domingo, janeiro 13, 2008

Semanada

1. O ranger das Beiras

O IG da ASAE não para de os surpreender, depois de o termos visto a fumar a sua cigarrilha sem se preocupar com a lei por cuja aplicação lhe cabia velar, ficámos a saber que o homem está a preparar a sua guarda pretoriana ministrando-lhe formação militar que nos lembra os GOE. Treinados em Idanha-a-Nova os homens da ASAE arriscam-se a ficar conhecidos pelos rangers das beiras.

2. A estratégia da adivinha

Parece que Luís Filipe Menezes encontrou a fórmula para conseguir aparecer frequentemente na comunicação social, deixou de falar do presente e aposta tudo na adivinhação política. Tudo começou com a previsão de que as próximas legislativas seriam o Waterloo, a forma de esconder a tareia que o seu pupilo, Pedro Santana Lopes, levou no debate do Orçamento. Depois adivinhou que o Governo iria ter grandes problemas em 2008, acabando por conseguir adivinhar que o aeroporto se localizaria em Alcochete.

Sem ter lido qualquer estudo e depois de várias cambalhotas na matéria Menezes apressou-se a defender Alcochete depois de o semanário Sol ter divulgado que os estudos do LNEC apontavam para aquela localização. Com este exercício de adivinhação o líder do PSD veio dizer que foi ele que escolheu a localização definitiva, esperando-se agora que vá cobrar o favor aos que terão interesses locais.

3. Dois coelhos com uma cajadada

Lembram-se do debate sobre a realização do referendo ao Tratado? Pois, isso é um assunto quase remoto, Sócrates acabou com o assunto ao decidir num dia que não havia referendo e divulgar no dia seguinte a decisão quanto à localização do novo aeroporto. Pelo meio teve a ajuda de Durão Barroso que promoveu um jantar conspirativo que desviou muitas atenções, incluindo a de Menezes e Pedro Santana Lopes que parece estarem mais preocupados com o seu futuro político pós-legislativas do que com a abada que poderão levar de José Sócrates.

4. Menezes vai encontrar-se com Sarkozy

Menezes é um admirador confesso de Sarkozy e vai encontrar-se com o presidente francês, uma oportunidade única para ficar com uma fotografia que certificará a sua dimensão europeia. É uma pena que não se faça acompanhar de Pedro Santana Lopes, o seu líder parlamentar sempre poderia fazer companhia a Carla Bruni.

5. Vinte páginas bastaram

Se o ministro estudou geografia com a mesma atenção com que leu o relatório do LNEC não admira que as areias do Saara comecem em Cacilhas. De quem conclui pela localização do novo aeroporto depois de ler vinte páginas, é de esperar que diga que a tenda de Kadafi estará ali para os lados da Amareleja e que o Kilimanjaro fica na serra de Monchique.

6. A irritação de Manuela Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite anda muito irritada, será que o seu nome constava numa lista de três nomes propostos para presidir à CGD e José Sócrates não a escolheu?