terça-feira, janeiro 01, 2008

Previsões para 2008


O ano que agora se inicia é um daqueles nos sem grandes surpresas, Sócrates continuará a se primeiro-ministro, Cavaco Silva cumprirá mais um ano do seu mandato, Luís Filipe Menezes continuará a ser presidente da autarquia de Gondomar ainda que em regime de part-time.

Ainda assim poderão haver algumas novidades:

Depois da experiência do BCP, onde Sócrates conseguiu Joe Berardo a apoiar Vara, o primeiro-ministro vai aprofundar as relações políticas com o empresário. Joe Berardo vai ajudar Sócrates a superar as suas falhas de inglês, com que ficou desde que tirou a cadeira de inglês técnico na modalidade “inglês no dia”, em contrapartida o primeiro-ministro vai ensina o empresário a falar português.

No mundo da justiça ainda é difícil de fazer previsões, não se sabe se Catalina Pestana vai fazer mais alguma denúncia de pedofilia na Casa Pia, dando lugar ao Processo Casa Pia III, Carolina Salgado ainda não decidiu se vai escrever mais um livro dedicado aos problemas gastrointestinais de Pinto da Costa dando lugar a uma mega investigação conduzida por Maria José Morgado. De certo apenas sabemos que Pinto Monteiro o rapaz de Almeida que chegou a Procurador-Geral, vai continuar-se a deslumbrar comas suas próprias entrevistas.

A ASAE vai continuar a sua ocupação do país em luta contra o terrorismo dos restaurantes, aproveitando as suas competências no combate ao fumo do tabaco para se converter em força militarizada, herdando os carros blindados que o Agrupamento Alfa usou no Iraque e o seu inspector-geral será equiparado a general de brigada.

Depois da experiência do debate do orçamento, em que Menezes fez de treinador de bancada de um desastroso Pedro Santana Lopes, o líder do PSD vai querer profissionalizar a sua actividade, no quadro da transformação do PSD num clube empresa ou melhor, numa SAD. Menezes vai inscrever-se num curso de treinadores profissionais sabendo-se que receberá explicações teóricas de Paulo Bento, que procurará melhorar os índices de tranquilidade do autarca de Gaia, e aulas práticas de Mourinho para evitar que o PSD continue a marcar golos na sua própria baliza. Nos intervalos Menezes continuará em busca da sua Carla Bruni pois 2008 ele quer afirmar-se como um líder parecido com Sarkozi.

Vítor Constâncio continuará a govenar o BdP de Portugal com a sabedoria que todos lhe reconhecem, não sendo de prever grandes sobressaltos nos negócios em off-shores, nem a alteração do seu estatuto remuneratório, nem perdas das mordomias da administração da filial local do banco emissor, agora transformado em supostamente regulador.

Com o desaparecimento de Ana drago e de Joana Amaral Dias, e com Louça a ser incapaz de encontrar piadas novas, o Bloco de Esquerda vai continuar entregue à beleza e brilhantismo intelectual de Fazenda e aos comentários de Miguel Portas às investidas dos verde-eufémios.

Jerónimo de Sousa vai promover uma campanha nacional de solidariedade com o povo cubano, procurando recolher o clorofórmio necessário para assegurar que Fidel Castro conduza o povo cubano para o paraíso por concebido por muitos e bons anos.

Depois de colocar o seu benjamim Fernando Gomes na administração da Galp e feito o negócio com o crude de Hugo Chávez, Mário Soares ai continuar a investir no sector petrolífero já que descobriu que o crude é bem melhor para a longevidade política e bem-estar financeiro do clã do que o clorofórmio. A próxima aposta de Soares será o reinício da prospecção de petróleo no Beato.

Finalmente Bernadino Soares terá a oportunidade de visitar a Coreia do Norte, integrado numa viagem organizada pela organização lisboeta dos pioneiros. O líder da bancada parlamentar permanecerá algum tempo na capital norte-coreana onde tentará aprender o mais possível sobre o modelo de democracia local para com esses ensinamentos melhorar o modelo social que vai sugerir à liderança que o partido colocará na CGTP, logo que se livre do revisionista do Carvalho da Silva.

Paulo Portas vai negociar com a Torre do Tombo a criação de um espaço próprio para o arquivamento das suas mais de sessenta mil fotocópias, bem como das escutas do caso Portucale bem como de todos os documentos relacionados com os negócios dos submarinos bem como de outros negócios submersíveis do tempo em que foi ministro da Defesa.