador-Geral quem lhes dá as cópias das escutas.

No meio disto tudo não me admiraria mesmo nada que o Procurador-Geral seja mesmo o que menos sabe ou, como diz o outro, o último a saber.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Óbidos

IMAGEM DO DIA

[James Trevenen, Playboy / AP]

«Las Hilton en Playboy. Las hermanas Nicky y Paris Hilton, con Hugh Hefner en la fiesta de Halloween de Playboy en Los Ángeles, EE. UU.» [20 Minutos]

ÁLBUM DO JOGGING MTINAL DO SENHOR PRIMEIRO-MINISTRO E ASSESSORES

Na Antártida

JUMENTO DO DIA

O insucesso escolar terá mesmo diminuído

A divulgação de dados anuais de insucesso não faz muito sentido e quando se recorre a uma cerimónia com pompa e circunstância há razões para duvidar. O sucesso ou insucesso escolar deve ser medido numa perspectiva temporal mais alargada sob pena de recearmos que o poder político recorre a avaliações mais dóceis para obter resultado propagandístico.

A cerimónia promovida pela ministra da Educação é uma abordagem propagandística do sucesso escolar.

PEDRO NAMORA VAI DEPOR NO DIAP

Esperemos que em vez de insinuações apresente provasou, pelo menos, indícios consistentes.

CHEQUE EDUCAÇÃO?

Estou disponível para estudar esta sugestão de Marcelo no dia em que o Colégio Planalto aceitar com aluno um ateu vindo da Cova da Moura portador do referido cheque.

Sejamos honestos, o que Marcelo pretende não é a liberdade de ensino, é que os colégios privados existentes sejam financiados pelo Estado. Esqueceu-se de impor a igualdade no acesso ao ensino privado, partiu do falso pressuposto de que basta pagar a propina para se ter lugar numa escola privada.

O DIREITO À ESCOLA PÚBLICA

«Já faz parte do calendário político anual. Mal são publicadas as classificações dos exames do ensino básico e secundário, confirmando a melhor posição das escolas privadas nos usuais rankings das notas, e logo o lóbi do ensino privado lança uma vasta campanha a favor da "liberdade de escolha da escola" e da "concorrência entre o ensino público e o privado". O objectivo, aliás não escondido, é pôr o Estado a financiar o ensino privado.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vital Moreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MILAGRE NA EDUCAÇÃO?

«A taxa média de insucesso escolar do ensino secundário caiu para 25% percentuais no último ano lectivo de 2006/2007, disse a ministra da Educação em entrevista ao DN. Os números divulgados por Maria de Lurdes Rodrigues indicam uma quebra de cerca de sete pontos percentuais (ou seja, 22%) ao longo do último ano lectivo. E em 2004/05, aquele indicador, que estabelece a média para o conjunto dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, tinha-se situado acima dos 33%.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Basta facilitar um pouco nas avaliações para melhorar o sucesso escolar nos níveis apresentados pela ministra.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desconfie-se dos resultados apresentados pela ministra da Educação.»

MINISTRO DIZ QUE OS PORTUGUESES QUEREM O DINHEIRO BEM GASTO

«"Os cidadãos querem mais e melhor e que se gaste menos. É isso que se pretende com a reforma da Administração Pública". Foi assim que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reagiu às conclusões de um inquérito encomendado pelo Instituto Nacional de Administração (INA) à Universidade Católica e divulgado ontem em primeira mão pelo DN.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se o ministro pensa assim pode começar por acabar com os privilégios no Banco de Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro se já se informou sobre a forma como os administradores do BP beneficiam de crédito concedido pela instituição.»

MUITOS PORTUGUESES NÃO APRECIARAM AS REFORMAS

«Os resultados das reformas que o Governo tem encetado em diversas áreas, tais como a administração pública, educação, saúde, justiça, etc., são considerados, pela maioria dos inquiridos no Barómetro da Marktest para o DN e TSF deste mês, "maus". Assim se pronunciam 42% dos sondados, contra 33% dos que os consideram "bons". E se apenas 1% entende que a contabilidade das medidas do Executivo de José Sócrates é "muito boa", já 13% a classifica de "muito má" e 11% não soube ou não quis responder a esta questão sobre a eficácia governativa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Vá lá, isso significa que têm opinião sobre reformas difíceis de entender.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao ministro das Finanças.»

MENEZES JÁ ARRANJOU FORMA DE APOIAR O REFERENDO

«No Conselho Nacional do PSD de hoje, Luís Filipe Menezes vai medir forças, pela primeira vez, com a oposição interna à sua liderança. Ao colocar à escolha a ratificação parlamentar ou o referendo ao Tratado de Lisboa, o presidente social-democrata cria um jogo em que não há lugar para empate. Com minoria no Conselho Nacional, as esperanças de Menezes recaem sobre os indecisos e as inerências, até porque os críticos já reafirmaram a oposição ao que dizem ser a quebra de um compromisso eleitoral e prometem usar da palavra, hoje, para atacar também os sinais de falta de unidade que dizem vir do grupo parlamentar.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Aos poucos Menezes vai-se livrando das posições incómodas que assumiu no passado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se para ver.»

PSD ESQUECEU O CONSELHO DE ESTADO

«O PSD rejeitou hoje «continuar a trabalhar numa solução» para permitir que o líder social-democrata integrasse o Conselho de Estado, sublinhando que essa foi «uma pretensão que nunca foi reivindicada» pelo partido, escreve a Lusa.

«Independentemente da dignidade do cargo rejeitamos a continuação de um debate que desvia a atenção do essencial: a afirmação em curso do PSD como real alternativa ao Partido Socialista», lê-se num comunicado do secretário-geral social-democrata, Ribau Esteves.» [Portugal Diário]

Parecer:

Apenas o fez quando percebeu que antes de Menezes já outros líderes partidários ficaram de foram sem que isso tenha dado lugar a tanta conversa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PSD porque mudou de posição.»

A FUSÃO MILLENNIUM-BPI

«O conselho de administração do BCP rejeitou a proposta de fusão do BPI, mas diz que está aberto a estudar a concentração entre os dois bancos "sem condições prévias".

Filipe Pinhal considerou hoje, numa conferência de imprensa para a apresentação de resultados trimestrais do banco, que a proposta que recebeu, e que já entregou a resposta pessoalmente aos visados, “não cria valor suficiente para se envolver num projecto desta natureza”.» [Público]

Parecer:

A posição o Millennium parece ser a de apoiar a fusão mas apenas na condição de ser o Millennium absorver o BPI. Isto é, ainda ficaria mais barato e fácil do que a opa que lançou e não venceu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela opa do la Caixa sobre o Millennium.»

DEPUTADA LUÍSA MESQUITA PRESSIONA PCP

«A deputada comunista Luísa Mesquita, a quem o PCP retirou a confiança política, diz que a justificação dada por dirigentes do partido para ainda não a terem expulso é de manter os comunistas como a terceira força política no Parlamento. A deputada diz que não infringiu os estatutos, mas que foi o PCP que não cumpriu o acordo feito consigo para que aceitasse encabeçar a lista da CDU por Santarém. Depois de, no domingo, o secretário-geral Jerónimo de Sousa a ter acusado, uma vez mais, de ter falhado os compromissos assumidos com o PCP, recusando-se desde Junho do ano passado a abandonar os cargos para os quais foi eleita (deputada e membro da Câmara de Santarém), Luísa Mesquita diz que "a paciência tem limites" e que foi o partido que violou os acordos feitos consigo.» [Público assinantes]

Parecer:

Este episódio começa a ser humilhante para Jerónimo de Sousa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Digamos que o senhor Sousa queria tosquiar e ficou tosquiado.»

ROUBARAM DUAS VACAS E DOIS BODES COM UM FIAT UNO!

«A polícia da Província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul, disse ter apreendido nesta terça-feira duas vacas e dois bodes que estavam sendo roubados dentro de um Fiat Uno.» [BBC Brasil]

OS McCANN USARAM DOAÇÕES PARA PAGAR A CASA

«Os pais da menina Madeleine McCann, desaparecida desde maio, utilizaram parte do dinheiro destinado ao fundo “Find Madeleine” para pagar duas prestações de seu empréstimo imobiliário.

A informação foi confirmada pela assessoria do fundo à BBC Brasil, que disse que “uma fatia das doações internacionais recolhidas com a finalidade de ajudar Kate e Gerry a procurarem pela filha foi usada para pagar algumas de suas despesas pessoais”.» [BBC Brasil]

MAIOR BARRAGEM IRAQUIANA ESTÁ EM RISCO DE RUIR

«Continuo peligro de romperse. Riesgo de colapso inminente. Las advertencias sobre la situación de la mayor presa de Irak, situada en Mosul, son de grueso calibre. Mosul cuenta con 1.700.000 habitantes, que corren un grave riesgo si se rompe la presa, desatando una ola de 20 metros según los cálculos estadounidenses. » [20 Minutos]

NOVA IORQUE FAZ CAMPANHA CONTRA SACOS DE PLÁSTICO

«Cada vez son más las ciudades que se suman a la iniciativa en todo el mundo para acabar con las bolsas de plástico en los comercios. Nueva York ha decidido ahora sumarse a este grupo con la puesta en marcha de un plan que pretende servir de modelo para otras ciudades.» [20 Minutos]

PAPA APELA A FARMACÊUTICOS CTÓLICOS PARA NÃO VENDEREM FÁRMACOS IMORAIS

«Benedicto XVI invitó ayer a los farmacéuticos católicos a apelar a la objeción de conciencia y no vender medicamentos "con fines claramente inmorales, como por ejemplo el aborto y la eutanasia". El Papa no mencionó de forma expresa la píldora abortiva RU486, pero se refirió claramente a ella.

"No es posible anestesiar las conciencias sobre los efectos de moléculas cuyo fin es evitar el anidamiento de un embrión o cancelar la vida de una persona", dijo, durante una audiencia a la junta directiva de la Federación Internacional de Farmacéuticos Católicos. "El farmacéutico, importante intermediario entre médicos y pacientes, debe recomendar a todos un sobresalto de humanidad, para que cada ser sea protegido desde la concepción hasta la muerte natural", añadió.» [El Pais]

VENDEDOR DE CAIXÕES LANÇA CALENDÁRIO ERÓTICO

«Sexo y muerte. Un fabricante de ataúdes italiano ha vuelto a sorprender este año con su peculiar versión de calendario Michelín en el que combina los féretros que comercializa con el erotismo de sus modelos femeninos."La idea nació en el 2001 cuando buscábamos una forma diferente y novedosa de presentar nuestros productos a los directores de las empresas funerarias", explica Maurizio Matteucci, uno de los dueños de Cofani Funebri, la empresa que edita el calendario para vender sus ataúdes. "Creíamos entonces que no sería una mala idea vender nuestros productos de una forma divertida. La idea era vender los féretros con una mujer guapa al lado como se hace con los coches y con los teléfonos móviles".» [El Periodico]

O TABACO PRODUZ MAIS CO2 DO QUE OS AUTOMÓVEIS OU A INDÚSTRIA

«El tabaco es "la principal fuente de contaminación" en la Unión Europea, por encima incluso del tráfico y del humo industrial. Así se desprende del informe Help-COmet, emprendido por la UE en 2006, y para el que se realizaron más de 100.000 cooximetrías (miden el nivel de monóxido de carbono expirado por el fumador) en los 27 países miembros.» [20 Minutos]

OBSERVATÓRIO LISBOA

Um blogue dedicado à capital:

«Neste caso será legítimo perguntar se os custos de capitalidade deverão onerar os cidadãos-contribuintes e isentar o Estado do pagamento desse imposto (do IMI)? Neste contexto, talvez não fosse má ideia que o Executivo lisboeta tomasse a iniciativa de solicitar ao governo a realização desse levantamento - que até poderia ser feito conjuntamente com a autarquia, para maior eficácia e rapidez nesse apuramento. »


O QUE SUCEDE AOS QUE SE METEM COM A MÁFIA RUSSA [imagens]

PAUL NICKLEN

IVOMIR PESHEV

DMITRY STANYAKIN

PHOTOCORR

OLEG GALICH

TRCTOR SQUARE DANCE

OXIDO

[2][3]

Advertising Agency: Enfants Terribles, Italy
Creative directors: Maurizio Ratti, Riccardo Quartesan
Strategic planner director: Valerio Franco
Project manager: Anna Mazzone
Art directors: Marìka Mangafà, Red Ant
Copywriter: Hilija Russo
Photographer: Matteo Bottin

PHILY ROLLER GIRLS

[2][3]

MEGASTAR

[2][3]

Advertising Agency: Ogilvy & Mather Vietnam
Creative Director: Tom Notman
Art Director: Le Huy Anh
Copywriters: Richmond Walker, Ly Doan
Photographer: James Domingo
Illustrator: Le Huy Anh