sábado, novembro 17, 2007

Promessas de Chico Esperto


Recordo-me das presidenciais disputadas entre Mário Soares e Freitas do Amaral ganhas pelo primeiro quando a direita já estava certa da vitória e vestiu-se de casacões verdes a imitar o seu candidato. Tinha um amigo de direita que quando Freitas partia para a segunda volta das presidenciais estava convencido da vitória, para ser presidente bastaria a Freitas conquistar mais meia dúzia de votos.

Apostei com o meu amigo que Soares seria o próximo presidente da república ao que me respondeu que apostava um caixa de garrafas de whisky- Aceitei e ganhei numa das poucas vezes em que acertei nos resultados de uma eleição. Poucos dias depois o meu amigo cumpriu com a aposta, entregou-me uma caixa e garrafas de whisky, mas de garrafas pequeninas. Como não tínhamos combinado o tamanho das garrafas não podia dizer que o meu amigo não estava a cumprir com a promessa.

Recordo-me deste episódio a propósito da promessa eleitoral de criar 150.000 empregos feita por José Sócrates na campanha eleitoral para as legislativas. Quando o assunto já estava esquecido e sendo o desemprego um dos problemas mais graves que os portugueses enfrentam eis que Sócrates faz as contas e chegou à brilhante conclusão de que já criou 106.000 empregos, por este andar Sócrates não só cumprirá a promessa como ultrapassará todas as expectativas mais optimistas.

É evidente que não posso dizer que Sócrates me enganou, tal como quando apostei com o meu amigo parti do princípio que uma garrafa de whisky tem habitualmente 0,75 L também parti do princípio de que em política económica criar emprego pressupõe um saldo líquido entre empregos criados e empregos perdidos.

Sócrates não está a mentir, tal como o meu amigo não estava a prometer garrafas normais, no momento em que fez a aposta á estava a pensar na alternativa no caso de perder.. Só que ao contrário da minha aposta em que nada se perdeu no caso do emprego isso não sucedeu, ao mesmo tempo que Sócrates criou 106.000 empregos muitos mais foram eliminados.

Se Sócrates ganhou a sua aposta resta saber a quem atribuir a perda dos empregos perdidos.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Casa dos Bicos, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Gleb Garanich / Reuters]

«Nadando en petróleo. Un ave cubierta de fuel vertido en la costa de la isla ucraniana de Kosa Tuzla, en el mar Negro, por el petrolero ruso que se hundió el pasado fin de semana en el estrecho de Kerch. Se calcula que unas 2.000 toneladas de crudo se vertieron en el mar, ocasionando un desastre ecológico.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Sócrates vai rever em alta a promessa dos 150.000 empregos?

Com pompa e circunstância Sócrates anunciou que dos 150.000 empregos prometidos já criou 100.000, o que significa que a esses mil acrescentar os mais de 40.000 funcionários públicos que ingressaram no Estado o primeiro-ministro cumpriu a promessa. Calculo que a empregada da mercearia da esquina onde vou fazer as compras se sente eternamente agradecida à generosidade de José Sócrates.

Como era de esperar Sócrates prometeu algo que qualquer candidato a primeiro-ministro poderia prometer, considerar como obra sua todos os empregos criados no país. Basta uma pequena desonestidade, considerar como criação de emprego os empregos criados e não o saldo de empregos.

Agora ficamos a aguardar que Sócrates decida rever a sua promessa em alta, por este andar pode muito bem prometer criar 300.000 empregos durante a legislatura.

SENHOR DOUTOR, DÁ LICENÇA QUE O CORPO SEJA MEU?

«Imagine que, sendo mulher, deseja laquear as trompas. Ou que, sendo homem, quer fazer uma vasectomia. Lá terá as suas razões, sejam elas quais forem, e dirige-se a um médico competente para a dita operação. Não se surpreenda, no entanto, se este lhe fizer saber que para proceder à cirurgia tem de lhe fazer prova da autorização do seu cônjuge. Acha estranho? Acha inaceitável? Inconstitucional? Ilegítimo? Ridículo? Antiético? Pois este requisito está claramente plasmado no número 3 do artigo 54.º do Código Deontológico dos médicos portugueses: "A esterilização reversível é permitida perante situações que objectivamente a justifiquem, e precedendo sempre o consentimento expresso do esterilizado e do respectivo cônjuge, quando casado."» [Diário de Notícias]

Parecer:

Fernanda Câncio goza com o código deontológico da Ordem dos Médicos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UMA FARSA

«A esquerda e a direita andam por aí muito excitadas por causa de Hugo Chávez, que o rei de Espanha mandou calar na XVII Cimeira Ibero--Americana. No primeiro dia, em que, muito à Fidel, arengou mais 20 minutos do que devia, Chávez resolveu chamar "fascista de todo o tamanho a José Maria Aznar", "magnata do petróleo" a Lula da Silva e "fascismo dos fascismos" à democracia americana. No dia seguinte, enquanto falava Daniel Ortega, da Nicarágua, Chávez recomeçou a insultar Aznar, fora de ordem e com o microfone desligado. Já farto do espectáculo, o rei de Espanha perguntou: "Por que não te calas?". Pergunta razoável, tanto mais que o homem insistia em ignorar as regras da reunião. Mas dizem que a cimeira ficou "gelada" e a "Europa" inteira discute agora a intervenção do rei.

Hugo Chávez é um fenómeno político curioso. A velha esquerda ocidental, incluindo o dr. Mário Soares, fez dele um grande herói. Por antiamericanismo, evidentemente. E, como de costume, não quer ver ou perceber o que se passa na Venezuela (como antes não quis ver ou perceber o que se passava em Cuba). Parece que Fidel ressuscitou, para humilhação do "monstro" e deleite da já falecida "inteligência" progressista. Mas ninguém dá pela farsa em que se meteu. Com uma economia dependente do petróleo, Hugo Chávez não pesa. As palhaçadas revolucionárias com que se tem universalmente distinguido são a prova e o sinal da sua impotência. Está, de facto, reduzido a ameaçar, a berrar, a injuriar. O Brasil, a Argentina e o Chile olham para ele com embaraço e desprezo. Só em Cuba, claro, o admiram.

Fidel foi importante por causa da guerra fria. Era uma base inimiga a uns quilómetros da América. Sozinho, Chávez não existe. Nem ele, nem Ortega, nem Morales, nem o mais que vier. A América pode, sem incómodo, deixar toda essa gente criar na sua terra uma boa miséria "bolivariana" e "socialista", como deixou o "marxismo" arruinar tranquilamente a África. E também não há qualquer razão para Portugal e Espanha participarem em aberrações como a Cimeira Ibero-Americana. A influência da Ibéria na América Latina é quase nula e a "Europa" (que Portugal e a Espanha tentam impressionar) sabe isso perfeitamente. De resto, a "iniciativa privada" que se arranje por si, como lhe compete, e a diplomacia profissional que ature Chávez, com paciência.» [Público assinantes]

Parecer:

Vasco Pulido Valente propõe, com alguma razão, que se esqueçam as conferências ibero-americanas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

GOVERNO NÃO CUMPRE A REGRA DE UM NOVO FUNCIONÁRIO POR DOIS QUE SAÍRAM

«Assim, o Governo pode orgulhar-se de ter reduzido o número de funcionários públicos, tal como pretendia, mas não pode dizer que está a cumprir a regra de contratar apenas um funcionário por cada dois que saem. A regra só é respeitada quando a comparação é feita entre o total de reformados e o número líquido de contratações. Porém, se as contratações totais forem tidas em conta e comparadas com o conjunto de aposentações mais cessações de contratos, conclui-se que por cada trabalhador que entrou só saíram 1,37 e não 2. Questionado sobre este facto, as Finanças lembraram que a regra dois em um não abarca as contratações a prazo, que, defendem, serão o caso mais frequente nos novos contratos. Porém, como a Segurança Social não dispõe de dados discriminados, é impossível fazer uma contabilização rigorosa, alegam. » [Diário de Notícias]

Parecer:

A desculpa dos contratos é frouxa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao governo que cumpra o que promete.»

GOVERNO PRETENDE FACILITAR AS BUSCAS FEITAS PELA PJ

«Os agentes da Polícia Judiciária (PJ), desde o director ao inspector-chefe, considerados autoridades de polícia criminal, vão poder realizar buscas sem autorização prévia do Ministério Público (MP). Exceptuam-se as domiciliárias e as realizadas em escritório de advogado, em consultório médico ou em estabelecimento hospitalar ou bancário, em que a autorização tem de ser dada por um juiz, que também deve presidir à diligência.

É o que consta da proposta do Governo que altera a lei orgânica daquele corpo superior de polícia, ainda em debate na especialidade na Assembleia da República. O PS quer que este debate termine na terça-feira, para que o diploma seja definitivamente aprovado, ainda que apenas com os seus votos. Mas o PSD quer alargar a reflexão, por considerar que a actual proposta lesa a instituição policial.» [Diário de Notícias]

Parecer:

E como era de esperar começam a haver dificuldades de entendimento entre o PS e o PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Verifique-se o que ficou acordado no pacto.»

MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

«Esta é uma das inovações que o novo regulamento irá avançar, ao mesmo tempo que fica inscrito que "os titulares dos vice-consulados e das agências consulares são nomeados de entre os vice-cônsules, chefes de chancelaria, chanceleres, pessoal técnico e administrativo dos quadros de pessoal dos serviços externos e internos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e cônsules honorários". Uma resposta do secretário de Estado das Comunidades, António Braga, à ofensiva da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP), que tem vindo a alertar para a possibilidade de serem nomeadas pessoas fora da carreira para a chefia de vice-consulados.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não é desta que os consulados vão servir para empregar boys.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se aos boys desempregados que tenham um pouco de paciência, há mais marés do que marinheiros.»

MAIS UMA DE MÃO NO PARQUE MAYER

«O projecto de reabilitação do Parque Mayer voltou à estaca zero. O vereador da Câmara de Lisboa Manuel Salgado anunciou ontem a abertura de um concurso público que pretende recolher ideias para a formulação de um programa urbanístico e, dessa forma, devolver a vida a um recinto que em tempos foi centro de espectáculos e onde hoje resta um triste cenário de degradação. Quer isto dizer que morreu na maquete a obra projectada pelo norte-americano Frank Gehry, que custou 2,5 milhões de euros.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Este Parque Mayer começa e enjoar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Em vez de um concurso de ideias faça-se um leilão.»

CAVACO SILVA DEFENDE PACTO DA JUSTIÇA

«“Quando existem divergências na sequência de um pacto anteriormente assinado, as forças políticas devem sentar-se à mesa e verificar onde existem desentendimentos”, afirmou Cavaco Silva, após uma visita ao Porto de Sines, inserida no Roteiro para a Ciência.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Digamos que Cavaco Silva deu um puxão de orelhas a Menezes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à Evita de Gaia»

AUTARCAS APOIAM LUÍSA MESQUITA

«Os autarcas - três militantes do PCP e três independentes - acusam o PCP de ter tomado a decisão "sem ter em conta os interesses do distrito e do concelho" e sem ter reunido com a Comissão Coordenadora local da CDU. A nota anuncia que aqueles eleitos vão manter reuniões de coordenação com a vereadora, cujo "trabalho, honestidade e competência" elogiam, acrescentando que tal posição "não altera os valores éticos e políticos no cumprimento dos seus programas eleitorais".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Vamos ver o que Jerónimo de Sousa vai fazer aos seus princípios.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se o processo disciplinar está adiantado.»

A ANEDOTA DO DIA

«O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que o crescimento do desemprego está contido e que, desde o primeiro trimestre de 2005, foram criados 106 mil postos de trabalho em Portugal - valor próximo da meta de 150 mil até 2009. » [Portugal Diário]

Parecer:

A isto chama-se brincar com as estatísticas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates que quer rever a proposta em alta.»

JORNALISTAS DA RTP SOLIDÁRIOS COM RODRIGUES DOS SANTOS

«Os membros eleitos de Conselho de Redacção da RTP, com o apoio de mais de cem jornalistas da estação reunidos em plenário, exigem que a administração da empresa retire de imediato o processo disciplinar movido contra o jornalista José Rodrigues dos Santos.

A redacção exige também à Direcção de Informação que tome uma posição clara e inequívoca sobre o caso, segundo se lê num comunicado emitido pelos membros eleitos de Conselho de Redacção, a que o PÚBLICO teve acesso. » [Público]

Parecer:

Era o que se esperava.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Manifeste-se solidariedade a José Rodrigues dos Santos.»

ALMERINDO MARQUES NAS ESTRADAS DE PORTUGAL

«O Ministério das Obras Públicas confirmou hoje que Almerindo Marques aceitou o convite para ser o novo presidente do conselho de administração da Estradas de Portugal (EP).

Almerindo Marques é presidente do conselho de administração da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) desde 2002 e termina o actual mandato a 31 de Dezembro deste ano.» [Público]

Parecer:

Promoção, chuto para cima ou despromoção?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Mário Lino.»

SESSÃO DE PORNO NO PARLAMENTO DO PARAGUAI

«El senador liberal Armando Espínola, durante la sesión de ayer, se pasó chateando con una mujer y revisando una fotografía de una joven desnuda y en pose provocativa, mientras en el pleno se desarrollaba el orden del día.

Sus colegas Óscar Denis y Alfredo Jaeggli, entre bromas, también observaron la imagen y opinaron al respecto.

En la conversación virtual desarrollada en el messenger de Hotmail, la mujer se identificaba como "Catalina" y el senador liberal como Armando. » [Ultima Hora]

ENCONTRADO AVIÃO DA II GUERRA MUNDIAL NUMA PRAIA DE GALES

«The U.S. aircraft - with its distinctive "twinboom" design - was discovered on the North Wales coast, but the location is being kept secret in case it is targeted by looters.

Its remains were spotted by a family in July, but it was thought to be an unmanned drone used for aerial target practice from the 1950s. » [Daily Mail]

PROPOSTAS INVIÁVEIS

«Para combater a fuga ao pagamento do IVA em transacções intra-comunitárias, o PCP propôs que as empresas apresentem garantias bancárias à administração fiscal, na altura da sua constituição. O objectivo, explicou, por sua vez, o deputado Eugénio Rosa, é combater a chamada "fraude em carrossel", um esquema em que as empresas se constituem com um capital social mínimo e fogem ao pagamento do IVA dos produtos que adquirem no exterior criando outras "empresas fantasma" às quais revendem a mercadoria.» [Público]

Parecer:

Este Honório Novo percebe tanto de IVA como eu de lagares de azeite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Honório que vá estudar a legislação.»

PROPOSTO EM ESPANHA: SEM PAGAR IMPOSTOS NÃO SE VAI À SELECÇÃO

«La Organización de Inspectores de Hacienda del Estado (IHE) ha pedido hoy que aquellos deportistas que tengan su residencia en paraísos fiscales no representen a España en ninguna competición y propuso que cuando se hable de ellos en los medios de comunicación públicos se haga referencia a donde viven. Para este colectivo, la residencia tanto de artistas como de las figuras del deporte en paraísos fiscales es "inadmisible, vergonzosa e insolidaria", por lo que piden que se elabore un censo permanente de todos ellos.» [El Pais]

PARLAMENTO EUROPEU PROPÕE SALÁRIO MÍNIMO DIGNO

«El Parlamento Europeo criticó hoy que los salarios mínimos en algunos países de la UE está fijado a un nivel "muy bajo" y pidió en todos los Estados miembros uno que sea "digno", según se indica en un informe parlamentario que rechaza el recurrente argumento sobre las posibles consecuencias negativas para la creación de empleo.

En una informe que pide a los países de la UE "mayores esfuerzos para combatir la pobreza y la exclusión social", la Eurocámara apostó por establecer "un salario mínimo digno" en todos los Estados miembros que permita que el trabajo sea "viable desde el punto de vista financiero". Aunque no da cifras, el texto constata que en muchos países de la UE dicho salario mínimo está fijado en un nivel "muy bajo". » [Europa Press]

RELÂMPAGO NA TORRE EIFFEL, EM LAS VEGAS

A HISTÓRIA DE MIKE, O FRANGOQUE SOBEVIVEU 18 MESES SEM CABEÇA

«Fruita es una ciudad de 6.400 habitantes de Colorado (Estados Unidos) que apenas sería noticia si no fuera porque allí nació y creció su ciudadano más famoso: el gallo Mike. Pero Mike no es un pollo cualquiera. Ha pasado a la historia por ser el único animal que ha vivido más de un año sin cabeza, exactamente 18 meses, gracias a los cuidados y mimos de aquéllos que, en su día, le seccionaron la mayor parte de su cabeza con la única intención de preparar una suculenta cena.

Aquel día, 10 de septiembre de 1945, el granjero Lloyd Olsen fue a buscar un pollo para la cena y eligió a uno de los más cebados. Levantó el hacha con cuidado intentando dejar la mayor parte del cuello posible -la zona que más le gustaba a su suegra- y le cortó la cabeza. Hasta aquí todo normal. Después de ser decapitado, el pollo dio unos pasos y se fue al corral con las demás aves. Mike agitaba sus plumas e incluso intentaba esconder lo poco que quedaba de su cabeza bajo el ala. También quiso piar aunque el único sonido que podía emitir era un leve gorjeo procedente de su esófago abierto. » [El Mundo]

VIOLETICA

TYLER SHIELDS

FURTIVE LUNGS

CHANEL77

AIDA JULIA

APANHADO A TER RELAÇÕES SEXUAIS COM A BICICLETA

«A man caught trying to have sex with his bicycle has been sentenced to three years on probation. Robert Stewart, 51, admitted a sexually aggravated breach of the peace by conducting himself in a disorderly manner and simulating sex.» [BBC]

VÍDEOS PUBLICITÁRIOS DA FANTA NO JAPÃO

HEINEKEN

[2][3]

Advertising Agency: McCann Erickson Trinidad, Trinidad and Tobago
Creative Director: Marvin Imamshah
Art Directors: Marc Arneaud, Ronald Martineau
Copywriter: Asma Ali
Photographer: Bertrand De Peaza
Account team: Ryan Darcy, Stephen Look Tong, Stasia Cabral, Shiva Orie

SPY CITY

[2]

Advertising Agency: MacLaren McCann Calgary, Canada
Creative Director: Mike Meadus
Art Directors: Kelsey Horne, Brad Connell
Photographer: Jason Stang