domingo, março 30, 2008

Semanada


Esta foi uma semana marcada pelos telemóveis, enquanto no paraíso cubano foi anunciado que os cubanos além de poderem comprar botas e televisões já podem adquirir também telemóveis. Só não ficámos a saber se essa ampla liberdade do Abril cubano é extensivo a telemóveis com câmaras de filmar ou se há limites de idade para os adquirir. Por cá a agitação política foi também marcada pelo telemóvel de um aluno da escola secundária Carolina Michaelis que mostrou ao mundo aquilo que todos sabíamos, que muitas salas de aula são locais mal frequentados.

O maior problema do ensino passou a ser a indisciplina, os magistrados sugerem o uso das leis, os sociólogos problematizam a questão da autoridade, os militares não se manifestaram talvez porque os poucos meios de que dispõem para assegurar a tranquilidade estão no Iraque, o senhor Sousa descobriu que os alunos também são vítimas da luta de classes e a Fenprof concluiu que a culpa é desta ministra.

Mas não é só nas salas de aulas que não se sabe quem manda, o mesmo parece suceder no PSD pois enquanto uns discutiam a autoridade nas escolas Luís Filipe Menezes veio a público dizer a Sócrates que não mandava no PSD. Todavia, não esclareceu quem manda no seu partido.

Já na Madeira não há dúvidas sobre quem manda, mas também por ali há uma crise de autoridade pois há uns organismos dependentes do Governo da República que insistem em desobedecer às directivas de Alberto João e insistem em não hastear a bandeira da Região Autónoma nos seus edifícios. É de esperar que um dia destes possamos ver no Youtube um vídeo mostrando o Alberto João a içar a bandeira autonómica no Palácio de São Lourenço com o Ministro da República a puxar pelo estandarte e pelas calças do Alberto para o impedir.

Por falar em bandeiras ficámos a saber que Portugal não só não boicota os jogos olímpicos como estará presente na cerimónia de abertura, tudo por causa da bandeira pois o ministro Silva Pereira acha que onde está uma bandeira portuguesa devemos estar presentes. Ficamos, portanto, à espera que Silva Pereira leve um telemóvel com câmara de vídeo, sempre podemos estar todos com a nossa amada bandeira via Youtube. Esperamos também que o ministro tenha sorte com os aposentos pois os chineses só descobriram que os ocidentais fazem o serviço sentado e agora estão numa grande azáfama para mudar os sanitários a tempo dos jogos. De qualquer das formas não será grande problema, os nossos governantes estão tão habituados à caca que tanto a fazem em pé como sentados.