quarta-feira, março 19, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Vista de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Cristina Quicler - AFP]

«Penitents participate in a procession of the 'La Paz' brotherhood in Seville, Spain, marking the first day of Holy Week. Pope Benedict XVI made a strong heartfelt appeal for an end to the violence in Iraq, three days after the death of the Chaldean Catholic Church archbishop of Mosul. "Stop the massacres, the violence, the hatred in Iraq," the pontiff said during his weekly Angelus blessing to the crowds gathered in Saint Peter's Square.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

O crente

Fernando Seara acredita que Menezes pode ganhar legislativas. Bem, é como o Benfica, matematicamente falando ainda pode ganhar o campeonato.

CUBA: PIOR DO QUE EU IMAGINAVA

À medida que Raul Castro dá pequenos passos para tentar salvar a ditadura familiar ficamos a saber que o regime cubano era bem mais miserável do que se imaginava, há poucos dias soube-se que os cubanos já podiam comprar electrodomésticos, ontem soube-se que os agricultores podem agora comprar ferramentas, herbicidas ou botas.

Para uma ditadura ilógica eram mais importante manter o puritanismo ideológico do que combater a fome num país onde há racionamento de alimentos. A superioridade do modelo económico imposto pelos Castros ao país era alcançada proibindo os pequenos agricultores de adquirir coisas elementares como ferramentas ou botas, isto em pleno século XXI.

A "DEMOCRACIA" CHINESA NO TIBETE

Vem mesmo a calhar porque há por aí quem ande muito preocupado com o exercício do direito à manifestação em Portugal

ALGUÉM ME ARRANJA UM PARTIDO EM QUE VOTAR?

«Ora cá estamos outra vez. E não, não é para bater (novamente) em Luís Filipe Menezes. Menezes está a desempenhar o seu papel e a esforçar-se para estar à altura das suas ambições - quantas vezes terá ele sonhado ser líder do PSD? Eu quando era pequenino também queria ser astronauta. A diferença é que o mundo mostrou-me depressa que eu não era suficientemente bom para ser astronauta, enquanto o PSD é incapaz de mostrar o que quer que seja a quem quer que seja - e por isso Menezes chegou muito mais longe do que as suas modestas qualidades aconselhariam. O problema não está, pois, em Menezes. O problema está no PSD, um partido que parece sofrer de Alzheimer, cometendo os mesmos erros vezes e vezes sem conta, como aquelas moscas que insistem em espetar-se contra os vidros da janela.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

"LUTA DE CLASSES" NO SECTOR PÚBLICO

«A conflitualidade social dos últimos anos reduz-se praticamente ao sector público administrativo, envolvendo os funcionários públicos ou sectores especiais (como agora os professores) na defesa das suas regalias ou privilégios contra as reformas em curso. Contudo, no sector público a "luta de classes" trava-se entre os empregados públicos e o próprio Estado, ou seja, entre interesses de grupo e o povo em geral, composto pelos destinatários dos serviços públicos e pelos contribuintes, que suportam os seus custos. Daí a indiferença ou, mesmo, a hostilidade que os protestos do sector público encontram entre os demais trabalhadores e a população em geral.

Os funcionários públicos gozavam de muitos privilégios face aos trabalhadores do sector privado, desde uma maior segurança no emprego até um sistema de aposentação e de pensões muito mais favorável, desde um menor horário de trabalho até um sistema de saúde privativo (a ADSE), desde remunerações em geral mais elevadas até uma generosa abertura à acumulação com funções privadas, etc. Dentro do sector público havia ainda vários regimes especiais que conferiam consideráveis vantagens adicionais, nomeadamente em matéria de cuidados de saúde e de segurança social, como era o caso da justiça, da saúde, das forças armadas, das forças de segurança, da carreira diplomática. Caso especial ainda era o ensino básico e secundário, onde vigorava uma carreira profissional "plana", sem escalões, e onde em princípio toda a gente poderia chegar ao topo da mesma e à correspondente remuneração (aliás comparativamente elevada).

Conhece-se o "ataque" que o actual Governo moveu a esta situação, em nome da igualdade de condições, da eficiência e qualidade do sector público e da disciplina financeira. Foi o fim, ou drástica redução, dos regimes especiais (porém com algumas lamentáveis excepções, como o regime específico de aposentação das magistraturas e da carreira diplomática, que nada justifica). Foi a progressiva convergência do regime público de aposentação e de pensões com o sector privado. Foi a aprovação do novo regime de emprego público, aproximando-o do regime de trabalho no sector privado. Foi o novo estatuto dos professores do ensino público, segmentando verticalmente a carreira em duas categorias, a que se junta agora o novo regime de avaliação de desempenho, do qual passa a depender a progressão na carreira e a respectiva remuneração.

Trata-se de uma revolução no sector público, que visa melhorar a qualidade dos serviços, premiar o mérito e punir a incompetência, criar uma cultura de avaliação e de responsabilização e, por último, conter a despesa com pessoal, reduzindo-a aos níveis médios da UE e da OCDE. De facto, até 2005 o peso das despesas de pessoal não cessava de crescer, sem nenhuma correspondência na melhoria do desempenho dos serviços públicos. Compreende-se bem que os interessados não se conformem com tais mudanças, que se consubstanciam em perdas reais ou novas exigências profissionais para uma boa parte deles. Mas uma coisa é compreender os motivos de protesto, outra coisa é dar-lhes razão nesse protesto. As situações de privilégio nunca merecem aplauso.

Numa democracia representativa, a interpretação e a prossecução do interesse geral cabe aos órgãos democraticamente eleitos. Não estamos num "Estado sindical", em que coubesse aos sindicatos um direito de veto sobre a legislação ou a governação. Claro que não podem descartar-se os procedimentos da democracia participativa, que devem ser meticulosamente observados; mas no fim do dia quem tem competência para decidir é o Parlamento e o Governo. Evidentemente, os sindicatos gozam de todo o direito de protesto através de manifestações e greves, que constituem um legítimo poder de pressão sobre os decisores políticos, nomeadamente pela ameaça de punição eleitoral futura; mas no final o poder político mantém toda a liberdade e toda a responsabilidade de decisão, arrostando se for caso disso com uma eventual perda de apoio em futuras eleições. É o Governo, e não os sindicatos, que vai a votos e que responde pelas suas políticas.

Os protestos profissionais do sector público, por mais impressionantes que sejam numericamente, não têm grandes virtualidades para mobilizar o apoio da generalidade da população. Por exemplo, o presente protesto profissional dos professores, apesar do apoio oportunista de toda a oposição partidária e de boa parte dos media, não conseguiu de modo algum transformar-se num verdadeiro movimento social transversal. A leitura que a generalidade dos cidadãos faz nestes casos é que se trata de uma luta de interesses particulares contra o interesse público. Bem podem, por exemplo, os professores tentar invocar em apoio dos seus protestos a "defesa da escola pública". A verdade é que a defesa da escola pública nada tem a ver com a defesa dos interesses privativos dos professores e que, pelo contrário, a escola pública só pode ficar a ganhar com as mudanças em curso, incluindo maior rigor e exigência na selecção, avaliação e progressão profissional dos professores.

De resto, as reformas no sector público, quando claramente dirigidas a melhorar os serviços e a reduzir o seu custo orçamental, tendem a obter apoio popular, mesmo perante os protestos do seu pessoal. Por isso, o risco de punição eleitoral por causa dos protestos profissionais é quase sempre baixo, visto que a perda de apoio nos sectores "lesados" poderá ser compensado, ou até mais do que compensado, pelo apoio da opinião pública em geral, que vê com bons olhos o ataque aos interesses corporativos.

As reformas do sector público que promovem a qualidade e a eficiência suscitam resistências, mas compensam politicamente. Aliás, mal seria para a democracia, se assim não fosse.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vital Moreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PROENÇA DE CARVALHO DIZ QUE PSD NÃO TEMN CREDIBILIDADE

«O advogado Daniel Proença de Carvalho – independente, mas próximo do PSD – quebrou ontem o silêncio sobre a vida interna dos sociais-democratas, em declarações feitas ao Rádio Clube Português, no programa Minuto a Minuto, considerando que, neste momento, o partido não tem credibilidade. Defende que o actual primeiro-ministro deve continuar a governar e com maioria absoluta.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O problema é que não sendo militante do PSD Luís Filipe Menezes não podem chamar Proença de Carvalho ao Conselho de Jurisdição, o seu Santo Ofício.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Menezes como tenciona calar Proença de Carvalho.»

AVALIAÇÃO CHEGA AOS JUÍZES

«Os juízes vão ter o prazo de um ano para concluir um processo - quer na área cível quer na área criminal -, depois de este chegar à fase de julgamento. A meta é estabelecida pelo Governo, que hoje apresenta formalmente a proposta do novo mapa judiciário, onde propõe a avaliação do trabalho dos novos 39 tribunais de comarca e respectivos juízes. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Ou estou muito enganados ou vamos assistir a mais protestos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO VAI DAR FORMAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES

«"Não vamos fazer nenhum curso intensivo. A formação terá apenas 12 a 15 horas. Pretende-se que sejam discutidas questões relacionadas com a aplicação do modelo. E é desejável que todos os avaliadores tenham acesso a esta formação", disse. Para os docentes avaliados, diz o Ministério, serão organizadas acções de formação em metodologias e técnicas de auto-avaliação. Jorge Nascimento não adiantou quando começarão as acções, mas acredita que até ao fim do ano lectivo muitos professores possam beneficiar delas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Há aqui qualquer coisa de errado, primeiro lança-se a avaliação e só depois se pensa na formação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se a ministra sobre o planeamento da avaliação.»

MENEZES FALTA A REUNIÃO INTERNACIONAIS

«Desde que foi eleito presidente do PSD, nas eleições directas de 28 de Setembro, Luís Filipe Menezes só participou numa reunião do Partido Popular Europeu. E logo a que se realizou em Lisboa, no dia 18 de Outubro, em que Menezes não terá estado muito tempo. No total, desde que tomou posse, já se realizaram quatro cimeiras de líderes de partidos do PPE, incluindo dez que estão no poder, mas o presidente do PSD só esteve num desses encontros.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ou tem muitos afazeres domésticos ou com tanto conspirador à solta no PSD tem medo de ir pois arrisca-se a não ser presidente do partido quando voltar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Menezes se tem medo de andar de avião.»

PREÇO DO LEITE NÃO VAI BAIXAR EM PORTUGAL

«Os ministros da Agricultura decidiram ontem, em Bruxelas, o aumento das quotas de produção de leite na União Europeia em 2%. A medida entra em vigor já a partir de Abril e terá a duração de um ano. Jaime Silva não acredita, no entanto, que o aumento da produção vá resultar na descida do preço do produto, já que a subida da quota representa apenas mais 38 mil toneladas "o que não é significativo no conjunto da oferta e da procura", esclareceu o ministro. Ainda assim, o responsável da agricultura diz que as maiores quotas vão permitir, por outro o lado, a estabilização dos preços.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Nem em Portugal nem em nenhum país do mundo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acompanhe-se a evolução dos preços.»

PS-MADEIRA DIZ QUE O ALBERTO JOÃO FOI TERRORISTA

«O líder do PS-M, João Carlos Gouveia, acusou esta terça-feira Alberto João Jardim de ser portador de um projecto separatista para a Madeira e de ter responsabilidade «na propaganda e nos atentados terroristas da FLAMA», refere a Lusa.

Para o líder socialista na Região, Jardim foi o «primeiro beneficiário e promotor» da actividade que a FLAMA desenvolveu no pós 25 de Abril de 1974. » [Portugal Diário]

Parecer:

Se Alberto não teve ligações é evidente que a Flama foi absorvida

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Bin Laden se está interessado nos serviços de Alberto.»

PCP ATACA O QUERO, POSSO E MANDO DA MINISTRA DA EDUCAÇÃO

«O líder parlamentar do PCP fez esta terça-feira um duro ataque à política «de arrogância» do Governo, considerando a ministra Maria de Lurdes Rodrigues uma «boa aluna» de José Sócrates no «quero, posso e mando», escreve a Lusa. » [Portugal Diário]

Parecer:

Não entendo, Jerónimo de Sousa deveria ser um admirador incondicional da ministra da Educação, afinal de contas a ministra interpreta os seus próprios valores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se já pensou em convidar a ministra para aderir ao PCP.»

AUSTRALIANO LEILOA NA INTERNET TUDO O QUE POSSUI

«Su casa, su trabajo, su ropa, sus amigos.... Ian Usher quiere empezar de cero después de divorciarse y la mejor solución que se le ha ocurrido para hacerlo es subastar toda su antigua vida en eBay.

"Es hora de moverse. Un comienzo completamente nuevo. Quiero ver a dónde me lleva la vida", afirmaba hoy en un programa de televisión este australiano de 44 años.» [20 Minutos]

UM EM CADA QUATRO ADOLESCENTES AMERICANOS NÃO SABE QUEM FOI HITLER

«Una encuesta telefónica llevada a cabo en Estados Unidos ha desatado las alarmas: uno de cada cuatro estudiantes creen que Cristóbal Colón llegó a América en 1750 y una idéntica proporción no supo identificar a Adolf Hitler correctamente.

Según los autores del estudio, los resultados muestran que un importante porcentaje de los adolescentes norteamericanos viven en la ignorancia respecto a historia y literatura.» [20 Minutos]

ANGELA MERKEL: "A ALEMANHA TEM VERGONHA DO HOLOCAUSTO"

«La canciller alemana, Angela Merkel, considera un "honor" haberse convertido hoy en la primera jefa de Gobierno alemán que pronuncia un discurso en la Knesset, el Parlamento israelí. Con su discurso ante los diputados israelíes, Merkel cierra una visita oficial a Israel para participar en los actos del 60º aniversario de la creación del Estado hebreo y se convierte además en la primera persona que habla en alemán en la Cámara judía, donde ha asegurado que el Holocausto (el exterminio de seis millones de judíos por el régimen nazi alemán durante la II Guerra Mundial) "llena al pueblo alemán de vergüenza".» [El Pais]

AGÊNCIA DE SEGURANÇA ISRAELITA CRIA BLOGUE

«Los espías también saben postear. La agencia de seguridad israelí Shin Bet ha creado un blog en el que cuatro de sus agentes secretos escriben sobre sus vidas y empleos dentro del Servicio de Seguridad Interior de Israel. El objetivo es mejorar la imagen de los servicios secretos y atraer nuevos reclutas fomentando la interacción entre los protagonistas del blog y los lectores mediante los comentarios que se pueden dejar en el sitio de Internet.» [El Pais]

AGRICULTORES CUBANOS JÁ PODEM COMPRAR FERRAMENTAS

«El Gobierno de Cuba ha levantado parcialmente a los granjeros la prohibición de comprar suministros, lo que supone un nuevo signo de que el flamante presidente cubano, Raúl Castro, está poniendo en marcha un plan para estimular la producción alimenticia en la isla caribeña.

Fuentes del Ministerio de Agricultura aseguraron ayer que Cuba planea abrir las tiendas a los granjeros para que puedan comprar herramientas, herbicidas, botas y otros productos, por primera vez desde que l Estado tomó el control de todos los establecimientos en la década de los años 60.» [El Pais]

VENEZUELANOS FOGEM PARA A FLÓRIDA

«"Chávez es un loco peligroso y yo no podía tener a mi familia en un manicomio", dice Julio, un venezolano que apenas lleva dos años en Weston, una ciudad al borde los Everglades, 80 kilómetros al noroeste de Miami. Él prefirió asentarse en este lugar más exclusivo por recomendación de Alexis, un amigo que vive desde 2004 en el Doral, más al sur, 20 kilómetros al oeste de Miami, al otro lado del aeropuerto internacional. Éste es el lugar de EE UU con más venezolanos censados (alrededor del 10%) y podría llamarse perfectamente Doralzuela, como ocurre ya con el más nuevo, el segundo en número (el 5%), y conocido popularmente como Westonzuela porque en los últimos tiempos la mayoría de nuevos residentes son de esta nacionalidad.» [El Pais]

PRISÕS EM MASSA NO TIBETE

«El Gobierno tibetano en el exilio aseguró ayer que las autoridades chinas han lanzado una campaña de detenciones masivas en Lhasa para localizar a los sospechosos de haber participado en las violentas protestas que tuvieron lugar el viernes pasado en la capital tibetana, y que dejaron más de 80 muertos, según los seguidores del Dalai Lama, líder espiritual de los tibetanos, y 16, según Pekín. Los disidentes afirman que las fuerzas armadas han ido casa por casa en su busca, y han arrestado también a todos los "antiguos prisioneros políticos".» [El Pais]

CASAS DE CÂMBIO DE AMESTERDÃO NÃO ACEITAM DÓLARES

«The U.S. dollar's value is dropping so fast against the euro that small currency outlets in Amsterdam are turning away tourists seeking to sell their dollars for local money while on vacation in the Netherlands.

"Our dollar is worth maybe zero over here," said Mary Kelly, an American tourist from Indianapolis, Indiana, in front of the Anne Frank house. "It's hard to find a place to exchange. We have to go downtown, to the central station or post office."» [Reuters]

IM ICEBER QUE PARECE UM CARAMELO

«One of them looks like a giant mint humbug, with its clear blue, green and brown stripes.

The other looks as if it has been shot through with a streak of spearmint.

These stunning banded icebergs - formed over hundreds, if not thousands, of years - were pictured floating in the waters of the Antarctic. » [Daily Mail]

PARA HITLER FRQANCO ERA UM REPUGNANTE CHARLATÃO CATÓLICO

«El historiador norteamericano Stanley Payne, uno de los hispanistas más prestigiosos, acaba de publicar el libro «Franco y Hitler», que contiene algunas revelaciones sorprendentes. Según lo documentado por Payne, Hitler consideraba a Franco un charlatán, «repugnantemente católico» y conservador. En algún momento pensó en derrocarlo e imponer un «régimen revolucionario», valiéndose de los falangistas heroicos e inclusive de comunistas, porque consideraba que «los rojos españoles no son como los del resto de Europa. Hacen bien en pelear contra ese charlatán». El odio visceral que Hitler sentía por el catolicismo lo llevó a admirar, en España, la tradición mora, y llegó a soñar con una cultura germanaislámica. El autor del libro escribió este artículo en el diario «El Mundo» de Madrid: » [AntiWeb]

MINISTRO CHECO DOS DESPORTOS BOICOTA JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM

«El ministro checo de Educación, Juventud y Deportes, Ondrej Liska, declaró que boicoteará los Juegos Olímpicos de Pekín para no legitimar el actual régimen comunista chino. "Estoy sopesando no aceptar la visita oficial de parte china a los JJ.OO. Con mi pequeña participación no quiero ni siquiera contribuir a la legitimación de un régimen que encarcela a sus ciudadanos por sus ideas", señaló el ministro. Esta iniciativa de Liska, miembro del Partido Verde (SZ), no implica sin embargo un boicot del contingente checo en los Juegos Olímpicos de verano. » [Marca]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Pensamentos" refere O Jumento na sua lista de citações. Aproveito para o incluir na lista de links, retribuindo o seu link para este palheiro.
  2. O "...Coisas dos Sherpas" parece que também duvida da espontaneidade de algumas manifestações, e também passa a constar na lista de links.
  3. No "Causa Nossa", Vital Moreira gostava de ter escrito o post "PSD, um partido com demasiado passado".
  4. O "Bloco de 15" tamém.
  5. O "Oh Não! É Agora!" achou que o mesmo post acertou na mouche.
  6. O "Timeshel" achou que o post foi escrito em defesa de Menezes.
  7. O "PS Lumiar" reproduziu o post.
  8. O "Fayal" também acha que o direito à manifestação tem sido instrumentalizado.

SAND ARTIST

FOTO HDR DE NOVA IORQUE [imagem original]

HOMEM VS LEÃO

WORTH1000: VINTAGE ADS [Link]

PAVEL KISELEV

WE STAND BY OUR PRESIDENT

WHY CHOSE IF YOU CAN COMBINE?

QUAL É O TEU PALAVRÃO PREFERIDO?

COMO NÃO LEVAR UM ROLO DE CABO

HANSAPLAST