segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

"Privativo diminuídos mentais", Faro

"Seminário", Faro

(imagens de A. Moura)

IMAGENS DO DIA

[REUTERS/Morteza Nikoubazl ]

«Une Iranienne attend la cérémonie d'anniversaire de la révolution islamique près de la tombe de l'ayatollah Khomeini, le 1er février 2008» [20 Minutes]

[REUTERS/Paulo Whitaker ]

«Le carnaval de la samba à Sao Paulo, le 1er février 2008.» [20 Minutes]

JUMENTO DO DIA

Telmo, o símbolo do trabalhador português

Quem olha para Telmo Correia não vê nele o grande trabalhador que é, com ar franzino, cara que engana quanto à inteligência que esconde e pouca actividade muscular, não nos deixa a impressão de ser capaz de arregaçar as mangas e fazer numa noite o que muitos ministros fazem durante todo o mandato.

Mas não é assim, na noite anterior à sua saída do cargo de ministro Telmo Correia assinou 300 despachos, isso mesmo, para não haver dúvidas quanto aos algarismos acrescento por extenso: trezentos despachos! a um minuto cada um terão dado cinco horas de trabalho, a dois minutos já teria sido impossível assinar tanta papelada pois o ministro já seria outro. Rápido, eficaz e inteligente.

Telmo Correia é o símbolo da capacidade de trabalho dos portugueses!

OS DESPACHOS DE TELMO CORREIA

Se já tínhamos percebido porque motivo Paulo Portas regressou à liderança do CDS, agora começamos a perceber porque Telmo Correia se candidatou no congresso em que Ribeiro e Castro foi eleito.

PORQUE RAZÃO A REPÚBLICA TEM MEDO DA MONARQUIA?

A atitude do ministro da Defesa ou da maioria dos deputados da Assembleia da República a propósito do centenário da morte do Rei D. Carlos revela que os republicanos têm medo da monarquia. Não porque esteja em causa o regime ou porque receiem que os monárquicos coloquem D. Duarte no trono, o medo dos nossos republicanos tem a ver com a sua própria consciência, sabem que a República falhou, tornou-se em regime mas não cumpriu as suas promessas.

Passados cem anos Portugal vive uma crise de liderança com o país a assistir a governações incapazes, as falsas elites a enriquecerem à custa do país e as dificuldades económicas a aumentar. Um crise com alguns traços semelhantes ajudou a derrubar a monarquia, talvez por isso muitos dos nossos republicanos se sintam mal com a história.

PEQUENO ESQUECIMENTO

Desde que chegou a líder do PSD Luís Filipe Menezes abandonou o seu blogue dos plágios e melhorou sua página pessoal, com recurso evidente a profissionais do ramos.

Só que tiveram um pequeno esquecimento, não corrigiram o "meta tag" relativo à descrição do conteúdo no código HTML e quando procuramos a página no Google esta é apresentada como o "Sitio de informa ão sobre a actividade do Dr Luis Filipe Menezes, candidato à liderança do PSD – Partido Social Democrata."

SALDANHA SANCHES, O CIDADÃO EXEMPLAR

Os residentes de um prédio na Rua Guerra Junqueiro, em Lisboa, foram surpreendidos com obras que visam transformar um apartamento de habitação num consultório especializado em artes aprendidas fora das faculdades. Pensando que se tratava de um consultório médico os residentes promoveram uma reunião de condóminos, já que os novos residentes nem se deram a conhecer, nem avisaram os restantes habitantes do prédio da realização de obras ou da transformação de um apartamento reservado a habitação, promoveram uma reunião do condomínio.

No dia da reunião foram surpreendidos com a presença do ilustre Saldanha Sanches, conhecido jurista da praça que não foi a "professore" devido a uma chuva de bolas pretas e esposo de Maria José Morgado. Afinal, o tal "consultório" destinava-se à sua filha. Talvez porque pensasse que os habitantes do prédio fosse velhinhos amedrontáveis o conhecido defensor televisivo das virtudes públicas "entrou" de forma arrogante, dizendo aos restantes condóminos que sabia bem que a lei proibia a construção do consultório mas ia aproveitar um buraco na mesma lei para ali instalar a filhota. E que os outros condóminos podiam muito bem ir para a justiça pois ainda se arriscavam a ter de lhe pagar uma indemnização.

Pois é, o nosso Saldanha Sanches não só está transformando uma habitação num ginásio, como ainda põe em causa a segurança dos vizinhos promovendo a destruição de paredes interiores do apartamento que põe em causa a estrutura de um edifício antigo.

Será que as obras estão devidamente licenciadas, que a CML autorizou transformações que põem em causa a segurança do prédio? Como Saldanha Sanches foi um dos promotores de António Costa seria de esperar que neste caso a autarquia actuasse de forma exemplar.

A CORRUPÇÃO EM PORTUGAL

«O advogado Marinho Pinto, bastonário da Ordem, denunciou estentoriamente a corrupção do Estado e o mau funcionamento da justiça. Como os tempos são o que são, ninguém ouviu ou se importou com o que ele disse sobre a justiça (de resto, muito interessante e oportuno) e toda a gente se agarrou com volúpia e gula ao velho e gasto assunto da corrupção. Pacheco Pereira, por exemplo, exigiu o regresso à "ética republicana", embora não se conheça qualquer república, nem a romana, com a mais vaga sombra dessa "ética". E o general Garcia Leandro, que dirige o Observatório de Segurança, ameaçou o país com "uma explosão social" contra o regime e, surpreendentemente, revelou que já o convidaram para "encabeçar um movimento de indignação". Pior ainda, o general confessa que a sua própria "capacidade de resistência" a "tanta desvergonha" começa a "enfraquecer" e fala ominosamente do "final" da monarquia.

Talvez convenha perceber duas coisas sobre a corrupção. Primeira, onde há poder, há corrupção. E onde há pobreza, há mais corrupção. Destes dois truísmos resulta necessariamente que quanto maior é o poder ou a pobreza, maior é a corrupção. Portugal junta a uma atávica miséria um Estado monstruoso e autoritário e, por consequência, tem as condições perfeitas para produzir uma enorme quantidade de corrupção. Em Portugal nada se salva da corrupção: nem a administração local, nem a administração central, nem os partidos, nem os "negócios", nem os governos, nem o futebol. A corrupção está íntima da cultura "nacional", no centro da ordem estabelecida, na maneira como os portugueses tratam de si e se tratam entre si.

Não vale a pena, por isso, declamar, perorar, rugir e chorar. O mal só tem dois remédios: o enriquecimento do país, por um lado, e, por outro, uma drástica redução do Estado e, principalmente, da autoridade do Estado. Quanto ao enriquecimento, não parece próximo. Quanto à redução de um Estado com 700.000 funcionários, ninguém até hoje o conseguiu reformar. Pelo contrário, aumentou sempre, intocável e triunfante. Quarta ou quinta-feira, o dr. Silva Lopes perguntava na televisão por que não se metiam, pelo menos, meia dúzia de corruptos na cadeia. Como em Espanha. Ou em França. Ou na América. Não se metem, porque, a meter meia dúzia, acabavam por se meter uns milhares, ou umas dezenas de milhares. E também, evidentemente, porque nenhuma sociedade se persegue a si mesma.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CRISE, QUAL CRISE?

«Nas últimas semanas muito se tem falado de crise, principalmente da crise que afecta o sector imobiliário. Contudo, há prédios de luxo que não são afectados por estas dificuldades. Estoril Sol Residence, Convento dos Inglesinhos e Edifício do Campo Pequeno são três luxuosos empreendimentos entre Cascais e Lisboa onde um apartamento pode custar até quatro milhões de euros e que estão praticamente vendidos.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Não admira, as crises em Portugal são superadas enriquecendo os mais ricos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Sócrates.»

A INTERVENÇÃO DE ALÍPIO RIBEIRO JÁ ESTÁ DAR RESULTADOS

«O advogado português do casal McCann, Rogério Alves, pondera pedir que se retire o estatuto de arguidos a Kate e Gerry, depois do director da Polícia Judiciária (PJ), Alípio Ribeiro, ter admitido “uma certa precipitação” neste passo da investigação para encontrar a menina.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Só alguém que não sabe o que está a fazer é que num dia acusa o bastonário de falar de um processo em julgamento e no outro interfere ele próprio num processo em investigação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos McCann que exijam uma pesada indemnização à PJ.»

O PSD NO SEU MELHOR

«António Preto, deputado do PSD cujo nome apareceu associado a um processo de corrupção em 2003 no Centro de Exames da Tábua e que foi apanhado numa escuta policial em que recebia uma mala de dinheiro de um empresário da Amadora, Sobral de Sousa, será o relator do novo projecto de transposição da Directiva europeia de combate ao branqueamento de capitais e utilização do sistema financeiro para o financiamento do terrorismo.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Nada a comentar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo precioso contributo.»

CAVAQUISTAS PREOCUPADOS COM A IMAGEM DE SÓCRATES

«As sucessivas querelas envolvendo o primeiro-ministro, obrigando-o a constantemente dar explicações - casos do referendo europeu, dos estudos sobre o novo aeroporto, da remodelação governamental e até das investigações do Público dos últimos dois dias - ameaçam desgastar a sua credibilidade. É esta a leitura que fazem algumas personalidades próximas do presidente da República, que não escondem até que Cavaco Silva está preocupado com o país e não quer que o sentimento de pessimismo e desconfiança alastre.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Ao que isto chegou, já são os cavaquistas que se preocupam com a imagem de José Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Luís Filipe Menezes se não quer emprestar o senhor Vaz a José Sócrates.»

TELMO CORREIA ASSINA TREZENTOS DESPACHOS NUMA NOITE

«O deputado do CDS-PP Telmo Correia assinou cerca de três centenas de despachos como ministro do Turismo na madrugada do dia em que o novo executivo, liderado por José Sócrates, foi empossado no Palácio da Ajuda. Apesar de estar em gestão corrente, o ex-ministro do Governo de Santana Lopes fez uma verdadeira maratona que quase não lhe deu tempo para se inteirar do que estava a assinar à pressa, após ter passado mais de uma dezena de dias sem ir ao Ministério do Turismo.

Entre os documentos assinados, estava a segunda versão do parecer da Inspecção-Geral de Jogos que implicava a não devolução ao Estado do edifício do Casino de Lisboa, no Parque Expo, no final da concessão à Estoril Sol, notícia ontem avançada pelo Expresso.» [Público]

Parecer:

Se Telmo Correia tivesse dedicado cinco minutos a cada processo teria precisado de 1500 minutos! Vinte e cinco horas...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a candidatura ao Guinesse e recomende-se ao Comité Olímpico Internacional que inclua uma prova de assinatura de despachos nos jogos olímpicos de Pequim, é a forma de ganharmos mais uma medalinha de ouro!»

OS McCANN NÃO PERDERAM TEMPO

«Clarence Mitchell, o porta-voz dos pais de Madeleine McCann, sustenta que as autoridades portuguesas devem retirar o estatuto de arguidos ao casal.

"Apelamos às autoridades judiciais portuguesas que decidam de forma humanitária e lhe retirem o estatuto de arguido tão rápido quanto possível", afirma o porta-voz dos pais de Madelaine na página dos McCann na Internet.» [Público]

Parecer:

Depois de Alípio Ribeiro, o director nacional da PJ, ter dedicado umas postas de pescada ao assunto não era de esperar outra reacção dos McCann.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Alípio como vai sair desta e se já apresentou o pedido de demissão.»

TEMPOS DE ANTENA OU SPOTS PUBLICITÁRIOS?

«Em Espanha, os partidos aceitaram uma proposta feita esta semana pela TVE para substituir os tradicionais tempos de antena durante as campanhas eleitorais por modernos spots publicitários de 30 segundos.» [Público assinantes]

Parecer:

Convenhamos que os tempos de antena com o relógio em contagem decrescente começam a ser uma seca, já ninguém tem paciência para ouvir o líder do MRPP ou do POUS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

JORNAL BRITÂNICO ASSOCIA CHÁVEZ AO TRÁFICO DE COCAÍNA

«A edição deste domingo do jornal britânico The Observer traz uma reportagem sobre uma possível cooperação do governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e com o tráfico de cocaína da Colômbia.

Em um texto longo, de duas páginas, o jornalista John Carlin explora a ligação do Exército venezuelano com a guerrilha e afirma que "as Farc há muito se distanciaram de suas raízes revolucionárias de esquerda e são mais conhecidas como uma 'narco-guerrilha'", diz o texto.» [BBC Brasil]

EUA: PRESIDENTEDE CÂMARA RENUNCIA DEPOIS DE TER ROUBADO O CÃO À VIZINHA

«A prefeita da cidade de Alice, no Estado americano do Texas, renunciou ao cargo neste final de semana, depois de ter roubado o cachorro da sua vizinha.

Os vizinhos da prefeita Grace Saenz-Lopez haviam pedido para ela cuidar do animal de estimação enquanto viajavam de férias. » [BBC Brasil]

SILICON VALLEY APOSTA EM OBAMA

«Silicon Valley, hogar de Google, cuna de la innovación técnica y residencia de algunas de las personas más ricas del mundo, está invirtiendo en un candidato presidencial joven y sin experiencia en campañas nacionales, que es algo así como una nueva empresa: Barack Obama.

Las encuestas anteriores a las primarias del próximo martes en California muestran a Obama por detrás de su rival Hillary Clinton. Pero los residentes del valle, donde empresas como Yahoo!, Google y Apple han cambiado la vida de todo el país, han firmado más cheques para Obama que para ningún otro candidato.» [El Pais]

IRLANDA ACABOU COM OS SACOS DE PLÁSTICO

«There is something missing from this otherwise typical bustling cityscape. There are taxis and buses. There are hip bars and pollution. Every other person is talking into a cellphone. But there are no plastic shopping bags, the ubiquitous symbol of urban life.

In 2002, Ireland passed a tax on plastic bags; customers who want them must now pay 33 cents per bag at the register. There was an advertising awareness campaign. And then something happened that was bigger than the sum of these parts.» [The New York Times]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Papa Açordas" ficou a saber que a Lili Caneças está preocupada com a concorrência desleal do Tó da ASAE.
  2. O "Portugal dos Pequeninos" pescou um artigo do Miguel Sousa Tavares.
  3. O "Click Portugal" distinguiu O Jumento com uma estrela, por o considerar um dos melhores blogues de análise política. Aqui fica o obrigado, a retribuição está no topo da coluna da direita.

WWII IN COLOR [Link]

«Japanese prisoners of war are bathed, clipped, "deloused," and issued GI clothing as soon as they are taken aboard the USS NEW JERSEY. Prisoner bathing. »

ALIMENTANDO UMA GIRAFA BEBÉ [imagens]

GEORGIO RAFAELLI

ALEX IZOTOV

BORIS BUKHMAN

ANTON POSTNIKOV

ANTON MARTYNOV

INTERRUPTOR

GOSTO PELA MÚSICA

PEPSI & EnABLE

KOHLER

[2]

Advertising Agency: GSD&M, Texas, USA
Creative Director: David Crawford
Art Directors: Will Chau, Lynn Sarnow Born
Photographer: Mark Holthusen

WONDERBRA

[2][3]

Advertising Agency: Publicis Conseil, Paris, France
Executive Creative Director: Olivier Altmann
Art Director: Damien Bellon
Copywriter: Thierry Albert
Photographer: David Harriman
Digital Imaging: Loupe London